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UMA CONFUSA PRÉ TEMPORADA ATÉ AQUI

(FOTOS: f1today.nl)1156oc0n191(BUTTON: andando bem em Barcelona e ajudando a vender o peixe da Brawn Racing)

Como bem afirma o Vitor na sessão de comentários, esta é a mais imprevisível pré temporada dos últimos anos. Diante de tantas variáveis, os especialistas parecem tão confusos quanto nós, fãs, e as opiniões divergem de jornalista para jornalista.

Como não poderia deixar de ser, a grande atenção recai sobre a McLaren, que aparenta enfrentar problemas com a sua asa traseira. James Allen segue a linha dos fatalistas e acha que a asa traseira está, sim, causando instabilidade na porção traseira do MP4/24. Sobre o resto, Allen acha que Renault e RBR parecem fortes, mas é na BMW, que adora blefar, que o jornalista pede atenção.

Já Joe Saward, do Grand Prix acha que a McLaren, assim como a Ferrari, vem economizando recursos até o momento em que eles forem realmente necessários, prevendo que essa economia fará diferença ao longo da temporada. Para Joe, o resto embaralha o grid com um carro leve em busca de patrocinadores.

Já para Mark Hughes da Autosport e iTV, é nos longos “stints”, ou longas pernas de voltas durante as sessões de testes, que o potencial de Ferrari emerge e lhe dá a condição de favorita até aqui. Red Bull, Williams e Renault, para Hughes, permanecem levemente abaixo do time rosso. Sobre a McLaren, Hughes acha que a saga da asa “parece menos uma rotina de programação de testes do que o exercício para a solução de alguma dificuldade. Em outras palavras, problemas com o time de Woking.

Temos que admitir que a quantidade de variáveis nessa nova temporada trouxe grandes desafios às equipes e sistemas como o KERS, estão escondendo e embaralhando as cartas nesse início de ano. Ninguém parece capaz de acessar dados reais para indicar favoritos até aqui. A situação toda parece confusa, mas se houver 7 equipes brigando pela vitória em Melbourne, será uma das mais fascinantes temporadas em muitos anos.

Hoje, todas as equipes testam em Barcelona. Fiquem atentos nos sites F1today.nl, Sportlifepress, MSFree or Thef1 com os tempos. Links e opiniões podem ser partilhados na sessão de comentários.

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Discussão

22 comentários sobre “UMA CONFUSA PRÉ TEMPORADA ATÉ AQUI

  1. vai ser a melhor de todas garanto. Rubinho neles!!

    Publicado por pero | 09/03/2009, 11:37 am
  2. Ao ponto direto.

    Muitos disseram que a Mclaren tinha problemas com sua asa traseira, outros disseram que estavam escondendo o jogo, mas ninguem falou assim:

    Haug, responsável pela direção esportiva da empresa, ressaltou que os engenheiros tiveram problemas para definir a melhor configuração da asa traseira, diante do novo regulamento técnico da F-1.

    Matéria completa:

    http://ultimosegundo.ig.com.br/paginas/grandepremio/materias/509001-509500/509182/509182_1.html

    Não ha uma asa revolucionaria, nem teria como, o regulamento é muito apertado para grandes soluções nessa peça.

    Ao contrario da Mclaren, declarações de pilotos e engenheiros dão conta que a Ferrari esta com o melhor pacote nessa pré-temporada.

    E em estrevista ao estadão, Barrichello disse que a Brawn não usara o Kers nessas primeiras etapas.
    E pelo visto acertaram a mão no carro.

    A ver os proximos testes.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/03/2009, 11:57 am
  3. Posso estar errado, mas algo me diz que a equipe Brown está andando nestes teste com peso aquém do permitido.

    Está fazendo tempo para chamar patrocinadores até o GP da Austrália.

    Quanto a McLaren, acho que eles podem realmente ter um problema, o que será ótimo para Massa e Ferrari.

    No mais, olho em Alonso e BMW. O resto, deixa pra lá, serão meros coadjuvantes.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 09/03/2009, 12:37 pm
  4. Regazzoni, acho que a Red Bull não deve se conformar muito com essa posição…

    Por enquanto é mais uma torcida do que um fato, mas é bom ficar de olho neles também. O investimento que o milionário austríaco tem feito é pra algo além de vender latinhas.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 09/03/2009, 1:24 pm
  5. mclaren não foi muito bem hoje de novo. será que amanhã a asa de 2008 volta?

    Publicado por andre | 09/03/2009, 1:41 pm
  6. Ainda acho que a Mclaren não tem nenhum problema grave e está só escondendo o jogo, só confundindo as cabeças dos adversários, torcedores e jornalistas!
    Também não me arrisco apontar favoritos, não acho que a Ferrari está com essa bola toda. Este ano espero surpresas aos montes!!!

    Publicado por Jobson | 09/03/2009, 1:45 pm
  7. Tempos finais:

    1. Heidfeld BMW-Sauber (B) 1:20.339 92
    2. Raikkonen Ferrari (B) 1:20.908 80
    3. Trulli Toyota (B) 1:20.937 118
    4. Button Brawn-Mercedes (B) 1:21.140 82
    5. Piquet Renault (B) 1:21.662 124
    6. Bourdais Toro Rosso-Ferrari (B) 1:22.158 96
    7. Webber Red Bull-Renault (B) 1:22.246 115
    8. Sutil Force India-Mercedes (B) 1:22.452 127
    9. Nakajima Williams-Toyota (B) 1:22.813 111
    10. Kovalainen McLaren-Mercedes (B) 1:22.948 87

    McLaren, preocupantemente, na rabeira…

    Publicado por Becken Lima | 09/03/2009, 2:13 pm
  8. Preocupante é pouco, esta ficando complicado.
    O Livio levanta a hipotese de algumas equipes estarem andando meia boca, dentre elas Ferrari, BMW, Red Bull e Renault, isso de acordo com as fontes dele, mas não cita a Mclaren.
    Ou seja estamos esperando que ela reaja desde Algarve.

    André, acho que ela não deva mais usar a asa de 2008, porque se esta carcterizado que eles tem problemas, devem testar a exaustão essa nova peça.

    Lembro do Ron Dennis dizendo que primaram pela beleza do carro sem esquecer a aerodinamica, sera que só vão ficar no bonito ?

    A Brawn, colocou em difusor em V em teste hoje,que chamou a atenção da imprensa, isso, sem contar que na mesma matéria do Livio, ele conta que até a Brawn tem peças novas para a estréia na Australia.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/03/2009, 2:48 pm
  9. Claudemir,

    O livio escreveu isso:

    “A cada ano cresce a fidelidade entre os resultados obtidos nas simulações de computador, nos ensaios práticos de túnel de vento e os registrados, depois, nos testes de pista”, explica o engenheiro da Renault. Isso dá muita confiança aos projetistas para guardar as soluções que consideram trunfos, os permite não experimentá-las nos treinos conjuntos.

    A McLaren tem o maior e mais complexo simulador da F1:

    http://f1around.wordpress.com/2009/01/18/mclaren-a-%e2%80%98virtual%e2%80%99-favorita-para-2009/

    Ao menos eles têm os recursos para nos fazer acreditar que poderão estar entre os ponteiros em Melbourne.

    Publicado por Becken Lima | 09/03/2009, 3:28 pm
  10. Ah!!! Ao que parece, o pulo do gato não será na asa, mas no assoalho.

    A Autosport já fez uma análise do redesign que a equipe fez no assoalho e reconhece que se o novo artefato foi aprovado pela FIA, a equipe pode largar na frente.

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/73642

    TRECHO:

    A diffuser creates its downforce at two points: firstly at the kick-line between the diffuser/floor, then secondly at its leading edge.

    By effectively moving this leading edge backwards, McLaren are also moving the downforce it creates towards the rear. This may be part of a McLaren strategy to focus downforce production on the front wing and diffuser, as both devices are efficient at creating downforce with little drag.

    If these two devices can create enough downforce, then the rear wing can be smaller reducing drag and gaining speed on the straights.

    With no question on the floor’s legality, McLaren may have stolen a march on the opposition at a time that many observers have been questioning the team’s testing pace.

    McLaren confirmed on Thursday that the introduction of the new floor came alongside the use of a new front wing and top body. The team conducted back-to-back tests in the morning and afternoon with and without the parts to establish a baseline for the improvements, and will now hone the developments later in the test.

    Publicado por Becken Lima | 09/03/2009, 3:48 pm
  11. assim como a mclaren, a ferrari está escondendo o jogo no assoalho.a conclusão a que se chega é: só na austrália vamos saber quem está na frente mesmo.

    Publicado por andre | 09/03/2009, 4:28 pm
  12. É Becken, posso até queimar a língua (já que não tenho medo de dar palpite), mas acho que a McLaren está com sérios problemas em seu carro de 2009.

    Não acredito muito em esconder o ouro ficando sitematicamente em último e andando com asa de 2008.

    Tem alguma coisa de muito errado com esse carro da McLaren. Será a falta de espiões na Ferrari? Será a aposentadoria de Dennis? A conferir.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 09/03/2009, 4:49 pm
  13. Ok, mas…

    A Ferrari esta correndo com um assoalho simples e ja tem uma nova peça, ainda ha uma nova asa dianteira pra ser colocada e a Toyota ja esta com um assoalho que esta “fazendo a diferença”, então não é novidade as equipes terem peças novas para colocar apenas na Australia, testadas em simuladores e tuneis.

    A diferença esta em um diretor vir a publico e dizer que estão com problemas na asa traseira. Confio no centro de excelencia da Mclaren, mas um carro mal nascido demora a ser concertado, vide o R28 ou a carroça da Honda em 2007 e 2008 que não foi concertado.

    Vamos ver, eu torço pra que eles “arrumem” o carro, mas como estou torcendo para o Felipe Massa, fica até uma ponta de satisfação, porque pode facilitar a vida da Ferrari não ter a Mclaren fungando na asa traseira de seus carros.

    E tenho um comentario guardado pra Australia, mas só depois da classificação, posso fazer.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/03/2009, 4:52 pm
  14. Hey, Claudemir, agora fiquei curioso.

    Fique à vontade, esse blog não audiência.

    A graça de tudo isso para mim é poder queimar a língua, como disse o Cassius ali acima, mas quando a gente acerta, tem a vantagem de dizer o famoso “Eu bem que avisei.”

    Não guarde nada para a Austrália…

    Publicado por Becken Lima | 09/03/2009, 4:59 pm
  15. Esse base de CFD da McLaren é essa coca cola toda ou o das outras equipes (principalmente ferrari) que não fazem muita propaganda?
    Acho que se ele fosse tão superior assim algum resultado óbvio ele já teria trago, como grande redução de custos em tunel de vento ou mesmo desempenho acima da média.

    Publicado por Thiago | 09/03/2009, 5:16 pm
  16. Então vai…

    Posso estar queimando a minha lingua e perdendo a minha imparcialidade.

    Mas graças ao caso de spionagem a Mclaren ganhou informações de muito valor, tais como as dos pneus Bridgestone, lembrando que a Renault campeã mundial, penou pela troca, e a Mclaren se deu muito bem.
    Em duas temporadas eles se beneficiaram pelas informações dadas, e tiraram bom proveito desse pacote, inclusive em 2008, onde disseram não usar nenhuma informação, claro nem precisaria, era só adaptar e melhorar as de 2007, só evolução natural.
    Bem, agora tem que tirar um carro da prancheta, do zero.
    E se derem mal nas primeiras provas, vão apenas ratificar o que aconteceu nos anos anteriores, e mais, vai se colocar em duvida o centro de excelencia que eles criaram como o “melhor” da F1.

    Confio ainda que vamos ter muitas capitulos dessa novela pra colocar em pauta, mas se chegar a Australia e o carro for uma bomba, mesmo com asas novas, assoalho e o kers funcionando tinindo vai ficar essa duvida, será que só foi tudo aquilo depois do caso de espionagem ?

    Publicado por Claudemir Freire | 09/03/2009, 5:17 pm
  17. Claudemir,

    Opinião tem que ser dada e respeitada, isso é o que vale a pena, afinal, ninguém, no fundo, é imparcial…

    Eu, particularmente, não acredito que a McLaren tenha utilizado das informações passadas por Nigel Stepey. Aqulo tudo foi uma história entre Stepney e Coughlan e nada mais.

    Mas em algo vc está coberto de razão: A McLaren precisa fazer um bom carro esse ano para dissipar suspeitas que ficaram de 2007.

    Eu acho que 2008 já foi prova mais do que suficiente, mas há ainda quem duvide deles e para isso 2009 seria perfeito.

    Publicado por Becken Lima | 09/03/2009, 5:29 pm
  18. Mais lenha pra queimar…

    De acordo com o Flavio Gomes, que não é uma fonte muito confiavel, mas lançou em seu blog algumas palavrinhas:

    McLaren mandou hoje, descrevendo seu dia de trabalho em Barcelona. Kovalainen ficou em último. O texto informa que, na parte da tarde, a equipe trocou a asa dianteira, o assoalho e a carenagem. Continuou em último.

    Link:

    http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/03/09/sei-nao/#comments

    O que vamos ver amanhã, vai começar a esclarecer alguma coisa ?

    Ou este comentário feito no blog dele vai ser a tonica dos teste:

    Enviado por: faria

    Talvez o raciocinio seja mais ou menos assim:
    Se eu fingir que o meu carro é lento, talvez as outras equipes não se esforcem tanto para melhorar seus carros ou adiem determinado desenvolvimentos, sei lá.
    É claro que as outras equipes podem pensar:
    Hummm…sei não, heim?

    Publicado por Claudemir Freire | 09/03/2009, 5:59 pm
  19. Na verdade, o release da Mclaren sugere que a equipe tem o seu próprio ritmo de programa de testes:

    McLaren release:

    The morning session was spent focusing on longer runs using an existing bodywork package in order to establish an accurate baseline ahead of the evaluation of new parts in the afternoon.

    During the lunchbreak, MP4-24 was fitted with a new front wing, floor and top body and the programme continued – on identical fuel-loads – throughout the afternoon.

    THE TEAM NOW TURNS ITS FOCUS TOWARDS TUNING THE SET-UP IN ORDER TO FULLY EXPLOIT THE CHARACTERISTICS OF THE NEW AERO KIT.

    A última parte é a mais importante por que sugere que nos próximos dias eles poderão aumentar o ritmo. Hoje, como sugerem, eles instalaram as atualizações junto com a asa traseira.

    Se vc ler isto junto com a nota da Autosport tudo faz sentido!

    Publicado por Becken Lima | 09/03/2009, 6:07 pm
  20. Notas em sites são complicadas de comentar Becken, se você ler no Autosport fica claro a tendencia inglesa do site, vai ao Gazzetta de lo sport a Ferrari domina o noticiario, se fores ao Marca, aí é sacanagem, rsrsrs.

    Mas continuemos a saga.

    No F1today, ha uma nota falando sobre o problema que esta ocorrendo na Mclaren, afirmando ser falta de downforce na traseira do carro, e que hoje ja testaram novos aparatos, dizendo os mesmos que o realease da equipe. E pelo menos o site é holandes.
    Se eles vem testando aparatos é porque estão com deficiencia nessa peça querendo melhorar.
    Amanhã se ja andar no meio do pelotão ja podemos dizer que estão progredindo, se andar na rabeta novamente, aí a coisa começa a tomar forma.

    Mesmo que não haja nada ou seja jogo de cena, é complicado ficarmos imaginando alguma possivel causa ou solução, então sempre me baseio em voltas rapidas, e isso a Mclaren esta devendo.

    E na Australia vamos tirar a prova a limpo.

    E como você disse:

    Eu bem que avisei, se a Mclaren se der mal.

    Obs:

    Imaginei que o GP fosse ter boas informações hoje, mas como de costume lemos os sites internacionais traduzidos para o português.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/03/2009, 6:58 pm
  21. O pior é que neste ano, quem tiver feito um carro mal nascido (daqueles que não tem conserto), só queimando muita grana pra fazer outro. A McLaren não poderia, a exemplo de 2003, correr com o carro do ano passado.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 09/03/2009, 9:31 pm
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    Publicado por Knowling | 04/02/2010, 11:27 pm

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