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Sobre a saída de Nelsinho da Renault

FOTO: Renault/Divulgação nelsonout 2(NELSON FORA: faltou força mental ao filho de Nelsão)

Clique aqui e leia mais sobre a saída do piloto brasileiro Nelsinho Piquet da Renault…

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Ontem, finalmente, Nelsinho Piquet anunciou a sua saída da Renault, o fim de uma agonia que se estendeu durante meses. O brasileiro foi sacrificado, mas caiu atirando em seu chefe e algoz, o manager Flavio Briatore, acusando-o de uma espécie de assédio moral: “quinze minutos antes da classificação e das corridas, o meu manager e chefe de equipe me ameaçava, dizendo que, se eu não conseguisse um bom resultado, ele já tinha outro piloto pronto para colocar no meu lugar.”

Esse medieval método de “motivação” de Briatore, revelado cruamente por Nelsinho, não surpreende. Nunca foi segredo que o chefe da Renault torna-se um moedor de carne quando um piloto tem performance medíocre ou afeta a sua apaixonada relação com Fernando Alonso.

Jenson Button, o atual líder do mundial, foi substituído por Alonso no meio de 2003; Jarno Trulli, apesar de bater Alonso em 2005 e vencer o GP de Mônaco naquele ano, foi para o abate depois de uma vertiginosa queda de performance na segunda metade daquela temporada; Heikki Kovalainen, que teve um medonho início de temporada em 2007, foi massacrado na imprensa pela verborragia italiana de Briatore, mas a sua perseverança e recuperação foram tão admiráveis que ele conseguiu a vaga de Alonso na Mclaren.

Ron Dennis falou de como Heikki chegou à equipe:

Heikki foi sistematicamente desestabilizado no ano passado [2007] e nós sistematicamente o recuperamos de volta. A história dele na Renault e a história de como um sujeito perde motivação e é mal orientado sobre a sua preparação física.

— Ron Dennis

Todos esses arranca-rabos em público são pistas de como Briatore gerencia à La Spaghetti a sua equipe: paternalista, sem medo de lavar a roupa suja na frente da imprensa ou de expor as fragilidades de seus contratados quando esses não lhe são mais úteis.

Mas Nelson ou seu pai não sabiam disso? Certamente, mas o fato é que Nelson talvez tenha sido pego pelo inesperado regresso de Alonso da McLaren. Ao lado de um Heikki Kovalainen ou Giancarlo Fisichella sua imaturidade técnica e psicológica talvez fossem menos notórias, mas ao lado de Alonso — que exige o máximo dos recursos e de cada membro da equipe — tal imaturidade ficou muito mais evidente.

Nelsão — como qualquer pai apaixonado pela cria — parece acreditar piamente no potencial de Nelson, a ponto de lhe comprar uma equipe de F1 (o homem tem dinheiro para isso?), mas o que os engenheiros conversam pelo paddock é que Nelsinho precisa de muito mais preparação que outras estrelas da F1 para trazer seu talento a um nível razoável de competitividade. Em tempos de poucos testes, isso é faca na garganta e sonora desvantagem…

Esse parece um padrão indicado pela sua temporada na GP2 em que foi vice-campeão. Nelsinho já fazia a sua segunda temporada na categoria, enquanto Lewis chegava ainda para a sua primeira e única, sendo dali catapultado para a McLaren.

Observando de longe tudo isso, fica a impressão de que a sistemática pressão de Briatore arruinou parte de sua auto-confiança, aquele sentimento necessário de superioridade que qualquer piloto precisa vestir para mentalmente combater em bases psicologicamente iguais os adversários — algo que homens como Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Ayrton Senna ou mesmo o seu pai, tinham e têm em reservas consideráveis.

Romain Grosjean é indicado como o homem a substituir Nelsinho na Renault a partir daqui. Muitos no Brasil já acham o garoto arrogante —outros o acham confiante — mas esse parece o perfil ideal para alguém que terá o falastrão Briatore como chefe e um intimidador super campeão do quilate de um Alonso como companheiro.

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Discussão

26 comentários sobre “Sobre a saída de Nelsinho da Renault

  1. Piquet Sports de volta! “Sorry guys……” em inglês mesmo ou em português? Agora as desculpas vão acabar, ou será que veremos um novo estoque delas?

    Publicado por fernando-ric | 04/08/2009, 12:56 pm
  2. Uma equipe própria pode devolver a auto-estima de Nelsinho ou acabar de vez com ela. Já imaginaram se, na própria equipe, Piquet ficar atrás do companheiro de equipe?
    Ou será que o Nelsão faria algo que a família tanto criticou na Renault: favorecer um piloto em especial (nesse caso o filho dele)?
    São tópicos interessantes a se pensar caso a compra do espólio da BMW se confirme realmente.

    Publicado por Willian | 04/08/2009, 2:22 pm
  3. Muito bom, Becken.

    Tive a impressão de que o rendimento do Grosjean caiu assim que ele soube que poderia estrear ainda esse ano. Se for isso, deve enfrentar o mesmo problema que Nelsinho, da mesma forma.

    Heikke e Nelsinho vinham da GP2 como promessas e saíram da Renault como decepções. Grosjean segue o mesmo rumo?

    Publicado por KBK | 04/08/2009, 2:32 pm
  4. Vai ser legal ter uma equipe brasileira novamente. Já terá minha torcida. Agora o Nelsinho não terá mais desculpas, vai brincar de ser o Alonso na equipe do pai e quero ver se é bom mesmo.
    O Briatore pode até ser um moedor de pilotos mas, vamos ser sinceros, o Kovalainen continua de mediano pra ruim. Nelsinho pode se revelar um bom piloto agora, mas até agora o fato é que ninguém viu talento algum nessa sua passagem pela F-1.
    Se lhe falta auto-confiança, que a recupere durante essas longas férias.

    Publicado por Carlos T. | 04/08/2009, 2:35 pm
  5. Tive a impressão de que o rendimento do Grosjean caiu assim que ele soube que poderia estrear ainda esse ano.

    Cara, eu falei exatamente isso lá no F1fanatic ontem.

    Mas se ele vier confiante como eu acho que ele está, eu acho que ele fará um trabalho relativamente melhor que o Nelson nas próximas corridas, quando estiver bem adaptado ao carro…

    E se o Alonso for realmente para a Ferrari esse ano, o Grosjean entrará com ainda mais confiança em 2010 para enfrentar, por exemplo, um Robert Kubica que, dizem, é a aposta da Renault para substituir Alonso no ano que vem ou 2011.

    Publicado por Becken Lima | 04/08/2009, 2:44 pm
  6. Não é todo piloto que pode ter uma ajuda dessas do pai, mas se Nelsinho se der mal ano que vem, aí acho que ele entrará para o rol dos ilustres pilotos brasileiros de segundo escalão de que todo mundo lembra, mas ninguém sabe quem é.

    Publicado por Daniel Gomes | 04/08/2009, 2:55 pm
  7. A princípio, desconfiaria da notícia do Nelsão montar uma equipe, mas a F1 anda tão louca que não duvido mais de nada. Caso a Petronas permaneça na equipe, seria um enorme alívio financeiro. E o duo Sauber/Piquet possui experiência suficiente em matéria de F1 e negócios. Mais do que torcida, vejo com bons olhos a equipe.

    Especulando sobre este momento de crise das montadoras na F1, imagine a saída de Renault e Toyota, conforme os eternos rumores. Restariam como fornecedores de motores apenas Ferrari, Mercedes e Cosworth… com custos mais baixos, pode-se dizer que o momento seria (ou já é?) bom para as independentes. Ou, numa conclusão menos otimista, bem melhor do que em um passado recente. Neste cenário, a Piquet/Sauber entraria numa boa hora, assim como a Brawn (que por sinal, onde andam os patrocínios?).

    Já sobre o Nelsinho… bem, tem tudo ara se recuperar “em casa”. Mas será que o garoto não tem potencial para andar com as próprias pernas?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 04/08/2009, 3:02 pm
  8. “…um Robert Kubica que, dizem, é a aposta da Renault para substituir Alonso no ano que vem ou 2011.”

    A Renault fica??? Eu apostaria que ela cai fora e o Briatore assume o comando…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 04/08/2009, 3:03 pm
  9. Ja no jornal saiu que o Kubica ia para Mclaren

    Publicado por Claudio CArdoso | 04/08/2009, 3:36 pm
  10. Como citou o Becken, o respeitado Lívio Oricchio disse q Piquet Senior comprará parte da BMW-Sauber.
    Aliás, ele crava com todas as letras em seu blog
    “Piquet compra equipe na Fórmula 1″.
    Ou teremos a terceira barriga do ano envolvendo pilotos brasileiros(a 2ª relacionada ao Nelsinho) ou estamos diante de um furo q merecerá um Pulitzer.
    A forma q o Nelsinho saiu atirando n seria nada bem visto por qq chefe de equipe, mesmo sendo parcialmente verdade o q ele disse.
    Assim, pra fechar as portas para as demais equipes da F1 como ele fechou, só se tiver uma carta na manga, aliás o SuperTrunfo, aliás uma equipe “própria”.
    Fico aqui pensando quem será o 2º piloto dessa equipe e concluo q n sei Néris de Pitibiriba sobre F1.

    Publicado por Leandro Magno | 04/08/2009, 7:55 pm
  11. O Livio tem boas relações com Nelsão, o que dá credibilidade a noticia. Tem que se entender que Nelsão supostamente compraria a equiipe junto do Sauber e um outro socio europeu (o que entre outras coisas significa que Nelsinho não vai ter tratamento diferenciado) e o valor não deve ser tão alto, se a Petronas seguir dentro, entre ela e o Bernie a equipe já está perto do viável.

    Publicado por Filipe | 04/08/2009, 10:25 pm
  12. Becken,

    Conheço vc há tempos, do blog do Lívio, lembra.
    Já até nos pegamos por lá quando vc queria o pescoço do Max Chicotinho a qualquer…rsrs. Lembra?

    Torcer sem “viajar” ou esperar demais de nossos pilotos preferidos exige conhecer um pouquinho de mecânica, pilotagem, regras, mercado da F1, situação financeira das equipes, histórias da F1, lendas etc. Nestas horas o seu blog oferece mais que a média dos blogs que tem muitos foristas, muitos dos quais devem tudo que sabem ao narrador “agora é oficial, fulana está grávida”.

    Mas isso tem um preço nem sempre gratificante. Muitos dos que aqui frequentam entendem muito de F1 e por isso dão trabalho, como vc dava ao Lívio por estar muito acima da média dos que lá comentavam ou comentam.

    De qualquer forma, parabéns pelo Blog.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 05/08/2009, 12:55 am
  13. Pois bem,

    Depois da vaselina acima … rs.

    “Todos esses arranca-rabos em público são pistas de como Briatore gerencia à La Spaghetti a sua equipe: paternalista, sem medo de lavar a roupa suja na frente da imprensa ou de expor as fragilidades de seus contratados quando esses não lhe são mais úteis. Mas Nelson ou seu pai não sabiam disso? … ”

    Claro que o Nelsão sabia. E confiou nele, por ser o gerente da carreira do garoto. Por ser o maior amigo da mãe do garoto. O Nelsinho disse que o Nelsão nem foi às corridas em 2008 por achar que o Briatore estava agindo corretamente. O que lhe promete o cara que se propõe a ser seu gerente?

    “Ao lado de um Heikki Kovalainen ou Giancarlo Fisichella sua (do Nelsinho) imaturidade técnica e psicológica talvez fossem menos notórias, mas ao lado de Alonso… tal imaturidade ficou muito mais evidente.”

    O Massa era imaturo perto do Schumacher. O Vettel é imaturo perto do Webber e nenhum deles foi humilhado na equipe. Se tivessem sido não estariam onde estão. Aliás, ser jovem e imaturo é absolutamente normal, vc não acha? Essas palavras são praticamente sinônimas. O próprio Nelsão foi imaturo inúmeras vezes em suas declarações.

    “Nelsão — como qualquer pai apaixonado pela cria — parece acreditar piamente no potencial de Nelson, a ponto de lhe comprar uma equipe de F1″.

    O Nelsinho foi vencedor ou se destacou muito positivamente em todas as equipes que o Nelsão criou para ele. O currículo dele é de um piloto vencedor. Isso não mostra que o Nelsão entende de automobilismo e que apostou na pessoa certa? Se ele acreditar novamente no Nelsinho e montar a equipe vc acha que ele estará errado? Com base em quê?

    ” (o homem tem dinheiro para isso?)”.

    Não sei. O Nelsinho disse que não. Mas não se fazem negócios e equipes só com dinheiro. A Renault tem dinheiro até não mais poder e tem o Alonso, um dos melhores pilotos do grid. No entanto não tem um cérebro pensante para fazer carros. Olha a ironia – uma fábrica de carros e um dos melhores pilotos do grid perdendo corridas de automóveis para uma fábrica de energéticos (Red Bull, Webber e Vettel) e para Brawn GP, Button e Barrichello. Esses, nem energéticos sabem fazer. Em outras épocas uma fábrica de roupas (Bennetton) e um jovem alemão queixudo detonaram fábricas tradicionais de carros… rs. Tá me acompanhando, Becken? Começou a perceber a importância do know-how? Vc acha que o Nelsão tem know-how em automobilismo e que isso é “moeda forte” na hora de negociar uma sociedade numa equipe de F1? Vc sabe por quanto o Ross Brawn se tornou sócio da Honda?

    De qualquer forma, não acredito que o Nelsão tenha condições e vontade fazer isso. Mas se o fizer não será para perder. A história dele é de um tremendo sucesso nas pistas e nos negócios. Acho dessas matérias ele entende um pouquinho.. rs. O que vc acha?

    “…qualquer piloto precisa vestir para mentalmente combater em bases psicologicamente iguais os adversários — algo que homens como Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Ayrton Senna ou mesmo o seu pai, tinham e têm em reservas consideráveis.”

    Desses que vc citou só o Nelsão teve que combater e destruir o chefe de equipe e o companheiro. Combateu e derrotou o Patrick Head e o Nigel Mansell. Mas Nelsinho não é Nelsão – tire isso da sua cabeça. O Alonso perdeu feio psicologicamente e nas pistas para o iniciante Hamilton e foi se refugiar na Renault sob as asas do papá Briatore. Esse exemplo foi péssimo.

    “Romain Grosjean é indicado… a substituir Nelsinho na Renault… Muitos no Brasil já acham o garoto arrogante… parece o perfil ideal para alguém que terá o falastrão Briatore como chefe e um intimidador super campeão do quilate de um Alonso como companheiro.

    Discordo de tudo (3 coisas).
    1.A maioria das pessoas sequer conhece o Grosjean para dizer que ele é, em seu dia-a-dia, arrogante. Se for, problema dele. O que aconteceu foi que ele teve uma atitude arrogante com o Perera, presenciada pelo Alberto Valério, e confirmada pelo Perera ao Nelsinho por telefone. A notícia vazou pelo twitter do Betinho. Atitudes arrogantes chamam atenção e as pessoas manifestaram. Só isso.

    2. Arrogância é carapaça que esconde fragilidade e insegurança. Um frangote arrogante com o pires na mão vai impressionar e intimidar uma raposa velha como o Briatore? Ele sabe que foi aceito para terminar a temporada simplesmente porque seu pai dele é o advogado geral mundial da Renault. Lembre-se que o contrato do Briatore com a Renault termina em outubro. Com esses resultados pífios ele precisa de um apoio de peso junto ao Conselho de Representantes da Empresa para continuar. Nada como ter o advogado da empresa no bolso do colete.

    3. O Nelsinho não reclamou do Alonso em nenhum momento. Ao contrário, o elogiou e disse que se fosse bi-campeão talvez também exigiria condições especiais para trabalhar. Reclamou e muito porque o Briatore lhe prometeu uma coisa e fez outra.

    Por ora é só.

    Repito: seu blog é excelente o que faz com que os comentaristas também o sejam. E são.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 05/08/2009, 2:25 am
  14. A.Coyote

    Quanto ao talento do Nelsinho, eu fui um aqui que sempree falou que ele nao ia conseguir nada.

    Voce se referiu ao Schumacher ao Massa, e disse que o MAssa era imaturo e tal.
    Agora te pergunto

    E o Schumacher novinho em sua primeira corrida, entrando ainda de bicao, substituindo um piloto muito mais experiente, numa pista que nunca tinha andado, e sem nunca andar de formula 1 ? Andou e colocou em quem tava la.

    Hamilton, chegou e andou com Alonso.

    Senna, chegou sentou e andou.

    Ate o proprio Vettel, sentou a bundinha la e andou pra caralho. Ainda é Imaturo ? e muito. MAs andar o cara anda.

    Nelsinho tem um bom Curriculum. Voce te dizer um negocio, ja vi inumeras pessoas na vida que tum puta curriculum, mas ao mesmo tempo nao sabe absolutamente nada…. È um pessimo profissional.

    Agora so posso contar o que eu vi e sei, Vamos ao Curriculum dele, na epoca do Kart, o Nelsinho nessa epoca tinha orçamento de Stock para andar de kart. So o preparador de motores dele, que era a RBC eu vi, isso ninguem contou, eu estava la e vi, pegava 5 a 6 motores e desenvolvia para cada pista especifica que ele ia correr, ate amaciar o cara amaciava no dinamometro(coisa que nao é comum no kart).

    Ai dos 5 u 6 de competicao ele passava no dinamometro e ja fazendo as medicoes ja dava qual era o motor de classificacao e o de corrida, fora os outros varios e varios motores para treino..

    Bem esses 5 ou 6 eram para corrida, fora os que eram para treino, e sempre desenvolvidos pista a pista. Fora os inummeros carburadores, e horas e horas e horas de treino em cada pista.

    Pneus entao parecia que tinha a propria fabrica la.

    Como quem conhece bem como é a realidade do Kart sabe quem a diferença do mundo real que é isso.

    Fora que o trabalho dele literalmente era andar e andar andar andar e andar, diferente dos outros que andam de Kart.

    Com um orçamento que no minimo era o orçamento da NAsa contra o orçamento da agencia espacial brasileira. AI tudo fica mais facil ne ?

    E ao que tudo indica nada foi diferente nas outras categorias.

    Publicado por Claudio CArdoso | 05/08/2009, 8:34 am
  15. Anselmo,

    Ao menos vc lê o que eu escrevo e isso por si só já é um prazer. Outro ponto é: quem dera todas pessoas discordassem com elegância, articulação (nesse blog a maioria o faz!) e — o mais importante — com idéias e sem preconceitos.

    Com relação ao post eu acho que não há pontos de extrema discordância entre o que eu escrevi e o que vc reflete em seu comentário. Por exemplo:

    O Massa era imaturo perto do Schumacher. O Vettel é imaturo perto do Webber e nenhum deles foi humilhado na equipe. Se tivessem sido não estariam onde estão. Aliás, ser jovem e imaturo é absolutamente normal…

    Eu acho que o Nelson é imaturo técnicamente (muito mais que Hamilton e Vettel) e tornou-se frágil psicológicamente por conta do ambiente inóspito que sofreu uma tremenda pressão com a chegada do Alonso e isso expôs ainda mais as suas fraquezas.

    Pilotos precisam de um “Super Ego” muito maior e mais expansivo que qualquer ser humano que acorda para trabalhar de manhã na Avenida Paulista, isso é importantíssimo para que eles ao mesmo tempo andem a 320 Km por hora e combatam sem medo algum o sujeito no outro carro ao lado…

    Não se pode esquecer disso…

    1.A maioria das pessoas sequer conhece o Grosjean para dizer que ele é, em seu dia-a-dia, arrogante. Se for, problema dele.

    Eu disse que “muitos no Brasil já acham o garoto arrogante (não é aminha opinião [ainda]) —outros o acham confiante” por que foi a impressão que eu tive logo depois de ler os comentários das pessoas que viram o acidente dele com o Perera. Eu — pessoalmente — realmente não sei dizer se o garoto é arrogante, mas se for “esse parece o perfil ideal para alguém que terá o falastrão Briatore como chefe e um intimidador super campeão do quilate de um Alonso como companheiro.”

    3. O Nelsinho não reclamou do Alonso em nenhum momento.

    Quando eu disse que o Alonso é intimidador eu disse no bom sentido, no sentido de que ele, pela superioridade técnica e mental sobre um “noviço”, fatalmente exporá as fragilidades de um piloto mediano ou em desenvolvimento — o que também aconteceu com o Hamilton em alguns momentos em 2007.

    . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

    Eu li com muito cuidado o que se escreveu sobre o Nelsinho em outros blogs depois do anúncio e resolvi tomar outra rota ao invés da crítica fácil, destrutiva e desconstrutiva…

    Ok, eu sei que o meu ponto de vista é irrelevante dentro do oceano profundo e imenso que é a internet, mas eu gosto muito dos pilotos (de todos eles!) para cair de pau sem tentar observar o que há por trás dos insucessos e falhas.

    Não gosto do “hype” em cima do Vettel, não acho ele o “candidato a gênio” que dizem e que muitos acham por aí (o Webber está provando o meu ponto de vista a cada corrida!), mas lhe garanto que se eu vir algo que não concordo sobre o garoto, que é muito bom, eu escreverei a respeito por que no fundo gosto dele.

    Tem gente que adora causar e meter o pau nos pilotos, mas isso é fácil, divertido e interessante é construir algo de positivo, refletir e tentar fazer as pessoas virem nessa viagem juntas.

    Abs

    Publicado por Becken Lima | 05/08/2009, 8:53 am
  16. Renault diz que vai responder Nelsinho “no momento apropriado”
    Do UOL Esporte

    Publicado por Leandro Magno | 05/08/2009, 9:41 am
  17. Renault diz que vai responder Nelsinho “no momento apropriado”
    Do UOL Esporte

    Vão fazer de tudo para o Grosjean marcar um pontinho ou entrar no Q3 na estréia…

    Publicado por Becken Lima | 05/08/2009, 9:51 am
  18. “Vão fazer de tudo para o Grosjean marcar um pontinho ou entrar no Q3 na estréia…”

    Porra, q sacada, heim, Becken?
    Amanheceu inspirado, amigo.

    Publicado por Leandro Magno | 05/08/2009, 9:55 am
  19. Por falar nisso…
    Uma pergunta off topic:
    Os carros com kers economizam mais gasolina?
    Tenho observado q sempre erro a previsão, pois os carros ficam uma ou duas voltas a mais.

    Publicado por Leandro Magno | 05/08/2009, 10:04 am
  20. A. Coyote, discordo de você quando diz:
    “O Alonso perdeu feio psicologicamente e nas pistas para o iniciante Hamilton e foi se refugiar na Renault sob as asas do papá Briatore”

    Como é que perdeu feio?
    Se terminaram os dois com o mesmo número de pontos em 2007, sendo a diferença a favor do Hamilton o fato de ter conseguido mais 2º lugares.

    E, além do mais ficou claro que após o Alonso chutar o balde dentro da equipe o tratamento dado a ele passou a ser pior do que o dado ao Lewis. No GP do Brasil seu carro era visivelmente mais lento.

    A meu ver, o que aconteceu foi que de fato o Hamilton surpreendeu o Alonso ao andar próximo e algumas vezes superá-lo e isso o desestabilizou pscicologicamente.

    Mas perder feio é um pouco demais, não acha?

    Publicado por Flavio | 05/08/2009, 11:10 am
  21. Leandro, é uma boa questão. Imagino que qualquer economia gerada pelos segundos de cavalos a mais sejam eliminados pelo peso do equipamento.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 05/08/2009, 11:52 am
  22. Becken,

    “Ok, eu sei que o meu ponto de vista é irrelevante dentro do oceano profundo e imenso que é a internet…”.

    Para mim e para os colegas que escrevem aqui é muito relevante (leia o meu primeiro post – os motivos estão lá).

    Claudio CArdoso – Se na regra não existe teto para gasto e eu tenho dinheiro eu gasto. O Real Madri gastou uma fortuna na contratação do Kaká e do Cristiano Ronaldo. Tem algum time reclamando disso? Não. Conhecem-se as regras de uma competição antes dela começar. Se não lhe servem, não entre. Agora, entrar tentar ganhar caladinho e, depois de perder, sair reclamando que não concorda com as regras? O que é isso?

    Flávio – Objetivamente: qual foi a classificação do Alonso e do Hamilton em 2007? Hamilton 2o e Alonso 3o. Quem perdeu? Vc não concorda? As regras foram respeitadas e o Alonso ficou em 3o. Portanto, perdeu. Queria que as regras fossem diferentes? Falasse antes.

    Subjetivamente: um bi-campeão com 7/8 anos de categoria empatar para um estreante “imaturo” experimenta uma derrota.

    Sobre o Briatore “ajudar” o Grosjean para bradar que estava certo, eu não duvido. Conforme eu já disse:
    1. A Renault está perigando;
    2. Os resultados não vêm há 2 temporadas:
    3. Teve que substituir um piloto no meio da temporada, o que significa que algo andou errado ou que ele (Briatore) não soube escolher;
    4. O melhor piloto está indo embora para a concorrente porque não aguenta tanta incompetência, e
    5. O contrato do Briatore com a Renault está acabando.

    Alguma coisa ele tem que fazer. E já começou, ao contratar o Grosjean, filho do todo poderoso do jurídico da empresa, certamente para fazer um lobby.

    Sobre o Grosjean, para mim é um estreante como outro qualquer. Não o conheço. Nunca torci contra iniciantes. Isso é uma tremenda bobagem. Eu vi o Galvão Bueno torcer e se contorcer contra o Schumacher. Deu no que deu! Deus que ilumine o menino para que ele se dê bem. Todos nós vimos o Henry Surtess (18 anos) morrer. Aquilo dá dó. Foi um fato muito estúpido… Agora imagine que estivéssemos torcendo contra ele… Putz.

    De qualquer forma, o nível de tratamento e conhecimento dessa turma aqui torna as discussões muito gratificantes. Aprendo um pouco em cada uma delas.

    Abraços a todos.

    Publicado por A. Coyote | 05/08/2009, 1:36 pm
  23. Becken,

    Entendo que a Renault fara de tudo primeiro para correr em Valencia e segundo para poder colocar o novo piloto entre so 10 primeiros.
    Agora o resto sera com ele, essa sera a segunda corrida desse circuito e honestamente nao torcerei contra a Renault e tao pouco contra o Grosjean, tomara que ele consiga fazer uma boa corrida e que todos virem a pagina.
    Tomara o Nelsinho consiga correr o ano que vem por que outra vez, quem esta sentado la com a bunda raspando no chao sao eles e se o cara ganhou muitas vezes e ganhou de gente boa eh por que sabe das coisas.
    Alias eu nao sei o qto tem de pai do Nelson Piquet nessa historia eu acho que ele sabe que o filho dele eh capaz e por isso quer velo correndo.
    Agora tomara que a Renault corra e que as dores de pescoco do Schumacher sejam passageiras.
    Como eu queria ter uma grana para estar nessas corridas com o Alemao participando…
    Becken , no fim da historia , antes de tudo comecar la na Espanha , qual eh sua opiniao… o Schumacher vai fazer bonito, tipo dar pau no Raikkonen ?
    Em teoria a Ferrari pode andar bem nesse circuito nao ?

    Abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 05/08/2009, 1:53 pm
  24. Schumacher vai fazer bonito, tipo dar pau no Raikkonen?

    Com apenas dois dias de preparação no F60, emparedado pelos muros daquele circuito com 25 curvas, me arrisco a queimar a língua e dizer que nem Senna daria pau no Kimi…

    os carros com kers economizam mais gasolina?

    A partir desse comentário em outro post há uma discussão interessnate sobre o tema.

    Publicado por Becken Lima | 05/08/2009, 2:03 pm
  25. Coyote –>

    Se na regra não existe teto para gasto e eu tenho dinheiro eu gasto. O Real Madri gastou uma fortuna na contratação do Kaká e do Cristiano Ronaldo. Tem algum time reclamando disso? Não. Conhecem-se as regras de uma competição antes dela começar. Se não lhe servem, não entre. Agora, entrar tentar ganhar caladinho e, depois de perder, sair reclamando que não concorda com as regras? O que é isso?
    ———————————————————————————————–

    Em nenhum momento eu falei que ele ganhou de forma ilegal, o que eu me referi e´que ele tinha muita vantagem em relacao ao resto. E com isso é muito mais facil ganhar.

    Agora que ele ta na F1 onde o dinheiro do pai nao faz ninguem ser campeao, vemos o nivel real de pilotagem do garoto.. Foi isso que eu quis dizerrr.

    Publicado por Claudio Cardoso | 05/08/2009, 3:01 pm
  26. Ok, Cláudio.
    Agora entendi.
    Sobre o nível de pilotagem do Nelsinho, a única coisa negativa que eu vi, objetivamente falando, é que não conseguia bons resultados na classificação. Isso acabava com suas corridas. o que acabava com suas corridas.
    Quanto a erros, ocorreram também, mas nada que o diferencie de outros nas mesmas condições. Na Alemanha, por exemplo, o Alonso rodou na volta de apresentação. Ninguém deu um pio. Se fosse o Nelsinho seria um Deus nos acuda.
    Outra coisa: o Nelsinho sempre se mostrou muito sincero em entrevistas e assumiu todos os seus erros em corridas e treinos. Vc sabe que tem pilotos que erram, todo mundo vê, mas o cara não assume. O Barrichello, pelo que me consta, em 17 anos de F1 nunca cometeu um erro. A culpa é do carro, dos freios, da embreagem, da equipe, do Button que corre igual ao Schumacher, do Button que é maior que ele, o que favorece a distribuição do peso…
    Em suma, se vc for a um presídio e conversar com os presos, verá que todos são inocentes e vc vai achar que saiu de um colégio de freiras.

    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 05/08/2009, 4:44 pm

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