//
você está lendo...
NOTÍCIAS

Um vislumbre de 2009

Nos testes em Jerez hoje, a Williams foi a primeira equipe a nos oferecer uma visão parcial de como será o visual dos carros em 2009, vestidos com a nova aerodinâmica regulamentada pela FIA.

Kazuki Nakajima pilotou o FW30 desse ano com a nova asa traseira e um novo difusor, que seguem essas novas especificações da FIA. A asa é mais alta e estreita que dos carros desse ano.

Por esse primeiro vislumbre eu diria que os carros ficarão mais feios, mesmo que mais limpos do excesso de penduricalhos aerodinâmicos.

(FOTOS: itv-f1.com)

About these ads

Discussão

17 comentários sobre “Um vislumbre de 2009

  1. coisa feia!

    Publicado por pezzolo | 18/09/2008, 1:55 pm
  2. 2 pontos

    - limpeza do visual. Muito bom. Sou fã de carros limpos e com a aerodinâmica sem muitos apêndices.

    - asa traseira. O que fizeram com os fórmulas 1!!!! Que ridículo. Ficou horrível. Não acredito, realmente, que iremos nos acostumar, como afirmou o Ross.

    Vamos esperar pra ver.
    Abraços

    Publicado por Marco Nunes | 22/09/2008, 4:36 pm
  3. Olá, Marco

    Com relação à limpeza, eu concordo. Eu estou curioso de ver como o resto do corpo do carro estará limpo dos apendices, como vc bem pontua.

    Eu preciso publicar um pequeno post, com a foto da McLaren do Senna de 93, que é o carro que eu acho mais apróximará do Design de 2009.

    Eu sempre fui muito crítico de aberrações vosuais, como esses apêndices que recentemente surgiram no bico do carro, que para alguns são orelhas e apra outros chifres. Eu os acho horríveis, mas tenho que confessar que no geral eu gosto muito do visual dos carros como eles são hoje e mesmo os pneus raiados fazem bem a minha particular (para deixar claro!) concepção estética.

    No fim, espero que o Ross tenha razão e que depois de alumas corridas já estejamos acostumados com um novo visual…

    Abração

    Publicado por Becken Lima | 22/09/2008, 6:45 pm
  4. nada a ver esses carros da f-1 2009. ficou ridículo !!!

    Publicado por Maxi Alves | 23/09/2008, 11:35 am
  5. Max,

    Esse carro aí em cima ainda é uma prévia, e de 2009 realmente tem apenas a asa traseira e o difusor.

    Talvez com a retirada dos apêndices e dessa asa dianteira tripla o visual melhore como um todo.

    Mas para se acostumar…

    Abração!

    Publicado por Becken Lima | 23/09/2008, 11:56 am
  6. horrivel, a fia está louca, saudades dos F1 do inicio da década de 90, se for assim ano que vem, nem assisto a F1

    Publicado por Bruno | 23/09/2008, 4:44 pm
  7. Bruno,

    Não desista de assistir à Formula 1 no ano que vem apenas pelo visual dos carros ;)

    Eua cho que eles realmente estarão mais parecidos com os carros dos anos 90, como eu afirmei ali em cima.

    Ah, se vc decicdir realmente desistir de ver a F1 ano que vem, desista pelo que Max Mosley e a FIA vem fazendo com a categoria há anos. Eu, por exemplo, estou seriamente pensando em desistir por isso.

    Abração e obrigado por comentar!

    Publicado por Becken Lima | 23/09/2008, 4:48 pm
  8. coisa horrivel esse asa traseira! repare na primeira foto, que aberraçao…

    Publicado por carol | 23/09/2008, 9:12 pm
  9. É, Carol, quando comparamos com os carros desse ano a impressão é chocante mesmo…

    Abs

    Publicado por Becken Lima | 24/09/2008, 6:55 pm
  10. E se essas asas gerarem menos turbulência pra quem vem atrás e permitirem mais ultrapassagens?

    E os pneus slick? não voltariam em 2009?

    Publicado por Leandro | 25/09/2008, 1:06 pm
  11. Leandro,

    A aposta do OVERTAKING WORKING GROUP, é que haja teoricamente um efeito cascata. Os carros ficariam menos dependentes do grip gerado pela aerodinâmica ao se diminuir e modificar elementos que geram tanto downforce e arrasto, conseqüentemente ficariam também menos suscetíveis a vórtices e conseqüentemente a turbulências em curva.

    No fundo, Leandro, tudo têm funcionado realmente na base da teoria e ninguém sabe se tais mudanças serão realmente efetivas. Saberemos apenas em Melbourne…

    Sobre os SLICKS, sim, eles voltarão no ano que vem. Há também uma mudança interessante na asa dianteira: ela será móvel, permitindo ao piloto mudar 6 graus de inclinação quando e aonde ele desejar.

    Algo que eu me pergunto sobre tais mudanças é por que simplesmente não trabalhar essas mudanças tendo como base a GP2, uma categoria em que os carros parecem mais planos e limpos? Em Valência, onde ninguém passou ninguém na etapa da Formula 1, no sábado houve ultrapassagens e uma corrida razoavelmente interessante.

    Abraço

    Publicado por Becken Lima | 25/09/2008, 3:14 pm
  12. Sobre a asa traseira mais alta, segundo Ross Brawn, nós iremos nos acostumar sim. Sem problemas. Afinal, desde meados da década de 80, foram muitas mudanças radicais tomadas de uma temporada para outra. A troca dos motores turbo para aspirado, trouxe
    para os carros, a tomada de ar por cima do santo Antônio. Quando vi aquilo pela primeira vez, fiquei chocado. E naquela época, a asa traseira (que era mais ou menos como a que vem em 2009), sofreu uma redução na altura como uma das soluções para redução de velocidade em curva. Mais uma vez tivemos de nos acostumar. E quando tudo parecia tranqüilo, os carros sofreram uma redução na largura, os pneus também foram estreitados e como se isso não bastasse, ganharam frisos. Parecia que os carros haviam sido espichados, como nos filmes de faroeste.
    O resultado? Carros sem nenhuma aderência ao asfalto, mas totalmente dependentes da aerodinâmica, capazes de andar de cabeça para baixo em um túnel, mas incapazes de fazer uma aproximação em uma curva simples.
    No final, só posso concluir, que estas, são as melhores mudanças já propostas pela FIA nos últimos vinte anos. E espero que com elas a teoria vire realidade. Aliás, não tenho dúvidas de que irão virar, já que os carros, ficando mais parecidos com os da década de oitenta, tendem a nos dar os mesmos espetáculos que tínhamos naquela época.
    Obrigado(a),

    Publicado por Alessandro Silva | 21/10/2008, 10:18 am

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: 2009 F1 rules make rear wings tiny | F1 Fanatic - The Formula 1 Blog - 18/09/2008

  2. Pingback: 2009 F1 rules make rear wings tiny | PooZ - 18/09/2008

  3. Pingback: CONCEITO VISUAL PARA A FORMULA 1 EM 2009 « F1 Around - 10/11/2008

  4. Pingback: WILLIAMS APRESENTA SEU PROJETO PARA 2009 « F1 Around - 12/11/2008

  5. Pingback: A FERRARI EM 2009 « F1 Around - 12/11/2008

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 37 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: