//
você está lendo...
ARTIGOS

Será que Red Bull já superou a Brawn GP?

redbull X branwgp

Como já era esperado, as maciças atualizações instaladas no RB5 nesse final de semana surtiram grande efeito e a equipe dominou até aqui o final de semana. O rumor no paddock nesse momento é que a Red Bull definitivamente virou o jogo contra a Brawn e já tem o carro mais rápido do grid.

Mas o quanto mais rápido é o RB5? James Allen em seu blog sugere que a vantagem — calculada pelos engenheiros dentro das próprias equipes — é agora de 0.5s em favor da Red Bull, o que pode ser considerada uma evolução “monstro”, para usar o termo cunhado por Jenson Button ao fim de sua sonora vitória na Turquia.

O peso dos carros, revelados agora a pouco, demonstra muito bem essa diferença. Mesmo com 10 kg de combustível a mais no tanque que Rubens Barrichello, Sebastian foi 0.35s mais rápido que o brasileiro.

Essa vantagem, teoricamente, oferecerá um resto de temporada eletrizante para o público que já dava como favas contadas o campeonato. Resta, claro, a dúvida de como a Red Bull, Sebastian Vettel e Mark Webber, gerenciarão essa vantagem e a transformarão em vitórias e pontos valiosos.

O gráfico acima, que faz uma leitura dos pesos no Q2 — a segunda fase da classificação — demonstra bem como a diferença de performance entre Brawn e Red Bull vem sendo mínima nas últimas corridas. Mesmo que a Brawn leve uma pequena vantagem em ritmo de corrida, é a inexperiência de Vettel e da Red Bull que tem jogado a favor de Jenson Button.

Os pesos dos carros para amanhã e a distância de Vettel para Webber — que larga na terceira posição — oferecem uma ampla vantagem ao jovem alemão para vencer a corrida amanhã.

Para o bem do campeonato, uma vitória da Vettel, ou mesmo Mark Webber, seria providencial amanhã.

About these ads

Discussão

9 comentários sobre “Será que Red Bull já superou a Brawn GP?

  1. É o que eu tinha avaliado em um comentário (que sumiu) no post anterior.

    Tomara qe não haja nada anormal amanhã, pois, apesar da corrida acabar ficando chata, o campeonato (que tinha tudo para ser horrível) pode ter uma sobrevida.

    Sem Button por perto, Vettel e Webber tem 99,9% de chances de fazer a dobradinha. Se Button não pontuar a coisa fica ainda melhor.

    Com isso, teremos um pega para valer a partir de agora e Vettel não pode mais errar para lutar pelo campeonato (agora é que veremos se o alemãozinho tem café no bule, pois o carro, enfim, é o melhor de todos), sua única preocupação tem de ser superar Webber e Button sistematicamente, o que não é nada fácil devido à grande vantagem do inglês.

    Dá-lhe Vettel, rumo a mais uma vitória!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 20/06/2009, 3:23 pm
  2. É o que eu tinha avaliado em um comentário (que sumiu) no post anterior.

    Vc foi pêgo no antispam, mas eu já liberei o comentário. Desculpe, Cassius, é que a audiência e os comentários aumentaram nesse final de semana e isso pôs o akismet em parafuso. Sorry…

    Sobre a superioridade da RBR, como já explicitei, espero sinceramente que o Vettel vença amanhã, ou o Mark, isso dará sobrevida a esse campeoanto já tão ofuscado por política e o brilho próprio do Jenson…

    Publicado por Becken Lima | 20/06/2009, 3:32 pm
  3. Pois é, se esta superiodade da Red Bull se tornar regra daqui até o fim podemos ter uma reedição de 2006 quando Alonso e a Renault dominaram completamente a primeira metade e Schumacher e a Ferrari a segunda. Jenson claro tem muita gordura para queimar, mas um abandono e isto muda.

    Publicado por Filipe Furtado | 20/06/2009, 4:06 pm
  4. Fico imaginando a loucura q deve estar a cabeça dos engenheiros das outras equipes – Qual carro copiar? O da Brawn ou da RBR????
    Afinal, são dois conceitos diferentes, a começar pelo bico, q aliás parece haver uma dicotomia. De um lado os focinhos de tubarão: RBR, STR, FI, BMW, Toyota e Renault; do outro os focinhos de tamanduá: McLaren, Brawn e Williams.
    A Ferrari fica num meio termo. Os engenheiros de Maranello estudaram ao mesmo tempo nos dois livros de Mecânica dos Fluídos q parece haver no mercado hj. rs
    As tampas de motor tb se dividem em dois grupos: formato de bigorna( Toyota, RBR, STR e Renault) e não formato de bigorna( as demais).
    O consenso q parece haver é q as regras básicas de aerodinâmica n sofererão mudanças radicais para o próximo ano, existindo ou não a Formula Rebel(Já começo a duvidar q vai haver, entre outros motivos, pq n haveria tempo). Portanto, será natural as equipes irem preparando seus projetos do ano q vem se baseando nos modelos de sucesso desse ano. Na próxima temporada, as cópias descaradas serão aos borbotões, as mancheias.
    Por falar em cópia, Sr. Becken, como vc me explica de onde veio esse “eletrizante” q vc usou nesse seu post?
    Lhe dou uma pequena dica com a reprodução na íntegra de um comment feito ontem após o segundo treino livre e q está em http://f1around.wordpress.com/2009/06/19/red-bull-introduz-grandes-mudancas-no-rb5-e-mira-vitoria-domingo/:

    ………………..
    Leandro Magno
    2009 Junho 19

    Outra coisa: tudo bem q a pista ajuda muito ao carro da RBR, porém se este domínio de meio segundo sobre a Brawn( estou excluindo os tempos do Vettel e colocando apenas os do Webber q foram sistemáticos) se repetir na corrida, n sei não, heim? Poderemos ter um segundo semestre eletrizante, pois algumas das outras equipes devem encostar daqui a pouco e tirar alguns pontinhos do Button numa corrida ou outra.
    Essas modificações pareceram(grife-se, por favor) ter levado o carro da RBR para frente e bem pra frente das Brawns.
    Tomara q tenhamos um campeonato bem diferente da Alemanhã pra frente.
    ……………

    Just kidding, my friend. ;)
    Foi apenas uma coincidência de insights.
    Forte abs e vamos torcer pros caras da RBR darem um colorido amanhã nesse arco-íris em tom de cinza q se tornou esse campeonato.

    Publicado por Leandro Magno | 20/06/2009, 4:21 pm
  5. Por falar em cópia, Sr. Becken, como vc me explica de onde veio esse “eletrizante” q vc usou nesse seu post?

    Devo realmente ter usado — por osmose — o seu insight, já que leio todos os comentários, mas não teria vergonha de roubá-lo, já lhe aviso ;) ……

    Eu tenho um sério problemas com adjetivos — como eletrizante. Eu gosto muito de usá-los, talvez exatamente por que o blog seja mais guiado por insights do que por hard news, quando usa-se e abusa-se de substantivos.

    Dizem que grande escritores evitam adjetivos — como Gracilianos Ramos que escrevia como um pedreiro constrói uma casa — e extraem o máximo dos substantivos (meu momento saudosista de quando estudava literatura!).

    Como por aqui há muita idéia flutuando e muito “brain storm” da rapaziada ‘experta’, uma idéia ou outra sempre acaba sendo incorporada aos posts.

    Mas confesso que não foi um furto consciente… :)

    Publicado por Becken Lima | 20/06/2009, 4:48 pm
  6. Becken, na turquia tinha acontecido a mesma coisa, a Redbull mais rapida em voltas classificatórias e com um ritmo de corrida bem inferior.
    Esse carro da brawn parece se adaptar melhor aos diferentes tipos de traçados/asfalto/clima.
    A conferir amanha.

    Publicado por Rob | 20/06/2009, 6:22 pm
  7. Rob, a Red Bull foi mais rapido sem peso em varias provas (se memória não falha o Webber foi o melhor tempo do Q2 já na Australia), a diferença é mesmo nas duas poles anteriores do Vettel quando se colocava peso no carro o carro da Brawn visivelmente era mais rapido e a vantagem no Q2 vira só uma questão de estar mais leve no Q3, desta vez o carro foi muito mais rapido que a Brawn no Q3 a ponto do Barrichello mal ter ficado a frentedo Webber com uma volta a menos de combustivel e o australiano perdendo tempo com o Kimi.

    Publicado por Filipe Furtado | 20/06/2009, 8:31 pm
  8. Amanhã veremos se o Button e o Vettel têm café no bule.
    O primeiro, porque tem um ótimo carro e a obrigação de partir para cima. Não só para fazer bonito em casa, mas para afastar os inimigos que estão chegando.
    O segundo, porque deverá mostrar o que faz com um bom carro. Se não chover o Vettel deverá provar que não sabe ganhar só largando o spray na cara dos demais.
    Só torço pela chuva para que algo diferente aconteça e o Nelsinho pontue. Nada mais.
    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 20/06/2009, 9:09 pm
  9. A resposta a pergunta do post é:
    Siiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmmmmmmmmmmmmmmmmm!!!!!!!!!!!! E muito, tá!?

    Obrigado, Adrian, por ter salvado o campeonato.
    Q Deus continue iluminando essa sua careca brilhante.

    Publicado por Leandro Magno | 21/06/2009, 10:44 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 37 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: