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BARCELONA DIA 3 – OSCILAÇÕES…

(FOTOS: todayf1.nl)g8w5u0ro7(HEIKKY ontem em Barcelona)

Está divertido acompanhar a novela que é a pseudo má performance da McLaren nos testes de Barcelona essa semana. No momento, forma-se um consenso entre analistas de que o time de Lewis Hamilton entregará um carro problemático para a defesa de seu título…

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James Allen, em seu blog ontem, talvez tenha escrito o melhor testemunho de alguém que esteve acompanhando de perto os treinos em Montmeló. Segundo James, “a equipe tentou uma série de diferentes difusores, asas traseiras e assoalhos para equilibrar a porção traseira do carro em busca de aderência. A olho nu, o MP4/24 tem que esperar entre 30/40 metros para que o motor despeje potência e não acelere em falso, enquanto Ferraris, BMWs e Toyotas conseguem aceleração e aderência já dentro da curva.” A mais interessante observação de James é quanto a simulação de largada que Kimi e Heikky fizeram juntos.” Mclaren larga na frente mas depois de 300 metros a Ferrari deixa-a para trás. Pode ser um blefe,mas para James não soou como um despiste.

A se observar a mínima diferença de Alonso (1:21.937) para Heikky (1:21.991)= 0.054. As duas equipes são as únicas que declararam estarem prontas para utilizar o sistema de recuperação de energia (KERS) em Melbourne. Seria essa a resposta para os tempos baixos de McLaren?

Ontem eu tive acesso as pernas de voltas de Kimi Raikkonen, Fernando Alonso e Heikky Kovalainen. A melhor volta de Kimi foi 1.20:314, mas poucas vezes durante todo o treino ele chegou perto de tal marca — apenas 3 vezes ele rompeu a barreira do 1.20. Na verdade, a maior parte das voltas de Kimi variaram entre 1.22:2 / 1.22:9 mas com grandes oscilações.  Kovalainen oscila menos que Kimi em suas voltas, mas há longas pernas com 1.23:8 / 1.23:1 à tarde, e pernas de 7 a 6 voltas em torno de 1.22:3 / 1.22:9. Alonso segue um padrão mais organizado que Kimi, com pequenas oscilações e pernas equilibradas, rodando em sua maioria entre 1.22:3 / 1.22:8.

A lição que se tira dessa folha de tempos é que não é possível afirmar com segurança, pelo menos ontem, que McLaren ou Renault estão muito atrás de Ferrari pelas poucas voltas mais rápidas estabelecidas por Kimi. O finlandês com um programa que simulava a classificação oscilou muito mais que Heikky e Fernando, que pareciam focados em outros programas de testes.

Hoje, Lewis Hamilton assume o MP4/24 no lugar de Kovalainen e a novela pode ter mais um capítulo.

Ao longo do dia fiquem atentos nos sites F1today.nl, Sportlifepress, MSFree e Thef1, que disponibilizam os tempos de volta.

Links e opiniões sobre os testes em Barcelona hoje podem ser partilhados na sessão de comentários.

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Discussão

68 comentários sobre “BARCELONA DIA 3 – OSCILAÇÕES…

  1. Caso em Melbourne a McLaren Dispute a ponta e/ou seja bastante competitiva daí em diante, eu vou continuar achando que eles tinham um problema que consertaram.

    A não ser que surjam fatos contundentes ou mesmo algo de oficial…

    Se for blefe, será um dos maiores blefes da história…

    Publicado por Thiago | 11/03/2009, 9:22 am
  2. 1º) Felipe Massa (Ferrari F60) – 1:20.168 (21 voltas)
    2º) Jenson Button (BrawnGP BGP001) – 1:20.313 (86)
    3º) Fernando Alonso (Renault R29) – 1:20.863 (64)
    4º) Timo Glock (Toyota TF109) – 1:21.046 (64)
    5º) Sebastian Vettel (Red Bull RB5) – 1:21.165 (52)
    6º) Robert Kubica (BMW-Sauber F1.09) – 1:21.201 (66)
    7º) Nico Rosberg (Williams FW31) – 1:22.482 (30)
    8º) Giancarlo Fisicella (Force India VJM02) – 1:21.545 (47)
    9º) Sébastien Buemi (Toro Rosso STR04) – 1:21.569 (54)
    10º) Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes MP4/24) – 1:21.657 (49)

    Publicado por O Polêmico | 11/03/2009, 9:25 am
  3. Brawn andando bem (como estão os tempos em longas sequencias?), McLaren na rabeira de novo…

    A realidade mesmo, só em Melbourne.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/03/2009, 9:31 am
  4. Em minha opinião,a McLaren tá com o carro prontinho e já está desenvolvendo o KERS enquanto as outras equipes não.
    Estão desenvolvendo o KERS agora, pois será obrigatório para 2010.
    Eles vão correr sem o KERS na maior parte de 2009.
    Portanto, podem descontar uns 3 segundos do tempo deles.
    Quando digo prontinho, quero dizer q apenas vão introduzir algumas pequenas novidades para melhorar em muito pouco o desempenho.
    Alguns tempos no Algarve feito pelo Pedro mostra o quanto o carro ficou bom na sua preparação no inverno. Se não me engano, De La Rosa baixou o tempo do MP4-23(conseguidos no testes de dezembro), usando o MP4-24 em janeiro(alguém pode me confirmar isso?). No entanto, blefaram dizendo q estavam com o o Kers.
    Estão testando os princípios de funcionamento do KERS para quando estabilizá-lo possam chegar num modelo bem mais leve, onde o lastro possa continuar sendo o principal componente de equilíbrio do peso, pois seu uso já está sob domínio há alguns anos.
    Essa é só minha opinião e a minha única fonte é Times New Roman 10.

    Publicado por O Polêmico | 11/03/2009, 9:43 am
  5. Norbet Haug admite problemas:

    “Com certeza não estamos aonde deveríamos estar.”

    Frase vaga, mas é pelo menos a admissão de que a equipe está atrás no seu programa de testes.

    http://en.f1-live.com/f1/en/headlines/news/detail/090311085605.shtml

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2009, 10:15 am
  6. “Essa é só minha opinião e a minha única fonte é Times New Roman 10″.

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA, essa foi ótima!!!

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/03/2009, 10:27 am
  7. Eu acho que foi a mesma fonte usada pelo Fábio Seixas para escrever aquela “histórica” matéria sobre a estréia do Bruno Senna na F1.

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2009, 10:35 am
  8. O palpite do Polêmico faz sentido. Se não for problema de concepção do carro, (chassi, aerodinâmica), menos mal. Considerando a hipótese do MP4/24 ser realmente “bonitinho mas ordinário”; se o problema se resumir na distribuição de peso exigida pelo KERS, a equipe pode dispensar o aparato para Melbourne, postergando a resolução da “bronca”. A dor de cabeça seria criar um sistema mais leve ou que possa ser distribuído em outras partes do carro, como o da Ferrari. E tome tempo e, principalmente, dinheiro…

    Em outras palavras: que belo “corte de custos” hein Mosley? Aliás, se o problema da McLaren for o KERS, podem intitular o filme de “Mad Max: a vingança final”.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/03/2009, 10:36 am
  9. Sim, faz sentido, sim, Vitor.

    Vc já viu os tempos de hoje? O Hamilton continua em último, mas olhe com mais atenção e perceberá que as equipes dividem-se em dois grupos nesse momento:

    ENTRE 1:20.168 e 1:20.863 – gap: 0.695
    Massa / Glock / Alonso
    ->(três pilotos distribuidos em 0.7 décimos!)

    Ferrari e Toyota têm poucas chances de começar a temporada com o KERS. Renault é uma incógnita.

    ENTRE 1:21.165 e 1:21.657 – gap: 0.492
    Vettel / Kubica / Rosberg / Fisichella / Buemi / Hamilton
    ->(seis pilotos distribuidos em meio segundo!)

    McLaren garantiu que sim (eu duvido!) e Williams tem grandes probabilidades, principalemnte por que eles investiram muito em um sistema próprio e radicalmente diferente das outras equipes.

    A Brawn GP rodou em 1:19.127, mas eu acho que o carro está abaixo do peso permitido.

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2009, 10:53 am
  10. Becken, só agora li o texto do Ico sobre a performance da Brawn e da McLaren. Muito interessante a observação do leitor Smirkoff nos comentários daquele post. De acordo com estas considerações, a Brawn pode ser a grata surpresa do campeonato; claro, não uma equipe para disputa de títulos, mas competitiva, o que é quase um milagre considerando-se todo o atraso.

    Curioso é que a protagonista da grande novela do momento (McLaren), junto com a Brawn, ofuscaram a que até então era a grande candidata a bomba do ano: Renault. Mais do que os ingleses, a maior come-quieta da pré-temporada.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/03/2009, 11:03 am
  11. 1:19.127?????? Isso é marketing descarado!

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/03/2009, 11:04 am
  12. alguma dúvida de que a ferrari tá sobrando?

    Publicado por andre | 11/03/2009, 11:07 am
  13. A Brawn GP como não tem quase tempo nenhum para testar e está usando o carro nesta semana em várias condições diferentes para colher o máximo de informação possível. As outras equipes não estão precisando trabalhar nessa correria pq ja testaram bastante em outros circuitos e já estao com o cronograma adiantado .. hj a brawn certamente está testando em ritmo de classificacao(ou até mesmo com peso abaixo do permitido) e aproveitando pra vender seu peixe .. algumas outras equipes quando baixarem o nivel de combustivel estaram muito proximas tb dessa casa de 1min19seg

    Publicado por Galkadesh | 11/03/2009, 11:16 am
  14. Hummmm…. eu acho que o Ico deu uma pisada de bola sobre o Overtaking Working Group no post.

    Ele disse que o desempenho do carro deve-se ao Ross Branw ter liderado o Grupo Técnico mas na verdade o Ross Branw é consultor técnico da FOTA, e não do OWG. Ele fez alguma confusão em sua pesquisa.

    O Grupo foi liderado por Paddy Lowe da McLAren, Rory Byrne da Ferrari e Pat Symonds da Renault. Ross ficou fora, mesmo por que ele estava no seu ano sábatico quando a FIA iniciou os estudos com esses três super profissionais.

    Os tempos da BRAWN são animadores, eu torço muito por eles, mas receio que sejam propaganda pura…

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2009, 11:18 am
  15. A Honda nos anos anteriores nem essa propaganda conseguiria fazer, o que nos dá a certeza de que esse carro pelo menos nasceu bem equilibrado e tem algum potencial. Todos davam a Brawn como certa no fundo do grid, mas agora já acho plausível vê-los brigando por pontos em algumas corridas. Agora falar em andar na frente disputando cada vitória é um exagero. Não podemos nos dar o luxo de dizer uma coisa dessas baseando-se apenas no otimismo e na simpatia por esta nova equipe. Vamos esperar pelas primeiras corridas para realmente tirar conclusões.

    Publicado por Galkadesh | 11/03/2009, 11:30 am
  16. Eu acho que a BRAWN GP é a Portuguesa, o São Caetano da F1 hoje, todos torcem um pouco por eles…

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2009, 11:38 am
  17. Será que a McLaren do Hamilton ainda estava sendo controlada pelo celular?

    Vide nova escapada.

    Publicado por Iomau | 11/03/2009, 11:57 am
  18. É, o hamilton bateu denovo…

    Publicado por Thiago | 11/03/2009, 12:03 pm
  19. Completamente off topic.

    O wordpress tem um plug in com o qual eu me divirto. Ele mede estatísticas e permite que eu rastreie de qual ponto de partida as pessoas visitam o F1 Around.

    O Site que tem mais afluência de visitas para cá no momento é um chamado guardrail.com. São quase 20 visitas hoje. As discussões por aqui estão despertando interesse por aí!

    Interessante…

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2009, 12:13 pm
  20. Essa segunda escapada do Hamilton deixa uma pergunta em aberto:

    Um piloto que é muito regular como ele não estaria enfrentado problemas no carro ?

    E a Ferrari voltou a ter problemas, esse é o meu maior receio quanto aos vermelhos.

    A Brawn esta jogando pra os possiveis patrocinadores, isso esta, mas que fique claro, que um carro ruim não faria esses tempos.
    Ross Brawn ontem en entrevista a Motor sport aktuel, acho que é assim que escreve, disse:

    Fiquei assustado com as outras equipes rodando o mesmo tempo em que simulamos durante o periodo que não testamos, no Bahein e Espanha.
    E disse mais, estamos rodando com uma boa configuração de combustivel todos esses dias.

    Mas decepção mesmo esta sendo d Red Bull e sua filial, achei que o Adrian iria fazer um carro fantastico.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/03/2009, 12:14 pm
  21. Ron Dennis finalmente vem a público para tranquilizar os fãs da equipe:

    “Whatever performance level McLaren have today we will be a competitive racing team,” he told the BBC.

    “That means we will be fighting for the world championship.

    “The objective is to go to Australia and be the most competitive car there, not to come out of every single test at the top of the timesheets. Testing is about a disciplined approach to making the car go faster and you have to ignore the performance of the other teams.”

    He added: “Whereas our main competitors are finishing testing in two days we still have the ability to test next week in Jerez. When we get to Australia that will be the first measurement of everyone’s performance.

    “We expect our car to go faster with every grand prix and we expect to maintain our pace to allow us to win the world championship.”

    McLaren have continued using a 2008 rear wing at several tests, but Dennis denied this was a sign of problems with the 2009 aerodynamic package.

    “We ran the 2008 rear wing because it was more relevant in its performance to the wing that we are going to have in Australia,” he said. “It doesn’t mean you are lost or that you don’t know what you are doing.”

    Bom, muito bom!

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/73672

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2009, 1:02 pm
  22. Bom,

    Problema a Mclaren-Mercedes tem com certeza, começando com o problema de relações institucionais, uma vez que Norbert Haug disse completamente o oposto em relação a asa traseira, segundo o site GP: “Haug, responsável pela direção esportiva da empresa, ressaltou que os engenheiros tiveram problemas para definir a melhor configuração da asa traseira, diante do novo regulamento técnico da F-1.”.

    De resto Ron Dennis fala de objetivos e promete…

    Publicado por Thiago | 11/03/2009, 1:45 pm
  23. sinceramente Becken, o que há de tão bom ali? ele não esclareceu nada. dizer que a sua equipe está trabalhando para ser a melhor não passa da obrigação dele.

    Publicado por andre | 11/03/2009, 2:02 pm
  24. Acho que a cada dia que passa fica mais evidente que algum problema existe. Talvez não tão serio quanta as especulações, mas o carro tem todo jeito por enquanto ser dificil de controlar.

    Muito bom você ter linkado o texto do Allen que é o melhor que li sobre a pré-tempotrada, especialmente pelas observações que são maiores do que simplesmente observar os tempos. Alias o Allen parece ser o mais insistente sobre os problemas da McLaren ou tem alguém de dentro da equipe vazando informações para ele ou o cara está torcendo muito para atrapalhar a primeira temporada da BBC hehe.

    Publicado por Filipe Furtado | 11/03/2009, 2:04 pm
  25. OK, Ron Dennis dizer que é mais relevante os dados para a estréia na Australia com a asa de 2008, ele esta tentando enganar quem ?

    E Becken tem como arrumar um volta a volta da Ferrari e da Mclaren no teste de hoje e ontem, seria o melhor comparativo.
    Hoje o Massa rodou na casa de 1.24 e 1.21.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/03/2009, 2:09 pm
  26. Mudando um pouco de assunto:

    Os carros de 2009 estão parecendo mais rápidos do que os de 2008, pelo menos no circuitos de Barcelona, o menor tempo ano passado em Bacelona foi do Felipe Massa no Q2, 1:20.584. Tempo que já bateram diversas vezes essa semana.

    Publicado por Thiago | 11/03/2009, 2:34 pm
  27. Se o Massa tivesse usado slicks ano passado teria andado na casa de um 1m18 fácil (talvez até entrado pelo 1m17).

    Publicado por Filipe Furtado | 11/03/2009, 2:47 pm
  28. Becken,

    Quando fico pegando no seu pé sobre os textos da McLaren não é a tôa, veja o que vc escreveu: “a pseudo má performance da McLaren nos testes de Barcelona essa semana”.

    Pode até ser que a McLaren esteja blefando, mas até agora a má performance não é nem um pouco “pseudo”, é má performance mesmo, com todas as letras.

    Com certeza ninguém pode afirmar que ela já era, mas não se pode negar que ela está tomando uma surra da Ferrari até o momento, até não está atrás de todo mundo como alguns acreditam, mas, certamente atrás das principais concorrentes.

    Outra coisa que é um pouco chata é você não admitir, sob nenhuma hipótese que a McLaren se utilizou dos segredos da Ferrari, quando até o mundo mineral (expressão roubada de Mino Carta) e Ron Dennis sabem que foi o contrário, inclusive com e-mails trocados entre seus pilotos sobre os procedimentos dos “vermelhos”.

    Será que dói tanto você admitir que a McLaren pode ter errado feio esse ano?

    E tem mais, se a McLaren realmente tiver construído um “carro bomba”, todos irão alardear por aí que a causa é a falta que fazem os segredo de Maranello, vai ficar muito ruim para o time de Woking.

    Bom, como cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém, não vou apostar ainda na derrocada da McLaren, pois, apesar do triste episódio do roubo e uso da informações da Ferrari, sei que é uma equipe de reconhecida competência na história da F1.

    Mas que deve ter alguma coisa de errado lá, isso é mais do que evidente.

    Abraços.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 11/03/2009, 2:53 pm
  29. Cassius,

    Desculpe só agora vi o seu comentário.

    É “pseudo” Cassius, pois ninguém afinal sabe o que acontece de verdade. Eu, pessoalmente, vejo que este não é o procedimento normal da equipe em testes, mas vai saber o que Martin Whitmarsh, o novo chefe da equipe pensa? Não tenho informações privilegiadas e tento sempre balancear o que escrevo com prós e contras, in e outs…

    Ontem postei dados de todas as voltas, como escrevi no post, e é tudo inconclusivo. A gente se apega a volta mais rápida de Kimi, mas observando mais atentamente todas as voltas vê-s que ele rodou tempos abaixo de 1:20 apenas três vezes durante o dia inteiro. O que isso significa? Eu não sei, e vc?

    Sobre a McLaren e o episódio de espionagem, tocar no assunto é pedir para incendiar qualquer forum ou blog… Realmente não é o que desejo aqui!

    Certamente eu passaria o dia inteiro tentando convencer o pessoal que colabora e comenta de algo que certamente muitos já têm suas convicções firmemente formadas.

    Eu acompanho a McLaren há tempos, estudei muito Ron Dennis e a organização e posso afirmar que acusá-los de espionagem é resultado de uma maneira muito simplista de ver não apenas a empresa que Ron Dennis criou, mas também a F1 em si.

    Algo que eu aprendi dos inúmeros arranca rabos no blog do Livio é que não adianta pregar para fiéis que têm outro pastor, conviver com diferentes opiniões e abordagens é a melhor maneira de fazer crescer um blog. Dá para ser amigo de Palmeirenses e petistas, afinal…

    Vc, que tem convicções e crenças bem diferentes das minhas, dá talvez a melhor lição ao vir aqui e expor o seu ponto de vista.

    Ao menos eu sei que vc lê os meus post de cabo a rabo…

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2009, 2:54 pm
  30. André,

    O que há de “ruim” então? Ele me parece confiante, é isso, e falando de PROCEDIMENTOS, o que é diferente de promessas.

    Heikky me parece confiante em entrevistas, Lewis tb e Norbert Haugh apenas reiterou o que Ron disse mais claramente hoje: estamos atrasados em termos de agenda.

    Eu acho que se houvesse um “mega” problema com o carro, Pedro de la Rosa estaria liderando estes testes em Barcelona, ele é mais experiente que Heikky e Lewis para fazer uma leitura do que haveria de errado com o carro.

    A entrevista foi boa para os fãs da equipe manterem-se confiantes!

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2009, 2:57 pm
  31. Felipe, sim claro…
    Mas idependente de qual componente é o responsável, pelo menos no circuito de barcelona, depois de todo o pacote de mudanças, os carros de 2009 estão mais rápidos.

    Publicado por Thiago | 11/03/2009, 2:59 pm
  32. Só pra completar: é o mesmo que dizer que se ainda tivessem os motores V10 3.0 estariam é lá pela casa dos 1m14 ou até 1m13…

    Publicado por Thiago | 11/03/2009, 3:01 pm
  33. Boa tarde a todos !!

    Conforme eu tanto bati na tecla ontem, tivemos a confirmação atraves do diretor esportivo da Mclaren, dizendo que o carro realmente esta com problemas.

    O Ron Dennis querendo abafar o que todo mundo ja percebeu, é mais que normal, ou alguem aqui desconhece o EGO MONSTRUOSO do homem ??

    Bem tivemos tambem declarações do Kimi dizendo que ate o momento nao precisou levar o carro ao limite para fazer um bom tempo, com isso ja podemos imaginar que virá forte a ferrari para esse ano. Hj testando simulacao de corridas fizeram o 2o tempo ta bom ne ?

    Outro detalhe interessante, conforme o pessoal postou nas fotos, o assoalho da ferrari é o mais simples de todos, o que leva a suspeição de que nao é o definitivo, entao podemos contar que virá mais alguns decimos ai na semana da corrida.

    Fora que ja foi dito tambem pela equipe que as asas finais so serão postas no treino de melborne.

    Ultima observação é que nao podemos tambem considerar o resultado da corrida de Melborne como um espelho do que será o campeonato, pois a pista é muito particular e com caracteristicas completamente diferente dos autodromos europeus.

    Publicado por claudio cardoso | 11/03/2009, 3:11 pm
  34. Release da McLaren:

    Laps run today: 86
    Laps run in total at test: 264 (90/88/86)
    Kilometres covered today: 400km
    Kilometres covered in total at test: 1229 (419/410/400)
    Best lap time today: 1m21.657 at 11:07am
    Best lap time of the test: 1m21.657

    Programme:

    Lewis joined the test this morning as the team began working through a series of pitstop practices.

    The morning session was spent introducing Lewis to the new aero package and setting up the car to his liking. That work continued into the afternoon, with the team focusing on longer runs and additional pitstop practices.

    Running was hampered by an off at Turn Two at mid-afternoon: Lewis lost the car at the exit of the second corner and hit a tyre-barrier, which broke off a front-wing endplate and damaged the nose struts. After some repairs to the front-end, he was able to complete the remainder of the session.

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2009, 3:13 pm
  35. Essa é só pra pentelhar:
    Será que as duas vezes que o hamilton acertou os pneus também são blefes?

    Publicado por Thiago | 11/03/2009, 3:32 pm
  36. Sobre os testes da semana que vem em Jerez, quem estará?
    E os outros, nada programado?

    Publicado por Thiago | 11/03/2009, 3:34 pm
  37. Será que as duas vezes que o hamilton acertou os pneus também são blefes?

    Seria a pior Maquiavelice que eu já vi na F1:)

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2009, 3:40 pm
  38. O James Allen tem uma observação interessante no twitter dele: que o problema da declaração do Dennis é que a equipe tenha sentido necessidade de solta-la já que pela hierarquia nova uma declaração como essa deveria ter vindo do Wintermash.

    Publicado por Filipe Furtado | 11/03/2009, 3:42 pm
  39. Não há nada de particularmente ruim no discurso do Ron Dennis. Qualquer chefe de equipe de ponta é obrigado a falar que os procedimentos estão correndo satisfatoriamente, com algum ou outro probleminha, mas que quando começar o campeonato, o carro vai estar brigando pelo título. Mas ele ficou só na promessa sim. O único momento em que ele comentou sobre PROCEDIMENTOS foi quando ele citou a asa de 2008, e vamos combinar que a explicação dele não foi muito esclarecedora (não estou dizendo que ele é obrigado a esclarecer). Se eu fosse torcedor da McLaren, eu ia querer ouvir mais do que aquilo para me tranquilizar.

    Publicado por andre | 11/03/2009, 3:42 pm
  40. Ok, vamos fazer o seguinte insight, brain storm, como queiram:

    A Brawn GP fez o melhor tempo hoje, 1 segundo mais rápido que a Ferrari de Massa.

    — Considerando o histórico da equipe, vcs acham que eles são favoritos em Melbourne?

    ……………………………………..

    A McLaren fez o pior tempo de novo, e com Lewis pilotando.

    — Considerando o histório da equipe, vcs acham que eles estarão no fundo do grid em Melbourne?

    ……………………………………..

    Vcs não acham que o optimum de desempenho em Melbourne estará exatamente no meio entre os desempenhos de McLaren e Brawn GP hoje?

    TEMPOS DE HOJE:
    1. Button Brawn-Mercedes (B) 1:19.127 124
    2. Massa Ferrari (B) 1:20.168 109
    3. Kubica BMW Sauber (B) 1:20.217 109
    4. Glock Toyota TF109 (B) 1:20.410 99
    5. Alonso Renault R29 (B) 1:20.863 107
    6. Vettel Red Bull-Renault (B) 1:21.165 102
    7. Rosberg Williams-Toyota (B) 1:21.324 89
    8. Fisichella Force India-Mercedes (B) 1:21.545 97
    9. Buemi Toro Rosso-Ferrari (B) 1:21.569 140
    10. Hamilton McLaren-Mercedes (B) 1:21.657 82

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2009, 4:01 pm
  41. segundo fábio seixas, rubinho disse a amigos que a brawn não tá trapaceando.

    ah sim, na austrália a ferrari vai sobrar. dizem até que o kimi tem andando pelo paddock com sorriso de orelha a orelha, dando autógrafos e até mesmo verborrágico.

    Publicado por andre | 11/03/2009, 4:13 pm
  42. Becken Lima Says:

    Voce so esqueceu de mencionar, que a ferrari hoje fez simulacao de corrida, e nao simulacao de classificacao.

    Eu sou um dos que acredito que a mclaren vai vir bem melhor na corrida, mas acho que HOJE ela tem serios problemas.

    Tem capacidade para solucionar os problemas ?
    Muita, agora resta saber se vai ter tempo para arrumar uns 2 segundos em 15 dias. Isso é algo muiiiiitooo dificil. Melhorar tem tudo, agora vir pra ponta, somente em 2 hipoteses:

    1a Tem algum erro absurdoooo, que foi corrigido. Porque se o problema nao for alguma coisa muitoo errada e sim o projeto em si, ai esperemos a versao B do carro.

    2a Realmente ela estava blefando.

    Mas voce nao acha que o Diretor declarar em publico que tem problemas um grande sinal de que algo nao vai bem ?

    Publicado por claudio cardoso | 11/03/2009, 4:23 pm
  43. Becken-
    Façamos então um Brawn Storm.
    O que eu acho é que a se a Brawn ficar entre o 5 primeiros do grid, eles (da brawn) já podem rezar no fim do ano e agradecer o papai do céu, sem pedir presente de natal por que já vai ter sido dado antecipadamente.

    Sobre a McLaren(123654456 comentário meu sobre a McLaren, hehehehe):

    O problema não é o tempo, e sim os problemas. hehehe
    Partindo do princípio que eles têm sim problemas na aerodinâmica do caro, especificamente na traseira, ele estão COMEÇANDO a resolver agora, enquanto a BMW, Renault e Toyota estão muito bem no desenvolvimento, sem maiores problemas.

    A McLaren não será a última do grid em 2009, mas poderá ser 2ª, 3ª ou até 4ª se essa problemática toda for real.

    Publicado por Thiago | 11/03/2009, 4:28 pm
  44. Estou me lembrando agora do Povo alemão na segunda guerra mundial, quando os Russos ja estavam batendo na porta de Berlim, e eles ainda acreditavam que iam ganhar a guerra mesmo diante de todas as evidencias.

    Publicado por claudio cardoso | 11/03/2009, 4:28 pm
  45. Frase de um amigo no site do Clive Allen:

    Ao que parece, quanto mais eu sei sobre os testes desse ano, mais eu sei que eu não sei!

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2009, 4:34 pm
  46. Aproveitando o gancho do becken, vamos pegar a opiniao de alguem que deve entender e esta por dentro.

    Alonso:
    Em condições de corrida, ainda não sei, mas os tempos de hoje da Brawn ou da Ferrari ontem são impossíveis de serem alcançados por nossa equipe. Não sabemos com quanta gasolina eles estão, mas se andássemos com o tanque vazio, não chegaríamos a esse ritmo”, analisou o bicampeão.

    Agora vamos a opiniao dele sobre quem vem bem:

    Dá para ver que Toyota e Ferrari estão rápidas. Que a Brawn e BMW estão muito bem e fazendo todo o trabalho para seguir evoluindo. A concorrência está muito dura, e quem quiser estar entre os primeiros terá de lutar muito. Estar na frente dessas quatro equipes vai ser muito difícil

    Ele nem lembrou de mclaren heim….

    Publicado por claudio cardoso | 11/03/2009, 4:47 pm
  47. Becken-
    Já que você falou em histórico de equipe, seguem alguns dados históricos…

    Campeonato de Construtores:

    1998 1º McLaren 2º Ferrari 3º Williams 4º Jordan-Mugen-Honda 5º Benetton
    1999 1º Ferrari 2º McLaren 3º Jordan-Mugen-Honda 4º Stwart 5º Williams
    2000 1º Ferrari 2º McLaren 3º Williams 4º Benetton 5º BAR
    2001 1º Ferrari 2º McLaren 3º Williams 4º Sauber 5º Jordan
    2002 1º Ferrari 2º Williams 3º McLaren 4º Renault 5º Sauber
    2003 1º Ferrari 2º Williams 3º McLaren 4º Renault 5º BAR
    2004 1º Ferrari 2º Bar 3º Renault 4º Williams 5º McLaren
    2005 1º Renault 2º McLaren 3º Ferrari 4º Toyota 5º Williams
    2006 1º Renault 2º Ferrari 3º Maclaren 4º Honda 5º Toyota
    2007 1º McLaren(desclassificada) 2º Ferrari 3º BMW 4º Renault 5º Williams 6º RedBull
    2008 1º Ferrari 2º McLaren 3º BMW 4º Renault 5º Toyota

    Agora considerando o histórico das equipes, é altamente plausível a Mclaren cair de 2ª para 4ª( na pior das hipóteses, imagino) perdendo as posições para renault e BMW.
    Ficando as três primeiras Bmw, Renault e ferrari, não necessariamente nessa mesma ordem.

    Aconteceu com a williams de 2002 para 2004, por exemplo.

    Publicado por Thiago | 11/03/2009, 5:00 pm
  48. Errata: de 2003 para 2004

    Publicado por Thiago | 11/03/2009, 5:12 pm
  49. rapaz ta saindo faisca nos ccomentarios dos nossos companheiros ai “ferraristas” X “Mclatistas” torcedor e foda mesmo.

    Publicado por pero | 11/03/2009, 6:18 pm
  50. pero:

    ta nada, vai sair faisca é da cabeça do pessoal que esta achando a maclaren um foguete quando terminar a 1a corrida. rsss

    o Pessoal esta achando que tem um BlackBird e vai descobrir que tem é um Cesnna rsss

    Publicado por claudio cardoso | 11/03/2009, 6:35 pm
  51. Acho que a Mclaren não está numa situação altamente confortável, visto que até o Ron Dennis admitiu que houve atraso no desenvolvimento, segundo o site Grande Prêmio. Mas daí a dizer que estão distante dos principais competidores acho um exagero.
    A verdade é que só mesmo na Austrália teremos uma hierarquia confiável entre os carros.

    Publicado por Flavio | 11/03/2009, 6:39 pm
  52. A McLAREN, tem um bom carro e vocês verão na Austrália. O Carro não é mal nascido como muitos falam não, pelo contrário, tavez haja uns dias de atraso no desenvolvimento, mas nada muito grave. Com certeza será um carro similar ao de 2005, começando a temporada brigando por pódio e a partir da europa um carro vencedor.

    Publicado por Hugle | 11/03/2009, 6:40 pm
  53. Hoje foi borduada pra todos os lados.

    Amanhã tem mais, rsrsr

    Pena que estou sem tempo pra participar.

    Mas, Becken parabens, a coisa ta crescendo, logo logo tera 100 comentario, e de preferencia de varios participantes.

    Eu continuo minha saga e espalhando que tem um blog de mclarista que é muito bom.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/03/2009, 6:41 pm
  54. Tô começando a acreditar que é bom mesmo. Tão bom que o pessoal que ama a Ferrari participa e é bem vindo ;)

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2009, 6:45 pm
  55. Quem vai testar semana que vem além da Mclaren?
    Quanto ao resultado dos testes de hoje, me recuso a acreditar que um carro produzido pelo competente time de Woking, seja 2 segundos mais lento que um time feito as pressas como a Brawn GP. Se esse for o caso pode mandar aquele bando de engenheiros embora, é muita falta de competência.
    Prefiro acreditar nas palavras do Ron:

    “The objective is to go to Australia and be the most competitive car there, not to come out of every single test at the top of the timesheets. Testing is about a disciplined approach to making the car go faster and you have to ignore the performance of the other teams.”

    Estamos esperando Martin se manifestar…

    Publicado por mp4-23 | 11/03/2009, 6:46 pm
  56. Bom carro, impossivel de terem. Visto que nunca andou e a propria equipe confirma isso.

    Agora se vai virar um bom carro ai é outra historia rss…

    E nao podemos esquecer que as grandes reviravoltas esse ano serão muito mais dificeis, nao existem mais treinos.

    Publicado por claudio cardoso | 11/03/2009, 6:47 pm
  57. Cara! a área de comentários está melhor que os posts em si.
    Esse F1 around tá ficando viciante!!! rsrsrs

    Publicado por mp4-23 | 11/03/2009, 6:55 pm
  58. TESTES EM JEREZ — de 15 a 18 de Março

    Equipes: McLaren, Williams e Renault.

    Publicado por Becken Lima | 11/03/2009, 6:56 pm
  59. Levantando uma lebre:

    Se nos testes de Jerez a Mclaren rodar bem, podemos encerrar a novela.

    Ja que Ferrari, BMW e Toyota não vão estar.

    Mas, rsrsr a Brawn e a Force India vão, e se rodar atraz, comecem a pensar no mp4/24-b-c-d, porque aí não vão ter a desculpa de dizer que é blefe, ja que não vão ter as duas principais concorrentes.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/03/2009, 6:58 pm
  60. Disseram no forum que participo que a Brawn vai fazer parte de um grupo bem seleto: o das carroças que usam motor mercedes e que também faz parte a Force India.

    Publicado por Ron Groo | 11/03/2009, 7:20 pm
  61. mp4-23, atrás assim não está mesmo até porque a volta do Button foi anormal. Eu até aposto que Hamilton larga na frente das duas Brawn independente do tamanho dos problemas da McLaren. Agora nesta altura tem muito mais razões para se apostar que algum problema existe, isto tem. Se estes são problemas pequenos ou grandes impossivel saber. Mas hoje eu apostaria que Hamilton vai correr as primeiras provas para somar o máximo de pontos e torcer que lá na frente Ferrari e BMW se engalfinhem e ninguém abra grande vantagem.

    De qualquer esta é uma pré-temporada esquisita, vamos chegar em Melbourne com boatos de que a McLaren vá andar lá atras, enquanto os especialistas preveem a Toyota (Toyota!) como um dos favoritos.

    Publicado por Filipe Furtado | 11/03/2009, 8:03 pm
  62. “Esta temporada, a pesar de que el coche va bien y haciendo progresos continuamente, los tiempos que consiguen Ferrari, Brawn o BMW no podemos alcanzarlos. Estamos hablando de que estar entre los diez primeros es casi misión imposible”, palavras de Fernando Alonso.

    Segundo o Lívio, Barrichelo não está mentindo quando diz que estão treinando com tanque cheio.

    Estou começando a achar que a Brawn é boa mesmo.

    E a Renault está ruim mesmo!

    Publicado por andre | 11/03/2009, 8:13 pm
  63. Não estariam Ferrari, Toyota e BMW testando os limites do carro porque esta semana é o último dia pra eles, enquanto Mclaren, Renault e Williams testando ainda configurações, sendo que eles ainda tem uma semana de testes antes da primeira corrida?
    Acho que isso é algo a se pensar…

    Publicado por mp4-23 | 11/03/2009, 8:14 pm
  64. Segundo o Kimi, o carro esta andando rapido sem andar no limite ainda.

    Ao pessoal das informações, o restante das equipes vao treinar onde ?

    Publicado por claudio cardoso | 11/03/2009, 8:41 pm
  65. sugestao para post

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/73673

    entrevista do briatore

    Publicado por claudio cardoso | 11/03/2009, 8:55 pm
  66. mp, quem esta apontando estas como as equipes mais rapidas não esta levando em conta só as voltas fortes, mas o ritmo delas em programas diferentes, são as equipes que melhor andam quando simulam uma corrida inteira, por exemplo.

    Publicado por Filipe Furtado | 11/03/2009, 9:09 pm
  67. A McLAREN andando em último como está é absolutamente impensável. Continuo achando que se esse carro tem problema não é na traseira, se fosse o desequilíbrio seria gritante, e nas voltas lançadas o carro não tem esse comportamento. Acredito que o time está revendo o desenho do assoalho do carro, mas é para uma atualização normal, assim como ocorreram duas com o carro de 2008. O que não me passa é aquele desenho de suspensão linear que o carro está usando. Bom mas hoje são apenas hipóteses…

    Publicado por Hugle | 11/03/2009, 10:02 pm
  68. o que foi que você falou ai Hugle, poha cara não entendi nada ! mais beleza eu concordo com você.

    Publicado por pero | 11/03/2009, 11:06 pm

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