//
você está lendo...
ARTIGOS

ESPECULAÇÕES SOBRE PIQUET JR

(FOTO: Renault/Divulgação)o-drama-de-piquet(NELSON: especulações sobre o seu futuro aumentam)

Há muita especulação nesse momento respeito do futuro de Nelson Piquet na Formula 1. Tudo começou com uma matéria no diário esportivo espanhol AS, especulando que uma cláusula no contrato de Piquet vincularia a sua permanência na equipe ao seu desempenho. Nelson teria supostamente três corridas para virar o jogo a seu favor.

Hoje, dois pesos pesados do jornalismo especializado em F1, com atuação dentro do paddock, informam que o piloto brasileiro está sob intensa pressão para entregar resultados e conseguir algum suspiro e sobrevida na categoria. O super jornalista Joe Saward, um dos sujeitos mais bem informados do paddock, escreveu hoje em seu blog:

“…Mais tarde eu trombei com um figurão da Renault para me informar sobre a performance da equipe esse ano. O difusor novo, disse ele, é o grande salto de desempenho visto em 10 anos na equipe. Ele reconhece que isto faria uma grande diferença. Nós também discutimos o futuro de Nelson Piquet Jr, que será bem curto se as coisas não evoluírem dramaticamente…”

James Allen é outro que foi a cata de informações sobre Nelson. Para James, Nelson terá um momento crítico amanhã, sendo crucial sua passagem para o último estágio da classificação. Há na equipe a consciência de que Nelson não teria desculpas para andar 0.9 décimos abaixo do tempo de Alonso contando com um carro rigorosamente igual ao do bicampeão, tanto em termos de atualização aerodinâmica quanto de nível de combustível.

Hoje, na coletiva para os jornalistas brasileiros, Nelson parecia uma vez mais para baixo, mas racionalizou o apoio que vem recebendo de Flávio Briatore até aqui:

“Sinto o apoio da equipe. O Flavio [Briatore] não está sendo o que sempre foi. Ele está tentando ignorar completamente os problemas, não ser ele nessas horas, pois, normalmente, ele estoura. Está sendo até bom para ele aprender a se controlar e me dar espaço, sem criar turbulência e atrapalhar.”

A entrevista tem um tom até comovente, com Nelson parecendo ter nos jornalistas e na conversa com eles uma oportunidade para desabafar sobre os problemas e dificuldades que enfrenta com o carro e com a extrema pressão que pesa sob os seus ombros nesse momento.

Para James Allen, se Nelson falhar nas próximas corridas, o piloto mais cotado para substituí-lo é o francês Romain Grosjean.

About these ads

Discussão

9 comentários sobre “ESPECULAÇÕES SOBRE PIQUET JR

  1. Eu acho o Nelsinho sem ação. Ele demonstra o seu inconformismo como se fosse um paciente terminal na fila do SUS.

    É claro que ele tecnicamente não é um gênio, mas também não acredito que ele seja essa bomba aí.

    Agora, com uma clareza solar, evidencia-se a parcialidade da Renault. O coitado corre com os restos. É desculpa para andar 9/10 atrás de Alonso? Eu disse ALONSO. Sinceramente… acho que sim.

    O próprio engenheiro do Nelson, deve gostar tanto quanto ou mais de video-game, i-pod e etc, do que ele. Acho que paira um certo amadorismo no lado do box do Nerso, talvez uma diferença muito grande de staff técnico e equipamento entre os pilotos. São coisas de uma equipe que não conta com um esbanjo de recursos. Briatore sabe disso, mas tem que ter um ladrão pra escoar a o seu excesso de problemas.

    Em termos gerais, acho Nelson meio injustiçado.
    Meio Emo, mas injustiçado.

    Publicado por Iomau | 24/04/2009, 5:14 pm
  2. É, provavelmente o substituto será Grosjean, mesmo. Mas, sei não. Não acredito no potencial desse franco-suíço. Gostaria de ver Di Grassi tendo uma chance na equipe, e talvez a “re-contratação” do brasileiro por Flavio Briatore acene com essa possibilidade.

    Sou um dos maiores críticos de Piquet, mas confesso que neste momento estou com pena do garoto. Chegou tão badalado à Fórmula-1 e sairá pela porta dos fundos, com um desempenho quase tão pífio quanto o de Antonio Pizzonia…

    Publicado por Hugo Becker | 24/04/2009, 7:05 pm
  3. Não sei, HUgo, mas ainda há tempo para ele reagir.

    A pista do Bahrein é relativamente fácil para se pilotar com aquelas longas retas e Barcelona uma pista que ele conhece muito bem.

    Tenho certeza que ele eleverá o seu nível de pilotagem na Europa, mas o que será que a equipe espera dele? Esta é a chave da questão.

    Ele mesmo afirmou que sua diferença para o Alonso é de 3 a 4 décimos, talve Briatore e a equipe esperem isso dele.

    Temos um grid hoje com os carros espalhados entre 1.5 segundos, o que quer dizer que uma diferença aceitável entre ele e Alonso seriam de 3 a 4 posições por classificação e corrida.

    Difícil saber com certeza, mas eu presumo que seja algo dessa natureza…

    Publicado por Becken Lima | 24/04/2009, 7:14 pm
  4. Um piloto mediano que teve durante sua carreira o “patrocinio” da Piquet Sports: ninguém quer contratar meu filho, eu monto uma equipe pra ele. Deu no que deu!

    Publicado por nasser | 24/04/2009, 7:15 pm
  5. Situação complicada pro Piquet Jr.
    Sou fã de carteirinha do Piquet pai, mas o filho é decepcionante. Assisti às corridas da GP2 e na epoca que ele foi vice, atraz do Hamilton, Sinceramente eu esperava mais do garoto, não entendo como ele é tão ruim… Ele teve seu momento de glória no GP da Alemanha mas só foi aquele (e com uma bela ajuda da sorte). Bom se ele cair fora da Renault quem sabe a Piquet Sports não monta uma equipe pra correr na F1 ? Piquet mesmo já teve essa ideia no passado.

    Publicado por I. David | 24/04/2009, 7:33 pm
  6. As vezes dá pena do Nelson Jr.
    Me parece que o segundo carro da Renault é utilizado para avaliações. Avaliam o piloto, os mecânicos, o engenheiro de corrida… e quando o resultado é ruim não se sabe a quem culpar. Claro que boa parte do desempenho inferior ao carro 1 é culpa do Nelsinho, mas acho que nem o Briatore sabe quanto seria isso…

    Publicado por KBK | 24/04/2009, 10:49 pm
  7. A unica razão pela qual o Grosjean não foi efetivado ainda é o temor a Renault em queima-lo, agora se eles sabem que as chances do Alonso ir para Ferrari ano que vem é real, é uma boa dar o garoto rodagem desde já. Com a possivel exceção do Hulkenberg, é o piloto com maior potencial entre os que estão na GP2, mas ainda erra muito, eles tem que ser cuidadosos com ele. Agora o curioso é que se este cenário for adiante existe uma bela vaga aberta para o Bruno Senna na GP2.

    Publicado por Filipe Furtado | 25/04/2009, 4:35 am
  8. Essa história de o pai montar a equipe, como motivo para justificar o bom desempenho nas categorias inferiores não procede. Hoje em dia as vagas são compradas. Praticamente todos eles tem algum “papai”. A diferença é que o do Nelsinho conhece mais das coisas e resolveu montar equipes. Por outro lado, quando chegam a F1 acontece coisas como: Na Ferrari era tudo pro alemão; na Renault (que não tem muita coisa) o que tem é pro Alonso. Tomara mesmo que o Nelson (pai, nessa época de menos gastos, arrume patrocinio, equipe técnica e resolva montar uma equipe com tudo para o filho. Ele deu mole em deixar o filho sob os cuidados do tal Briatore (o cara até parece um pouco o Galvão Bobeno).

    Publicado por Antonio Carlos Noronha | 25/04/2009, 7:06 pm
  9. Interessante a frase do Nelson Piquet sobre o problema do filho ser com o carro leve, para voltas em classificação.

    Eu acompanhei a corrida com a cronometragem da FIA e prestei atenção nas voltas do Nelsinho e do Alonso, e no 2º e 3º stint ele foi constantemente mais rápido que o Alonso, chegou ao 3º stint a 17 seg. do Alonso e terminou a 12 seg.

    Mais interessante ainda foi o fato dele pai, dizer que a equipe não o esta ajudando, colocando ele pra treinar nos treinos livres com o carro lotado de gasolina para a corrida. E que eles devem ajudar o pimpolho nas proximas corridas. E ajudando ainda mais com apoio moral.

    Essa estória de apoio moral é por conta dele pai, mas que se ele tem dificuldades em treino com o carro pra voltas rápidas e não esta acertando o carro para isso eu creio que a equipe esta sacaneando o moleque.

    Publicado por Claudemir Freire | 28/04/2009, 1:38 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 37 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: