//
você está lendo...
ARTIGOS, NOTÍCIAS

A IMPRESSIONANTE BRAWN GP

(FOTOS: Brawngp.com)bgp001-301(RUBENS: um carro rápido pode ser a grande chance para calar os seus críticos)

O correspondente especial do F1 Around, James Allen, que está seguindo in loco os testes dessa semana no circuito de Barcelona, analisou de perto o desempenho de Jenson Button ontem .

Para James é preciso ser cauteloso e observar com atenção o desempenho da equipe com o peso mínimo que Ferrari e BMW carregam. Mas tudo leva a crer que a performance da equipe lembra muito o que ela mesma fez na pré temporada de 2004. Quando todos pensavam que sua boa forma era fruto de puro marketing, aquele carro acabou levando a equipe a segunda posição ao fim do campeonato.

Ontem, antes de estabelecer a volta mais rápida do dia na simulação de classificação com 1:19.127, Jenson já vinha de um belo 1:19.229, uma volta de aquecimento devastadoramente rápida. Outro ponto que chama a atenção de nosso correspondente especial, é a consistência em pernas longas de 20 voltas ou mais, variando entre 1:21 e 1:20 alto. Massa, em comparação, fez 20 voltas em 1:20 baixo.

Ontem a Ferrari estava testando com seu sistema de recuperação de energia (KERS) embarcado, o que permitia ao F60 ser 8 km/h mais rápido em reta que o BGP 001, que não terá o sistema nessa temporada, mas se valerá da vantagem de poder distribuir e equilibrar melhor seu peso com o lastro. Barrichelo, em entrevista ao competente repórter e blogueiro Luis Fernando Ramos, o Ico, sugere que “o motor Mercedes veio só para somar” — em outras palavras: o motor Honda era um dos pontos críticos no carro anterior. Rumores circulando hoje em Barcelona garantem que o V8 da Mercedes despeja 80bhp de potência a mais que o motor Honda de 2008.

Ontem, até Fernando Alonso pareceu impressionado com o novo carro, posicionado-o ao lado de Ferrari e Toyota como uma das forças nessa temporada. Massa fez coro com o bicampão espanhol, garantindo a jornalistas que o F60 não conseguiria bater o tempo de Rubens hoje.

Segundo a Wikipedia (enciclopédia on line que é tão rápida editando seu conteúdo quanto a BRAWN GP na pista), Rubens acaba de destruir o recorde da pista com 1:18.926. Se é propaganda ou não, eles impressionam, mas a verdade verdadeira só descobriremos em Melbourne, daqui a duas semanas.

About these ads

Discussão

33 comentários sobre “A IMPRESSIONANTE BRAWN GP

  1. Isso só faz aumentar ainda mais a ansiedade para o início da temporada, a hora da verdade. Talvez por isso eu tenho a sensação de que já se passou uma eternidade desde a última corrida de 2008.

    Publicado por larissago | 12/03/2009, 2:02 pm
  2. É… Eu nunca vi uma pré temporada tão longa, my goodness!! É a mais longa mesmo (alguém poderia contar os dias, please!!) ou é isso é apenas a minha ansiedade?

    Publicado por Becken Lima | 12/03/2009, 2:05 pm
  3. Continuo com o pé atrás… Num é bagunçado assim não, a equipe sai do penúltimo lugar em um ano e no outro ano quer ficar entre as três primeiras???
    Muita hora nessa calma!!!

    Publicado por Thiago | 12/03/2009, 2:08 pm
  4. Pobre Honda, tenho certeza que feio eles não vão fazer.
    1º R. Barrichello (BRA) Brawn 1min18s926
    2º N. Rosberg (ALE) Williams a 0s848
    3º T. Glock (ALE) Toyota a 1s165
    4º S. Vettel (ALE) Red Bull a 1s650
    5º F. Alonso (ESP) Renault a 1s738
    6º F. Massa (BRA) Ferrari a 1s751
    7º R. Kubica (POL) BMW a 1s814
    8º L. Hamilton (ING) McLaren a 1s943
    9º S. Buemi (SUI) Toro Rosso a 2s087
    10º G. Fisichella (ITA) Force India a 2s119

    No mínimo já conseguiram patrocinadores!

    Publicado por Jobson | 12/03/2009, 2:33 pm
  5. Toyota, Ferrari e Bmw vão ficar sem testar até a australia???

    Acho difícil hein, provavelmente terão testes fechados…

    Publicado por Thiago | 12/03/2009, 2:33 pm
  6. Estejam leves ou não, parece consenso que o carro nem de longe lembra o das últimas 2 tempordas (o Bruno Senna deve estar se remoendo por ter perdido a oportunidade de estrear com um carro que parece ser muito bom).

    E o Rubens está fazendo jus a fama de bom acertador de carros. O tempo na casa de 1m,18s (baixando mais de 1 segundo do tempo de ontem) é de impressionar.

    Ai, ai, mal posso esperar…

    Publicado por Novato | 12/03/2009, 2:34 pm
  7. Essa temporada de testes está sendo a mais divertida dos ultimos tempos!!

    Ainda mais com o tempero especial da BGP arregaçando com os tempos!!

    Acho que já nao podemos mais afirmar que esses tempos são feitos em condições extraordinárias de gasolina, set-up, etc… O carro dos caras foi bem projetado e agora tem a usina da Mercedes-Benz…

    Com a constancia e a acuracidade do Rubens na configuração do carro, creio que eles vão bem longe!

    Maldito dia 29 que nao chega logo… rsss

    Abraços

    Publicado por Rafael Mello | 12/03/2009, 3:07 pm
  8. Só pode ser marketing: um dos piores carros do ano passado, pilotado por rubens barrichello ainda, sendo que tal bólido foi o último a por as cartas na mesa e me vem com esses tempos avassaladores?! fala sério!
    Quer dizer que quem trabalhou sério desde dezembro do ano passado vai ficar atrás da Brawn? Não acredito,pra mim estamos falando do famoso cavalo paraguaio.

    Publicado por Jayme | 12/03/2009, 3:43 pm
  9. Isso mostra que tu não ta muito por dentro do assunto Jayme. Esse carro vem sendo testado “desde 2007″. Outra informação que vc não sabe é que o acordo com a mercedes está feito desde dezembro do ano passado. Esse carro definitivamente não nasceu agora e outra.. até o prório Alonso falou que poderia tirar toda o combustível que não chegaria perto do tempo de Button (1:19.127)…

    Vou colocar aqui uma frase que um amigo meu usou e que concordo plenamente.. acho que tem a ver com o seu caso:

    “Só subestima o talento de Ross Brawn e Barrichelo quem NÃO ENTENDE NADA DE F1!!!”

    Muita gente hoje está repensando as besteiras que falaram e espero muito mesmo que Rubinho cale a boca de muita gente este ano!!

    Publicado por Nóbrega | 12/03/2009, 5:01 pm
  10. Jayme… Esse carro vem sendo desenvolvido desde junho, quando o Branw viu a bomba q era o RA108, então se os outros trabalharam desde dezembro, a Honda (agora Brawn GP) está trabalhando desde junho.

    Pessoal, só confirmando a importância desse tempo de volta do barrichello hoje em 1.18.926 , olhem os tempos do Qualifing de 2008.

    http://www.formula1.com/results/season/2008/790/6501/

    Pos No Driver Team Q1 Q2 Q3 Laps
    1 1 K. Räikkönen Ferrari 1:20.701 1:20.784 1:21.813 17

    Ano passado o Raikkonen virou a melhor volta dele no Q1 em 1.20.701 !!

    Isso dá 1.775 segundos de diferença!!!!

    Esse carro em mesmas condições de classificação é um foguete!!

    Publicado por Guilherme | 12/03/2009, 5:07 pm
  11. Paixões e torcida a parte, eles não foram os únicos que começaram os projetos de forma antecipada, dos que se sabe a BMW antecipou bastante o carro desse ano, talvez até mais.

    Por favor me lembrem se eu errar, mas a BRAWN não é essa coca-cola toda não!!! Pode vir como equipe forte, na 5ª ou quem sabe 4ª posição no máximo (ao final do campeonato), Ross Brawn pode ser o competente que for, mas a coisa num é simples assim não…

    Lembro que até a Super Aguri já liderou sessão de treinos…

    Publicado por Thiago | 12/03/2009, 5:10 pm
  12. As voltas mais rapidas do Button e do Barrichello certamente foram feitas com tanque vazio, mas pelo que dizem o carro anda proximo da Ferrari/BMW quando esta de tanque cheio também.

    A Homnda trabalha neste carro a muito tempo e creio que a expectativa era por uma boa melhora este ano até a noticia de que os japoneses estavam abandonando o barco. Acreditava-se que tudo que Brawn poderia ganhar ao longo dos meses em que ele desviou as aternções da Honda para o carro se perderia ao ter que adaptar o chassis a outro motor. Segundo Brawn ele optou perla Mercedes sobre a Ferrari justamente porque as adaptações seriam muito menores. Se ele estiver falando a verdade e a perca foi pequena, a potência do motor Mercedes mais do que compensa (vale lembrar que ano passado dava pena do Barrichello e Button semprequeentravam numa das retas interminaveis do Tilke). Neste cenário a ideia de que a Brawn for o quartou ou quinto carro não é tão absurda, mas ainda espero eles mais embolados no meio do grid.

    Publicado por Filipe Furtado | 12/03/2009, 5:14 pm
  13. Gulherme, quanto aos tempos, eu já havia comentado que os carros de 2009, de uma forma geral, estão mais rápidos do que os de 2008 (pelo menos em barcelona). Basta ver que o barrichello não foi o único que baixou de 1:20

    Publicado por Thiago | 12/03/2009, 5:14 pm
  14. Depois que o Felipe Massa falou que eles (Brawn) são favoritos deve ter gente que acreditou mesmo…

    Publicado por Thiago | 12/03/2009, 5:16 pm
  15. Será que é dificil enchergar que os caras tem um foguete na mao?
    Se a BGP tiver dinheiro pra acompanhar o desenvolvimento de uma ferrari, BMW, Toyota e quem sabe mclaren, ela é uma seria candidata ao titulo.
    Pilotos eles tem, e pelo jeito carro tb.

    Publicado por Rob | 12/03/2009, 5:21 pm
  16. Foguete eu não sei, mas se juntarmos o que o Massa e o Alonso disseram, os “Brawn” estão na briga. Agora é esperar que o Rubinho não seja batido pelo Button :).

    Pra quem não viu a declaração do Massa:
    “Em relação à performance, estou realmente satisfeito, se comparado com os outros, exceto, claro, à Brawn, que foi inatingível. Neste momento, não somos o carro mais rápido da pista, mas é a tal história: vamos ver como as coisas ficam na Austrália”, analisou.

    Publicado por Filho do vento | 12/03/2009, 5:27 pm
  17. Thiago, eu acho que não é nenhum dos dois extremos. O carro é bem nascido vai lutar no topo do segundo pelotão com a Red Bull e o Alonso (e se a McLaren realmente tiver problemas o Hamilton). Acho que as voltas mais impressionantes são resultados de pouco combustivel, mas não creio que estão fazendo cena e colocando carro abaixo do peso. Segundo o Brawn entre a Honda e o dinheiro que a equipe tinha naturalmente direito pelo desempenho no ano passado, o orçamento de 2009 esta garantido (o que casa com boa parte das especulações na epoca da venda), ou seja um patrocinador agora seria bom, mas a equipe precisa mesmo é de patrocinio para 2010, então tem que estar concentrada em fazer uma temporada de 2009 decente, não pode perder um dos seus poucos testes brincando com o carro extra-leve.

    Publicado por Filipe Furtado | 12/03/2009, 5:44 pm
  18. uma coisa que me passou pela cabeça hoje: será que o acordo da mercedez com a brawn facilita a passagem de informações da brawn para a mclaren? claro que são dois projetos diferentes, mas acredito que há soluções muito inteligentes no carro da ex-honda que podem ser adotadas por qualquer projeto.

    Publicado por andre | 12/03/2009, 5:47 pm
  19. Ross em entrevista para a Autosport:

    — O carro comporta-se como esperado.

    — O foco foi primariamente na confiablidade (WOW, imaginem se fosse em set up de classificação!!!)

    — Feedback de Rubens e jenson foi importante

    — Ele espera progressos

    Muito bom para uma equipe que estava na UTI até janeiro!

    LINK:
    http://www.autosport.com/news/report.php/id/73688

    Publicado por Becken Lima | 12/03/2009, 5:50 pm
  20. André, isto é muito improvavel.

    Publicado por Filipe Furtado | 12/03/2009, 5:51 pm
  21. Rubens no Livio Oricchio:

    “Mas os tempos foram obtidos com o carro dentro do regulamento, com 605 quilos de peso mínimo? “Em todas as circunstâncias”, garante Rubinho.

    Quando o Ross Brawn viu que o carro do ano passado não iria para frente, em maio ainda, passou a concentrar as atenções no projeto deste ano”, disse ele. “E depois, enquanto se definia o futuro do time, os estudos do novo carro prosseguiram, coordenado por um técnico competente como o Ross Brawn.”

    Outro aspecto sinalizado por Rubinho é a diferença de motor. Os técnicos da Brawn já viram que o Mercedes apresenta melhor resposta em todos os parâmetros se comparado ao Honda. “Temos certeza de ter um grande carro. Mas não vamos nos iludir com o resultado de hoje (ontem). O Button simulou uma classificação e o Massa, uma corrida.”

    Publicado por Becken Lima | 12/03/2009, 5:58 pm
  22. Becken,
    O blog esta otimo, em meus favoritos em tempo recorde.

    Mas… so uma pergunta: Vc ja avisou ao James Allen que ele eh seu correspondente especial?

    Publicado por JayTee | 12/03/2009, 7:15 pm
  23. Hei, Jay, thanks, mate :)

    Sobre o parceiro do F1 Around, o correpondente James Allen, não, não avisei, mas “pingou” um pingback no post dele, ao menos.

    Pelo que eu sei o Financial Times e a iTV pagam bem para ele, eu acho que ele não vai se importar de trabalhar “de grátis” para esse humilde e minúsculo blog na periferia da F1 ;)

    Publicado por Becken Lima | 12/03/2009, 7:21 pm
  24. Pow Becken já que você conseguiu pegar o James allen, que tal fazer um contato com o Edward Gorman. Mas acho que agora não dá, ele ainda tá de férias, uma pena. :(

    Publicado por mp4-23 | 12/03/2009, 11:01 pm
  25. Como a Bridgestone é patrocionadora da Brawn, ela está fornecendo borrachas especias para a equipe durante esses testes, pois n há fiscalização da FIA. Uma forma de manter a moral dos japoneses em alta.
    Um passarinho me contou…

    Publicado por O Polêmico | 13/03/2009, 10:17 am
  26. Essa aí não é da sua fonte times new roman 10 não?
    hehehehe

    Vamos então entrar no jogo, supunhetamos:

    Realmente a brawn é mais rápida que todo mundo, e a única que tem o bico do carro baixo, será que alguém vai testar essa configuração até a australia pra copiá-la?

    Publicado por Thiago | 13/03/2009, 10:35 am
  27. O recorde de Jerez ainda não foi quebrado. O do Senna é de 1’18.387.
    Fonte: http://www.chicanef1.com/indiv.pl?name=Jerez&type=i

    Publicado por Andy | 13/03/2009, 12:46 pm
  28. Recorde em prova oficial, por dia 11/02 o Buemi marcou 1’17”591 com a toro rosso de 2008.
    E deve ter tido voltas bem mais rápidas em treinos na época dos motores V10.

    Publicado por Thiago | 13/03/2009, 1:57 pm
  29. Nóbrega, desde a época do guaraná com rolha que a torcida brasileira aguarda que o Rubinho cale a boca de alguém… em vão.
    Não retiro uma vírgula do que disse e se vc espera que ele seja um sucesso, espere sentado, porque será mais uma decepção.
    Não subestimei Ross Brawn, nem seria idiota para tanto; mas com relação ao Rubens, já disse isso aqui e repito: ele é um piloto burocrático na condução dos seus bólidos.

    Publicado por Jayme | 13/03/2009, 2:55 pm
  30. Issoaí Jayme, Imagino o Rubinho em segundo colado no primeiro:
    Manda um memorando em três vias, uma pro diretor da equipe dele, outra pro direto da equipe adversário e outra pro piloto da frente, solicitando que, s.m.j, facilite uma ultrapassagem, tudo tudo durante a prova.

    Rubinho Barrichello pode ser um bom piloto mas passa longe do arrojo e da intrepidez…

    Publicado por Thiago | 13/03/2009, 3:33 pm
  31. Issoaí Jayme, Imagino o Rubinho em segundo colado no primeiro:
    Manda um memorando em três vias, uma pro diretor da equipe dele, outra pro direto da equipe adversário e outra pro piloto da frente, solicitando que, s.m.j, facilite uma ultrapassagem, tudo isso durante a prova.

    Rubinho Barrichello pode ser um bom piloto mas passa longe do arrojo e da intrepidez…

    Publicado por Thiago | 13/03/2009, 3:34 pm
  32. Talvez o maior problema da carreira de Rubens Barrichello não seja o episódio da Áustria em 2002, as inúmeras quebras, ou o fato de estar na categoria há 16 anos sem resultados expressivos.

    O maior problema na carreira de Rubens Barrichello é simplesmente o tamanho de sua boca. Sim, pois temos 2 orelhas e uma boca, mas o nosso querido piloto aí não sabe usá-la na proporção correta. Fala demais. Cria expectativas demais.

    O cara ressurge das trevas aos 48′ do segundo tempo, cai de pára-quedas numa equipe graças às circunstâncias da debandada japa. Sua nova chance, vem da exigência de se apostar em pilotos experientes, não fosse isso estaria de fora, vendo uma nova revelação sentar a bota nesse incrível e misterioso BGP001.

    Então, o mais lógico, já que o cara nunca teve lá muita moral para arrotar vitórias, seria ficar de boa, manter esse ar de incredulidade ante a nova, recém e surpreendente equipe. Seria talvez sua volta por cima, sem querer provar que sempre esteve certo, porque de fato não esteve. E assim passaríamos a admirá-lo como piloto.

    Quem tem pressão em 2009, é Lewis Hamilton, campeão do mundo. É Felipe Massa, que tem de demonstrar que sua evolução não parou em 2008. Kimi, que deu vexame na última temporada. Você não Rubens.

    Só que, eis que nosso grande brazuca caricato não consegue. “Se a corrida fosse hoje, seríamos pole em Melbourne”. “O carro é isso, o carro é aquilo”.

    Prá quê isso Rubens? Prá quê?
    Vamos estrear essa barata primeiro, em condições de campeonato. Esperar, como sempre se faz, algumas 5 ou 6 corridas para se ter uma idéia do nível das equipes.

    Depois esse oba-oba não vinga, o que é perfeitamente possível e também compreensível, e ele acumulará gerações a criticá-lo. Sim, pois com 16 anos de carreira, é perfeitamente possível que num domingo de manhã, estejam lá um senhor de 65 anos, com seu filho de 40, o neto de 15 disparando horrores contra o grande Barrica.

    Mas eles estarão errados, né Rubens?

    Publicado por Iomau | 13/03/2009, 4:35 pm
  33. AUVDvi zskrftfxfykp, [url=http://ewbtiyrbgsbp.com/]ewbtiyrbgsbp[/url], [link=http://bgrbkrdodgda.com/]bgrbkrdodgda[/link], http://ufegeoleshud.com/

    Publicado por zdrnnqdasa | 27/03/2009, 8:52 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 37 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: