//
você está lendo...
ARTIGOS

Red Bull despreza o pódio de Mark Webber, mas Vettel tem ainda muito que aprender com o veterano

(Imagem: Red Bull/Divulgaçãomark webber(MARK E O SEU TROFÉU: Um pequeno lembrete para a Red Bull de que a equipe tem um talentoso “segundo” piloto nas mãos)

Clique [AQUI] para ler mais sobre o pódio de Mark Webber na Espanha e sobre o seu embate com o jovem Sebastian Vettel até aqui na temporada.

__________________________________________________________________________

Um dia após a corrida, as crônicas de bastidores do GP da Espanha começam a chegar até nós. Com a polêmica das estratégias de Barrichello e Button devidamente esclarecida, a história mais interessante é sobre os micros relato pós-prova em torno do pódio de Mark Webber.

Segundo dois dos mais influentes e bem informados “insiders” da Formula 1, James Allen e Adam Cooper, o pódio de Mark, resultado de uma vigorosa defesa de posição frente a Alonso e de uma grande segunda perna de corrida, foi recebido com relativo desprezo pela Red Bull. Desprezo personificado na pessoa de Helmut Marko, mentor de Sebastian Vettel e gerente de todo o programa de patrocínio ao automobilismo da companhia. Um dos engenheiros de Mark foi até irônico com o clima para baixo dentro da equipe após as corrida: “Estou satisfeito que ao menos alguém [ele mesmo] esteja feliz por aqui [referindo-se ao resultado de Mark].”

Obviamente, Sebastian é o capital mais valioso da Red Bull no momento e isso é compreensível. Ao mesmo tempo em que tem o explosivo talento para extrair o real potencial em termos de velocidade pura do RB5, o jovem alemão é também a melhor representação da descolada cultura e identidade que a Red Bull deseja transmitir e vender para o mercado. Sebastian tem um senso de ironia e verve raros de se encontrar em alguém tão jovem. Cada pódio seu multiplica essa impressão para o público.

O problema é que estar a bordo de um carro competitivo vem revelando que Vettel ainda tem uma longa estrada de desenvolvimento como piloto à sua frente. A despeito da vitória soberba na China, largando da primeira fila, ele tem mostrado que falta agressividade natural à sua pilotagem, principalmente quando há oponentes fortes, mas com carros minimamente mais lentos à sua frente.

Enquanto ele se viu impassível atrás de dois carros energizados com o KERS, seguidamente em duas corridas, Mark Webber mostrou-lhe como se defender e combater carros com o sistema no GP da Malásia, em uma batalha feroz com Lewis Hamilton, e na Espanha, em uma briga arriscada e no limite com o Super Fernando Alonso.

Enquanto ele parece titubear, Lewis Hamilton, o mais agressivo piloto da F1 hoje, parece ter um prazer sádico em predar adversários à sua frente.

Os tempos no Q2 e na classificação, mostram que Vettel tem alguns “bits”, porções, a mais de velocidade pura que Webber — Algo que os reflexos apurados de sua juventude lhe oferecem, mas em termos de habilidade e inteligência estratégica, Webber ainda está bem à frente do “sobrinho” de Schumacher.

Verificando alguns números de classificação, Webber aparenta uma curva de evolução na temporada, talvez um sinal de que a sua perna fraturada na pré-temporada esteja totalmente recuperada, mas é estranho que ele largue do Q3 constantemente mais pesado que Vettel.

A vantagem no Q2, que na primeira prova do ano era de 0.1 décimo a favor de Vettel, diminuiu para 0.05 nas duas corridas seguintes, e na Espanha transformou-se em 0,2 décimos a favor de Webber, a marca mais expressiva entre os dois até aqui na segunda fase da classificação. Mas Vettel equilibrou, impondo no Q3 0.35 décimos com carros rigorosamente iguais no peso.

O pódio desprezado pela Red Bull foi a chance de o velho Webber mostrar que, afinal, a Red Bull tem um grande segundo piloto, mas desconfio que Sebastian seja tão adulado e mimado quanto Lewis Hamilton foi na McLaren. Veremos até onde isso seja um fator que influa no desenvolvimento da temporada e na interessante briga entre os dois.

About these ads

Discussão

41 comentários sobre “Red Bull despreza o pódio de Mark Webber, mas Vettel tem ainda muito que aprender com o veterano

  1. Não sabemos exatamente o que rola nos bastidores, e concordo em termos com o que vc disse. Só restou citar que Webber utiliza os acertos de Vettel, e quem admitiu isso foi o próprio australiano. Além disso, se é verdade que o carro da Red Bull foi muitíssimo bem concebido por Adrian Newey e tem um potente motor Renault por trás, também é verdade que 1) A motivação de um projetista ao conceber um carro é muito maior quando se sabe que quem vai dirigi-lo é um piloto com extremo talento, não um veterano que nunca (até esse ano) havia mostrado a que veio; 2) Vettel foi o responsável pelo enorme upgrade da pequenina Toro Rosso em 2008, e o fez de forma muito rápida na Red Bull em 2009. Até então ambas as equipes sofriam com Liuzzis, Speeds e Coulthards da vida, e mesmo Mark Webber nunca havia conseguido nada de muito útil com relação ao desenvolvimento da equipe – se não me engano, seu primeiro pódio com a Red Bull foi justamente em 2009.

    Não é coincidência, isso parece bem claro. Além disso, ultrapassar no chatíssimo traçado espanhol é missão pra poucos, muito poucos – tanto que não se viu o festival de ultrapassagens que Hamilton sempre protagoniza, e o único lance de disputa árdua na prova foi justamente de Mark Webber com Alonso, um único lance – muito bonito, por sinal – mas que ficou só naquilo. Para não dizer que não vimos nenhum outro lance, vimos o próprio Hamilton ultrapassar Piquet – mas aí não conta, por motivos óbvios.

    É compreensível a frustração da equipe, mas daí a minimizar dessa forma o resultado de Webber, acho muito exagero.

    Publicado por Hugo Becker | 12/05/2009, 1:34 pm
  2. Realmente Mark Webber fez uma bela corrida, chegou em terceiro pressionando Barrichello no fim e ainda deu o troco no Alonso na relargada.

    Publicado por Jobson | 12/05/2009, 1:37 pm
  3. Hugo – essa informação sobre os set-ups é interessante, se vc tiver um link seria valioso para dividí-lo com o pessoal que comenta por aqui.

    Sobre o restante do comentário:

    Acho exagero dizer que uma das inspirações de Adrian Newey para conceber o RB5 foi ter o Vettel pilotando o carro, na verdade, esse carro estupendo, é resultado da reelaboração das novas regras com o talento e engenhosidade do próprio Newey.

    Não acho que o Bourdais, que dividiu a Toro Rosso com o Vettel, seja parâmetro para se mesurar a capacidade do Vettel e o calor que o francês vem tomando do Buemi, que parece razoável mas não espetacular, demonstra bem isso.

    O ponto do post é que o Vettel tem uma curva de aprendizado para cumprir maior do que se pensa e se projeta para ele nesse momento, mas não descarto em nenhum momento que ele faz parte dessa novísssima geração de bons pilotos, mas para provar que pode ganhar títulos, precisa evoluir em outros campos de sua pilotagem.

    Ele às vezes parece um veterano quando lidera uma corrida, mas eu apenas desejo vê-lo ganhado provas de outra forma que não largando na frente e deixando os adversários para trás por causa do sprya de água na cara.

    É só isso, o mínimo para alguém que projetam como o novo Schumacher. :)

    Publicado por Becken Lima | 12/05/2009, 1:50 pm
  4. Tenho uma opinião simplória sobre essa relação equipe-piloto.

    Se tem uma coisa que chefe de equipe adora e bajular algum piloto.

    Senna – relegou o Prost que era bi-campeão.

    Mansell – fez gato e sapato do Nelson em 86, mas tomou o troco em 87.

    Alonso – espisinhou Trulli e posteriomente Fisichella.

    Hamilton – foi o algoz dos italianos em 2007.

    São casos mais recentes e vividos na nossa memória.

    Webber sempre foi tido como um piloto rápido, eu só não sábia que ele não passa bons feedbacks a equipe, mas com um carro bom vem se mostrando capaz de andar na frente sem erros grosseiros, coisa que não vi em sua carreira.

    Mas todos na Red Bull só tem olhos ao pimpolho-Vettel o que se mostra natural dentro de uma relação equipe-piloto, então não ha como reclamar, apenas acelerar e fazer sua parte na pista, mostrando ao pimpolho que ele tem algo a aprender com o ancião.
    ________________#_____________________

    Numa das transmissões da Globo-Sportv, alguma anta platinada disse que a relação Hamilton e corpo técnico da Mclaren estavam estremecidas, havendo um racha dos mecânicos com o piloto, alguém aqui tem alguma notícia sobre isso ?

    Publicado por Claudemir Freire | 12/05/2009, 2:05 pm
  5. Link interessnate sobre Webber copiando os setups de Vettel:

    http://www.crash.net/formula+one/news/145675/1/tensions_between_red_bull_f1_duo_vettel_and_webber.html

    Frase:

    Though Vettel has held the upper hand in qualifying on all three occasions to-date, however, Webber has rarely been too far behind, and when both had a clear track ahead of them in Shanghai, there was in truth little to choose between them. That, Marko suggests, is a product of Webber – despite boasting 95 more grand prix starts to his name – having begun to copy his 21-year-old team-mate’s settings on the Renault-powered RB5, and the Austrian conceded that ‘harmonic’ is not the best word to describe the pair’s relationship.

    “No,” he replied in an interview with sportnet.at. “Rather, I would call it healthy competition. In the beginning Mark resisted using Vettel’s set-up – he would not accept it. Now he uses it because it is just faster.”

    O interessante é que é o mesmo Helmut Marko “causando” ao revelar que o Webber copiou o set-up do Vettel na China.

    Publicado por Becken Lima | 12/05/2009, 2:06 pm
  6. Becken, notícia fresquinha.

    Stefano Domenicali, chefão da escuderia italiana Ferrari, teria pedido ‘a cabeça’ do piloto finlandês Kimi Räikkönen ao presidente Luca di Montezemolo – de acordo com o jornal britânico Daily Star. Montezemolo pediu mais paciência com o campeão 2007.

    http://www.meionorte.com/noticias,diretor-da-escuderia-pede-a-cabeca-de-kimmi-raikkonen,72518.html

    Essa foi boa, basta saber se é verdade, mas como a fonte é a BBC é de se olhar com calma.

    Publicado por Claudemir Freire | 12/05/2009, 2:20 pm
  7. Erro, a fonte é o Daily Star.

    Publicado por Claudemir Freire | 12/05/2009, 2:26 pm
  8. Desculpa, mas hoje eu estou barrichelliando, rsrsr.

    O Link original da notícia.

    http://www.dailystar.co.uk/motorsports/view/80060/Kimi-D-Day-as-Ferrari-threaten-axe/

    Publicado por Claudemir Freire | 12/05/2009, 2:32 pm
  9. Webber foi bem nessa corrida, mas um detalhe: Alonso não usou KERS na espanha.

    Publicado por Anonymous | 12/05/2009, 2:34 pm
  10. Webber foi bem nessa corrida, mas um detalhe: Alonso não usou KERS na espanha.

    Obrigado pela informação “Anonymous”. Felizmente ela não compromete a lógica central do que foi escrito.

    Abraços!

    Publicado por Becken Lima | 12/05/2009, 2:55 pm
  11. Claudemir – eu li a matéria, mas não há nada de novo lá. o Daily Star, acho, é um daqueles típicos tablóides ingleses e a matéria no geral é um resumo das especulações junto com a enumerção dos fatos que comprovam a má forma da Ferrari. Nada que já não saibamos! :)

    O Kimi tem um contrato com a equipe e pretende cumprí-lo, pelo menos foi o que ele reiterou para a BBC no final de semana.

    Algo que eu imagino na ida do Alonso para a Ferrari, é entender até onde os “ínputs” do Fernando poderiam ajudar a evoluir esse carro, mas contra erros crassos de estratégia da própria equipe, como nos últimos dois anos, seria uma luta inglória para ele.

    Publicado por Becken Lima | 12/05/2009, 3:29 pm
  12. Becken ,

    Indo para esse caminho , Alonso entra sai Kimi, vc veria a vaga do Kovalein passada ao Raikkonen ?

    Engracado que tudo deve girar em torno do Alonso, mas tem muita gente que tera seu ultimo ano de contrato em 2009.

    Eu honestamente nao vejo o Alonso na Ferrari antes de 2011.( Mas vc nunca sabe ).

    Alias,o Kimi veio a Ferrari pela mao do Todt e o ” approval ” do Montezemolo nao ?

    Um abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 12/05/2009, 3:44 pm
  13. vettel não precisa evoluir tanto assim para ser campeão. teve um que bateu na traseira de um carro parado e no mesmo ano foi campeão. eu acredito em qualquer coisa…

    Publicado por andre | 12/05/2009, 4:06 pm
  14. “Enquanto ele parece titubear, Lewis Hamilton, o mais agressivo piloto da F1 hoje, parece ter um prazer sádico em predar adversários à sua frente.”

    Becken,

    Sinto uma certa ponta de proteção a Lewis Hamilton em detrimento de Vettel nesse post.

    Você fala como se Vettel ainda não tivesse credenciais para ser campeão, ou seja, como se ele não estivesse à altura de Hamilton. Ora, se Hamilton conseguiu, porque Vettel não teria a possibilidade de título?

    Vettel conquistou duas vitórias em equipes muito inferiores à McLaren, em condições de pilotagem extremamente difíceis e sem cometer erros, portanto, não vejo porque Hamilton seria mais piloto que o alemãozinho.

    Agora com relação a Webber, sinceramente, ele é um cara que não tem a menor condição de superar Vettel (só esporádicamente o fará), portanto, não vejo porque a equipe apostar nele.

    Já Vettel, pelo que demonstrou até aqui, é sim um piloto que pode ser apontado como futuro campeão mundial, isso se já não o for esse ano. Definitivamente, Vettel tem talento e habilidade para tanto e tenho certeza que provará isso no decorrer da temporada.

    Sua notória preferência por Hamilton e McLaren obscureceu sua imparcialidade neste post.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 12/05/2009, 4:48 pm
  15. Opa, opa…

    Sinto uma certa ponta de proteção a Lewis Hamilton em detrimento de Vettel nesse post.

    Você fala como se Vettel ainda não tivesse credenciais para ser campeão, ou seja, como se ele não estivesse à altura de Hamilton. Ora, se Hamilton conseguiu, porque Vettel não teria a possibilidade de título?

    Não Cassius, leia com mais atenção… ;) Em momento nenhum eu passo sem reconhecer o talento do jovem Vettel, não desmereço o que ele tem de melhor. Pelo contrário.

    O que eu acho é que ele anda está em desenvolvimento, muito mais do que se julga e as corridas dele no Bahrein e na Espanha mostram isso claramente, que ele tem que desenvolver habilidades como ultrapassagem.

    Usei o exemplo do Lewis de forma mínima e vc se ateve apenas a isso quando todo o conjunto procura enfatizar apenas que ele precisa evoluir, como certamente o Lewis precisa evoluir tb.

    Usei o exemplo do Lewis também porque, afinal, ele é o sujeito mais agressivo do grid, um das qualidades que nele sobra (e que também às vezes lhe prejudica) mas que no Vettel não veio ainda à superfície.

    Há algo essencial no post que também deve se prestar atenção que é o fato do Webber ser muito melhor do que se imagina. O que eu não entendo é por que há uma certa antipatia pelo Webber (será que tem a ver com o Galvão?), quando é a primeira vez que ele tem um carro vencedor nas mãos ma sninguém parece atento a isso. Ele vem fazendo um ótimo trabalho esse ano, ficando bem perto do Vettel quando todos imaginavam que ele seria destruído.

    No final, talvez os pequenos bits de velocidade do Vettel prevaleçam, mas o não será tão fácil quanto se pensava…

    Publicado por Becken Lima | 12/05/2009, 5:01 pm
  16. Off Topic – A ferrari acaba de anunciar oficialmente o que ela ja vinha bradando pelo Pit. Ficará de fora do mundial 2010 se a regra não for mudada.

    Becken, o que vem se falando lá fora sobre esse assunto?
    Será que a Toyota e os touros vermelhos acompanharão realmente a Ferrari?
    A Fota pronuciar-se-a oficialmente quando?

    Isso ainda dará pano-pra-manga, como dizíamos lá em Minas…

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 12/05/2009, 5:51 pm
  17. Tô tentando escrever algo para a noite, Fernando…

    Publicado por Becken Lima | 12/05/2009, 5:56 pm
  18. O mais interessante no comentário do Marko é a sugestão de que Webber não gostou muito inicialmente da idéia de usar os set ups do Vettel (é bom destacar que é extremamente improvável que seja algo que aconteça o tempo todo).

    Sobre o Raikonnen acho que ou ele corre na Ferrari ano que vem ou se aposenta. Até acredito que exista dentro da equipe um movimento para convence-lo a sair, mas não vão manda-lo embora se ele se recusar.

    Publicado por Filipe Furtado | 12/05/2009, 6:14 pm
  19. Beleza DON Becken,

    Nao temos pressa mas que sera bem vindo, como sempre, sera.

    Abraco,

    Piccione

    Publicado por Fernando Piccione | 12/05/2009, 6:21 pm
  20. Muito bom, na minha opini’ao o seu post reflete toda a verdade atual.
    Sempre digo que Vettel AINDA não é melhor do que muita gente no grid atual, ainda. O garoto é muito bom sim, mas assim como Hamilton em seu primeiro ano, precisa evoluir, e Vettel parece não ter evoluido tanto com ingles, e não tem nada a ver só com resultdos, pq tds sabemos que o carro que Vettel dirigia té o no passado era incomparavel com o de Hamilton.
    A comparação entre os dois piloto, independe de sobrepor ou ofusca Hamilton ou Vettel, a questão é que são semelhantes, 2 jovens promessas, de certa forma, “geniais”.

    Hugo, setup copiado, por setup copiado, o Button copia o do Barrica, e o proprio Jenson tb já admitiu isso, não tem problema algum, e isso é mais que normal na F1, copia-se o acerto do carro que parece mais estável, óbviamente, é o melhor a se fazer.

    Acho que Vettel pode sim vir a ser campeão, mas creio que ainda falta muita coisa, principalmente constancia, e como seu adversário ao titulo esse ano tem se mostrado muuuuuuuuuuito bom nisso, acredito que o titulo nao sai esse ano ainda nao…
    mas, só o tempo dirá…

    bjoooos

    Publicado por Ingryd Lamas | 12/05/2009, 6:23 pm
  21. Mas o carro do Vettel ainda é inferior a Brawn em ritmo de corrida, e no inicio do ano era inferior, entao sinceramente eu acho que nao da para termos a opiniao como se ele tivesse carro para vencer, ele ainda nao o tem, mas a cada dia esta mais proximo disso acontecer.

    Publicado por Claudio CArdoso | 12/05/2009, 6:36 pm
  22. Becken –>

    Contribuindo para o artigo que voce vai escrever, o James Allen coloca um dado interessantissimo.

    Ele diz que existe a possibilidade das empresas de televisao e promotores, terem em clausulas contratuais, que determinadas equipes devem participar do campeonato, e que isso provavelmente aconteceu quando tivemos o episodeo separatista de 2004, e que eles ficaram obviamente receosos de ficar com um campeonato mico na mao para transmitir.

    Publicado por Claudio CArdoso | 12/05/2009, 6:48 pm
  23. Realmente Webber me impressionou na corrida da Espanha, até pela TV não ter destacado sua evolução durante a prova.
    Em relação a pódio, Webber conseguiu um em 2007,
    no caótico grande prêmio da Europa sob um temporal. Os dois carros da RBR foram bem (Coulthard foi 4º).

    Publicado por Bruno A. Tomczyk | 12/05/2009, 7:39 pm
  24. Digam o que quiser, mas pra mim o Webber contra o Vettel tá melhor que o Barrica contra o Button!

    Ta deixando de ser leao de treino. No final a competição com o Vettel para estar fazendo bem a ele!

    Publicado por F1Slick | 12/05/2009, 8:09 pm
  25. Fala, Becken!

    Eu me recordo de ter lido em algum lugar, se não me engano após a dobradinha da Red Bull, o próprio Webber admitindo que quando necessário copiava os acertos do Vettel. Tudo em tom bem humorado, mas ainda assim uma declaração real.

    Mas nesse ponto eu concordo plenamente com vc: Vettel tem ainda uma enorme curva de aprendizado para cumprir. Claro que potencial ele tem, mas ainda não é um diamante já lapidado. Digamos que está pela metade. Inclusive disse isso em um comentário no blog do Felipe Maciel:

    “Hugo Becker disse…

    Olha, o cenário parece ter se definido. É Button versus Vettel, esse ano. A não ser que ocorra uma mudança muito radical no atual cenário.

    Button e Vettel. O velho Button, o novo Vettel. O iluminado e experiente Button, o fenomenal e inexperiente Vettel.

    Sim, Vettel é um fenômeno. E está em franca ascenção – rápida demais, até. Mas acho que a experiência vai pesar. E acho que, embora estejamos apenas na quinta etapa, Button é favoritíssimo ao título.

    Uma espécie de Damon Hill da década de 00.

    9 de Maio de 2009 13:36″

    Também acho que Bourdais não serve de parâmetro de comparação com Vettel, justamente por isso não fiz a comparação. Estamos falando de uma vitória com uma ex-Minardi, nem cabe comparação a nenhum deles, nenhum deles (Liuzzi, Speed, Bourdais) chegaria perto de fazer algo parecido.

    Quanto à motivação de um projetista, é claro que Newey é auto-suficiente e pode fazer um piloto mais ou menos andar bem em um carro fantástico – ele próprio já o fez tanto na Williams quanto na McLaren. Mas acredito que um piloto com bom calibre pode polarizar a situação de tal maneira que isso deve motivar a pessoa que vai projetar o carro. Se você fosse um projetista, se preocuparia pura e simplesmente com sua obra-prima, de forma individualista, ou se preocuparia também com quem irá desfrutar de sua obra? Se eu fosse o Newey, teria muito mais ânimo em construir um carro para o Schumacher do que para o Fisichella, por exemplo. Mas aí é questão de opinião, é uma linha de raciocínio que estou seguindo e que pra mim parece lógica, mas que de fato pode estar claramente equivocada, só estamos trocando opiniões.

    Ah sim, em tempo: estou bem longe de achar Vettel o novo Schumacher, viu? Hahaha… acompanho Fórmula-1 há tanto tempo quanto você, temos mais ou menos a mesma idade e nossas referências devem ser as mesmas. Pra quem viu Senna e Schumacher, pra quem vê Alonso, sair atribuindo genialidade a Vettel, Kubica e Hamilton parece muito cômodo. Acho Vettel um fenômeno por sua pouca idade e sua enorme maturidade e talento, mas claro que ele não é um gênio. Ainda falta muito feijão com arroz pro alemão! hahah

    Abraço, e obrigado pelo debate!

    Publicado por Hugo Becker | 12/05/2009, 9:17 pm
  26. Bruno,

    A razão que a transmissão da TV globo não prestou atenção no Weber, é que eles são muito ruins…
    Minha percepção aumentou muito quando comecei a usar a globo apenas para o vídeo.
    Ouço o aúdio da CBN e acompanho os tempos ao vivo pela internet.

    Posso lhe dizer, a corrida fica muito mais emocinante quando é acompanhada parcial a parcial. Tem-se a mesma percepção do locutor que transmite a prova.

    Abraços

    Fernando Figueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 12/05/2009, 10:06 pm
  27. Vettel não se compara a Schumacher e isso eu acho o mais importante. Ele já cansou de dizer nas entrevistas que a comparação é injusta. O Red Bulletin fez até uma brincadeira com isso no perfil dele “Vettel não gosta… de ser comparado com Schumacher; Vettel gosta… das pessoas que não o comparam com Schumacher; Vettel provavelmente será… o novo Schumacher.”

    Eu posso dizer que há semelhanças, não com o Schumacher multicampeão mas com Michael no início da carreira numa equipe nova e ‘diferente’, jovial, causando impacto, vencendo cedo, pilotando sob grande pressão, aguentando comparações com outros campeões; porém inexperiente e cometendo erros. Impossível dizer qual será o futuro de Vettel embora eu não me arrisco a dizer ‘ah, não! é só fogo de palha!’

    E Vettel é o ‘sobrinho’ de Schumacher?! Como assim? Ele é filho do Ralf Schumacher? BOMBA!!! kkkkk

    Publicado por Larissa Oliveira | 12/05/2009, 11:01 pm
  28. O Vettel é, na minha opnião, o piloto jovem mais talentoso da F1. É difícil comparar com Hamilton, porque o Hamilton teve sempre, excepto este ano, um carro para ganhar campeonatos. Certo é que o Vettel ganhou com um Toro Rosso em Monza 2008 e brilhou na fase final do campeonato passado. Certo é, também, que este ano já ganhou e os Brawn são mais rápidos e eficazes do que o Red Bull, mesmo que este seja o segundo melhor carro. Certo é, ainda, que o Vettel é o único piloto que partiu nos primeiros três lugares nas cinco provas disputadas este ano. Não concordo quando se diz que o Vettel não tem agressividade natural. Ele tem-na: veja-se o GP do Brasil 2008, essa excelente corrida em que o Vettel não teve pejo nenhum em ultrapassar o Hamilton sabendo que lhe retirava o ceptro de campeão mundial! E não precisou de partir em primeiro para revelar toda a sua consistência e classe. O Hamilton é mais agressivo mas até demais, como o chegou a ser no ano passado, mudando de direcção nas travagens e obrigando pilotos a sair da pista sem o poder fazer, algo que valeria por certo algumas penalizações a Schumacher. Mas pior: quando chegam momentos de verdadeira pressão, já deu para perceber que o Hamilton não lida bem com ela — China 2007, Brasil 2007 e 2008! Assim, como qualquer jovem tem margem de progressão. O fantástico é ver como o Vettel tem potencial para ser melhor que Hamilton e vir a colocar-se como um dos melhores pilotos de todos os tempos. Gostava que a Ferrari o contratasse no lugar do demasiado cool Raikkonen, piloto que parece esperar passivamente que lhe dêem um carro competitivo porque do resto trata ele, e trata muito bem se e quando estiver motivado, o que já não se vê há muito, bem ao contrário de Massa, que se tornou num piloto regularíssimo!

    Publicado por Luís Oliveira | 13/05/2009, 7:24 am
  29. “Há algo essencial no post que também deve se prestar atenção que é o fato do Webber ser muito melhor do que se imagina. O que eu não entendo é por que há uma certa antipatia pelo Webber (será que tem a ver com o Galvão?), quando é a primeira vez que ele tem um carro vencedor nas mãos ma sninguém parece atento a isso. Ele vem fazendo um ótimo trabalho esse ano, ficando bem perto do Vettel quando todos imaginavam que ele seria destruído.

    Hummmm… não, acho que não tem muito a ver com o Galvão não. Não foi “a voz do esporte brasileiro” que colocou o apelido que corria pelo padock: “Marketing Webber”. Porque a imagem que o Webber passou por todo esse tempo que esteve na categoria foi essa: um piloto rápido, mas mediano, que faz de fato muito menos do que diz que faz. O australiano fez uma boa corrida em Barcelona, como me lembro de ter feito em Mônaco 2005 (não sei se é esse o ano, foi na temporada que a Williams correu de Cosworth), como fez várias classificações notéveis, sua especialidade. Por sinal, na própria Williams, teve um bom companheiro de equipe, o Heidfeld, de quem levavauma sova até o alemão se machucar em um acidente…

    Sinceramente, pra mudar o meu conceito (mesmo que isso não valha muito, rssss) Webber tem muito o que provar, talvez até mais que o promissor Vettel.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 13/05/2009, 10:20 am
  30. Eu estou gratamente surpreso de como o Vettel é defendido e amado por muita gente. :)

    Esse é mais um sinal de como o garoto tem um grande carisma.

    Vamos ver como ele se comporta em Mônaco, que será mais um teste e aprendizado pata ele que correrá lá com um carro verdadeiramente competitivo.

    Mônaco é terra de gente grande… Tenho certeza que ele fará uma gande corrida lá.

    Publicado por Becken Lima | 13/05/2009, 10:35 am
  31. Eu realmente acho o Vettel bacana em suas entrevistas, etc. A fórmula 1 precisava de alguém assim.
    Mas temos que ser sinceros, ele ainda não “mostrou a que veio” apenas deu sinais, não estou dizendo que não irá fazê-lo, porém ainda tem que percorrer muito chão para confirmar 99% das previsões feitas sobre ele.

    Publicado por Thiago | 13/05/2009, 11:04 am
  32. Becken ,

    Eu acho que a simpatia pelo Vettel vem tambem dele ter passado na Toro Rosso e hj estar na Red Bull, assim ele pode mostar sua fomra muleque de ser, sua personalidade sem que o podem, dizem que o Kubica eh um cara muito autentico ,inteligente mas acho que por ele estar nos bracos da BMW isso nao eh tao aparente…

    Em contrapartida muito da antipatia ou da torcida contra ao Hamilton vem da equipe que ele esta ,de quem a dirigia e como ele e alguns pilotos sao moldados e ” criados ” a um certo padrao de conduta.

    Eu ainda acho que o Vettel vai dar um pau no Webber a unica parte compolicada dessa historia eh se ele comecar a sentir a pressao de disputar um campeonato…

    By the way, minha antipatia do Webber foi criada pela imprensa desde o tempo da Jaguar (contra o Pizzonia) , mesmo depois de ver o Pizzonia capotando o Jaguar num envento pre GP continuei nutrindo uma antipatia ao nosso Australian Mate…

    Becken , vc jah viu qtos pilotos vieram e foram nesses ultimos 15 anos nao soh brasileiros mas verdadeiras promessas que nao vingaram ?

    Por que sera que alguns outros ficaram por tanto tempo ?

    Abraco e cade o post do mercado de pilotos ? rs rs rs rs

    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 13/05/2009, 11:36 am
  33. By the way, minha antipatia do Webber foi criada pela imprensa…

    A minha teoria é que o Galvão Bueno tem mais influência sobre a psique do telespectador do que ele imagina.

    Ele tem sensível antipatia pelo Webber (talvez pela história do Pizzonia!) e isso se reflete na maneira como as pesoas o vêem. Ele tem grande antipatia pelo Hamilton e isso influi na forma como as pessoas julgam o garoto.

    Lembro que depois da corrida de Monza no ano passado, depois daquela corrida espetacular do Hamilton, e em que o Galvão se rendeu ao menos momentanemante, o dia seguinte em blogs e fóruns foi um furor, como se as pessoas precisassem daquela chancela do Galvão para expressão o que pensam…

    Não é à toa que expressões o como “Leão de Treino”, talvez não cunhada por ele, mas maciçamente difundida em cada corrida, seja usada pelos torcedores quando referem-se ao Webber ou outros, e agora ao Rosberg…

    Publicado por Becken Lima | 13/05/2009, 11:47 am
  34. Becken, Picione,

    É por isso que sempre falo com meus amigos: Minha percepção de F1 mudou muito quando passei a assistir as provas sem o áudio da Globo.
    Comecei eu mesmo a acompanhar os tempos e a tirar minhas próprias conclusões.

    Parece que quando assistimos com o audio da globo, a gente meio que começa a pensar com a cabeça deles. É estranho.

    Nessa prova por exemplo, assisti com uns amigos, eles no audio da globo, e eu no Headfone com o audio da CBN e prestando mais atenção aos tempos pela Net.

    Comentei com a turma na segunda perna…”parece que o Weber vai Comer todo mundo”….não deu outra…. e segundo relatos aqui mesmo no Blog, o galvão sequer citava o Weber.

    Aconselho todos a fazer o mesmo. Acompanhar pela net e a Globo só para o vídeo mesmo.

    Publicado por Ffigueiredo | 13/05/2009, 12:01 pm
  35. Filipe,

    Eu nao acompanho a transmissao pela Globo, citei o Webber por que ganhei a antipatia dele pela Globo e pela imprensa em geral por que desconheco , alem do nosso amigo Becken, quem admira ou acredita que o Webber eh um piloto que merece estar onde esta.
    Tudo comecou com o lance do Pizzonia ( reforcado pelo Bobao Bueno) na Jaguar e depois seguiu mas hj apenas acho que o Vettel eh melhor e nao coloco o Webber entre os melhores que estao la.

    Talvez sem o Galvao, sem o Pizzonia, Sem a Williams sem algumas delcaracoes do Webber poderia analisar mais imparcialmente suas corridas mas quem sabe esse ano possa mudar meu ponto de vista .

    Esse fim em particular assisti a metade da corrida con o audio da FOX Tv e a outra metade na radio Jovem Pan ( gosto muito do Felipe MOtta), acho o pessoal de la melhor que a turma da BAND exceto pelo ICO, mas no fim acho que a melhor opcao mesmo eh a CBN.

    Vamos esperar a corrida de Monaco e Turquia acho que o carro 23 dessa vez vai acabar em primeiro.

    Abracao

    Publicado por Fernando Piccione | 13/05/2009, 4:13 pm
  36. É engraçado que o Galvão era um dos maiores entusiastas do Webber quando ele apareceu.

    Mas eu concordo que a antipatia pelo Webber não parece ser exclusiva aqui do Brasil.

    Publicado por Filipe Furtado | 13/05/2009, 4:24 pm
  37. Becken ,

    Tenho deixado uma serie de comentarios muitas vezes no seu Blog e muitas vezes me sinto um pouco incomodado em nao conhecer bem a galera que esta teclando consoco, entao vou colocar alguns dados pessoais meus para que as pessoas ao menos ” sepan ” quem eu sou nao quero de forma nenhuma fazer zona no seu Blog quero apenas me apresentar , talvez nao tenha importancia pra galera.

    Sou paulista de 38 anos casado e vivo no Mexico ha 3 anos.
    A F1 veio a minha vida pelo meu falecido pai e me lembro como se fosse hj o GP de Monaco 1974 ( lembro do Lauda na Ferrari passando pela piscina ).

    Desde entao nunca deixei de acompanhar meu pai todos os domingos ate 1999 quando ele veio a falecer.

    Fui a quase todas corridas em Interlagos desde 1994 ( infelizmente nao fui antes ) , vi o emerson treinando la de Copersucar, conheci o Emerson ( nosso primeiro Heroi ), torci muito pro Piquet , mesmo qdo o Senna chegou ( como vibrei qdo o Piquet ganhou em Monza 1987 )mas depois virei um Sennista , torci muito pelo Villenueve e sempre pelo Rubinho.

    Agora com o advento da Internet, Sites , Blogs acabei encontrando essa comunidade maravilhosa que me deixa mas que dentro desse espeorte que eu aprendi a amar desde pequeninho.

    Becken obrigado pelo espaco e espero nao ter sido mala.

    Abraco

    Publicado por Fernando Piccione | 13/05/2009, 4:54 pm
  38. Becken obrigado pelo espaco e espero nao ter sido mala.

    Caso vc não saiba, blogs são uma das mais poderosoas ferramentas sociais nesse momento, eles servem justamente para isso, para que as pessoas aglutinem-se e conheçam-se tendo um hobbie como pano de fundo.

    Me orgulha, Fernando, que as pessoas passem aqui, leiam e partilhem o que pensam e tudo ainda por cima sendo feito dessa forma, cordial e divertida. Sou eu quem deveria agradecer! ;)

    Na verdade, ter um perfil por aqui seria o ideal, mas o blog ainda não tem essa ferramente mais sofisticada. É uma boa idéia para quando e mudá-lo para um “host” próprio…

    Publicado por Becken Lima | 13/05/2009, 5:04 pm
  39. Valeu cara !

    Abraco

    Publicado por Fernando Piccione | 13/05/2009, 5:22 pm
  40. Ffigueiredo, abandonei o áudio da Globo e escuto a corrida pela CBN (com comentários do Livio) há dois anos e não me arrependo. Falam muito bem da transmissão da rádio bandeirantes, mas aqui em Recife não pega e o PC é distante da TV.

    Sobre o Webber, sua melhor temporada foi em 2008, onde demonstrou uma constância que até então era desconhecida. Seria porque até então faltava um bom carro em suas mãos, como sugeriu o Becken? Não sei, poderíamos também considerar que faltou um parâmetro para medir a real capacidade de Webber. É bom considerar que seu companheiro de equipe era um piloto experiente, mas já praticamente aposentado (Coulthard), e o carro “B” da Red Bull superou constantemente a equipe matriz. Muito se comentava sobre o foguete do motor Ferrari mas é difícil engolir que tamanha superioridade se deva apenas a isso…

    Esperarei o final da temporada para concluir quem é realmente o australiano: Webber ou “Marketing”?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 14/05/2009, 8:46 am
  41. How long have you been blogging…your good at it.

    Publicado por Van | 30/08/2009, 9:52 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 37 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: