//
você está lendo...
ARTIGOS

McLaren à caça da Red Bull em Silverstone

IMAGEM: Keith Collantine/F1fanatic.co.uk — Em Goodwood, Button pilotou o carro campeão de Alain Prost em 1986

Em meio a grande festa promocional e comemorativa que foi o Festival de Goodwood para a McLaren, Jenson Button teve um tempinho para falar da perspectiva do GP da Inglaterra para sua equipe:

Se a Red Bull será competitiva ou não, eu não sei. Mas nossas atualizações parecem estar funcionando como esperávamos, então deveremos lutar com eles [pela vitória] lá na frente. Deverá ser um Grande Prêmio emocionante, não será um passeio no parque para ninguém.

— Jenson Button

Assim como a Ferrari em Valência, a McLaren promete um pacotão de atualizações para Silverstone semana que vem. Entre estas mudanças, a principal é uma espécie de “escapamento turbina”, utilizado para interagir com o difusor e neutralizar parte da turbulência criada pelos pneus e, consequentemente, criar mais “downforce”, estabilidade e aderência na porção traseira do carro.

Este é um dos grandes segredos da Red Bull que vem sendo replicado pela concorrência nas últimas provas.

McLaren e Red Bull vêm duelando nas últimas provas e há muita gente apontando o confronto em Silverstone como um dos momentos capitais desta temporada: Caso a McLaren mostre-se competitiva a ponto de desafiar a Red Bull no seu território — como parece ser o ultra-rápido circuito inglês —, o campeonato pode começar a pendular para o lado de Woking. Caso contrário, a equipe inglesa deverá depender, e muito, da categoria de seus pilotos para equilibrar o campeonato contra o super carro da Red Bull…

Para explicar um pouco da evolução da equipe de Button em 2010, comenta-se que o MP4-25 vem sendo refinado no túnel de vento da antiga Toyota, localizado em Colônia, Alemanha — um artifício utilizado pela Honda/Brawn/Mercedes GP em 2008, quando calibrou o belo BGP-001 de 2009 em três túneis de vento.

Espera-se que a McLaren avalie este pacote aerodinâmico em um teste em linha reta esta semana, semelhante ao feito em 2009 com o MP4-24:

About these ads

Discussão

449 comentários sobre “McLaren à caça da Red Bull em Silverstone

  1. Becken a McLaren comprou o tunel ou só aluga?

    Publicado por Leonardo | 04/07/2010, 2:38 am
  2. Por que a McLaren só pode testar em linha reta? Se estivesse filmando um comercial da Vodafone aí ela poderia fazer o que quiser?

    Publicado por Alfred Newman | 04/07/2010, 1:50 pm
    • Porque assim todo mundo iria saber, e não seria de mau-caráter.

      Publicado por Alexandre Gomes | 04/07/2010, 6:56 pm
  3. Mas a Ferrari fez.Porque é que a Mclaren tambem nãopode fazer.

    Publicado por Edgas Mutute | 04/07/2010, 7:33 pm
  4. Becken,
    A McLaren está muito bem e não deve se rebaixar aos níveis dos carcamanos.
    Aliás, os carcamanos “já eram” nessa temporada e tomara que em todas que virão. Então, o que a Mc tem que fazer é seguir em frente preocupando-se com quem está vivo e não com cachorro morto.
    E que fique bem claro: eu não torço por equipe, mas por pilotos.
    Torci pelo Kimi em todas as equipes pelas quais ele passou. Torço pelo Schumacher na Mercedes,
    se o Hamilton trocar de equipe eu vou atrás torcendo por ele e assim também o é com o Kobayashi Kobayote Japinha-voador-San.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 04/07/2010, 8:29 pm
  5. Well…deve ser ‘a corrida do ano’. Altas expectativas para que o F10b ‘acorde’ – eu duvido disso fortemente em função dos pneus – e também para o grande embate RB6 x MP4-25(B ?).

    A minha aposta em um hat-trick da McLaren parece coisa de torcedor – e talvez não deixe de ter uma pontinha disso – mas acho que vai de encontro ao famoso post da ‘corrida armamentista’ (http://f1around.wordpress.com/2010/04/11/mclaren-e-ferrari-apostam-em-ritmo-de-desenvolvimento-contra-red-bull/).

    Acho que a partir de Silvertone teremos uma reedição do ano passado onde o RB5 caçou o BGP-001. Este ano a caça é a Red Bull (e eu aposto que a McLaren faz melhor o papel de caçador este ano que a RBR fez ano passado).

    Publicado por Will | 05/07/2010, 10:55 am
    • Tou contigo, Will, na torcida e na análise.
      Sou sempre um pouco fatalista, então, imagino que se o MP4-25.5 emparelhar com o RB6.5 teremos um campeonato de pilotos no mais puro sentido da palavra.
      Quanto ao F10B (este é outro mesmo), sinto que não tem salvação, tá na mão dos pilotos que agora devem ter algo mais manejável.
      Mas como já disse antes, o lado bom de Silverstone é que saberemos qual é a nova ordem já após o Qualifying. Pois é pra isto que foram feitas todas as mudanças.
      Temos de ficar de olho em Button, pois se este melhorar sua posição de largada, aí então teremos certeza que a McLaren realmente avançou.
      Hamilton não serve como parâmetro, pois tem largado bem a despeito do carro.

      Publicado por Alexandre Pires | 05/07/2010, 11:19 am
    • Bom dia meus caros e felizes Will e Alexandre,

      Assim como vcs estou ancioso para constatar a atualização do MP4-25 e ver se posicionando lado a lado com os Touros Vermelhos ou quem sabe a frente, mas tb estou mais ainda para ver aonde a Ferrari conseguiu chegar em relação a seus desafiadores(RBR, Mclaren, Renault e Mercedes), em especial a de Massa, já que foi mais rápido em Valëncia no fds que Alonso vide tempos nos Qs.

      Acho que nos primeiros livres já teremos alguma idéia!

      Abçs

      Publicado por Teo | 05/07/2010, 11:30 am
    • Teo,

      A Ferrari é uma pequena incógnita. Mas esquecemos de dizer algo importante todos nós.
      A Ferrari teve mais duas semanas pra calibrar suas modificações. Então, o que eu achei como insuficiente em Valência pode se tornar algo a contento em Silverstone.
      Imagina quantos dados não foram recolhidos ali em Valência!
      Talvez possa surpreender.
      Nos treinos livres não acredito muito, não. Ou melhor, até acredito, a questão é saber em qual dos três é que a Ferrari irá simular o Qualifying.
      É bom lembrar que a RedBull nunca liderou o primeiro treino livre nesta temporada. Então, este não servirá como parâmetro. Qualquer um pode passar as RedBull no Practice 1!
      Sobra o segundo e o terceiro.
      Pra não ficar muito ansioso, já me programei pra esperar a fotografia só após o Qualifying.

      Publicado por Alexandre Pires | 05/07/2010, 11:39 am
    • “A Ferrari teve mais duas semanas pra calibrar suas modificações. Então, o que eu achei como insuficiente em Valência pode se tornar algo a contento em Silverstone.
      Imagina quantos dados não foram recolhidos ali em Valência!”

      Alexandre,

      É justamente nesse ponto que vc bem colocou que está minha ansiedade, pois agora eles tem de fato dados suficientes e relevantes para aferir melhor seus equipamentos, sugere-se com isso que o F-10B surpreenda e possa andar próximo o bastante da ponteira para convencer/motivar a equipe, seus pilotos e seus torcedores a continuar na briga pelo WDC/WCC!;D)

      Abç

      Publicado por Teo | 05/07/2010, 11:53 am
    • O grande prêmio inglês será realmente interessante do ponto de vista técnico.

      Equipes que já testaram o ‘RB6 blown exhaust diffuser’ (BED) são: Mercedes, Ferrari e Renault. Todas em Valência.

      Equipes que poderão testar o BED em Silverstone são: McLaren e ForceIndia e talvez Williams.

      Equipes que já testaram o ‘MP4-25 blown rear wing’ (BRW) são: Ferrari, Sauber, Mercedes, ForceIndia, RedBull e Williams.

      Equipe que pode testar o BRW’ em Silverstone é: a Renault.

      Ou seja, quase todas as equipes podem estar com as duas grandes (re)invenções de 201o.

      SILVERSTONE:
      RedBull BED! + BRW
      McLaren BRW! + BED (?)
      Ferrari BRW + BED
      Mercedes BRW + BED
      Renault BED + BRW (?)
      Williams BRW + BED (?)
      ForceIndia BRW + BED (?)
      Sauber BRW (?)
      Toro Rosso
      Lotus
      Virgin
      Hispania

      Publicado por Alexandre Pires | 05/07/2010, 12:53 pm
    • COmo sempre, ótima estatística, Alexandre! ;)

      Publicado por Becken Lima | 05/07/2010, 12:59 pm
    • Thanks, Becken!

      Publicado por Alexandre Pires | 05/07/2010, 1:01 pm
    • Pelo visto, a Renault só vai mesmo com EBD (exhaust-blown diffuser) e sem o anunciado BRW (blown rear wing). Quem sabe na Alemanha.

      Já a Williams condicionou o uso do EBD aos testes de sexta-feira, mas pelo visto continua com o BRW.

      O mesmo cuidado com o EBD promete a McLaren.

      Sobre a ForceIndia não li nada, então talvez venha mesmo com o EBD, ou não.

      Ainda assim veremos algo curioso em Silverstone: 7 equipes com EBD ao menos na sexta-feira.

      Publicado por Alexandre Pires | 07/07/2010, 6:09 pm
  6. Vai ser embolada a qualify!

    Publicado por Alexandre Gomes | 05/07/2010, 1:31 pm
  7. Boa noite amigos.

    Amigos me esclareçam: Alexandre Gomes e Alexandre Pires são pessoas diferentes.

    Publicado por Edgas Mutute | 05/07/2010, 1:59 pm
  8. Oh Edgas! Como assim vc não conhece o Alexandre Pires? É aquele sambista que chorou na Casa Branca, cantando para o George W. Bush. Ele tbm é apaixonado por automobilismo, não é Alexandre?

    Publicado por Fernando | 05/07/2010, 2:29 pm
  9. KKKK

    Publicado por Alexandre Pires | 05/07/2010, 2:38 pm
  10. Amigos, eu acredito no potencial da McLaren (claro que o lado torcedor fala muito alto aqui). Em Istambul, uma pista que favorecia os RB6s, andamos muito perto deles e herdamos sua vitória. No Canadá, uma pista que, poderia se dizer, equalizava as forças sem vantagens aparentes para nenhum dos dois times, andamos na frente. Em Valência, onde os touros trouxeram sua versão do duto frontal, não estivemos tão distantes (a distância aumentou um pouco, mas como estávamos sem atualizações, estávamos bem). Sempre confiei na eficiência das atualizações trazidas por Woking, ainda mais quando são pacotes de significativa melhora. Sem contar com o talento dos nossos pilotos. Temos o cerebral e eficiente Button e o ótimo e arrojado Hamilton, que sempre tira tudo e mais um pouco dos seus equipamentos.
    Eu banco um hat trick prata e laranjado para Woking, com grandes chances de ser realizado pelo líder da temporada até aqui.

    Publicado por Allan Wiese | 05/07/2010, 3:12 pm
    • Hamilton tem histórico, né, Allan?!

      Ano passado a partir do 10. GP Hamilton foi o que mais pontos fez

      Seguido de perto pelo saudoso Räikkönen.

      Resta saber se as melhorias preparadas pra Silverstone’10 terão tamanho impacto como as de Hungaroring’09!

      Aí vira barbada…

      Ainda assim, pior as McLaren não ficarão. Preocupação da concorrência.

      Publicado por Alexandre Pires | 05/07/2010, 3:26 pm
    • Esse é o ponto. Pior não ficaremos. E como nenhum dos outros trará grandes atualizações, na pior das hipóteses andaremos perto.
      Espero que o pacote nos empurre muito para baixo, para passarmos corrermos muito no quintal de casa!

      Publicado por Allan Wiese | 05/07/2010, 4:20 pm
  11. Descoberto o segredo do domínio da RedBull no Q3:

    “One interesting observation is that Red Bull has a setting on the engine, whereby the ignition is retarded on the over run, which maintains exhaust gas pressure even when the driver lifts off the throttle. This maintains the performance of the blown diffuser and keeps the downforce up when it’s most needed. It’s not something you can do for more than a lap or two as it damages the engine, but it gives that vital fraction of a second which keeps Red Bull ahead of the rest in qualifying.”

    Fonte: JA

    Publicado por Leandro Magno | 06/07/2010, 3:34 pm
    • Já tinha lido isso, mas não acho que seja apenas isso.

      Se fosse, as demais equipes já teriam “ouvido” e copiado essa maneira de manter o regime de motor em alta para gerar mais gases pelo escape e aumentar a pressão aerodinâmica mesmo em baixa velocidade.

      Mas não deixa de ser um achado interesssante.

      Publicado por Claudemir Freire | 06/07/2010, 4:03 pm
    • Interessante Leandro.
      Já tinhamos discutido isso por aqui e foi dito que não era algo simples de se operar o escapamento rebaixado, justo por causa das oscilações de saída de gases por ali. Ótima sacada dos Touros para manter o downforce nos momentos capitais do final de semana.
      E talvez isso explique o motivo de o ritmo de corrida das Red Bulls não ser tão fenomenal quanto seu ritmo de classificação.

      Publicado por Allan Wiese | 06/07/2010, 4:04 pm
    • Interessante, Leandro.
      Se for realmente assim como diz James Allen, talvez tenha sido isto que faltou pras cópias da Ferrari, da Mercedes e da Renault.
      Acho que por isto tive a impressão que as cópias deram pouco efeito.
      Tou enganado, ou as RedBull andaram estourando motores estranhamente? Alguém tem os números?
      Se não tiver comendo bola, acho que esta artimanha sacrifica, e muito, os motores…
      Agora entendo que a choradeira do Horner pedindo uma nova equalização deve ter como alvo aumentar a durabilidade dos motores e não sua potência.

      Publicado por Alexandre Pires | 06/07/2010, 4:04 pm
    • Uau… A Autosport desta semana tem algo parecido ao reportar a classificação:

      “…That was probably partly due to Red Bull following its habitual practice of not fully turning up its engines until Q3…

      — Mark Hughes

      O texto do James é mais detalhado, mas é uma informação que parece verídica!

      Publicado por Becken Lima | 06/07/2010, 4:21 pm
    • Boa, Becken!
      Isto prova que não há milagre. Tem de ter engenho pra cravar oito de nove poles. Isto foi e é a história da fórmula um.
      Agora que o feitiço foi devendado, vamos ver se as cópias conseguem fazer também o seu abracadabra!
      Era um truque como todos desconfiavam, mas era algo dentro da regra.
      Congrats, Red Bull!

      Publicado por Alexandre Pires | 06/07/2010, 4:38 pm
  12. Se fosse apenas isso as demais equipes teriam copiado a muito tempo, mas não é.

    É uma coisa que um bom espião saberia detectar em duas ou três voltas lançadas de um carro da Red Bull, por se tratar de não baixar o regime de giros em curvas de média e baixa velocidade, mas o mais implicante nisso é a durabilidade do motor e o Alexandre levantou a bola sobre quebras de motor, e foi apenas uma do Vettel em Barhein, de lá pra cá nenhuma quebra foi registrada.

    E fica mais uma questão, isso deve ser feito por meio eletrônico, e se for feito tem que ser controlado pela centralina padrão usada em todos os carros, o que releva a pensar que ela mantém os giros do motor em alta mas não distribui em forma de potência para as rodas (controle de tração?) se não causaria uma rodada a cada curva, sendo assim, tem mais coisas entre o Céu e a Terra do que todos nós imaginamos.

    Publicado por Claudemir Freire | 06/07/2010, 6:05 pm
    • Só poderia ser feito pela embreagem, agora galera, respondam como ?

      Publicado por Claudemir Freire | 06/07/2010, 6:19 pm
    • Não seria difícil montar um mapemento de motor para uma volta só.

      Isso bem utilizado na qualify faz a diferença, senta o carro na curva.

      Publicado por Alexandre Gomes | 06/07/2010, 7:24 pm
    • Claudemir,

      Bem colocado.

      Seu comment me fez ficar mais curioso se isto se seria possível ou não.

      Como sou igual a são tomé, fui lá assistir os ‘onboard videos’ do formula1.com, e não (ou)vi nada de mais.

      Os carros da RedBull parecem trabalhar em regimes de giros compatíveis com os dos outros carros.

      Só esguela nas retas ou nas curvas de alta. Nada além.

      Assistam lá aos vídeos e vejam se notam algo diferente. Lá há a pole de Vettel no Barém e a de Webber na Espanha.

      Sou da antiga, ou seja, pra mim motor nós conhecemos ouvindo! ;)

      Publicado por Alexandre Pires | 06/07/2010, 9:55 pm
    • Alexandre, o Gomes.

      Mapear o motor não dá, porque isso é usar regimes mais econômicos de potência e gasolina, e não pode sofrer interferência eletrônica em nenhuma instância, o piloto faz isso nos controles do volante e fazer isso a cada curva é impraticável. Como você sugere seria um controle ativo que mudaria o controle da embreagem a cada metro percorrido pelo carro (lembra a suspensão ativa de 1986 da Williams) assim mantendo o regime de giros ao máximo de 18000 rpm sem tranferir potência para o diferêncial.

      Alexandre, o Pires.

      Ouvindo um carro você aprende muito mais do que apenas o estudando, por isso acho essa solução apresentada pela Red Bull tão simplória que chega a ser ridículo existir e nenhuma equipe ter copiado até agora é também improvável pela e que se tem algo por trás disso é algo muito mais elaborado do que sujere a matéria. Posso estar errado, mas até agora não me convenceu.

      Preciso de mais argumentos. : )

      Publicado por Claudemir Freire | 06/07/2010, 10:18 pm
    • Claudemir,

      Depois de ver os vídeos ouvindo com atenção o funcionamento e assistido pelos instrumentos virtuais de medição, também acho mais plausível que seja algo muito mais elaborado, pois no giro do motor não notei nada de anormal.

      Quem tiver saco de ouvir aquele choro que é o ronco dos Renault que se aventure a descobrir alguma sutileza que passou despercebida a mim.

      Claro que estamos supondo que esta mudança tem a ver com algo que faça os motores trabalharem no máximo dos 18.000 RPM quando deveriam estar, sei lá, nos 12 ou 14.000 RPM.

      Contudo, como Fórmula 1 é um esporte dos detalhes, talvez tenham feito algo mais simples e com um efeito também avassalador.

      O quê? Simplesmente impedir que o giro caísse abaixo de uma determinada faixa, a qual teriam detectado como mínimo pra que houvesse o efeito aerodinâmico necessário.

      Por exemplo, ficar sempre acima dos 12.000 RPM. Ou algo assim. Aí teríamos de assistir mais vídeos.

      Quem gosta de mecânica deve se lembrar que os famosos aerofólios em carros ou as carenagens em motos funcionavam apenas como enfeites se o veículo não ultrapassasse os 120kmh. Este comentário virou um lugar comum nos 1990 a respeito dos carros e motos comerciais enfeitadinhos.

      Mas tem toda lógica. Certos efeitos aerodinâmicos só são substantivos se o ar passa pelo corpo em questão a certa velocidade e com certo volume.

      Resumindo, se os gases saindo de um motor em 12.000 RPM são suficientes pra obter este a mais do difusor e estabilizar seu funcionamento então não precisamos fazer algo impossível que é trabalhar a 18.oooRPM por uma volta inteira. Basta não deixar cair abaixo disso. Isto sim acho bem possível. (E só pensei nisto enquanto escrevia o comment…)

      Publicado por Alexandre Pires | 06/07/2010, 10:43 pm
    • “Se fosse apenas isso as demais equipes teriam copiado a muito tempo…”

      Claudemir,
      Esse recurso só tem efeito com o escapamento jogando o ar direto no difusor, por isso as outras equipes ainda n podiam tentar usá-lo.
      Não adiantaria usar esse truque com ar quente sendo jogado debaixo da asa traseira ao invés de diretamente no difusor como no caso da RBR.
      Elas passaram uns 5 meses tentando adaptar as novas saídas do escapamento ao projeto original do chassi e , agora sim, poderão começar a usar esse artifício da RedBull.
      Talvez seja por isso q o Alonso insistiu em dizer q esse novo sistema de escapamento abria a possibilidade de muitas outros upgrades nas corridas seguintes. Ou seja, agora q já concluiram q o escapamento n estraga a suspensão nem o difusor, vão implementar um ajuste na embragem q permita, em pelo menos uma volta do fds, golfadas de ar quente sem a transmissão do torque pro eixo.

      Publicado por Leandro Magno | 06/07/2010, 11:24 pm
    • “Ou seja, agora q já concluiram q o escapamento n estraga a suspensão nem o difusor, vão implementar um ajuste na embragem q permita, em pelo menos uma volta do fds, golfadas de ar quente sem a transmissão do torque pro eixo.”

      Leandro Magno.

      Sei que estou chovendo no molhado, mas isso eu percebi na matéria e sei que elas tinham que adaptar seus escapes para poder usar o “método” gaseico redbulliano, porém, o regime de giros implica invariavelmente no regime de potência para o diferencial, e a única peça capaz de cortar a potência sem baixar os giros é a embreagem e essa é semi-automática, controlada pela tal centralina desenvolvida pela Mclaren e padrão para todas as equipes, como ajustar isso ?

      Alexandre, o Pires.

      Pode ser que não necessariamente precise ser a 18,000 giros, concordo, mas mesmo assim sair em uma curvas como a Rascasse ou o “S” do Senna na Turquia a regimes de mais de 14,000 é pedir pra rodar ou bater no muro, a questão é, como cortar potência para o carro sem baixar os giros, sendo que, a embreagem não pode sofrer mudanças na sua programação básica ?

      Alguém pode lembrar do Anti Stall, mas esse dispositivo corta por completo a transmissão, sem deixar os giros cair para o carro não morrer ou a regulagem do curso da embreagem, alguns pilotos tem preferências por regular o curso, mas aí entra outro fator, é usado a embreagem apenas nas largadas e saídas de boxes, depois é tudo automático.

      Não há como programar um setup básico de uma volta, isso infringiria a regra, é só lembrar dos dois pedais de freios que existia na Mclaren em 1998, era genial, era mecânico, mas foi considerado depois de 4 corridas ilegal, e se ouvesse algo do tipo no carro da Red Bull a FIA já teria barrado.

      Publicado por Claudemir Freire | 07/07/2010, 8:37 am
    • Claudemir,

      Se for algo sutil, é mais fácil de fazer.

      Você pode modificar ligeiramente as relações de marcha, especialmente, pras curvas de baixa. Deixando um câmbio “mais reduzido”, isto já fará com que o motor trabalhe um pouco acima da rotação. O que não mudará a potência entregue na roda.

      As relações de marcha podem ser mudadas a cada corrida, sem nenhum problema. Está na regra.

      Como isto é permitido, então, certamente, o regime de embreagem também pode ser reprogramado a cada corrida. Mas nem sei se é necessário fazer algo gritante com a embreagem.

      Só pra lembrar, 20.000 RPM já ultrapassa a velocidade do som. Então, um motor rodando com um mínimo de 11, 12, 13.000 RPM escapa gases em altíssima velocidade. Tou falando, é no detalhe.

      Publicado por Alexandre Pires | 07/07/2010, 9:18 am
  13. “Deixando um câmbio “mais reduzido”, isto já fará com que o motor trabalhe um pouco acima da rotação.”

    Em pistas de rua ou travadas você pode reduzir a relação para criar mais potência nas saídas de curvas e “ajudar o piloto na redução e retomadas, mas em circuitos com longas retas e curvas de alta você precisará de uma relação longa para ajustar os giros para não “esgoelar” o motor.

    E a embreagem é semi-automática ela se ajustará sem nenhuma programação a qualquer mudança de marchas que o piloto impor. E alguém aqui lembra da última vez que uma equipe tenha reclamado de quebra de embreagem, eu não me lembro.

    Publicado por Claudemir Freire | 07/07/2010, 10:09 am
    • A Red Bull não teve problemas nos câmbios de Webber e Vettel no Canadá? Será que não tem relação (estou apenas especulando)?

      Publicado por Allan Wiese | 07/07/2010, 10:36 am
    • Em algum momento, alguém descreverá o truque dos RB6.
      Infelizmente, eu já não tenho mais idéias pra especular.
      Mas é divertido ficar imaginando o que poderia ser.

      Publicado por Alexandre Pires | 07/07/2010, 11:41 am
  14. McLaren treinando pesado pra pegar os touros esse final de semana:

    Publicado por Allan Wiese | 07/07/2010, 10:36 am
    • Ham sempre usando de maracutais(1:43 min)!

      Publicado por Leandro Magno | 07/07/2010, 11:42 am
    • Ham sempre usando de maracutaias(1:43 min)!

      Publicado por Leandro Magno | 07/07/2010, 11:43 am
    • nem no autorama gostam de perder… kkkk

      Publicado por Alexandre Pires | 07/07/2010, 11:54 am
    • Hehehe…

      Hamilton deixou Button ganhar no autorama pra vencer domingo, daí empata, hahaha…

      Publicado por Allan Wiese | 07/07/2010, 12:48 pm
    • Um simples brinquedinho que mostra quem é mais afeito a acelerar além da conta e quem é mais cuidadoso (com a mão e, eu diria, com o pé também).

      Acho que da uma pista de quem é mais ansioso dos dois…

      Publicado por Will | 07/07/2010, 2:42 pm
    • Ao menos em carrinhos de controle remoto, o Hamilton tem mais experiência que o Jenson:

      Publicado por Becken Lima | 07/07/2010, 3:17 pm
    • Rapaz, o cara já tinha o cacuete da lingua qd fala, foi tirar esse do fundo hein Becken!:D

      Publicado por Teo | 07/07/2010, 6:30 pm
  15. Jenson e Lewis pilotando o MP4-12C em Goodwood:

    Publicado por Becken Lima | 07/07/2010, 10:38 am
    • Coisa linda o ronco desse V8…

      Publicado por Allan Wiese | 07/07/2010, 11:40 am
    • Queria estar lá pra ver ao vivo e a cores!!!

      Publicado por Alexandre Pires | 07/07/2010, 11:43 am
    • Acho que o laranja está na moda…=]

      Pode estar aí a indicação da nossa nova pintura quando houver necessidade de outra ‘identidade visual’ para a equipe.

      Publicado por Will | 07/07/2010, 2:32 pm
  16. Bem que a McLaren podia vir alaranjada em 2011.

    Publicado por djow | 08/07/2010, 9:19 am
  17. Nova asa dianteira da Mclaren:
    wing 1

    wing 2

    Publicado por Leandro Magno | 08/07/2010, 11:11 am
  18. A Ferrari apresentou o logo novo para 2011 e que substituirá o código de barras:

    fer logo novo

    Impressão minha ou agora ficou ainda mais parecido com o logo da Marlboro?

    Publicado por Becken Lima | 08/07/2010, 11:18 am
    • não apenas mais parecido .. ficou bem moderno e bonito tb. Certamente a mensagem subliminar está mais incisiva nesta nova logo

      Publicado por Galkadesh | 08/07/2010, 11:29 am
    • Ficou mais parecido mesmo, tenho uma caixa aqui para comparar.
      O departamento de publicidade da Philip Morris é coisa de assustar.

      Publicado por highdownforce | 08/07/2010, 11:33 am
    • Eu achei… confuso! Sem um conceito visual que remeta à equipe ou ao esporte a motor — o que certamente seriam os “briefings” que a equipe pediria ao seu designer.

      O “briefing” de verdade deve ter sido mesmo a relação visual com a Marlboro.

      Publicado por Becken Lima | 08/07/2010, 11:33 am
    • Quando se lê algo assim “Unveiling the logo, team boss Stefano Domenicali said that the team would continue to be called Scuderia Ferrari Marlboro, adding that the graphic changes had been made in conjunction with Philip Morris.” a impressão que tenho é de que na verdade quase nada partiu da Scuderia.

      Publicado por highdownforce | 08/07/2010, 11:41 am
    • Para ficar mais Philips Morris, só faltava ter trocado o nome para “Scuderia Marlboro Ferrari”…

      Legal em termos de marketing para a PM, mas sem nenhum sentido para a “marca” Ferrari.

      Publicado por Willian | 08/07/2010, 11:46 am
    • Parece com meio logo do Marlboro!
      Se colocar outra metade simétrica, vai ficar bem parecido.

      Publicado por Alexandre Pires | 08/07/2010, 11:47 am
    • Muito feio…

      Publicado por Will | 08/07/2010, 1:10 pm
  19. Becken,

    O assunto deve render um post.

    “Segredo” da Red Bull na classificação é revelado.

    Reportagem da “Autosprint”, link da notícia no tazio

    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/19572/

    Publicado por Galkadesh | 08/07/2010, 11:32 am
    • Esta matéria do tazio estava toda errada.
      Pedi pra corrigirem: creditando o James Allen e informando corretamente quais equipes que usaram o difusor soprado.
      Ainda aparece uma McLaren como tendo apresentado o difusor soprado lá em Valência. Esta gralha ficou.
      O resto corrigiram tudo quase que imediatamente. Pessoal sério.
      Mas ainda acho que o crédito na chamada deveria ir pro JA. Fazer o quê…

      Publicado por Alexandre Pires | 08/07/2010, 11:42 am
  20. Para quem ainda não viu, uma foto do FW32 com o seu blow diffuser:

    http://twitpic.com/22y2a4/full

    Publicado por highdownforce | 08/07/2010, 11:54 am
  21. Lewis e Jenson pilotando Vodafone McLaren “atualizado:

    kombi

    Publicado por Becken Lima | 08/07/2010, 12:18 pm
  22. Coisa linda o novo capacete do Lewis…

    Publicado por Allan Wiese | 08/07/2010, 12:39 pm
  23. aí becken. Mataram a cobram e mostraram o p.a.u.
    O segredo da redbull e que todo mundo tá querendo copiar.
    O escapamento é um dos segredinhos (porque acredito que tenha mais algum por lá)
    Só que não basta copiar por copiar, tem que saber os detalhes técnicos para se copiar bem feito. Tá lá no tazio

    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/19572/

    tem um sistema eletronico que comanda os gases do escapamento e só usam mesmo no fim do treino para não comprometer o motor.
    Deve ser bom pacas ( mas como já disse junto com mais algum segredinho)
    Sim, porque se eles conseguem ser os melhores em qualify tendo cerca de 30 cv a menos, então eles tem algumas artimanhas por lá pra fazer a diferença.
    Vai lá comenta aí

    Publicado por wilson costa | 08/07/2010, 1:23 pm
  24. Hamilton escolhido melhor piloto da primeira metade da temporada por Keith Collantine do F1fanatic:

    http://www.f1fanatic.co.uk/2010/07/08/2010-half-term-driver-rankings-part-3/

    Publicado por Becken Lima | 08/07/2010, 1:34 pm
    • Todo o ranking feito pelo Keith é muito bom e bem racional. Achei fantásticos os comentários sobre Hamilton, Button, Sutil e Buemi.

      Publicado por Will | 08/07/2010, 2:36 pm
    • Relegar Button como o lanterninha dos cinco melhores da meia-temporada foi de uma injustiça tremenda.

      Quando olho a meia-temporada, fico com a forte impressão que Button e Kubica foram a sensação.

      Por diferentes razões, no máximo diria que há um empate entre Button, Kubica e Hamilton. Cada um se mostrou forte em aspectos distintos e todos fundamentais.

      Hamilton foi destaque na fase ocidental. Enquanto Button e Kubica foram bem tanto na oriental quanto na ocidental.

      Não gostei do ranking.

      Mas é verdade que desde a Hungria’09, Hamilton tem sido o piloto a ser batido. Está muito forte. Só que este não era o escopo do ranking. Collantine forçou a mão.

      Publicado por Alexandre Pires | 08/07/2010, 3:55 pm
    • Alexandre,

      Acho que ser o ‘showman’ da temporada pesou em favor do Hamilton. E acho que a falta de combatividade do Button em algumas corridas pesou contra ele em relação aos pilotos da Red Bull.

      Publicado por Will | 08/07/2010, 4:00 pm
    • Will,

      Também fiquei pensando que este aspecto arrojado de Hamilton em algumas corridas tenha contaminado o ranking. Deve ser isto mesmo.

      Mas pra mim Hamilton não tem sido o cara em corridas, como já disse acho que neste quesito ele empata com Button, Kubica e até Alonso.

      A grande força de Hamilton tem sido na qualificação. Tem feito algo inimaginável diante das “imbatíveis” RedBull. Realmente, nem Kubica, nem Button, nem Alonso, nem Rosberg conseguiram fazer na qualificação tanto quanto Hamilton. Mas aí o ranking seria outro…

      Publicado por Alexandre Pires | 08/07/2010, 4:15 pm
    • É Alexandre, podemos chamá-lo de ‘escapamento-rebaixado’ humano…

      Publicado por Will | 08/07/2010, 4:20 pm
    • Boa, Will!!!

      Nenhuma equipe chegou perto das RedBull em qualificação com as melhorias em seus carros.

      Nem a McLaren, que só chegou perto por causa de Lewis ‘Exhaust-Blown Diffuser’ Hamilton.

      Por isto, que só vou acreditar na melhora do CARRO da McLaren quando ou se Button estiver na primeira fila da largada.

      Espero que isto ocorra agora em Silverstone.

      Aí a coisa aperta pro lado das RedBull. Caso contrário, o campeonato tende a ficar mesmo nas mãos das RedBull, pois seus carros e seus pilotos não vão continuar se complicando sozinhos pelo resto da temporada. Aí seria inaceitável… ainda que bom pra nossa McLaren!

      Publicado por Alexandre Pires | 08/07/2010, 4:38 pm
    • Concordo com Hamilton na frente, mas penso que Button deveria estar antes de Vettel. Ele está ali por que tem um ótimo carro, mas mostrou que muitas vezes não sabe e não consegue aproveitar o potencial que tem nas mãos. Button pode não ter atacado Kobayashi em Valência, mas quem perguntou se precisava ultrapassar para ganhar posições foi Vettel. Isso que ele é considerado por muitos como um piloto arrojado. Na chuva, sem dúvidas, mas ainda falta muito para ele ser o mesmo piloto que larga da frente e que larga de trás…
      Mas a disputa ali na frente é muito acirrada.
      Particularmente, meu ranking seria assim: Hamilton, Webber, Button, Kubica, Vettel.

      Publicado por Allan Wiese | 08/07/2010, 6:34 pm
  25. Bruno Senna substituido por Sakon Yamamoto na Hispania:

    http://f1around.wordpress.com/2010/07/06/bruno-senna-sem-carro-em-silverstone-neste-final-de-emana/

    Se verdade, vai ser um tremendo banho de água fria. Ele tava feliz hoje. No Twitter:

    “…Passei a manhã na Cosworth com o Karun – foi divertido. A galera da equipe ainda está sob os efeitos da vitória da Espanha…”

    Publicado por Becken Lima | 08/07/2010, 3:17 pm
  26. Mais fotos…

    Ferrari e seu escape no assoalho.

    Quem inventou.

    A Mclaren vai ou não usar o escapamento novo ?

    Motor do Ford Corcel I de 1975, nada mas que uma derivação dos motores Renault. : )

    Publicado por Claudemir Freire | 08/07/2010, 3:36 pm
    • O motor do Corcel I era melhorzinho…

      Publicado por Will | 08/07/2010, 3:44 pm
    • Ouvi boatos q as novas partes relativas ao EBD da Mclaren só chegariam de hj pra manhã em Silverstone.

      Publicado por Leandro Magno | 08/07/2010, 5:02 pm
    • Hummm… Precisam chegar antes da homologação para o GP, acho que amanhã de manhã em Silverstone…

      Publicado por Becken Lima | 08/07/2010, 5:04 pm
    • Talvez o “atraso” seja por causa da tal antecipação de melhorias que eram pra Alemanha e agora estão programadas pra Inglaterra.

      Se tudo der certo, a McLaren conseguiria emparelhar seus desenvolvimentos com os das oponentes. Trazendo assim em um GP o que seria feito em dois GPs.

      Ficaram com um gosto amargo ao ver Mercedes, Renault e Ferrari trazerem seus EBDs com um GP de antecedência. Ligaram a luz amarela lá por Woking.

      Publicado por Alexandre Pires | 08/07/2010, 5:54 pm
  27. Galera – Apenas um aviso: este final de semana não haverá posts neste blog cobrindo o GP da Inglaterra. Ando morto de cansado por conta de projetos profissionais e pessoais, por isso só assistirei a corrida, sem escrever a respeito.

    Fiquem à vontade para dicutir sobre o final de semana aqui, neste post.

    Abraço a todos!

    Publicado por Becken Lima | 08/07/2010, 7:20 pm
    • Becken,

      Na minha terra dizem que a “rapadura é doce mas não é mole não”…

      Bom descanso e um forte abraço,

      Sirlan Pedrosa

      Publicado por Sirlan Pedrosa | 08/07/2010, 10:45 pm
    • Bom descanso Becken.
      E obrigado pelo espaço!

      Publicado por Allan Wiese | 09/07/2010, 8:36 am
  28. Bom dia pessoal,

    Alguem tem um link para assistir aos treinos pela net?
    Não tenho SPORTV aqui…

    Obrigado

    Publicado por Dorfão | 09/07/2010, 6:16 am
  29. Enquanto não começa o segundo treino, que tal um pouco de fórmula drift?

    http://bizarricesautomotivas.blogspot.com/2010/03/drift-de-pobre.html

    Publicado por Will | 09/07/2010, 7:56 am
  30. Resultados do FP1

    P. Piloto Equipe Tempos Voltas
    1 Sebastian Vettel Red Bull 1:32.280 22
    2 Lewis Hamilton McLaren 1:32.614 16
    3 Robert Kubica Renault 1:32.725 21
    4 Mark Webber Red Bull 1:32.747 23
    5 Adrian Sutil Force India 1:32.968 18
    6 Nico Rosberg Mercedes 1:33.318 21
    7 Nico Hülkenberg Williams 1:33.377 19
    8 Jenson Button McLaren 1:33.519 20
    9 Michael Schumacher Mercedes 1:33.955 18
    10 Rubens Barrichello Williams 1:34.016 17
    11 Sébastien Buemi Toro Rosso 1:34.132 21
    12 Vitaly Petrov Renault 1:34.365 22
    13 Fernando Alonso Ferrari 1:34.490 20
    14 Paul di Resta Force India 1:34.580 22
    15 Kamui Kobayashi Sauber 1:34.710 16
    16 Pedro de la Rosa Sauber 1:34.901 17
    17 Felipe Massa Ferrari 1:35.037 21
    18 Jaime Alguersuari Toro Rosso 1:35.318 27
    19 Heikki Kovalainen Lotus 1:36.747 16
    20 Timo Glock Virgin 1:37.330 11
    21 Lucas di Grassi Virgin 1:37.518 15
    22 Karun Chandhok HRT 1:38.735 21
    23 Fairuz Fauzy Lotus 1:39.510 11
    24 Sakon Yamamoto HRT 1:39.673 17

    Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 8:15 am
  31. ferraris treinando ritmo de corrida? me assustam esses tempos

    Publicado por Stephan König | 09/07/2010, 8:23 am
  32. Red Bull com tempos baixos no primeiro practice, isso não é tão comum. Marketing pra dizer que os pacotes dos outros não são tudo aquilo?

    Publicado por Allan Wiese | 09/07/2010, 8:37 am
  33. Esses tempos estão realmente muito altos, para a expectativa q se tinha a respeito do remodelado Silverstone. Keith Collantine, colocou um dado interessante em seu blog. O tempo de volta para o novo traçado igualar a melhor volta do antigo teria q ser 1:29.662. Com esse tempo a média de velocidade se igualaria a média da melhor volta do antigo Silverstone q é de 236,92 Km/h. Eles terão q baixar em quase 3 segundo esses tempos, para q se possa cumprir a expectativa criada.

    Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 8:53 am
  34. Mas a pista ainda está muito lisa, segundo informações dos pilotos pro “tempo real” da McLaren.

    Publicado por Allan Wiese | 09/07/2010, 8:57 am
    • é, a tendência é esses tempos do FP1 baixarem bastante até o tempo da pole amanhã, claro, se não chover.

      Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 9:02 am
    • Exato.

      Publicado por Allan Wiese | 09/07/2010, 9:23 am
  35. And here we go!

    Publicado por Allan Wiese | 09/07/2010, 10:02 am
  36. Com as inovações, a McLaren já não era para estar à frente da Red Bull?

    Publicado por djow | 09/07/2010, 10:14 am
  37. O tempo da P1 já foi por espaço… Webber 1:31,9

    Publicado por Will | 09/07/2010, 10:24 am
  38. Webber baixou um pouco o melhor tempo do FP1 : 1:32.118, nesse momento a temperatura ambiente é de 27°C e da pista 43°C

    Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 10:24 am
  39. E o Seb já começou suas costumeiras (?) espalhadas pela área de escape…

    Publicado por Will | 09/07/2010, 10:25 am
  40. isso Will e Vettel em segundo, e dando umas voltinhas fora da pista

    Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 10:26 am
  41. Hamilton às 14:17:

    HAM:”car doesn’t feel bad.”

    Publicado por djow | 09/07/2010, 10:26 am
  42. O tempo do Barrica está interessante, melhor que o Kubica (que já deu 11 voltas contra 7 do brasileiro).

    Publicado por Will | 09/07/2010, 10:27 am
  43. Parece q a Williams está “se encontrando”, bom para eles, q parecem q vão de Cosworth mesmo para 2011…

    Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 10:35 am
  44. Parece que a McLaren não acertou a mão ainda.

    Publicado por djow | 09/07/2010, 10:35 am
  45. ótimos 1st sectors de Ham e Alo: 25,6 contra 25,5 de Web

    Publicado por Will | 09/07/2010, 10:37 am
  46. Grande volta do espanhol!

    Publicado por Will | 09/07/2010, 10:38 am
  47. Não acho, quase meio segundo do Webber, é muito pouco para “gente” ainda hehehe

    Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 10:44 am
  48. Webber vem para baixar mais…

    Publicado por Will | 09/07/2010, 10:44 am
  49. vixi…lá vem o Web de novo

    Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 10:45 am
  50. 1:31,957…baixando aos poucos. Será que chegaremos a 1:29,6?

    Publicado por Will | 09/07/2010, 10:46 am
  51. errou rá :p

    Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 10:46 am
  52. É interessante como Buemi e Kobayashi conseguem superar não só os companheiros de equipe, mas carros ‘superiores’ como o FI do Liuzzi.

    Publicado por Will | 09/07/2010, 10:48 am
  53. Alonso tomando meio segundo do Webber e Massa tomando meio segundo do Alonso. Eu acho que a carreira do Massa já acabou.

    Publicado por djow | 09/07/2010, 10:48 am
    • dá um toque lá em Maranello, os caras assinaram com o “fim de Carreira” até 2012…

      Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 10:50 am
    • Alex, o que vc acha que está acontecendo com o Felipe?

      Publicado por Will | 09/07/2010, 10:51 am
    • Não disse que a Ferrari errou ao renovar com ele. Apenas disse que ele não tem mais condições de competir. Virou o rei das desculpas.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 10:53 am
    • Não acho q está acontecendo nada de errado. Levou azar nas últimas corridas em q estava com bom ritmo ( Canadá, Valência ) e esse é só o FP2. Não sabemos qual a programação dele pra esse treino. No mais, o Alonso é mais piloto do q ele mesmo e fico feliz dele estar andando bem próximo ao Alonso, depois q ele não teve mais problema de aquecimento de pneus. O q está acontecendo é q a CORNETAGEM é muito forte.

      Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 10:56 am
    • Entendi. Quer dizer que o desempenho do Massa tá ruim por causa da cornetagem?

      É. Faz todo sentido.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 10:58 am
    • A diferença entre Massa e Alonso é quase a mesma q existe entre Hamilton e Button. Uns 2 décimos. Acho q a dif entre os pilotos de Woking é até um pouquinho maior. Hamilton vem andando mais do q o Button nas últimas 5 corridas, o q não impede do Button superar o Hamilton, tal qual Massa e Alonso.

      Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 11:00 am
    • A diferença de pontos entre Hamilton e Button e Alonso e Massa mostra que você está enganado. Você está citando pilotos de nível diferente do Massa.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 11:03 am
    • não fala isso djow, senão o daniel lima vai te linchar em praça pública.
      Diria ele; ” isto é inadmissivel”.

      Publicado por mae dinah | 09/07/2010, 4:46 pm
  54. McLaren: “More minor modifications being made to both cars. this is quite an unusual day for us as we focus intently on the effects of the new parts.”

    Mais tempo necessário para ‘entender’ o carro…vamos ver no que vai dar!

    Publicado por Will | 09/07/2010, 10:49 am
  55. O 3º setor está ‘acabando’ com a McLaren…

    Publicado por Will | 09/07/2010, 10:54 am
  56. caraca…1:31,2 o Web tá doido!

    Publicado por Will | 09/07/2010, 10:56 am
    • Coom chassi remendado. A continuar neste ritmo, o Vettel vai ficar nervoso….

      Publicado por Vitor, o de Recife | 09/07/2010, 11:13 am
  57. Alonso!!!

    Publicado por Will | 09/07/2010, 11:01 am
  58. Grandes voltas dos pilotos da Ferrari: 1º e 3º setores de gente grande!

    Publicado por Will | 09/07/2010, 11:05 am
  59. E o Trulli segue com problemas. Ô Italianinho azarado hein?

    Publicado por Allan Wiese | 09/07/2010, 11:07 am
  60. Massa precisou usar pneus macios para ficar próximo do Alonso. Próximo, não à frente. Aí Alonso colocou pneus macios e foi, de novo, quase meio segundo mais rápido.

    Publicado por djow | 09/07/2010, 11:07 am
  61. Bom, ao que parece, a McLaren está fora da briga pela vitória. Talvez até do pódio. Red Bull e Ferrari dominando os tempos.

    Publicado por djow | 09/07/2010, 11:10 am
    • FP2

      Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 11:12 am
    • Tô ligado que é apenas um treino livre Alex. Mesmo assim, nos outros treinos livres eles não ficavam tão atrás da Red Bull. Veja que até a Ferrari já está bem melhor que a McLaren.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 11:15 am
  62. é, pena q não é o qualifying ainda…

    Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 11:10 am
  63. Não é uma afirmação mas não me lembro da última vez em que a McLaren ficou tão atrás num treino livre. Ou eu estou exagerando?

    Publicado por djow | 09/07/2010, 11:11 am
    • Como a própria McLaren já disse, são peças novas, mais tempo para ajustar…melhor aguardar FP3 e Q. E mesmo assim, o Ham vai já melhorar os tempos dele.

      Publicado por Will | 09/07/2010, 11:15 am
    • Então Will, acho que o problema não está no tempo para ajustar e sim que os avanços não foram o esperado. Por isso minha preocupação, entende?

      Publicado por djow | 09/07/2010, 11:21 am
  64. Hamilton na pista. Vamos ver se diminuem essa diferença gigantesca para os da frente.

    Publicado por djow | 09/07/2010, 11:14 am
    • Tô falando que a coisa t´amuito feia. Lewis acabou de sair da pista de novo.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 11:16 am
  65. seguuuuuura hamilton…

    Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 11:16 am
    • Viu como tá osso para eles? Estão tentando forçar ao máximo. E isso é ummal sinal na minha opinião.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 11:18 am
    • Isso é tq cheio e pneu frio…

      Publicado por Will | 09/07/2010, 11:23 am
    • Djow, os efeitos das novas atualizações ainda estão sendo estudados. Ainda precisam analisar como os novos componentes estão agindo. É bom esperar.

      E, claro, ainda é um treino de sexta….

      Publicado por Vitor, o de Recife | 09/07/2010, 11:25 am
    • Acho que nessa última escapada do Lewis ele tava com tanque vazio pois ele estava de pneus macios, aquele que tem a faixa verde. Bom, eu sou assim mesmo, desesperado. Para mim a coisa está muito feia para a McLaren. Volto a dizer que o problema não é no entendimento das novas partes e sim que elas não estão funcionando como esperavam. Mas lógico, esse é uma opinião de um cara preocupado. Espero que eles consigam melhorar para amanhã na classificação. Mas pelo que vi, vão ter muito trabalho.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 11:34 am
    • é cavalo brabo em arena de peão???

      Publicado por mae dinah | 09/07/2010, 4:31 pm
  66. Difícil baixar, pneus duros e tanque cheio.

    Publicado por Will | 09/07/2010, 11:22 am
  67. Essa é a dinâmica da temporada. Ferrari e McLaren, testando novos ajustes, arriscando mais, atualizando mais os projetos, td para não deixar a Red Bull disparar. Para a McLaren está dando certo por enquanto, e apesar do RB6 ser o carro a ser batido, quem lidera o wcc e wdc é a McLaren, claro, maior crédito à competência de seus pilotos.

    Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 11:23 am
  68. Bom, pelo que vi nesses 2 treinos livres, a McLaren vai ter qu efazer muita mágica para conseguir arrumar o carro para a corrida a ponto de competir com Red Bull e Ferrari. Lógico que tudo é possível. Só que agora o possível tem menos tempo para ser alcançado.

    Publicado por djow | 09/07/2010, 11:28 am
  69. Finish!

    Está difícil definir o que está acontecendo. Penso que o Q3 poderá dar uma noção maior para nós torcedores laranjados da nossa situação.
    Mas confio muito nos nossos pilotos e em nosso ritmo de corrida.

    Publicado por Allan Wiese | 09/07/2010, 11:32 am
  70. Tempos do FP2

    P. Piloto Equipe Tempos Voltas
    1 Mark Webber Red Bull 1:31.234 15
    2 Fernando Alonso Ferrari 1:31.626 26
    3 Sebastian Vettel Red Bull 1:31.875 25
    4 Felipe Massa Ferrari 1:32.099 25
    5 Nico Rosberg Mercedes 1:32.166 29
    6 Michael Schumacher Mercedes 1:32.660 28
    7 Vitaly Petrov Renault 1:32.745 29
    8 Lewis Hamilton McLaren 1:32.757 22
    9 Adrian Sutil Force India 1:32.787 27
    10 Rubens Barrichello Williams 1:32.967 33
    11 Robert Kubica Renault 1:33.019 30
    12 Nico Hülkenberg Williams 1:33.164 29
    13 Jenson Button McLaren 1:33.200 24
    14 Kamui Kobayashi Sauber 1:33.402 23
    15 Vitantonio Liuzzi Force India 1:33.728 27
    16 Sébastien Buemi Toro Rosso 1:33.836 36
    17 Pedro de la Rosa Sauber 1:34.051 29
    18 Jaime Alguersuari Toro Rosso 1:34.643 36
    19 Heikki Kovalainen Lotus 1:35.465 25
    20 Lucas di Grassi Virgin 1:36.237 24
    21 Timo Glock Virgin 1:36.553 21
    22 Karun Chandhok HRT 1:37.019 27
    23 Sakon Yamamoto HRT 1:38.303 32
    24 Jarno Trulli Lotus 1:42.901 3

    Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 11:36 am
  71. Se continuar essa tendência de baixar 1 segundo por sessão, talvez eles cheguem no 1:29.662, para o novo Silverstone superar o anterior, em velocidade média. Mas vai ser apertado…

    Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 11:40 am
    • Não sei se chega. A pista está bastante escorregadia e com alguns bumps. As simulações previam condições perfeitas, mas isso é difícil acontecer.

      Publicado por Allan Wiese | 09/07/2010, 12:33 pm
    • Pelo que imagino a pole deve rodar entre 1:30,0 e 1:30,5, e acho que minha aposta em uma pole laranja está ficando mais difícil.

      Publicado por Will | 09/07/2010, 1:12 pm
  72. A depender da programação de treino de cada carro, talvez o Vettel durma preocupado. Afinal, com chassi “remendado” e após uma pirueta assustadora, o Webber botou tempo no alemão…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 09/07/2010, 11:41 am
    • Bem lembrado…

      Publicado por Allan Wiese | 09/07/2010, 11:42 am
    • detalhe: Web deu 10 voltas a menos do q o Seb

      Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 11:45 am
    • Depois do acidente entre os dois, ficou muito claro que o Webber foi relegado ao posto de 2º piloto. Vettel só voltou para a briga porque a equipe o está privilegiando. Mesmo assim parece queo Webber quer dar trabalho para o Alemão-Sensação.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 11:49 am
  73. Sexta-Feira.

    Não existe nada mais inconclusivo que os treinos de sexta, então para quê Alex bater boca com o Djow, ele não sabe muito e já provou isso.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/07/2010, 11:53 am
    • O fato de ter uma visão diferente da sua não quer dizer que não saiba muito ouque você saiba mais. É apena suma visão diferente da sua e, no caso específico, da visão do Alex.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 12:04 pm
    • Além do mais, eu dei a minha opinião com base no que passou, ou seja, tornou-se fato. O Alex emitiu a opinião dele com base no que pode vir. E, embora possa se confirmar, ainda é achismo pois não aconteceu.

      Além do mais 2, sim, treino de sexta não quer dizer que espelhará o resultado de domingo. Mas se você observar as circunstâncias, pode tirar algumas conclusões. O mal desempenho da McLaren hoje (e bota mal nisso) tem apenas duas possibilidades: testando peças novas e não obtenção do resultado esperado. Com base no que conhecemos da McLaren, ou seja, no seu poder de evolução rápida e certeira, para mim, ou seja, na minha opinião, a segunda opção é a mais real. Então, com base nisso, apesar de saber que amanhã tudo pode mudar, acredito que a McLaren está mal. Perdeu MUITO feio para a Red Bull. Perdeu para a Ferrari e ainda levou tempo da Mercedes.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 12:09 pm
    • Amigo a sua opinião é a discordância completa de qualquer ponto de vista de qualquer comentarista, não se embasa em nada e não cria as próprias opiniões.

      Como você mesmo diz:

      “Bom, eu sou assim mesmo, desesperado. Para mim a coisa está muito feia para a McLaren”

      Então, amigo, a coisa estava feia para a Red Bull em Valência, porque só foram para a ponta no Q3 da classificação, ou em qualquer outra corrida onde eles se baseiam na preparação de corrida e não em voltas lançadas. Durante um fim de semana onde a Ferrari era superior fazia o mesmo, não se preocupavam em ser ponteiros num treino onde você pode andar com tanque vázio e pneus mácios e fazer um excelente tempo (Williams 2009) mas no que vale de verdade era sempre mais lenta.

      Por isso eu estou dizendo que sua opinião é a discordância, agora se amanhã a Mclaren sair em 6º e 7º você poderá dizer que estava certo, mas mesmo assim você não opinou, e sim, discordou dos demais dizendo que já estavam acabados.

      Faça como o Allan Wiese ou os Alexandres, eles sempre tem opiniões e trazem sempre um bom debate e nível para o blog. Ou como o Daniel e Wilson que melhoraram sensivelmente seus comentários, o que achei adimirável da parte deles.

      Publicado por Claudemir Freire | 09/07/2010, 12:19 pm
    • Valeu pelo incentivo Claudemir, em Roma como os Romanos.

      Publicado por Will | 09/07/2010, 1:24 pm
    • Claudemir,

      Eu não entendo porque eu tenho que concordar com a opinião dos outros, simplesmente por concordar. Meu amigo, eu sou fã da McLaren desde 1983. Nunca torci para outra equipe em minha vida. Mas não é por isso que eu vou deixar de ficar preocupado mesmo que seja com um treino livre. Eu achoq ue tenho essa liberdade assim como você tem a liberdade de concordar. Não é porque 10 vezes pesam de uma forma que eu seja obrigado a pensar igual. Além do mais, não estamos aqui para uma disputa para saber qual opinião está certa ou errada. Pelo menos para mim não é assim. Existem os fatos e deles acada um tira as suas conclusões, opiniões, certeza e medos. Sim, eu sou desesperado quando se trata da McLaren. Ela jé me deu milhares de motivos, nesses 27 anos que acompanho a F1, para não ser assim. Mesmo assim o meu lado torcedor que não quer que as coisam deem errado fala mais alto. Amanhã a McLaren pode fazer a pole e no domingo fazer uma dobradinha. Ainda assim, hoje, pelo que vi, acredito que a McLaren está em maus lençóis. O Webber declarou que acha que a McLaren estava treinando mais pesada, ou seja, que estava escondendo o jogo. Então, agora, por caus adisso, eu já me sinto mais tranquilo. Mas é por causa de uma declaração de alguém que realmente entende de F1, no caso, o Webber e que está lá, ao lado da McLaren e não porque aqui no blog tem 5, 7, 10 ou 20 pessoas que pensam diferente de mim.

      Espero que tenha entendido. Não estou aqui para convencer ninguém d aminha opinião e sim para expor o que penso. Enquanto o Becken permitir que isso seja feito aqui no blog, continuarei agindo da mesma forma. Memso que tenha 1.000 pessoas com opiniões diferente.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 1:36 pm
    • –>
      Então, amigo, a coisa estava feia para a Red Bull em Valência, porque só foram para a ponta no Q3 da classificação, ou em qualquer outra corrida onde eles se baseiam na preparação de corrida…
      –>

      O potencial da Red Bull já é conhecido. ALiás, desde o 1º GP já ficamos sabendo que a Red Bull seria o carro a ser batido esse ano. E isso foi se confirmando a cada novo GP. Assim sendo, o desempenho deles nos treinos livres não tem importância alguma uma vez que, como você mesmo disse, eles podiam se dar ao luxo de treinar acerto de corridas já que no qualify eles se garantem. Já com as outras equipes isso não acontece. Falando da McLaren, que é a equipe para qual eu torço, todo treino é cercado de ansiedade pois a equipe NECESSITA correr para tentar igualar a Red Bull e por isso os treinos dela são cercados de incertezas. Então, amigo, citar a Red Bull e seus treinos como forma de mostrar que não devemos nos preocupar com os treinos da McLaren não tem embasamento algum. A Red Bull é a Red Bull. A McLaren é a McLaren.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 2:01 pm
    • Amigo, você disse tudo:

      “O Webber declarou que acha que a McLaren estava treinando mais pesada, ou seja, que estava escondendo o jogo.”

      Então não precisava dizer que a coisa estava perdida e discordar dos comentaristas como foi feito sem se quer saber qual o setup ou peças estavam sendo testadas pela equipe de Woking, apenas porque não foram ponteiros como foi de costume até então na temporada.

      Aqui não é para discordar ou concordar e sim opinar, debater e trazer novas idéias aos que estão prontos para aceitar e entender, mas dizer categoricamente como você disse e ainda afrontar os de opiniões contrárias é bobagem.

      Não sabemos nada de F1, apenas especulamos e temos divagações da nossa própria ignorância, mas no pouco tempo que conheço F1, que é um pouco mais da que você citou, posso dizer com propriedades treinos livres nunca foram e não vão ser motivo de preocupação ou parâmetro, mas sim manchete de jornal para sábado.

      Publicado por Claudemir Freire | 09/07/2010, 2:27 pm
    • Com isso, encerra-se o debate e segundo o DataAround, o candidato Claudemir Freire teve melhor desempenho q o candidato Djow. Já sei em quem vou votar :D

      Djow, na minha visão, vc conquistou o “pé atrás” do Claudemir, desde o dia em q vc comentou q o Massa deveria ter morrido no episódio da mola. Aquilo realmente foi a gota d’agua. Cabe a vc mudar essa visão, evitando esses tipos de comentários, totalmente desnecessários, na minha opinião.

      Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 2:46 pm
    • : )

      Obrigado eleitor Alexander.

      Mas vamos falar de F1, essa papo de auto-análise em plena sexta-feira com Happy Hour se aproximando é de doer.

      Ví umas fotos bacanas daqui a pouco eu posto aqui para vocês dar uma olhadinha e ver as mudanças que algumas equipes fizeram.

      : )

      Publicado por Claudemir Freire | 09/07/2010, 3:20 pm
    • Totalmente de acordo! No aguardo das fotos então…

      Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 3:23 pm
    • Claudemir, eu não estou entendendo onde é que você quer chegar com esse lenga lenga ridículo.

      Eu assisti aos treinos e com base neles e na expectativa que EU tinha da McLaren emiti a minha opinião. Onde é que isso está errado? EU esperava mais da McLaren nos treinos de hoje e o que EU esperava não aconteceu. Qual é o problema em dizer isso? Se não podemos dar a nossa opinião, mesmo que ela seja diferente da sua ou de outras pessoas ou de comentaristas e etc, então qual é o propósito do blog? Então esperemos o fim da temporada e aí, com tudo definido, começamos a falar sobre a temporada. Talvez eu não esteja entendendo qual é o propósito do Blog e, nesse caso, peço queo Beckenme oriente pois, se dar a minha opinião sobre o que EU assiti está errado, então eu não sei o que deve (ou pode) ser feito aqui.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 3:36 pm
    • Alex-Ctba

      –>
      Djow, na minha visão, vc conquistou o “pé atrás” do Claudemir
      –>

      Alex, para começo de conversa eu não dou a mínima se o Claudemir (ou quem quer que seja) tem o “pé atrás” comigo. Eu não estou aqui para emitir opiniões que o agradem. Nem a ele nem a ninguém. Meu único propósito aqui é exercer a liberdade de dar a minha opinião. Talvez algumas pessoas se sintam no dever de seguir opiniões para que se sintam “aceitas” ou coisa que assim. Eu não sou assim.

      –>
      Cabe a vc mudar essa visão
      –>

      Então, como eu disse nas linhas acima, não me preocupa a visão que A ou B tem de mim ou das minhas opiniões. Não estou em um concurso de quem está certo ou de quem está errado.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 3:43 pm
    • Ê dureza…

      Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 3:46 pm
    • “Ê dureza…” II a Revanche.

      Publicado por Claudemir Freire | 09/07/2010, 3:54 pm
    • Djow

      A verdade é q tem muitos garotos acompanhando o blog e nós, os mais velhos, temos q tomar cuidado SIM com o q comentamos. Vivemos em sociedade e o exemplo tem q vir dos mais experientes. Não se esqueça q esses garotos, alguns até adolescentes, estão em processo de formação de personalidade e se a gente der um exemplo bacana, todos ganham com isso: O Blog ganha, já q fica um espaço civilizado e um ambiente legal pra se falar de F1, q é o foco, e o Brasil ganha, já q vamos ter pessoas descentes passando o bom exemplo de civilidade. Por isso, q qdo vc opina q um piloto deveria MORRER, eu vou sempre condenar essa atitude, pq o resultado são os Brunos, Nardonis etc, barbarizando a sociedade, já q eles tb, garanto q não estão NEM AÍ para o q os outros pensam. Reflita a respeito! Ahh desculpe, vc NÃO TÁ NEM AÍ né…

      Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 3:55 pm
    • Alex

      –>
      A verdade é q tem muitos garotos acompanhando o blog e nós, os mais velhos, temos q tomar cuidado SIM com o q comentamos. Vivemos em sociedade e o exemplo tem q vir dos mais experientes. Não se esqueça q esses garotos, alguns até adolescentes, estão em processo de formação de personalidade e se a gente der um exemplo bacana, todos ganham com isso
      –>

      Bom, eu tenho plena convicção que poder TER e DAR uma opinião diferente da dos demais é um belo exemplo para os mais jovens. Tudo que uma civilização menos precisa para o seu bom desenvolvimento são mentes que pensam igual. Hitler tentou fazer algo nesse sentido e sabemos que não foi muito positivo. Assim sendo, não me importo se 5, 10 ou 20 pessoas não acham que o treino de sexta serve como parâmetro. Na MINHA opinião serve sim. Como eu disse anteriormente, eu criei expectativas quanto a esses treinos de hoje e as mesmas não foram atingidas. E não é porque alguns acham que está tudo bem que eu tenho que achar o mesmo. Além do mais, como já podemos observar pelas opiniões PÓS treino, nem mesmo a McLaren e seus pilotos ficaram contentes. Eles também tinham expectativas maiores as quais não foram atingidas a contento.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 4:11 pm
  74. Tsc, tsc…. quando tio Becken souber…

    Publicado por Vitor, o de Recife | 09/07/2010, 12:02 pm
    • heheheh. Deixa o boss saber, vamos todos pra lista negra do Akismet. Desculpa aí ao Djow e a todos os comentaristas

      Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 12:12 pm
    • Tranquilo Alex., acontece. Somos todos torcedores e às vezes nos exaltamos. Depois, todos apertamos as mãos como se nada tivesse acontecido. Que nem Brasil x Costa do Marfim.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 09/07/2010, 12:18 pm
    • hahahaha…essa foi boa, como diria o próprio tio Becken!!:D)

      Abço Vitor, o de Rcife

      Publicado por Teo | 09/07/2010, 12:28 pm
    • Sacaneou..

      Gente, o titio Becken tá cansado esse fds…vamos pegar leve!

      Publicado por Will | 09/07/2010, 1:15 pm
  75. Os treinos de sexta-feira não servem de parâmetro para nada. O que vale é o treino de amanhã.

    Publicado por André Luiz | 09/07/2010, 12:27 pm
  76. Agora sim começo a ficar mais tranquilo:

    “Nós tínhamos expectativas em relação aos novos componentes e eu estava bastante animado nesta manhã. Fiquei realmente surpreso com o ritmo que tivemos esta manhã. Vamos voltar as atenções para o acerto do carro, e espero que amanhã estejamos melhores. Mas em geral, acho que o desempenho do carro foi bom”, concluiu o inglês.

    — Hamilton

    Publicado por djow | 09/07/2010, 1:52 pm
  77. Mas por outro lado:

    “Hoje nós experimentamos os novos componentes, e eu estava muito animado de manhã. A impressão era muito positiva. E eu fiquei bem surpreso com o ritmo que tivemos de manhã. Mas aí mudamos algumas coisas, e elas não surtiram efeito. Às vezes isso acontece”, explicou Hamilton. Devido à experiência que teve durante o dia, o inglês já sabe por onde começar o trabalho no sábado (10).

    “Tivemos de voltar ao acerto que usamos cedo e começar de novo de lá. Espero que amanhã o acerto esteja melhor, mas no geral acho que o desempenho do carro está bom”, afirmou o campeão mundial de 2008.

    Publicado por djow | 09/07/2010, 1:56 pm
  78. Já que o importante é ter opinião igual, as MINHAS preocupações quanto ao desempenho da McLaren nos treinos dessa sexta encontram um certo respaldo em quem realmente conhece e sabe do que está falando:

    Com a palavra, Sr. Button (PILOTO DA MCLAREN)

    “Hoje foi um pouco mais complicado do que era esperado com o carro”, disse o britânico. “Primeiro, eu não pude começar com um acerto para o novo pacote, mas isso melhorou no fim do dia. Contudo, ainda há muito trabalho a fazer. Não estamos onde gostaríamos”, ressaltou.

    –>
    NÃO ESTAMOS ONDE GOSTARÍAMOS
    –>

    “O carro é muito complicado em alguns lugares ao longo do circuito”, explicou Button. “Nós tivemos algumas melhorias em certos lugares, mas não temos o equilíbrio ideal ainda. Não tive um dia perfeito hoje, o que é decepcionante.”

    –>
    NÃO TIVE UM DIA PERFEITO HOJE, O QUE É DECEPCIONANTE.
    –>

    Publicado por djow | 09/07/2010, 3:52 pm
  79. Algumas fotos que são bacanas de ver.

    Mclaren usando os escapes no assoalho, que a deixou com a a traseira da Red Bull, rsrs.

    Os escapes literalmente da Ferrari, e é interessante ver que ainda é um tanto tosco a peça da Ferrari em relação ao da Red Bull.

    Silverstone caminha para ser o circuito mais moderno da Europa em 2011, caso não tenhamos Turquia ao que parece voltaremos a ver A1ring no ano que vem.

    Nova asa dianteira da Renault, como já disse acima, será porque testou uma peça nova como esta o Kubica vai se enforcar nesse fim de semana já que figurou em 11º, ou apenas testar e saber quais foram os benefícios ou malefícios dela ?

    Ainda estou na caça das modificações de Williams e Mercedes.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/07/2010, 4:03 pm
    • Caramba, olha a cor dos tubos de escape da Ferrari. Super azulados. Isso porque estão frios. Imagina comonão ficam quando o carro está na corrida. Deve beirar o 1.000 graus.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 4:14 pm
  80. Acho que a coisa não tá fácil pra McLaren, mas também não está tão ruim assim.

    Minha impressão pelos tempos dos setores é que pela manhã privilegiaram um acerto do setores mais rápidos, o um e o três. E a tarde tentaram melhor no que trava um pouco mais, o dois.

    Olhando o combinado, dá pra ver que a vida também não tá fácil pra RedBull. O gap entre os dois carros tá beirando seis décimos.

    Entre as McLaren a coisa tá parecida.

    Enfim, ainda assim, entre a melhor McLaren e a pior RedBull a diferença é de cinco décimos em favor da RedBull.

    Fico com a sensação de que o problema não é velocidade pura pras McLaren e sim e puramente de acerto. Sobretudo, pra funcionar bem nos três setores.

    Vamos esperar até amanhã, lembrando que a McLaren tá tentando fazer a proeza de acertar em um fim de semana pacotes que seriam pra dois GPs. Tá muito bem deste ponto de vista.

    Até o Q2 a McLaren ainda vai estar tentando acertar os componentes!!!

    DRIVER……EVENT……SECTOR #1……SECTOR #2……SECTOR #3……LAP COMBO……GAP
    VETTEL……FP1……25,519……29,932……36,482……1:31,933……0,000
    HAMILTON……FP1……25,572……30,134……36,718……1:32,424……0,491
    WEBBER……FP1……25,462……30,107……36,970……1:32,539……0,606
    BUTTON……FP1……25,790……30,330……37,065……1:33,185……1,252

    WEBBER……FP2……25,389……29,318……36,456……1:31,163……0,000
    VETTEL……FP2……25,528……29,753……36,542……1:31,823……0,660
    HAMILTON……FP2……25,674……29,968……36,903……1:32,545……1,382
    BUTTON……FP2……25,830……30,271……36,960……1:33,061……1,898

    WEBBER……FP1 + FP2……25,389……29,318……36,456……1:31,163……0,000
    VETTEL……FP1 + FP2……25,519……29,753……36,482……1:31,754……0,591
    HAMILTON……FP1 + FP2……25,572……29,968……36,718……1:32,256……1,095
    BUTTON……FP1 + FP2……25,790……30,271……36,960……1:33,021……1,858

    Publicado por Alexandre Pires | 09/07/2010, 4:41 pm
    • 1 segundo é algo com que se preocupar, realmente.
      Mas temos três horas de dados colhidos pela telemetria e mais uma hora de testes antes do treino classificatório. Nossos pilotos já disseram que o carro ainda não deu o que tem pra dar, então se o problema está no acerto, acho que isso é possível tirar. Problema seria se o carro não permitisse chegar mais perto.
      E vamos lembrar: Barcelona tomamos 8 décimos no Q3 e Lewis andou muito próximo das Red Bulls na prova. Creio que conseguiremos baixar esse gap na classificação e continuo confiante no nosso ritmo de corrida.

      Publicado por Allan Wiese | 09/07/2010, 5:14 pm
    • Alex,

      É exatamente o que venho dizendo desde o início. É muito óbvio que é preocupante o ritmo da McLaren. Porém isso não quer dizer que não possam melhorar. Mas que PRECISAM melhorar, não há dúvida. O problema é ser tachado “disso” ou “daquilo” por dizer o óbvio.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 5:53 pm
    • Alexandre,

      É exatamente o que venho dizendo desde o início. É muito óbvio que é preocupante o ritmo da McLaren. Porém isso não quer dizer que não possam melhorar. Mas que PRECISAM melhorar, não há dúvida. O problema é ser tachado “disso” ou “daquilo” por dizer o óbvio.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 5:53 pm
  81. Hamilton Otimista

    We spent both sessions running with the new components. I definitely feel we’ve made a step forward from the last race. This circuit is a bit like Barcelona, where we were one second behind Red Bull – I don’t think we’ll be seeing that sort of gap tomorrow though, hopefully.
    Lewis Hamilton

    “Nós passamos as duas sessões rodando com os novos componentes. Eu definitivamente sinto que demos um passo à frente em relação à última corrida. Este circuito é um pouco como Barcelona, onde ficamos um segundo atrás da Red Bull – Eu não penso que nós estaremos vendo esse tipo de diferença amanhã, eu espero.”

    Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 5:00 pm
  82. …Alonso tb:

    “I expected to be competitive because our car is much better than it was at the Turkish Grand Prix, which was the last time we raced at a track with similar characteristics to this one.

    As expected, Red Bull is very strong and therefore the big favourite for tomorrow’s qualifying and behind them, we will fight it out with McLaren, Renault and maybe also Mercedes: nothing different there to Valencia. At this track, you need a car with a lot of aerodynamic downforce and slightly different suspension settings to usual.

    The new components introduced in Valencia and those brought here have improved the handling of the F10: we must continue to push on the car development front at each and every race.” Fernando Alonso

    “Eu esperava ser competitivo porque nosso carro está muito melhor do que foi no Grande Prêmio da Turquia, que foi a última vez que correu em uma pista com características semelhantes a esta.

    Como esperado, a Red Bull está muito forte e, portanto, o grande favorito para a qualificação amanhã e por trás deles, vamos lutar com McLaren, Renault e talvez também com Mercedes: nada diferente do q foi em Valencia. Nessa pista, você precisa de um carro com muita pressão aerodinâmica e configurações de suspensão diferentes do usual.

    Os novos componentes introduzidos em Valência e os trazidos para aqui têm melhorado a dirigibilidade do F10: temos de continuar a forçar o desenvolvimento do carro a cada corrida.”

    Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 5:07 pm
  83. Alex, muitos pilotos estão confiantes e vimos que há a possibilidade de várias equipes estarem andando juntas na corrida.
    Será que veremos se a nova configuração de Silverstone permite mais ultrapassagens do que o usual com tempo seco? Tomara…

    Publicado por Allan Wiese | 09/07/2010, 5:19 pm
    • Tomara II

      Resta saber se essas declarações são sinceras, ou redigidas pela assessoria de imprensa, para acalmar os patrocinadores. Em geral, as corridas em Silverstone nos últimos tempos, tem poucas ultrapassagens entre carros de performance parecidas, no seco. De qualquer forma, a McLaren, como era de se esperar, detém a maior speed trap. Então, olho neles! E aquele Bump antes da Abey, pode causar surpresas e erros…

      Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 5:29 pm
    • É, Hamilton disse que dá mais emoção ao fazer a curva, hehehe…

      Mas é pertinente essa sua observação quanto às declarações.
      Mas nesse caso, creio que os MP4/25b tem mais potencial para dar.

      Publicado por Allan Wiese | 09/07/2010, 5:39 pm
    • Não tenho certeza mas acho que o Rubinho disse que não haverá muitas ultrapassagens na corrida.

      Publicado por djow | 09/07/2010, 5:47 pm
  84. Maior speed trap, em muitos casos, quer dizer que o carro não está bem na parte de baixa do circuito. Priorizam a velocidade de ponta para diminuir a desvantagem de não se ter uma boa velocidade na parte mais lenta.

    Publicado por djow | 09/07/2010, 5:49 pm
    • é verdade,mas no caso da McLaren, isso tem sido uma constante, devido a eficiência do seu F-Duct

      Publicado por Alex-Ctba | 09/07/2010, 5:58 pm
  85. Eu tô muito ansioso pelo treino 3 e pela classificação.

    Publicado por djow | 09/07/2010, 6:02 pm
  86. MacLaren abandona o novo difusor (EBD) para o fim de semana do GP da Inglaterra

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/85141

    Publicado por F1Slick | 09/07/2010, 7:02 pm
  87. Bom, já que o importante é estar certo numa opinião dada, fico feliz em saber que eu estava com a razão ao dizer que estava preocupado com a performance da McLaren nos treinos 1 e 2. Sei que é difícil para algumas pessoas entenderem que se os treinos não fossem importantes eles simplesmente não existiriam. E também parece complicado entender que a McLaren, há duas semanas, disse que levaria um grand epacote de modificações para Silverstone e, com isso, gerou-se expectativas. E expectativas podem ser atingidas ou não. As minhas não foram e as da Mclaren também não.

    Esse é o lado bom de não ser OBRIGADO a concordar com outras pessoas apenas porque elas estão do lado de um número maior de pessoas. Aliás, isso é o que diferencia os que tem opinião própria e os que apenas copiam opinião dos outros.

    O que vai ser da McLaren na corrida não faço idéia. Mas a princípio parece que terão que trabalhar muito para conseguir competir com Red Bull e Ferrari. Aliás, já havia dito isso antes dessa notícia. E continuo com a mesma opinião.

    Publicado por djow | 09/07/2010, 7:45 pm
    • Djow: na última prova a Red Bull trouxe o seu F-duct e a Ferrari trouxe o seu Blow Difuser. A McLaren não trouxe nenhuma grande atualização e trabalhou apenas em cima de acertos do carro.
      Para essa prova nós trouxemos um grande pacote, mas como você mesmo disse, as vezes as espectativas não são atingidas. Porém, até onde eu li, as duas equipes já citadas não trouxeram grandes atualizações e irão trabalhar apenas com acertos finos em cima de suas atualizações da última etapa do campeonato.
      Na última prova nós estávamos próximos da Red Bull e mais fortes do que a Ferrari. Nosso pacote para essa prova não incluia apenas o Blow Difuser, mas outra modificações, como asa dianteira, por exemplo. Nós temos o F-Duct mais maduro, de longe, do grid e com essas modificações, acerto de carro e ritmo de corrida somado ao talento dos nossos pilotos nós não precisamos ficar tão desesperados assim. Lewis é capaz de tirar muita diferença no braço e Jenson está sempre andando perto, com menos chances sem um carro redondo do que Lewis, mas está por ali, sempre.

      E cara, com todo o respeito, essa sua posição em relação à discussão ocorrida hoje não agrega nada ao Blog. Se você preza pelo bom ambiente, aceite as críticas, faça as suas críticas, mas não fique dando recados e indiretas. Para os outros leitores o clima fica ruim.

      Grande abraço e não percamos a nossa esperança nos rapazes de Woking, eles já mostraram muitas vezes do que são capazes.

      Publicado por Allan Wiese | 09/07/2010, 11:04 pm
  88. O Whitmarsh , recorre a grande regularidade da Mclaren para efetivamente continuar até o final do campeonato no topo da tabela , não só no campeonato de construtores mas como também no de pilotos . É bom lembrar que a Mclaren nos últimos GPs faturou 119 dos 129 possíveis .

    O que a Mclaren está fazendo muito bem dentre muitas coisas boas , é minimizar o duelo anunciado entre seus pilotos com sérias pretensões ao título . Até o presente momento , e espero que fique assim até o final a relação entre os dois , é um exemplo a ser seguido por todas as equipes na direção dos interesses da escuderia como um todo .

    Com isso , eles terão na medida do possível os melhores carros para que possam fazer uma disputa ” quente ” , mas leal , nesse restante de campeonato .

    Portanto , vida longa não só a rainha , mas para esta equipe que está dando uma verdadeira aula de como se deve comandar uma equipe de Fórmula 1 nos dias de hoje .

    Publicado por Marco | 10/07/2010, 1:10 am
  89. 1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min30s958 ( 14 voltas )
    2°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s034 ( 15 )
    3°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 0s143 ( 10 )
    4°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s230 ( 15 )
    5°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s282 ( 16 )
    6°. Robert Kubica (POL/Renault), a 0s561 18 )
    7°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s591 ( 16 )
    8°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 0s597 ( 14 )
    9°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 0s601 ( 18 )
    10°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 0s623 ( 16 )
    11°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 0s740 ( 17 )
    12°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s745 ( 16 )
    13°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 0s909 ( 17 )
    14°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 0s989 ( 16 )
    15°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1s036 ( 13 )
    16°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1s277 ( 18 )
    17°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1s373 ( 20 )
    18°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 1s765 ( 18 )
    19°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 3s381 ( 20 )
    20°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 4s521 ( 17 )
    21°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 5s140 ( 11 )
    22°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 5s328 ( 16 )
    23°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 5s682 ( 6 )
    24°. Sakon Yamamoto (JAP/Hispania-Cosworth), a 6s220 ( 18 )

    Rapidinhas antes do treino.

    O 3º treino serve para algo em relação a comparativos.

    Nos ponteiros parece que a única certeza é que a Red Bull terá um carro na primeira fila. Mas o que salta aos olhos é a boa forma da Ferrari em uma pista de alta por ter tomado um váreio em Stambul e a Williams achando o caminho das pedras num carro mal nascido e com um motor ruim.

    Outro ponto é que até o 14º estão dentro do mesmo segundo, claro que os ponteiros tem um “Q” a mais para mostrar, mas é bacana ver isso. E a Mclaren volta atrás no desenvolvimento do seu EBD assim como a Red Bull o fez em Barcelona, isso mostra que ainda não está maduro a sua peça, mas nada que a impeça de fazer um bom treino daqui a pouco.

    Publicado por Claudemir Freire | 10/07/2010, 8:23 am
  90. Decepcionante os tempo por setor da McLaren, não estou muito otimista para a corrida.

    Vamos ver a qualify.

    Publicado por Alexandre Gomes | 10/07/2010, 8:47 am
  91. Valeu Claudemir, acordei agora para assistir o Qualifying, não vi o FP3, e com seu post já deu pra dar uma posicionada. Acho q é a primeira vez q a Red Bull domina todos os treinos livres. Será q vai ser uma lavada e a primeira fila é das latinhas? Tá parecendo. No mais, ótima essa evolução da Ferrari, em um circuito q, se não fosse as atualizações, estaria sofrendo. Talvez a equipe tenha achado o rumo, para seguir adiante na temporada.

    Logo mais retorno para os pitacos após a classificação.

    Publicado por Alex-Ctba | 10/07/2010, 8:47 am
    • “Não tomo meio segundo de ninguém.”

      Publicado por Felipe Massa | 10/07/2010, 10:37 am
    • Grid do GP da Inglaterra:

      1. Sebastian Vettel (Red Bull-Renault), 1min29s615
      2. Mark Webber (Red Bull-Renault), a 0.143
      3. Fernando Alonso (Ferrari), a 0.811
      4. Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), a 0.941
      5. Nico Rosberg (Mercedes), a 1.010
      6. Robert Kubica (Renault), a 1.425
      7. Felipe Massa (Ferrari), a 1.557
      8. Rubens Barrichello (Williams-Cosworth), a 1.560
      9. Pedro de la Rosa (Sauber-Ferrari), a 1.659
      10. Michael Schumacher (Mercedes), a 1.815
      11. Adrian Sutil (Force India-Mercedes), a 1.784
      12. Kamui Kobayashi (Sauber-Ferrari), a 1.806
      13. Nico Hulkenberg (Williams-Cosworth), a 2.020
      14. Jenson Button (McLaren-Mercedes), a 2.084
      15. Vitantonio Liuzzi (Force India-Mercedes), a 2.093
      16. Vitaly Petrov (Renault), a 2.154
      17. Sebastian Buemi (Toro Rosso-Ferrari), a 2.397
      18. Jaime Alguersuari (Toro Rosso-Ferrari), a 2.815
      19. Heikki Kovalainen (Lotus-Cosworth), a 4.790
      20. Timo Glock (Virgin-Cosworth), a 5.160
      21. Jarno Trulli (Lotus-Cosworth), a 5.249
      22. Lucas Di Grassi (Virgin-Cosworth), a 5.597
      23. Karun Chandhok (Hispania-Cosworth), a 6.961
      24. Sakon Yamamoto (Hispania-Cosworth), a 7.353

      Publicado por Alex-Ctba | 10/07/2010, 2:58 pm
    • Liuzzi perdeu 5 posições por ter atrapalhado “The Hulk”. Larga em 20º.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 10/07/2010, 3:00 pm
    • verdade, boa Vítor

      Publicado por Alex-Ctba | 10/07/2010, 3:12 pm
    • Deve ter ficado “verdinho” de raiva. rsrsrs…

      Publicado por Teo | 10/07/2010, 3:29 pm
    • HAHAHAHAHAHAHA!!!

      Publicado por Vitor, o de Recife | 10/07/2010, 5:57 pm
  92. 0.8s pra segunda fila. Muito parecido com Barcelona.

    Mas ainda há esperança. Pena pelo Button que sai de 14° e assim fica ruim pro WCC.

    Publicado por Allan Wiese | 10/07/2010, 10:09 am
    • Não entendi o q aconteceu com o Button e com o Massa. Vou esperar a entrevista dos pilotos pra saber. No mais, a lavada q prevíamos se confirmou. Teoricamente vai ser um passeio da Red Bull amanhã.

      Publicado por Alex-Ctba | 10/07/2010, 10:11 am
    • É, a lavada no treino se confirmou mesmo.
      Teoricamente. Não sei até que ponto a não confirmação da espectativa das mudanças vai afetar o ritmo de corrida da McLaren, mas como disse acima, isso está muito parecido com Barcelona e lá não deixamos eles distanciarem.
      E a Ferrari parece estar forte. Alonso em 3° e Massa em 6° não é de todo ruim.
      Vamos ver o que acontece na largada: Alonso e Hamilton lado a lado…

      Publicado por Allan Wiese | 10/07/2010, 10:19 am
    • Massa em 7°, desculpe.

      Publicado por Allan Wiese | 10/07/2010, 10:21 am
  93. E baixou o 1.29.662 Alex. Impressionante as latinhas esse final de semana.

    Publicado por Allan Wiese | 10/07/2010, 10:11 am
    • Impressionante. Vettel 1:29.615. Baixou 0,047 para superar o traçado antigo em média horária. Ele já tinha feito 1:29.695 e ficado próximo.

      Publicado por Alex-Ctba | 10/07/2010, 10:20 am
    • Só complementando, então a média horária da pole do Vettel ficou em 236.652 Km/h superando a anterior q era de 236,92. Claro q nunca mais vão bater a média do traçado de 4.718 m q teve vigência entre 1975 e 1986. Rosberg pai, cravou uma média de 258 km/h em 1985.

      Publicado por Alex-Ctba | 10/07/2010, 11:21 am
    • Mas esses seus números não fazem a média desse ano superar a média anterior: 236,65 não é maior do que 236,92…

      Publicado por Allan Wiese | 10/07/2010, 11:39 am
  94. Jenson Button
    Início na F1: 2000
    174 Largadas

    Lewis Hamilton
    Início na F1: 2007
    58 Largadas

    7 anos de defasagem de um para o outro.

    E alguem consegue explicar por que BUT classifiou em 14° com o tempo de 1min31s699 ?
    Já Hamilton cravou a 4° posição com 1min30s556. Diferença de um para o outro de 1,143.
    Acho que quando o carro está instavel, Hamilton consegue extrair mais por que tem mais braço, minha humilde opinião. O que vc´s acham?

    Maior que a surra imposta pela RBR as demais equipes, foi a surra imposta por Hamilton a Button hoje.
    É impressionante, muita diferença, será que o BUT pegou trafego? Acho difícil.
    Mas o que preocupa mesmo é que a Mclaren não conseguiu evoluir o esperado, e mais uma vez o material humano que essa equipe possui, diminuiu a diferença para a equipe dominante.
    Para mim HAM se colocou á frente da Mercedes, e do Massa na pura força da munheca.

    A largada ao lado de Alonso vai ser de prender a respiração rsrsrs…

    Abraço

    Publicado por Dorfão | 10/07/2010, 10:40 am
    • Dorfão. Certa vez Martin Whitmarch, falando de sua dupla da McLaren desse ano disse que Button, com um carro bem acertado é capaz de coisas incríveis e que Hamilton é capaz de tirar tudo e mais um pouco de qualquer carro. Não foi bem com essas palavras que ele disse, mas o sentido é esse. Penso que essa seja a diferença fundamental entre os dois. Button necessita do carro grudado no chão para andar bem e Hamilton é capaz de levar um carro meia-boca (como esteve nossa McLaren hoje) ao limite.
      É como o Alexandre Pires tem dito: a McLaren vai estar com um carro forte no momento em que Button estiver na primeira fila. Até lá, o talento de nossos pilotos, principalmente Hamilton, e o nosso ritmo de corrida é que continuar permitindo que estejamos à frente nos campeonatos.
      A situação para amanhã não é das mais animadoras: em nosso GP caseiro vai ser difícil segurar a ponta nos campeonatos. Se a corrida acabar assim, teremos Vettel na frente por um ponto e a Red Bull pegando a liderança de construtores também, já que Button não pontuaria.
      Mas ainda tenho esperança: Hamilton pode largar bem, apesar de estar no lado par do grid e ter menos grip por ali, mas ele sempre é capaz de aprontar umas e outras em largadas. Button com certeza chega na zona de pontuação já na primeira volta. E digo de novo: acho que nosso ritmo de corrida é capaz de nos deixar por perto para tentar passar ou, no mínimo, aproveitar algum erro dos adversários à nossa frente. Foi assim na Turquia e dá pra crer que pode ser em Silvastone também. Um pouco mais difícil devido às circunstâncias de hoje, mas possível.

      Publicado por Allan Wiese | 10/07/2010, 11:09 am
  95. Esse Massa é um piloto de categoria hein! Só não sei qual delas!

    Publicado por Alfred | 10/07/2010, 10:55 am
  96. Por favor me corrijam se eu estiver errado por favor, mas duarante a transmissão o Reginaldo Leme disse que a corrida teria 52 voltas, correto, se isso for verdade essa será a corrida mais rápida da temporada.

    Com voltas médias de 1:34.00 teremos por volta 70 minutos de prova.

    Eeeee, como essa FIA e FOM fazem merda, não esperavam que o circuito fosse ter o mesmo tempo de 2009, são uns bananas de marca maior.

    Vendo o mundial de futebol organizado pela FIFA fiquei com inveja. Muito mais organizado e com mais tecnologia na transmissão de imagens.

    Publicado por Claudemir Freire | 10/07/2010, 11:10 am
    • Foi o que eu ouvi, mas não cheguei a fazer os cálculos.
      Vai ser mesmo curta a corrida se ficar assim.

      Publicado por Allan Wiese | 10/07/2010, 11:16 am
    • Entrei no site da FIA e é isso mesmo 52 voltas. Será por volta de 70 minutos mesmo, acho que a GP2 vai durar mais : )

      Gosto de corrida com 100 min. de duração.

      Publicado por Claudemir Freire | 10/07/2010, 11:21 am
    • Sem chuva e sem SC, pode ser a corrida mais rápida do ano mesmo.

      Publicado por Alex-Ctba | 10/07/2010, 11:26 am
    • 1h 25min, até que não foi tão curta assim. O safety car deu uma mãozinha pra isso…

      Publicado por Allan Wiese | 11/07/2010, 12:48 pm
  97. Alex, temos alguma coisa sobre o Massa, o pq dessa diferença toda pro Alonso, sabemos que atualmente existe diferença entre eles, mas essa foi de arrepiar.

    Abç

    Publicado por Teo | 10/07/2010, 11:22 am
    • Realmente Teo, não foi normal esse qualifying do Massa. O normal entre os pilotos, é sempre baixarem os tempos em uma progressão entre os Qs. Sempre tem sido assim. No caso do Alonso ele fez 1:30.997 no Q1, 1:30.700 no Q2 e 1:30.426 no Q3. Massa fez 1:31.313 no Q1, 1:31.010 no Q2 e 1:31.172 no Q3. Mantendo a progressão ele deveria fazer em torno de 1:30.7 e tomar uns 3 décimos do Alonso. Deve ter errado ou sido atrapalhado, já q não deu pra ver pelas imagens da tv.

      Publicado por Alex-Ctba | 10/07/2010, 11:35 am
    • Então Alex, fiquei bem contrariado com isso, mas vamos lá, esperar uma entrevista e a largada, lembrando que em sétimo fica do lado bom da pista e ele sempre surpreende!:D)

      Publicado por Teo | 10/07/2010, 12:02 pm
    • liga não.
      é normal mesmo, eh só pegar as estatisticas desse ano tanto em treinos livre, qualifyng e corrida.
      Mais uma embolsada no massa esse fim de semana.
      Daqui a pouco chegamos perto do fim do ano e ainda teremos torcedores achando que o alonso não é isso tudo e o massa se saiu melhor.
      fazer o que né?

      Publicado por Mae dinah | 10/07/2010, 12:05 pm
    • Alex, a entrevista do Felipe:

      http://www.tasio.com.br/f-1/textos/19636/

      Achar grip de pneus novamente!

      Publicado por Teo | 10/07/2010, 12:25 pm
  98. Saward acabou de dizer algo interessante: Webber não está contente novamente com o clima na equipe. Os touros enfrentaram problemas com um novo modelo de asa e Vettel foi favorecido com a única asa sobressalente do time (o que é estranho, diga-se de passagem. Red Bull tem dinheiro pra ter mais equipamentos de backup).
    As coisas estão realmente difíceis pro lado do australiano…

    Publicado por Allan Wiese | 10/07/2010, 11:41 am
    • Mas o Vettel é claramente o primeiro piloto da equipe. Se tem uma equipe que já defininiu quem vai lutar pelo título é a Red Bull. Na Ferrari não houve essa decisão pois é desnecessário já que Alonso, d efato, vai bater Massa e a escolha pelo espanhol é bastante natural. Na McLaren as coisas estão muito equilibradas e a equipe não tem porque escolher um dos pilotos. Mas isso por enquanta. Se um dos dois abrir uma boa vantagem nas próximas 2 corrida a McLaren terá que trabalhar em prol de um em detrimento do outro.

      Publicado por djow | 10/07/2010, 11:55 am
  99. Bom, quem tem Hamilton tem o que precisa. O cara simplesmente ONA em qualquer situação. Se lhe dão um carro altamente competitivo, ele vai lá e “pimba”, faz o que deve fazer. Se o carro não está lá essas coisas, “no problem”, ele simplesmente se concetra e faz o seu trabalho. Hamilton é, sem dúvida, a maior prova que a F1 não é apenas carro como muitos gostam de dizer. Às vezes dizem isso apenas para menosprezar o talento do inglês. O carro da McLaren estava (está) nitidamente incompatível com o circuito.

    Publicado por djow | 10/07/2010, 11:41 am
    • Djow, Hamilton faz muita diferença. É um piloto acima da média, sem sombra de dúvida.
      E vamos ficar na torcida (estou sendo repetitivo, mas digo de novo): nosso ritmo de corrida somado ao talento de Hamilton (e também Button) pode nos levar a lugares melhores do que estamos largando, pode ter certeza.

      Publicado por Allan Wiese | 10/07/2010, 11:47 am
    • Pena que o Hamilton tá largando do lado sujo da pista. Pelo que andei lendo, o lado sujo de Silverstone é realmente muito ruim d elargar. Dessa forma, acho eu, Hmailton não ocnseguirá atacar o Alonso na largada. Se bem que isso até pode ser positivo. Alonso, agora com um carro competitivo nas mãos, não facilitaria de forma alguma.

      Bom, eu espero que o ritmo de corrida da McLaren se mabtenha como nas provas anteriores onde não nos classificávamos bem mas na corrida conseguíamos seguir a Red Bull.

      Infelzimente Hamilton precisará contar com a sorte para chegar ao pódio. Numa corrida normal, sem incidentes, acredito q

      Publicado por djow | 10/07/2010, 11:52 am
    • Infelzimente Hamilton precisará contar com a sorte para chegar ao pódio. Numa corrida normal, sem incidentes, acredito que o pódio será:

      Red Bull
      Red Bull
      Alonso

      Publicado por djow | 10/07/2010, 11:56 am
  100. Barrichello simplesmente incrível.

    Ficou a míseros 0.003 do Massa.

    Publicado por djow | 10/07/2010, 11:49 am
    • taí.
      Isso sim é motivo de comemoração.
      Pra quem andava lá pra trás e agora conseguiu se posicionar logo atras da outra ferrari foi um feito e tanto.
      Mas me pergunto:
      se a outra ferrari tá lá na frente, não era pro Massa estar mais a frente também?????

      Publicado por Mae dinah | 10/07/2010, 12:08 pm
  101. Segundo colocado na classificação, Mark Webber estava muito irritado. Isso porque a Red Bull levou apenas duas novas asas para Silverstone, neste sábado de manhã Sebastian Vettel quebrou uma e acabou recebendo uma outra, que estava no carro de Webber.

    No parque fechado, após o treino, o australiano estava nervoso e recusou-se tirar fotos muito próximo do companheiro de equipe. Na entrevista coletiva, apenas ironizou dizendo que “a equipe está feliz com o resultado”.

    Para tentar amenizar os ânimos, Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, disse que ambos os pilotos recebem tratamentos iguais.

    Taí um pinóquio. Todo mundo já sabia que havia um tratamento diferente para o vettel, agora tá mais que confirmado e o cara vem dizer ambos recebem tratamento igual.
    Imaginem se fosse tratamento diferente?????
    O webber ficava lá nos boxes.

    Publicado por Mae dinah | 10/07/2010, 12:14 pm
  102. Hamilton FAZ a diferença.

    Alonso pode ser o melhor do grid, mas Hamilton é o mais rápido.

    Duvida? Dá “redbull” pra ele…

    Amanhã, se Hamilton largar bem vamos nos lembra de 2007.

    Publicado por Alexandre Gomes | 10/07/2010, 1:06 pm
    • “Alonso pode ser o melhor do grid, mas Hamilton é o mais rápido.”

      Discordo…

      Não desmerecendo Alonso, mas muitos dos 98 pontos que ele conquistou vieram atravez da pura sorte.

      1°-GP do Bahrein, corria tranquilo para ser 2° colocado, eis que Vettel tem problemas, a vitoria cai no colo do espanhol.
      2°-GP da Austrália, após ter rodado na largada, fez uma bela prova de recuperação, mas só chegou em 5°lugar por que WEB tirou HAM da pista. Talvez HAM não ultrapassasse, mas Alonso teve a vida facilitada pela precipitação do Australiano.
      3°GP de Mônaco, teve muita sorte pelo fato do Hulkenberg ter porrado o muro no inicio, com isso entrou em ação a bela estratégia da equipe Ferrari, e Alonso pulou para a zona de pontuação utilizando a estratégia. ultrapassou na pista apenas os carros da “GP2″.
      4° GP de Barcelona, Alonso vinha empurrando a Ferrari para uma modesta quarta colocação, quando Vettel mais uma vez teve problemas, e Hamilton teve pneu estourado. Alonso pula para 2° lugar.

      Não me lembro de nenhum momento de sorte do Kubica na temporada, e do Hamilton apenas na Turquia lucrou com a cagada do Vettel.
      Então, alem de ser um otimo piloto, Alonso é disparado o cara mais sortudo desse mundial.

      Publicado por Dorfão | 10/07/2010, 1:39 pm
    • Será que veremos uma repetição da largada de Melbourne 2007 Alexandre Gomes? Seria interessante…

      Publicado por Allan Wiese | 10/07/2010, 1:41 pm
    • O bicampeão tem história, Dorfão. Mas respeito com o príncipe. ;)

      Allan, Amanhã talves seja mais interessante que AUS/2007, espero que larguem bem, e HAM vá para cima do ALO, e acabe no pódio.

      Publicado por Alexandre Gomes | 10/07/2010, 11:06 pm
  103. Ta aí, nada melhor do que Martin Whitmarch descrever o que acha dos seus 2 pilotos.
    Bem explicado Allan, pena mesmo HAM largar do lado par, isso mostra alem de levar ligeira desvantagem para Alonso, vai ter que se preocupar e muito com Rosberg, q larga no lado impar logo atras dele.
    Mas vamos aguardar, torço para ocorrer uma lambança torina la na frente, senão a corrida vai ser previsível e muito chata, alem de extremamente rápida, como foi bem lembrado pelo Claudemir.

    E se a corrida terminar como começou o campeonato ficará assim:
    1 Sebastian Vettel 140
    2 Lewis Hamilton 139
    3 Jenson Button 121
    4 Mark Webber 121
    5 Fernando Alonso 113
    6 Robert Kubica 91
    7 Nico Rosberg 85
    8 Felipe Massa 73
    9 Michael Schumacher 35
    10 Adrian Sutil 31
    11 Rubens Barrichello 23

    Publicado por Dorfão | 10/07/2010, 1:22 pm
  104. Palavras de HAM após o treino:

    “Eu reconheço que esta foi a melhor volta que eu já fiz. Eu não sei como eu consegui chegar tão longe no grid. Os caras na frente são mais rápidos que nós, mas esta corrida ainda não acabou.”

    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/19637/

    Munheca Hamilton, foi na pura munheca…

    Publicado por Dorfão | 10/07/2010, 1:46 pm
    • Algumas pessoas gostariam d ever o Hamilton num carro inferior para testar o quanto ele é bom. Como eu sou do tipo que gosta d enivelar as coisas por cima, gostaria de vê-lo numa Williams de 92 ou numa Ferrari de 2002 ou numa Brawn de 2009 ou numa Red Bull desse ano.

      Publicado por djow | 10/07/2010, 1:50 pm
    • O Hamilton é o piloto disparado mais bem adaptado ao circo de F1 desses tempos, e ainda tem muito o que amadurecer, o que o projeta para um futuro bem mais promissor que esse atual, dado sua idade permitir ir bem longe no grid.

      Publicado por Teo | 10/07/2010, 1:53 pm
    • Carro inferior ele já pegou no início de 2009. E não fez feio, pelo contrário. Já o considero um piloto maduro.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 10/07/2010, 1:53 pm
    • Lewis é o Cara!

      “mas a corrida ainda nao acabou”!

      Publicado por Lucas Túlio | 10/07/2010, 2:22 pm
  105. E não é que o Djow acertou? Decepcionante a performance da McLaren, mas por outro lado a situação mostrou que Lewis é mesmo “o cara” na equipe. Button é um ótimo piloto, num ótimo carro.

    E o Webber… tava botando o Vettel no bolso com o chassi remendado… até que a equipe acabou com a brincadeira. Deve estar se lamentando neste momento por ter renovado com a equipe. Na situação em que está, dividir o cockipit com o Kubica seria mais negócio.

    Foi muito bom ver a Williams se acertando, torço pro Barrichello largar direito e fazer bonito dentro das possibilidades do carro. E bom ver a Ferrari reencontrar uma boa performance, quanto mais carros embolarem o topo, melhor. Mas a corrida amanhã é da Red Bull, e torço para o Webber botar pressão na estrelinha da Red Bull. E olha que no início do ano tinha simpatia pelo Vettel… mas quero ver o circo rubrotaurino pegar fogo.

    Quanto à corrida amanhã, como se comportarão os pneus? Era impressionante como conseguíamos ver o carro vibrar com as ondulações da pista, se esperamos ver alguma emoção amanhã, vmaos depender dos compostos ou da chuva.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 10/07/2010, 1:51 pm
    • Tsc,tsc…qd o tio becken souber disso… cara, toda vez que lembro disso me acabo de rir, valeu tua sacada!:D)

      Abç

      Publicado por Teo | 10/07/2010, 2:11 pm
    • Rssssss… tá tudo bem, todo mundo está se comportando… ainda….

      Mas o bicho pega mesmo na segunda, com a guerra Alonsistas x Massistas ao abor do resultado de domingo. Até lá Becken vvai estar presente para colocar ordem na casa.. e tome trabalho pro Askimet!!!

      Publicado por Vitor, o de Recife | 10/07/2010, 2:21 pm
  106. Massa x Alonso-Massa diz em entrevista,que o problema é falta de aderência novamente,sendo esses os mesmos compostos de Barcelona e Australia faz sentido,pq com os pneus mais moles ele sempre andou no mesmo ritmo do Alonso e o superou em algumas pistas.
    Com isso chego a conclusão que o F10 foi moldado na pré temporada ao estilo e pilotagem do Alonso.

    Hamilton x Button-Não podemos culpar o Button,afinal,o companheiro que equipe é quase a reencarnação do Senna.

    Vettel x Weber-Sempre fui fã do Vettel,minha torcida é pra ele amanha,já que numa pista travada como essa,já que numa pista travada como essa o Massa tem poucas chances de vencer.
    Porem acho que Weber foi prejudicado pela equipe.
    Pelo que eu entendi,a Red Bull havia levado duas novas asas,sendo que a do Vettel quebrou e eles tiraram a do Webber pra por no carro no Vettel……..PUQPA!!!!!!!!!

    Rubinho-Me desculpem os detratores do Barrica,mas ele tirou leite de pedra hoje,vez em quando ele tá inspirado,senta pua!!!!Barrica!!!!!

    Di Grassi-achei que fosse repetir Valência e andar na frente do Glock,tem uma historia que o carro dele é mais pesado que eu do Timo,mas vamos ver se na corrida vira o jogo.

    Bruno-equipizinha ridícula,é o que posso comentar!

    Então amanha fica assim-Vettel vence e o Massa chega na prente do Alonso-essa será minha torcida!

    Publicado por Daniel Lima | 10/07/2010, 1:54 pm
    • “Di Grassi-achei que fosse repetir Valência e andar na frente do Glock,tem uma historia que o carro dele é mais pesado que eu do Timo,mas vamos ver se na corrida vira o jogo.”

      É, tinha esquecido das nanicas… não entendi esse negócio de carro 15 kg mais pesado. Mas pesado com o que? Um saco de batatas? Enfim, essas equipes são tão esculhambadas, sei não…

      Mas o que foi interessante foi a reação da Virgin, ao menos com o Glock. Andou no mesmo ritmo da Lotus, a melhor das estreantes.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 10/07/2010, 2:02 pm
    • “Hamilton x Button-Não podemos culpar o Button,afinal,o companheiro que equipe é quase a reencarnação do Senna.”

      kkkkkk…. boa! ri alto!

      Publicado por Dorfão | 10/07/2010, 2:07 pm
    • Vitor

      “O saco de batatas” são as propias Virgin,Hispanhia e CIA

      Mas eu tb não entendi!Se alguém aqui souber de algo a respeito do peso a mais no carro do Di Grassi nos esclareça por favor!

      Publicado por Daniel Lima | 10/07/2010, 2:17 pm
    • Em uma entrevista do Tazio, o Di Grassi diz que o carro está perdendo alguns quilos aos poucos:

      http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/19639/

      “”Eles estão reduzindo o peso do carro, já está 4 ou 5 kg mais leve que na última corrida, os dois carros, e a gente conseguiu muito mais downforce, dá para trabalhar melhor. Dá para ver que a equipe está melhorando”, destacou.”

      Devem ter colocado a virgem para fazer esteira, ginástica… :p

      Publicado por Vitor, o de Recife | 10/07/2010, 2:25 pm
    • Vitor,

      Quando eu vi os tempos da McLaren no TL1 e TL2, achei que tinha algo errado. Eu pensei. Bom, a McLaren sem evoluções, não perdia tanto para as Red Bulls nos TL’s. Até chegou a ficar na frente em algumas ocasiões. Aí chega Silverstone e a McLaren leva um pacotaço de atualizações e ouvíamos dos comentaristas, da equipe e até dos pilotos que a equipe tinha tudo para dar um salto de qualidade. Tinha gente apostando que a pole seria do Hamilton, mesmo numa pista que é a cara da Red Bull, tão grande eram as expectativas. Mas aí vieram os tempos e ficou fácil perceber que algo estava errado. Equipes nunca escondem o jogo. Quer dizer, na pré-temporada sim mas depois que o campeonato começa, todas as equipes dão o máximo em cada um dos treinos. Eu até fui um pouco iludido pelo Webber quando ele declarou que a McLaren parecia estar escondendo algo. Mas aí vieram as declarações do Button e do Hamilton e confirmaram a má notícia: a McLaren não conseguiu ajustar o carro com as novas peças. Acredito que o problema não são a speças em si e sim o pouco tempo para ajustá-las. Espero que eles consigam isso para o próximo GP pois, do contrário, vai ficar difícil lutar pelo título uma vez que, ao que parece, a Ferrari (ao menos com Alonso) chegou na briga com a equipe de Woking.

      HAMILTON
      Bom, desse nem precisa dizer nada. Eu sempre digo que ele ganhando ou não uma corrida, sendo campeão ou não esse ano, já não precisa provar mais nada para ninguém. Ele entrou na F1 já acima da média de 90% do grid e hoje, sem dúvida alguma, divide a posiçâo de melhor do grid com Alonso. Infelizmente estamos num País onde criou-se a cultura do menosprezo ao inglês, de ódio real e jamais veremos a mídia se deitar ao talento do Lewis. Mas nós que realmente amamos a F1 e a acompanhamos por paixão, sabemos que ele é um cara muitíssimo foda. Hoje ele fez a mágica de ficar a míseros 0.130 do Alonso. Infelizmente amanhã ele largará do lado ruim da pista. Espero que ao menos consiga manter a 4ª posição na largada. E também espero que em termos de corrida a McLaren continue como antes, ou seja, tendo um bom ritmo.

      Publicado por djow | 10/07/2010, 4:06 pm
    • “Infelizmente estamos num País onde criou-se a cultura do menosprezo ao inglês”

      Diria que infelizmente estamos num país que criou-se a cultura do menosprezo a qualquer coisa que esteja contra “nossos heróis”. E o que é mais tragicômico, quando “nossos heróis” não conseguem mais atingir um nível de excelência, são execrados, ridicularizados até serem esquecidos…

      Publicado por Vitor, o de Recife | 10/07/2010, 6:02 pm
  107. Melhor tirada do sábado veio do Joe Saward :

    “Red Bull gives you wings (even if they are not quite the same)”

    http://joesaward.wordpress.com/2010/07/10/red-bull-gives-you-wings-even-if-they-are-not-quite-the-same/

    Genial!!

    Publicado por Vitor, o de Recife | 10/07/2010, 2:33 pm
    • Vejam o q declarou o Christian Horner:

      “After this morning’s incident we only had one new spec front wing available for qualifying, which Adrian [Newey] was very keen to run; not necessarily because it was better, but because it offered a new direction to look at.

      Therefore it came to me to make a difficult decision as to which car it went on. A situation like that is not ideal and it doesn’t happen very often. It went to Sebastian based on Championship position, his performance in P3 and the drivers’ feedback on the different front wings from yesterday.” Christian Horner

      “Após o incidente desta manhã, tínhamos apenas uma asa dianteira nova disponível para o qualifying, e Adrian [Newey] foi muito incisivo em usá-la, não necessariamente porque era melhor, mas porque ofereceria um novo rumo para observar-mos.

      Por isso, tive q tomar uma difícil decisão a respeito de qual carro usaria. Uma situação como essa não é ideal e isso não acontece muito frequentemente. Foi dada para Sebastian com base na posição do Campeonato, o seu desempenho em P3 e o feedback dos pilotos nas asas dianteiras diferentes usadas ontem.

      Publicado por Alex-Ctba | 10/07/2010, 3:10 pm
    • Ok, vamos às desculpas do Mr. Horner, da Red Bull (mas cuja direção tá no nível da extinta Jaguar). Desde já adianto que não concordo de maneira nenhuma com a decisão, se o Vettel quebrou a asa dele, azar, que pare de passear fora da pista.

      “Foi dada para Sebastian com base na posição do Campeonato (…)”.

      Das argumentações, é a mais próxima da sensatez (ou menos insensata?), embora a diferença entre os dois pilotos não justifique tal escolha. Afinal, é um time que preza pela igualdade de condições entre os pilotos, como a Red Bull fez questão de afirmar após toda a confusão do GP da Turquia?

      ” (…) o seu desempenho em P3 (…)”

      OPA!!! Nananinanão!! Baseado em que o Horner afirma isso? Até o GP da Europa, Webber e Vettel estavam rigorosamente empatados com quatro poles cada. E o forte do Webber, antes de se tornar um piloto vencedor de corridas, sempre foi a classificação. Desculpa das mais esfarrapadas….

      Por isso que torço para o Webber neste domingo, só para ver a cara de bocó do Horner. Se bem que uma lambança do Vettel à la Turquia seria igualmente divertido. A Jagu, digo, Red Bull não merece esse título tamanho amadorismo na condução da equipe.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 10/07/2010, 5:54 pm
    • Até agora, o fim de semana do GP inglês tem sido marcado pela pilantragem dos bastidores. Sexta, teve o afastamento repentino do Bruno Senna da Espanha, muito mal explicado e, segundo Livio Oricchio, por birra do Kolles.

      http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/critica-ao-diretor-causou-a-substituicao-de-bruno-senna-em-silverstone-2/

      Agora, mais uma da Red Bull. Ô mundinho esse da F1… dá pra entender o desgosto da Bia Figueiredo.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 10/07/2010, 6:08 pm
    • Askimet ataca novamente…

      Publicado por Vitor, o de Recife | 10/07/2010, 6:30 pm
  108. Assim disse mister daniel lima em post acima:

    “Esses tempos de hoje não são de todo reais.Amanha tem as Maclarens se metendo no meio das Ferraris e Red Bulls e Massa lutando por milésimos com o alonso.SR Wilson!”

    Milésimos do alonso, aonde? no mundo dos sonhos?
    foram mais 0,6 décimos (como de costume por sinal) de vantagem pro nada sei em cima daquele que sabe que será sempre, digamos… concorrente.
    ah, esqueci…
    tem o detalhe dos pneus. massa não consegue render bem porque não esquentá-los bem.

    Mas daí você no post acima não deveria mencionar esse detalhe… tipo:
    o massa talvez se conseguir esquentar bem os pneus ele conseguirá ficar a frente do espanhol. (????)

    Publicado por Mae dinah | 10/07/2010, 3:27 pm
  109. Onde está o Becken?

    Publicado por Kaile Cunha | 10/07/2010, 10:09 pm
  110. Portanto , só resta aos pilotos da Mclaren e Ferrari correr pelos pontos .Principalmente Hamilton , que entra na corrida como lider mas poderá ser desbancado .

    Publicado por Marco | 10/07/2010, 10:17 pm
  111. Como vidente ainda prefiro o Polvo Paul, nao fala, so indica e acerta td! rssss

    Queria saber a previsao de chuva pra amanha e como tem sido nos ultimos anos a performance (de largada) de quem larga do lado par da pista!

    Publicado por F1Slick | 10/07/2010, 10:56 pm
  112. Vamos ver o desempenho do Button, largando de trás do pelotão, nesse remodelado Silverstone de difícil ultrapassagem.

    Weeber, minha torcida é pra vc, depois do episódio da asa

    Hamilton e Alonso, vai sair faísca?

    Vettel largando na pole é o palpite mais fácil para a vitória hj, but…

    Barrichello numa pista em q costuma ter bons resultados, largando em oitavo. Acelera Rubinho!

    Massa, não tem outra coisa a fazer a não ser ir pra cima ( só cuidado pra não decolar igual ao Webber em Valência )

    Será q alguém vai fazer a copse flat? Só se for a Red Bull ( carro mais equilibrado ) ou o Hamilton ( piloto mais agressivo )

    No mais, boa corrida para nós todos!

    Publicado por Alex-Ctba | 11/07/2010, 8:52 am
  113. Uma corrida de gente grande do Webber e do Hamilton. O Vettel ainda está na puberdade.

    Publicado por Will | 11/07/2010, 10:42 am
  114. Parabéns ao Rubinho, e o Kobayashi, D+!

    Publicado por Will | 11/07/2010, 10:43 am
  115. Hamiltonnnnnnnnnnnnnnnnnnnn.

    O cara é simplesmente fantástico.

    Publicado por djow | 11/07/2010, 10:48 am
  116. Vamos as polêmicas: Alonso na minha opinião foi prejudicado novamente. O Kubica, q teoricamente teria sido prejudicado, nem estava mais na corrida. Ok, Alonso poderia devolver a posição na pista se pensasse com mais prudência, q nada aconteceria, mas na visão dele, ele não poderia ter feito nada naquela situação. A punição foi exagerada.

    Apesar da besteira do Vettel na largada, ele foi o nome da corrida, com ultrapassagens bem arrojadas. Tudo bem q o carro é muito superior aos demais, mas as ultrapassagens sobre Schumacher e Sutil, foram de arrepiar.

    Ferrari precisa se benzer e o Massa tá cagado mesmo. Toque de corrida na largada entre as duas Ferraris e furou o pneu do Massa e a corrida foi pro espaço. Já com o Alonso, os comissários resolveram acabar com a corrida dele, além do toque com o Liuzzi e o pneu furado.

    Button, o mineirinho da F1, ganhou 10 posições e ninguém viu. Continua firme no campeonato.

    Parabéns ao Barrica e ao Koba, colocar Willians e Sauber em 5º e 6º não é pouca coisa.

    Schumacher mais dois riscos no casco, agora de seus ex-fãs e atuais rivais em pista.

    Uma menção honrosa ao Luis Roberto, q não acrescenta muito, mas tb não compromete, e acima de tudo, não irrita igual ao Galvão. Poderia ser ele o locutor oficial.

    Publicado por Alex-Ctba | 11/07/2010, 10:58 am
    • Punição justa ao Alonso.

      Deveria ter devolvido a posição e assim não seria punido e passari ao Kubica de qualquer forma.

      Vacilou.

      Publicado por djow | 11/07/2010, 11:34 am
    • O Button é impressionante…

      Publicado por Allan Wiese | 11/07/2010, 11:49 am
    • Vai descansar Becken.

      rsrsrsrsrsrs

      Não aguenta ficar longe da F1, né?

      Tõ ligado como é isso.

      rsrsrsrsrs

      PS.: Ótimo vídeo. Refresca a memória dos mais esquecidos.

      Publicado por djow | 11/07/2010, 11:52 am
    • A punição ao Hamilton, nesse episódio de Spa em 2008, foi pior ainda. Tanto essa, qto a de hj, foram injustas, na minha visão. Alonso não teria nenhuma vantagem ao cortar o caminho no balanço final da prova, já q na volta seguinte o carro do Kubica quebrou e no final ele foi muito prejudicado novamente pela decisão dos comissários. Se o Kubica permanecesse, ele poderia sim ser punido, devolvendo a posição ou até mesmo um drive-through. Parece até perseguição ao espanhol, q teve seu wdc prejudicado após esse GP. Faltou um pouco de bom senso e interpretação da “causa e consequência” do incidente, por parte dos comissários.

      Publicado por Alex-Ctba | 11/07/2010, 12:25 pm
    • “Kubica, q teoricamente teria sido prejudicado, nem estava mais na corrida. Ok, Alonso poderia devolver a posição na pista se pensasse com mais prudência, q nada aconteceria, mas na visão dele, ele não poderia ter feito nada naquela situação. A punição foi exagerada.”

      Discordo, Alex. O abandono do Kubica da prova não elimina a infração do Alonso.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 11/07/2010, 1:24 pm
    • Foi o q eu comentei mais abaixo Vítor. Alonso cortou o caminho e foi beneficiado. Deveria devolver a posição ao Kubica. O grande culpado disso foi o espanhol q deveria saber do rigor dos comissários, desde o episódio de Spa 2008. Será q Alonso pensou q por ter pilotos agora fazendo parte do corpo, eles poderiam enxergar de outra forma? O q eu acho é q deveria haver uma interpretação por parte dos comissários q o drive-through não era mais necessário naquele momento, já q o Kubica estava fora e pelas circunstâncias do incidente (Alonso foi jogado para fora da pista) se não houvesse punição, não seria nenhum absurdo e ninguém seria injustiçado. Nesse caso caberia um “after the race”. Mas como eles estavam pressionados pela demora das decisões em Valência, agiram rápido, e na minha humilde opinião, equivocadamente. Mas entendo as opiniões contrárias como a sua, do Djow etc. Não é uma decisão fácil de ser tomada.

      Publicado por Alex-Ctba | 11/07/2010, 2:26 pm
    • Alex, o livro de regulamentos não tem sentimentos…a punição foi justa e ele consultar a equipe foi esperteza (migué que não deu certo).

      Publicado por Will | 12/07/2010, 9:43 am
    • Will

      Interessante vc citar o Lv de regulamentos, pq ele é um pouco confuso. No Cap 16, o q diz respeito à “Incidents”, existe uma relação dos incidentes passíveis de punição, e entre eles tem dois em particular, q eu destaco abaixo:

      “Forced a driver off the track” Foi o q Kubica fez com Alonso

      “Illegitimately prevented a legitimate overtaking manoeuvre by a driver” Foi o q Alonso fez com o Kubica.

      E no final do capítulo, existe o seguinte adendo: “Unless in the opinion of the race director it was completely clear that a driver was in breach of any of the above, any incidents involving more than one car will normally be investigated after the race.”

      Por isso q eu achei a punição exagerada e caberia uma investigação “after the race” tranquilamente, já q não era uma decisão fácil de ser tomada, até pq o Kubica abandonou logo em seguida. Mas como os colegas comentaram, Alonso pagou por tentar ser o espertalhão, já q se devolvesse a posição, poderia até brigar por pódio.

      Publicado por Alex-Ctba | 12/07/2010, 10:16 am
    • Sim Alex, concordo contigo. Principalmente por Kubica já estar fora da prova no momento da própria investigação. Penso que um after the race com 5 segundos acrescidos ao tempo final seriam bem mais corretos de punição.

      Publicado por Allan Wiese | 12/07/2010, 10:46 am
  117. Alonso……Punição merecida,ta bem claro que ele não poderia ultrapassar naquela curva,a vantagem era do Kubica que fechou a porta,nas varias vezes que aconteceu algo parecido,os pilotos devolveram a posição na mesma hora,pq com o Dom Alonso teria que ser diferente?
    Alonso cavou a propia cova no alto de sua arrogância.

    Ele recebeu a punição mais branda,já que o Kubica não estava mais na corrida.Temos que parir do pré-suposto que se fosse a ultima corrida e os 2 estivessem lutando pelo campeonato,o Kubica seria seriamente prejudicado e perderia o titulo.

    Então foi justa a punição!

    Depois comentos os outros pilotos,tenho que sair (;

    Publicado por Daniel Lima | 11/07/2010, 11:18 am
  118. A Ferrari não aprendeu com Massa em Monza que penso que foi para cima do Heidefeld, que ele pulou a zebra e depois devolveu, logo após a SPA/2008? Deu bobeira…

    Ham e Webber sentaram a bota.

    Button, o Pepe Le Pew.

    Koba-san e Barrica, tiraram coelho da cartola e apontam a evolução dos carros.

    Ferrari sobre a sombra de urubus!

    E o “segura peão” do Massa, muito radical, ótimo controle! Aprendeu algo com Silverstone/2008 na chuva.

    Vettel é arrojado um piloto fantástico, mas falta um quê! Sorte? Experiência?
    Um dia vai mudar…

    Gostei, pelo show de Vettel, e a bota de Lewis e tocada segura do Button, mesmo sem alcançar o bom Rosberg.

    Vou ver a choradeira do Alonso.

    Publicado por Alexandre Gomes | 11/07/2010, 12:32 pm
  119. Apesar de achar a punição injusta, Alonso tem uma parcela grande de culpa, já q ele deveria saber q ao ultrapassar o Kubica, cortando caminho, deveria devolver imediatamente a posição. Somado a isso, um SC acabou por arruinar de vez a corrida do espanhol, q poderia ainda pontuar, apesar do drive-through. Dessa vez, a sorte q ele teve com o SC de Mônaco, faltou nesse da Inglaterra.Mas, se o objetivo da punição era fazer justiça ao Kubica, então o efeito foi nulo, já q o polonês não estava mais na corrida. Os comissários podem ter cumprido a regra, mas poderia haver bom senso na interpretação do panorama geral.

    Publicado por Alex-Ctba | 11/07/2010, 12:42 pm
    • –>
      Mas, se o objetivo da punição era fazer justiça ao Kubica, então o efeito foi nulo.
      –>

      Se a FIA for seguir a sua linha de raciocínio, então TODAS as punições só poderiam ser impostas ao fim das corridas, concorda?

      Publicado por djow | 11/07/2010, 12:52 pm
    • Não concordo, pq cada caso é um caso. O Kubica saiu na volta seguinte e a punição veio depois do abandono do Polaco.

      Publicado por Alex-Ctba | 11/07/2010, 1:27 pm
  120. Vamos a alguns pitacos:

    Webber, mostrando que está forte psicologicamente, ganhou essa prova que teve maior importância para ele mostrar que é capaz dentro da equipe do que para o próprio campeonato. Prova disso foi o recado dado na ‘comemoração’ com a equipe por rádio.
    Vettel fez uma boa prova, utilizando o equipamento que tem da maneira que tem que ser utilizado. Mas a fechada brusca na largada não era necessária. Estava do lado limpo da pista e ainda assim teve que fechar, quase levando os dois carros pro fundo do grid.
    Hamilton em mais uma grande prova mostra que está em um momento muito constante. Tirou tudo do carro ontém e hoje novamente. Não tinha ritmo para chegar em Webber em nenhum momento da prova, mas distanciou dos de trás de forma mais do que visível. Ótima largada, ganhando ali o seu pódium.
    O que é o Button hein? O cara ganha 10 posições sem ser notado, como já disse o Alex. E continua firme na vice-liderança, mesmo sem ser isso imaginável depois do Q3 de ontém. Grande largada, ganhando 4 posições na primeira volta.
    Ferrari: que momento hein?
    Péssima largada de Alonso, que o colocou lado a lado com Massa, que estava duas filas pra trás e ao se tocarem tirou a prova de Massa. Azar novamente com o safety-car. Punição questionável, como os colegas já discutiram. Mas mostrou arrojo na prova e também que a Ferrari tem carro pra estar mais na frente mas está com muito azar, muito mesmo. E esse azar muito grande pro lado de Massa. Não entendi por que ele voltou de duros faltando 12 voltas pro fim (será que não tinha mais pneus macios pra ele?). E mesmo com Alonso levando drive through e parando com duas voltas pro fim, ficou atrás dele.
    Rosberg voltando ao pódium em um bom final de semana da Mercedes. Mas Shcumacher deu uma dormida bonita na ultrapassagem do Sutil. Não deve estar sendo fácil pro Alemão conviver com tantos talentos ao mesmo tempo na pista. Mas concordo com todos os que dizem que Schumacher ainda vai mostrar a que veio.
    Grande prova de Rubens novamente, capitalizando ao máximo o que o carro pode dar e se aproveitando das situações de pista.
    Falem pro Algersuari trocar as cores do capacete dele por que eu cheguei a vibrar quando vi que tinha um carro azul com capacete amarelo e azul na brita…
    29 pontos de vantagem no campeonato de construtores, já com mais de uma vitória de vantagem. McLaren se estabelecendo ainda mais, mesmo sem o melhor carro do grid. Vamos ver se conseguiremos um bom rendimento de nosso Blow-difuser na Alemanha, para tentarmos uma virada por lá. Ainda está difícil, por causa do forte ritmo visto pelas latinhas hoje, mas estamos lá.
    12 pontos de liderança para Hamilton com Button ainda na vice-liderança. Estamos em grande momento mesmo. Imagina quando nosso carro andar pra valer.
    E a Red Bull tem que aprender bastante ainda em como gerenciar uma equipe.
    Mas, sem sombras de dúvidas, a grande prejudicada do final de semana foi a Ferrari: tinha carro pra estar lá na frente e saiu sem um mísero ponto da etapa.

    Publicado por Allan Wiese | 11/07/2010, 12:45 pm
  121. Ih, quebrei a cara…

    Ele nem chorou: “Eu aceito tudo o que eles fazem, eles são os juízes” Alonso.

    Publicado por Alexandre Gomes | 11/07/2010, 1:34 pm
    • Acho que ele viu que fez errado dessa vez. O Luiz Carlos aí embaixo já comentou: Alonso recebeu ordens da equipe para deixar Kubica passar mas não fez por causa da perda de rendimento deste…

      Publicado por Allan Wiese | 11/07/2010, 9:52 pm
  122. A corrida foi boazinha. Não teve lá muitas ultrapassagens, mas o safety car deu oportunidade para mais disputas.

    Destaques: Webber, para que torci depois de mais uma palhaçada da Jaguar, venceu com autoridade, uma corrida soberba com aquele carro “remendado” e com bico antigo. E agora Vettel? E agora Horner? A aí Marko?

    Hamilton foi aquele Hamilton de sempre. Simplesmente o melhor piloto da temporada, nessa temporada ele está demais. Merece o título. Aliás, a McLaren, que não é o melhor carro da temporada, mas a equipe é. Jenson Button, que fez um treino horrível, se recuperou muito bem, até poderia brigar por um lugar no pódio com o ótimo Nico Rosberg, piloto que eu subestimava. A McLaren mostrou um bom ritmo na corrida.

    Barrichello e Kobayote (deve estar feliz, hein Anselmo?), corridaços com seus limitados equipamentos. Dá gosto de ver Williams e Sauber mostrando serviço. A Williams principalmente mostra uma evolução promissora, pois o ainda irregular Nico Hulkenberg mostrou muita combatividade.

    A Ferrari…. ah, a Ferrari. A equipe continua sem comando, a verdade é essa. Tenho simpatia pelo Domenicali, um cara que primou pela igualdade de condições, por uma Ferrari menos arrogante que na era Jean Todt… mas a equipe não tem comando. Putz, naquele lance com o Alonso a equipe tinha obrigação de orientar o piloto a devolver a posição! Os pilotos também não estão ajudando muito; Alonso não está isento da decisão na manobra e Massa… a despeito do acidente de largada, que acontece, teve um ritmo muito ruim na recuperação. Mais problemas com pneus? (detalhe: quando trocou o pneu após a rodada no fim da corrida, chegou a fazer momentaneamente a volta mais rapida da prova. Pneus novos + carro leve).

    E o Vettel… bem, no final passou a usar toda a potência do seu foguete e deu um show de agressividade em sua recuperação pós-safety car. Mas é impressionante o seu desequilíbrio emocional na disputa com o Webber. E o cerco de mimos da equipe não vai ajudá-lo muito… não na disputa pelo campeonato.

    Por fim, com a palavra, Mark Webber.

    “Not bad for a number two driver”. (Comentário via rádio após cruzar a bandeira quadriculada).

    E a declaração mais forte:

    “”Yesterday was really a unique situation, and it was the first time we had one bit. I would never have signed a contract for next year if I believed that was the way going forward,” said Webber after the race.”

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/85217

    Não sei como a equipe vai se comportar a partir de agora, mas independente de qualquer coisa, Webber humilhou os incompetentes que dirigem a Jaguar, digo, Red Bull.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 11/07/2010, 1:45 pm
    • Consta no Blog do Lívio que a Ferrari mandou Alonso devolver a posição e esse, vendo a queda de rendimento de Kubica, achou que não precisava…deu no que deu.

      Quanto ao Massa colocarão maçaricos nos pneus para aquece-los devidamente nas corridas!

      Publicado por luiz carlos | 11/07/2010, 7:11 pm
    • Luiz, gosto muito do Livio, inclusive acompanho as transmissões da F1 com o áudio da CBN, onde o Livio é comentarista. Mas às vezes acho que ele se equivoca em algumas defesas aos brasileiros. Por exemplo, neste mesmo artigo que você cita, onde ele critica os erros demasiados do Alonso nesta temporada (e está certo), ele ele elenca o toque com o Massa, que furou o pneu do brasileiro, como mais um erro do espanhol. Discordo completamente, foi um lance normal nas largadas. O trecho é esse:

      “Largou mal, acabou atrás de Felipe Massa depois da curva 4, não de lado, e bateu no companheiro de Ferrari. O choque aconteceu entre o seu aerofólio dianteiro e o pneu traseiro de Massa. Penso até que Massa deveria ter sido mais contundente nas suas declarações, ontem. Não fosse o toque, Massa completaria a primeira volta em quinto lugar, o que o levaria a lutar com Nico Rosberg, da Mercedes, pelo pódio. E como ele precisa de um desempenho desses.”

      Ok, uma infelicidade, mas repito, lance de corrida. Alonso arriscaria perder o aerofólio e comprometer sua corrida? Ou calcularia milimetricamente o toque de modo a tirar o brasileiro e ao mesmo tempo não comprometer seu equipamento? Demais, não? As declarações do Massa são compreensíveis com o seu desapontamento por mais uma chance perdida, falar algo mais forte do que isso seria choro sem razão.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 12/07/2010, 9:27 am
  123. o marcel marchesi já faz um bom tempo que tinha encontrado motivo do massa não estar rendendo bem esse ano: os pneus! e realmente tem sido isso

    http://marcelmarchesi.blogspot.com/2010/03/crazy-circus-australia-bonus-1.html

    Publicado por Mae dinah | 11/07/2010, 1:47 pm
  124. Pow, Alex, não apela.
    O cara só está cornetando.
    Vc adora o Massa e ele é seu preferido. Ponto.
    Vc acha que essa postura ‘chapeuzinho vermelho’ dele é a correta, enquanto o ‘lobo-mau’ leva todas. Vc não acha que ele deveria ser mais “macho”. Enfim, vc aprova tudo o que ele fizer, mesmo levando ferro o tempo todo.
    É isto. Torça do jeito que achar melhor. O resto os números e os resultados estão dizendo e o dirão ao final.
    Abs.

    PS. De minha parte eu desisti de torcer para que esse subserviente ganhe a disputa interna.

    Publicado por Anselmo Coyote | 11/07/2010, 2:26 pm
  125. Não tem essa de adoração. Torço para o Massa, pq ele, teoricamente seria o piloto brasileiro com mais chance de conquistar um mundial. Se fosse por predileção, seria o hamilton, q me enche os olhos com a pilotagem agressiva, a mesma q o massa apresentou em 2008 e 2009. Esse ano as coisas não estão legais, paciência, mas não é por isso q eu vou desistir de apoiá-lo. Chutei o balde pq o djow de vez em qdo, torra a paciência, mas foi só pra testar o akismet hehehehe e ver se ele tinha baixado a guarda. Abs Coyote

    PS: Seus pitacos estão fazendo falta…

    Publicado por Alex-Ctba | 11/07/2010, 2:36 pm
    • “Esse ano as coisas não estão legais, paciência, mas não é por isso q eu vou desistir de apoiá-lo.”

      Alex,

      Sim, não estão bem mesmo, mas para ele está pior do que para o Nada Sei, quando deviam estar equilibrados. Essa diferença que o deixa por baixo é culpa exclusiva dele. Se tivesse culhões teria feito como o Webber.

      Na boa, Alex. Mas, o que não dá é torcer para o cara que não quer. Não adianta vc querer e o cara querer o contrário ou nada fazer para que não aconteça o contrário. É insano, é dar murro em ponta de faca.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 12/07/2010, 4:59 pm
    • “Se tivesse culhões teria feito como o Webber”.

      Coyote, peço a sua permissão do Alex para me intrometer um pouco. Mas a situação do Massa não permite que ele faça o mesmo que o Webber. O australiano foi muito esperto e chutou o balde em um momento favorável: venceu com autoridade enquanto a estrela da Red Bull falhava feio. E tinha a opinião pública ao seu favor. A equipe teve que engolir seco. Mas essa guerra ainda está longe de termiar…

      Já o Massa… qual argumento ele pode usar agora? No momento, está mais lento que o Alonso. No campeonato, está atrás. Tem problemas com o aquecimento dos pneus, tal qual o Kimi possuía (problema crônico da Ferrari?). O espanhol, sabe-se lá como, supera estas adversidades. Se ficar reclamando nessa situação, vai ser taxado de chorão, tal qual o Barrichello; e a depender do teor das críticas, a Ferrari bota pra fora. Se tem uma coisa que a escuderia não admite são críticas. O carro pode ser uma m…, mas ai do piloto que reclamar. Alain Prost sabe disso, foi inclusive demitido numa época que a Ferrari deveria implorar de joelhos por ele…

      A situação é a seguinte: ou o Massa “se vira nos 30″ e supera o espanhol na pista, ou não vai ter como barganhar nada.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 12/07/2010, 5:13 pm
    • Só para salgar a ferida: O Martin Brundle disse no programa pós-Silverstone que foi o Alonso quem deu “blocke” na contratação do Kubica pela Ferrari para 2011…

      Publicado por Becken Lima | 12/07/2010, 5:17 pm
    • Então… o Alonso queimou o Kubica e “salvou” o Massa??? PUTZ…

      Publicado por Vitor, o de Recife | 12/07/2010, 5:20 pm
    • Na boa, esse Martin Brundle não me inspira muita credibilidade :D

      Publicado por Alex-Ctba | 12/07/2010, 5:46 pm
    • Já que o Becken salgou a ferida, eu vou jogar vinagre em outra ferida.

      A imprensa inglesa no geral usa de má fé com o Felipe Massa, até quando ele está bem é mal falado na imprensa da Rainha.

      Publicado por Claudemir Freire | 12/07/2010, 6:15 pm
    • Eu acho bobagem desqualificar o Martin Brundle ou sempre desqualificar a imprensa inglesa quando se toca de relance no Massa, afinal, a história do Kubica/Ferrari surgiu lá na Itália primeiro…

      Li outras variantes sobre o contrato do Massa. Uma é que na verdade é válido APENAS para 2011, ficando a cargo da Ferrari renovação para 2012.

      Sobre o comentário do Brundle, ele na verdade nem pensava no Massa, mas no Alonso, enumerando a lista infindável e interminável de erros do espanhol esse ano em comparação com o estável e consistente Kubica na Renault.

      Tem gente dentro da Renault que acha nem Alonso levaria a Renault onde o Kubica a tem levado esse ano…

      Publicado por Becken Lima | 12/07/2010, 6:29 pm
    • “O espanhol, sabe-se lá como, supera estas adversidades.”

      Vítor,

      Aí é que está a coisa. O Massa não tem a mesma qualidade, mas se acovardou desde a primeira corrida, o que só fez aumentar a diferença. Agora o que restou foi esse curé (beco sem saída).

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 12/07/2010, 10:26 pm
    • Becken,

      “Li outras variantes sobre o contrato do Massa. Uma é que na verdade é válido APENAS para 2011, ficando a cargo da Ferrari renovação para 2012″

      Qual foi a fonte dessa notcia,pode me passar?

      Vitor,

      Por favor,tem assuntos que nem deveriam serem levados a sério,inventaram a clausula Barrichello,agora essa do Alonso barrar o Kubica na Ferrari.

      Piloto nenhum barra coisa alguma na Ferrari, se ainda fosse o Shumacher que deu 5 titulos pra Scuderia,poderia ser discutido-mas Alonso no 1 ano de Ferrari,5 colocado no campeonado,fazendo uma campanha mediocre cheia de erros barrar alguém?ainda mais amigo pessoal dele!Vitor,amigos vcs realmente vêem a logica nisso?

      Talvez só na cabeça do Martin Brundle.

      Abraço!

      Publicado por Daniel Lima | 12/07/2010, 10:28 pm
    • Bem, amigos amigos, negócios a parte…. mas não faz sentido, realmente. Como lembrei antes, estamos falando de uma equipe que dispensou Alain Prost e, dizem, convidaram o Schumacher a apressar a aposentadoria. Piloto lá não vale muita coisa não…

      Publicado por Vitor, o de Recife | 13/07/2010, 8:04 am
    • “Tem gente dentro da Renault que acha nem Alonso levaria a Renault onde o Kubica a tem levado esse ano…”… rsrs. Essa gente tá viajando, claro.

      Publicado por Anselmo Coyote | 12/07/2010, 11:59 pm
    • Claudemir, se o negócio é como a imprensa gringa trata o Massa, o que dizer da italiana?

      Publicado por Vitor, o de Recife | 12/07/2010, 7:38 pm
    • A imprensa italiana é passional, fofoqueira e mentirosa e se a Scuderia vai mal eles batem em todos, se o Massa está mal ele apanha o mesmo vale para o Alonso. A inglesa é muito mais conceituada junto com a alemã fazem um jornalismo sério.

      O que me refiro e não é de hoje, é que a imprensa inglesa usa de má fé com o Massa assim como a do Brasil faz com o Barrichello, se pergarmos um histórico de 2008 e 2009 veremos que mesmo andando bem ele foi duramente criticado por eles.

      E em um ano que o Massa está andando muito mal e com um forte parceiro, é natural ser criticado por todos os lados, mas lendo matérias ingleses sempre fica uma pontinha de maldade em quase todos os textos, e o próprio piloto já disse no passado que se ele é piloto da Scuderia é porque tem qualidades para tal, em resposta a um jornalista inglês.

      Vejam que o mesmo não acontece com o Barrichello, lá ele é muito bem tratado e adimirado.

      Publicado por Claudemir Freire | 13/07/2010, 8:38 am
    • Claudemir, se vc me permite, isso que vc acabou de comentar, então podemos tirar uma conclusão de que a mídia inglesa faz o mesmo com o Massa o que a brasileira faz com o Hamilton? Tudo isso por causa do campeonato de 2008 onde brigaram até a última volta da última corrida e diferenciaram por um mísero pontinho a batalha?

      Publicado por Teo | 13/07/2010, 12:24 pm
    • Teo.

      Concordo em partes, porque quem endiabra o Hamilton são as mídias da Globo, as demais sabem muito bem o valor que o “robinho” tem.

      É só ver que cito como séria a imprensa inglesa e alemã e como non-sense a italiana e podemos colocar a espanhola no barco, mas em cada uma delas existe certas picuínhas.

      Publicado por Claudemir Freire | 13/07/2010, 2:04 pm
    • OK, entendi Claudemir, obrigado!:D)

      Publicado por Teo | 13/07/2010, 2:19 pm
    • Até onde eu sei, a imprensa Inglesa não dá a mínima pro Massa. Os ingleses sabem que em 2008 a disputa só chegou até a última corrida por causa das investidas da FIA contra o Hamilton (Spa e Japão) e, por outro lado, pela leniência da FIA junto ao Massa no Japão.

      Publicado por djow | 13/07/2010, 3:19 pm
    • Hamilton não precisa de desculpas como bobagens inventadas sobre supostas investidas da FIA(o mundo contra Hamilton) contra o inglês-É um grande piloto,talvez o melhor atualmente,mas Massa foi superior.

      Massa não foi campeão pelos erros da Ferrari na Austrália ,Mônaco, Montreal,Hungria e Cingapura
      se tirarmos as ditas investidas da Fia e os erros da Ferrari e da Mclaren,Massa seria campeão não por apenas 1 ponto,mas por muitos pontos.Em 2009 antes do acidente estava a frente do Hamilton no campeonato teria certamente terminado com mais pontos que o inglês tb.

      Acho que esse assunto já foi muito debatido,mas se quizer aprofundar o assunto,terei o maior prazer em debater com riqueza de detalhes.
      Abraço!

      PS:Valência 2008,um reporter pergunta ao Lewis se ele cometeu algum erro pra ter perdido a pole,e ele responde com essas palavras:
      “Acontece que o Felipe destruio seus adversarios,ele fez uma volta impossivel de ser batida”

      Publicado por Daniel Lima | 14/07/2010, 8:59 am
    • Daniel Lima. Já colquei esse post pra você dar uma olhada a uns tempos atrás. Mas como você chamou o assunto de novo, coloco o link aqui novamente:

      http://f1around.wordpress.com/2008/11/21/sem-as-falhas-da-ferrari-felipe-conseguiria-ser-campeao/

      Publicado por Allan Wiese | 14/07/2010, 9:31 am
    • Allan,

      Eu já tinha lido da outra vez,postado até por vc.Concordo com algumas coisas e discordo de outras.

      Publicado por Daniel Lima | 14/07/2010, 3:08 pm
    • “Massa não foi campeão pelos erros da Ferrari na Austrália ,Mônaco, Montreal,Hungria e Cingapura”.

      Tsc, tsc, tsc… Memória curta? O Massa demorou a se firmar em 2008. Antes errou a torto e a direito perdendo um caminhão de pontos. No começo do campeonato o Massa errou feio em pelo menos duas corridas, rodou 5 vezes em Silverstone, foi beneficiado escandalosamente pela FIA etc… Jogou pontos no lixo a torto e a direito, rodou sozinho e sem qualquer explicação na Malásia…tsc. Um errinho a menos apenas o faria campeão.

      No mínimo a responsabilidade deve ser meio a meio.

      Mas tudo bem. Torcedor é isso. Só os erros da equipe é que contam.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 14/07/2010, 9:39 am
    • Coyote,

      Eu levei em conta os erros do Massa no inicil do campeonato,nada comparado aos erros da Ferrari-ao contrario do Lewis que perdeu o campeonato mais ganho do mundo em 2007 sozinho,na entrada dos boxes de interlagos.

      A Ferrari jogou o campeonato no lixo,erros reconhecidos até pelo Motezemolo(coisa rara),que disse:Massa não foi campeão por nossos erros.

      ” Massa foi beneficiado escandalosamente pela FIA ”

      Que motivo a FIA teria pra beneficiar o Massa?Mas tudo bem. Torcedor é isso(como diria o Coyote)

      Publicado por Daniel Lima | 14/07/2010, 4:14 pm
    • Se a Ferrari fosse dizer que a culpa foi do Massa ele não estaria lá, concorda? Lógico que a equipe disse isso. Quis preservar o piloto.

      O Massa perdeu porque foi incompetente em diversas corridas. E só chegou até o Brasil na disputa porque a FIA meteu a mão no Hamilton.

      Publicado por djow | 15/07/2010, 11:57 am
    • –>
      ao contrario do Lewis que perdeu o campeonato mais ganho do mundo em 2007 sozinho,na entrada dos boxes de interlagos.
      –>

      Não meu amigo. Ele perdeu o título porque uma equipe chamada Ferrari fez jogo de equipe. Talvez você não saiba mas o 7º lugar no GP do Brasil era o suficiente para o Hamilton ser campeão. Ele não precisava vencer, nem chegar em 6º. O 7º lugar lhe garantiria o título. Acontece que no final da corrida houve uma inversão de posições entre Massa e Kimi. E foi isso que mudou o título de mãos. Mas como foi a Ferrari quem fez jogo de equipe a FIA deixou passar. E não vamos esquecer que em 2008 a Ferrari fez jogo de equipe de novo no GP da China. Não fosse isso Massa iria para o GP do Brasil 9 pontos atrás.

      Publicado por djow | 15/07/2010, 12:13 pm
    • /\

      Some-se a isso os 6 pontos que a FIA meteu a mão em SPA (4 retirados do Hamilton + 2 dados de presente pro Massa) e teríamos uma diferença à favor do inglês de 15 pontos. Aí temos o GP do Japão onde mais uma vez a Ferrari foi beneficiada já que o Hamilton foi punido com um DT por fritar pneus na largada e o Massa, por bater em um piloto, recebeu uma pena igual, um DT, quando pela equivalência das situações, deveria receber uma punição maior. E como se não bastasse, a ferrari e Massa ainda foram beneficiados pela punição ridícula imposta ao Boudais no final da corrida o que rendeu 1 pontinho a mais para o Massa.

      Então, como pode ver, não fosse a intervenção da FIA, a temporada tinha tudo para terminar no Japão. Mas a FIA preferiu dar mais emoção ao campeonato.

      Publicado por djow | 16/07/2010, 11:04 am
    • Daniel,

      Pelo amor de Deus. O Massa nunca pôs a culpa na Ferrari. Ele foi digno o tempo todo e tem sido até agora. Se eu erro e vc erra, nós erramos. Não posso por a culpa em vc e vc não pode por em mim. Sejamos dignos, reconhaçamos nossos erros e sigamos em frente.

      Esconder, minimizar e dissimular meus erros ao mesmo tempo que ressalto e maximizo os seus, tirando meu corpo fora e entregando vc às feras, com todo o respeito, meu caro, não é coisa de homem, mas de moleque.

      O Massa, repito, foi digno e está sendo digno o tempo todo, jamais jogando sobre os ombros da equipe toda a responsabilidade. Mas os fãs dele insistem em colocá-lo nesta situação indigna. Que é isso, meu amigo. Pára com isso.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 15/07/2010, 2:55 pm
    • “Que motivo a FIA teria pra beneficiar o Massa?Mas tudo bem. Torcedor é isso(como diria o Coyote)”…Kkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Olha A Alice no País das Maravilhas aê, gente!!!!!!!!
      Putz… que motivo tem nossos políticos para serem tão ladrões, bandidos e sem-vergonhas?
      É cada pergunta… sem comentários!
      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 17/07/2010, 2:44 pm
    • ateh que enfim alguem sensato por essas bandas.

      Publicado por Mae dinah | 15/07/2010, 2:01 pm
    • coiote, nao limonada

      Publicado por Mae dinah | 15/07/2010, 2:02 pm
    • não sei se podemos computar a Hungria como erro da equipe…. Falhas de motor acontecem, não necessariamente por erros da equipe em si, mas de algum fabricante de alguma peça, enfim, não da pra responsabilizar só a equipe. Em mônaco, massa errou e perdeu a liderança pro Kubica, quando se tivesse se mantido à frente, talvez teria ganho a corrida. Se a estratégia de pneus da ferrari foi equivocada em monaco, a da mclaren foi errada em com o lewis em monza também, e ninguem fica falando disso.
      Na austrália, ele rodou na primeira curva, sozinho, então erro dele também.

      Enfim, fácil culpar a equipe. Como diz o coyote, torcedor é assim mesmo.

      Publicado por Gilmar | 14/07/2010, 5:00 pm
    • Gilmar,

      O que quebrou foi uma biela que é fabricada na Polônia, por fadiga de material. O lote todo estava comprometido. Tanto que o Raikkonen entrou na corrida na Espanha sabendo que seu motor também quebraria e quebrou, já que eles não podiam abrir o motor e trocar a peça. Neste caso eu também não vejo com culpa da equipe. A culpa foi do fabricante, obviamente.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 15/07/2010, 6:59 pm
    • –>
      Valência 2008,um reporter pergunta ao Lewis se ele cometeu algum erro pra ter perdido a pole,e ele responde com essas palavras:
      “Acontece que o Felipe destruio seus adversarios,ele fez uma volta impossivel de ser batida”
      –>

      E daí?

      O Hamilton vem falando isso do vettel e do Webber em várias corridas nesse ano. E daí que ele disse isso em Valência?

      Ele pelo menos tem capacidade de assumir quando alguém está fazendo um bom trabalho. Ele não é igual ao Massa.

      Publicado por djow | 15/07/2010, 12:00 pm
    • –>
      Em 2009 antes do acidente estava a frente do Hamilton no campeonato teria certamente terminado com mais pontos que o inglês tb.
      –>

      Tá aí uma coisa que só um fanático pode dizer. Não existe a menor possibilidade de sequer alguém imaginar o que poderia acontecer se o Massa não tivesse se acidentado.

      Massa, nesse ano, ficou á frente do Hamilton por um bom tempo. Hoje ele está levando uma chapuletada homérica, uma diferença vergonhosa.

      Publicado por djow | 15/07/2010, 12:04 pm
    • Olá Becken

      Claro q deve ter dado mesmo, pq no final das contas para ele, alonso é melhor correr contra o massa, pois vejo o kubica com muito mais “fome” de vitoria e isso poderia atrapalhar ele, qdo ao massa, parece-me acostumado a ser segundo piloto.

      Abraço

      Publicado por Anderson Dorneles | 13/07/2010, 10:57 am
    • Porra, o cara tá tentando, mas tá cagado. Levou azar em várias corridas. A deficiência dele, é em relação ao qualifying e aos pneus macios. Com os supermacios, dá pra ver q ele fica no mesmo décimo do Alonso ou toma no máximo 2 décimos. Veja a média em classificação q o William do blog corrida de F1 postou: http://www.corridadeformula1.com/vettel-leva-a-pole-com-uma-red-bull-insuperavel-em-silverstone/

      Alonso 7 x 3 Massa

      Bahrein – Massa 2° | Alonso 3° (+0.366)
      Austrália – Alonso 3° | Massa 5° (+0.726)
      Malásia – Alonso 19° | Massa 21° (+0.239)
      China – Alonso 3° | Massa 7° (+0.267)
      Espanha – Alonso 4° | Massa 9° (+0.648)
      Mônaco – Massa 4° | Alonso não participou
      Turquia – Massa 8° | Alonso 12° (+0.412)
      Canadá – Alonso 4° | Massa 7° (+0.253)
      Europa – Alonso 4° | Massa 5° (+0.052)
      Inglaterra – Alonso 3° | Massa 7° (+0.746)

      Média – Massa 0.239s mais lento do que Alonso

      É mais ou menos esse dois décimos q o Alonso leva de vantagem sobre o Massa. Torcedor é para os bons e maus momentos. Não vou ficar só apoiando qdo o cara tá bem. Mas deve ser a característica dos corintianos, ser fiel, q outras pessoas as vezes não entendem :p

      Abs

      Publicado por Alex-Ctba | 12/07/2010, 5:40 pm
  126. Koba pontuando de novo!!! Vai japa voador!!!

    O Koba é foda!!!

    Publicado por Alex Bogardden | 11/07/2010, 4:33 pm
  127. Amigos, estava aqui tentando lembrar, mas não consegui direito: fora a largada, onde ganhou várias posições, de onde Button tirou esse quarto lugar?
    Kubica abandonou, Massa, Vettel e Alonso foram pros fundos durante a prova. Ao que eu me lembro, depois das primeiras curvas ele estava em décimo. Alí foram 4 posições. Mais esses quatro que eu citei, 8 posições, o que o deixaria em sexto. Os outros dois devem ter sido os únicos que ele de fato passou, ou isso foi devido à sua estratégia de primeira parada retardada? Me ajudem a refrescar a memória.

    Publicado por Allan Wiese | 11/07/2010, 9:29 pm
  128. E o Race Edit de Silverstone deve vir interessante…

    Publicado por Allan Wiese | 11/07/2010, 9:42 pm
  129. “Torço para o Massa, pq ele, teoricamente seria o piloto brasileiro com mais chance de conquistar um mundial.”

    Alex,

    Quase todos nós temos predileções por pilotos, mas atrelar isso à nacionalidade não tem nada a ver com a competição. A F1 é uma salada com pessoas e pilotos de diversas nacionalidades correndo por equipes em cujo contrato social figuram diversas pessoas físicas e jurídicas das mais variadas nacionalidades. Os carros usam pneus japoneses, chassis de outra nacionalidade e motores de outras. Isso nem de longe se parece com uma disputa entre nações.

    E mesmo que fosse a F1 não é uma guerra onde ou nossos soldados devem ganhar ou estaremos ferrados.

    F1 é um entretenimento e nada mais. Quem torce para um piloto ou pilotos não-brasileiros não pode ser considerado um soldado desertor. De repente (vc não falou isso, óbvio) o sujeito é cerceado até em sua liberdade de escolher como vai se entreter???? Isso é fascismo, com todo o respeito.

    Eu torci muito, muito mesmo pelo Fittipaldi, pelos Piquet pai e filho e jamais vinculei isso a nacionalidade. Nunca torci pelo Senna, embora reconheça o seu valor como piloto.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 12/07/2010, 12:09 am
    • Deu a doida no WordPress… a ordem dos posts está toda alterada. Que confusão!

      “A F1 é uma salada com pessoas e pilotos de diversas nacionalidades correndo por equipes em cujo contrato social figuram diversas pessoas físicas e jurídicas das mais variadas nacionalidades.”

      Coyote, esta parte do seu comentário me fez lembrar diretamente do Gil de Ferran. Ele nasceu na França, mas requisitou a nacionalidade brasileira. Aliás, era um grande piloto, taí um que eu gostaria de ter visto na F1. Houve uma época que se chegou a cogitar uma chance na Williams, antes do acerto da equipe com a BMW, mas não deu certo. Uma pena.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 12/07/2010, 8:30 am
    • Vitor. Esses tempos eu lí que Gil não conseguiu bons tempos nos testes com a Williams por que o set-up do carro estava pra outro piloto quando ele andou e, pouco antes de andar com o acerto para suas dimensões, ele bateu a cabeça em uma porta, se não me engano, e não pode fazer tempos melhores (sem o acerto ele já tinha andado relativamente rápido). Realmente uma pena…

      Mas, de fato, a F1 é um esporte do mundo e não de países apenas. É muito difícil que situações como uma McLaren, que tem pilotos e principais cargos ocupados por Ingleses, se repita ou se mantenha por muito tempo.

      Publicado por Allan Wiese | 12/07/2010, 9:08 am
    • Bateu numa porta??? Putz, que azar, rssssssssssssssss!!

      É, McLaren é um caso singular. Curiosa foi a dinastia de finlandeses na equipe: Hakkinen, Raikkonen, Kovalainen… e quase Raikkonen de novo. Outro destaque é a dupla germânica da Mercedes, creio que também acertada de última hora com o retorno do Schumacher após o surpreendente acerto do Button com a McLaren. Como você destacou, algo raro na F1.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 12/07/2010, 9:15 am
    • Sim Guys, sem dúvida, a F1 é um esporte de múltiplas nacionalidades e tal e coisa…Mas qdo um piloto brazuca vence, a bandeira q figura no alto do pódio é a do Brasil, independente da equipe ser italiana, inglesa, alemã, áustriaca, francesa etc. E o hino q toca é o nacional. Podem me chamar de babaca patriota, mas eu gosto de ver a nossa bandeira no alto do pódio e o mundo saber q entre o povo brasileiro, existem esportistas talentosos. Gosto de ver pegas, pilotos talentosos, como Hamilton, Alonso, Kubica etc, mas acima de tudo, na hora de torcer, torço para o sucesso dos pilotos brasileiros. Podem me chamar de brega, babaca, etc, não ligo, sempre acompanhei F1 dessa forma e torci para Piquet, Senna, Gugelmim, Marques, Fittipaldi, Moreno, Zonta, Da Matta, Pizzonia, Piquet JR etc, assim como torço para o Massa, Barrichello, Di Grassi e Bruno Senna.

      Publicado por Alex-Ctba | 12/07/2010, 9:46 am
    • Concluindo, acho q não sou tão evoluído assim como o Coyote, para torcer para Finlândes em detrimento de Brasileiro, como o Coyote fez qdo O Massa era companheiro do Raikkonen. Se bem q nem sei se o Coyote é um bom exemplo, já q no futebol o cara torce pra Argentina contra o Brasil. Eu hein…

      Publicado por Alex-Ctba | 12/07/2010, 9:51 am
    • Pô Alex, a sequencia começou bem demais…mas o final!

      Publicado por Will | 12/07/2010, 9:59 am
    • Alex, não acho breguice, babaquice ou qualquer outro “ice” torcer por piloto brasileiro. Eu mesmo torço. Cabe a qualquer um torcer por quem quiser, até pela Argentina, por mais estranho que pareça… :p

      Eu mesmo torço por um monte de pilotos, de nacionalidades distintas. Aliás, depende até da temporada. Já torci pelo Hakkinen, pelo Montoya, Villeneuve (em 1997), Alonso (Renault, 2006) , Raikkonen (McLaren), enfim, minha simpatia recaiu de acordo com a temporada e os postulantes. Como deu pra perceber, sempre torci contra Schumacher e a Ferrari, mas torcida é torcida, e vibrei muito com as vitórias dos brasileiros na equipe. Outra coisa: mesmo torcendo, nunca deixei de reconhecer o valor dos “adversários”: Schumacher era um puta piloto e a Ferrari, apesar de detestar essa coisa de jogo de equipe (acho uma estupidez pré-determinar quem é o vencedor fora da pista), a Ferrari daqueles tempos era invencível. Mérito para eles.

      Abraços.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 12/07/2010, 12:27 pm
  130. Depois da declaração do webber no final da corrida o bicho vai pegar na escuderia Red Bull. Mas em compençação alguem vai ganhar com isso nas pistas esse alguem é um tal de LEWIS que insiste em estar no pódio e preferencialmente no segundo ou primeiro lugar…

    Força Lewis rumo ao bi…

    Publicado por Marcel Alph | 12/07/2010, 6:52 am
  131. Mercado de pilotos continua se movimentando: segundo o Tazio, Buemi vem sendo bem cotado pela Renault e… Red Bull! Plano B para substitir o “rebelde” Webber?

    Tô gostando da dupla da Toro Rosso, Buemi e Alguersuari, eles têm demonstrado talento, mas ainda são muito “verdes”. Mas não sei se o Buemi no lugar do Vettel não daria ainda mais dor de cabeça ao alemãozinho… só se eles amarragem um contrato com aquelas famosas clásulas de “fique quieto no seu canto”. No lugar do suíço, assinava com a Renault sem titubear;

    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/19682/

    Publicado por Vitor, o de Recife | 12/07/2010, 9:10 am
    • Guys,
      A Red Bull devia contratar o Raikkonen. Mas aviso logo: o finlandês-voador é caro e não faz por menos, o que é uma pedreira. E também é preciso convencê-lo a voltar, o que é uma pedreira maior ainda, afinal, divertir às custas dos carcamanos… não tem preço…kkkkkkkk!
      A vantagem é que num instantinho ele colocaria esse alemãozinho arrogante e medíocre no seu devido lugar.

      Alex,
      Eu não torço em detrimento de alguém. Mesmo porque quem pode fazer efetivamente algo em detrimento de alguém é quem está lá dentro na disputa ou dirigindo alguma equipe. A minha torcida é de importância tal que com a qual ou sem a qual o mundo caminha tal e qual.

      Eu só não abro mão do meu direito de escolher meus prediletos conforme der na minha telha.

      E também não acho babaquice ou coisa parecida ser patriota de verdade. O que eu critico é que em geral os “patriotas” querem impor esse critério aos outros, como eu por exemplo. Isso, eu repito, é fascismo, despreparo, incapacidade de respeitar o semelhante – em suma, babaquice da grossa.

      Abs.

      Publicado por Anselmo Coyote | 12/07/2010, 1:02 pm
  132. Gostei muito da corrida, e, a exceção das ondulações, simpatizei com o traçado de Silverstone.
    Grande larga de Webber, Hamilton e Button. E o que o Webber fez em Valência, Vettel e Alonso fizeram na Inglaterra – largada de piloto de Fórmula Ford.
    O Ritmo de corrida do Hamilton sendo 0,3s mais lento que o Webber me assusta para as próximas provas – a McLaren precisa evoluir para não ser refém da ‘Batalha das Latinhas’.
    Grande corrida de Webber, Hamilton, Rosberg, Button, Barrica e Koba. Pífia prova de Alonso e Massa, o Vettel encheu meus olhos com sua agressividade – azar que falta massa cinzenta.
    Interessante o Reginaldo Leme falar que o Renault é o melhor motor da F1 na atualidade.
    Achei o ritmo de Alonso e Massa – no início da prova – não compatível com a velocidade do F10 durante a semana. Será que a Ferrari realmente corrigiu a ‘sede’ do seu motor, ou eles estão largando 10 – 15 Kg mais pesados que o restante do Grid?

    Publicado por Will | 12/07/2010, 10:07 am
  133. Que habilidade maravilhosa do Vettel de dizer NADA falando MUITO:

    “…”I try to focus on myself, that is what matters,” Vettel said after the British Grand Prix. “We do have a very great car and, if you race cars with similar pace and guys with a similar speed on the track, then you get to see them once in a while. That is normal. It is racing, it is what it is about and it is what people love.

    “The internal [situation]? If you look at the championship now, and if you look at the championship two races ago and if you look at championship two races ahead you probably don’t know what is coming up, we will see.

    “Surely we could have done better up until this point, but it didn’t happen. I said on the radio that if someone for the weather forecast could turn the shit off for the future, because for some reason it seems to happen on our side pretty much, then that would be appreciated. It is life, and life goes on.”

    Vettel made it clear, however, that he was not unduly worried that there had been races this year where he had been beaten by Webber.

    “I don’t want to speak bad or anything about other people,” he said, responding to suggestions that Webber was performing better than some had expected this season.

    “Most important is always to keep the respect. I know from myself the races where I finished behind him, or were slower than him, I know the reasons for it. I can fall asleep at night, so don’t worry…”

    Publicado por Becken Lima | 12/07/2010, 11:53 am
    • A verdade é q ninguém imaginaria no início da temporada q o Webber poderia superar o Vettel, apesar do bom campeonato do australiano em 2009. Vou ficar atento, depois do episódio da asa, como a equipe gerenciará essa disputa interna, q está caminhando para uma possível ebulição.

      Publicado por Alex-Ctba | 12/07/2010, 12:08 pm
    • Eu estou calmamente recuperando o noticiário do final de semana em me surpreende como aqui no Brasil a história é considerada menor enquanto já entou em “ebulição” há muito tempo lá fora…

      Será que já estamos tão acostumados com isso?

      Publicado por Becken Lima | 12/07/2010, 12:32 pm
    • Não cheguei a ir conferir, mas o fórum do site da Red Bull Racing deve estar pipocando com isso tudo hein?
      E Becken, penso que o Brasil está sim acostumado. Já vimos muito disso no início da década passada com um piloto nosso e por mais que odeiemos isso, acabamos achando que é algo normal do esporte. Falo na primeira do plural como sendo parte de um povo que não vai à fundo na questão, muito devido ao narrador da categoria. Se escrevesse na primeira pessoa do singular seria diferente a minha escrita.

      Publicado por Allan Wiese | 12/07/2010, 1:12 pm
    • Falando no “narrador da categoria”… ele vai finalmente pendurar as chuteiras em 2014?

      http://entretenimento.br.msn.com/famosos/noticias-artigo.aspx?cp-documentid=24849306

      A F1 também faz parte das narrações fora do Brasil, não? :)

      Publicado por Vitor, o de Recife | 12/07/2010, 1:46 pm
  134. E, olha só, o Barrichelo derrotou o Stig no Top Gear!
    Ele é o piloto com o melhor tempo de todos os F-1 drivers da lista, acima (ou abaixo, como preferirem) do Stig…

    Publicado por Allan Wiese | 12/07/2010, 1:29 pm
  135. Becken,

    Rubens Barrichello gravou uma participação no programa “Top Gear”, da BBC2 e quebrou o recorde da pista particular do programa (guiando o modelo de carro popular, um Suzuki Liana), superando o misterioso Stig, piloto profissional que testa os carros da série e cuja identidade nunca é revelada, e nomes como Nigel Mansell, Lewis Hamilton, Jenson Button e Damon Hill.

    1 – Rubens Barrichello – 1m44s3
    2 – The Stig – 1m44s4
    3 – Nigel Mansell – 1m44s6
    4 – Lewis Hamilton – 1m44s7 (molhado)
    5 – Jenson Button – 1m44s7
    6 – Jenson Button – 1m44s9 (molhado)
    7 – Damon Hill – 1m46s3
    8 – Mark Webber – 1m47s1 (molhado)

    Link para o vídeo:

    Ps: a imagem está invertida.

    Publicado por Galkadesh | 12/07/2010, 2:03 pm
  136. Rubens batendo o Stig no Top Gear:

    Publicado por Becken Lima | 12/07/2010, 2:35 pm
    • Ontem após a corrida, em um ataque de modéstia, o Barrica véio de guerra declarou q, seria muito desperdício, se nenhuma equipe contasse com ele nesse momento, q ele classifica como o melhor de sua carreira em termos de pilotagem. De fato, ele está pilotando muito, apesar de parecer meio gordinho. Mas isso prova, q mais do q fisicamente, a força mental, conta muito para um piloto de F1.

      Interessante é o “wdc” do Barrica. Schumi tem 36 pts com Mercedes, Sutil tem 35 com Force India e ele 29 com a Williams. É um bom campeonato paralelo para acompanhar.

      Publicado por Alex-Ctba | 12/07/2010, 4:18 pm
  137. TABELA DINÂMICA de Pontos de quatro em quatro GPs (4 GPs: máx 100 pts)

    GP…… 1-4…… 2-5…… 3-6…… 4-7…… 5-8…… 6-9…… 7-10
    HAM…… 49…… 34…… 36…… 53…… 60…… 78…… 86
    BUT…… 60…… 64…… 39…… 53…… 46…… 51…… 63
    WEB…… 28…… 49…… 72…… 69…… 75…… 50…… 50
    VET…… 45…… 48…… 66…… 41…… 45…… 55…… 43
    ALO…… 49…… 42…… 38…… 42…… 45…… 31…… 23
    ROS…… 50…… 40…… 36…… 31…… 24…… 25…… 34
    KUB…… 40…… 44…… 41…… 37…… 33…… 39…… 24
    MAS…… 41…… 31…… 28…… 28…… 26…… 18…… 06
    SCH…… 10…… 14…… 13…… 25…… 24…… 12…… 14
    SUT…… 10…… 16…… 20…… 12…… 13…… 15…… 15
    BAR…… 05…… 06…… 02…… 02…… 02…… 07…… 15
    KOB…… 00…… 00…… 00…… 00…… 00…… 00…… 15
    LIU…… 08…… 06…… 02…… 02…… 04…… 04…… 02
    BUE…… 00…… 00…… 01…… 01…… 05…… 07…… 06
    PET…… 06…… 06…… 06…… 06…… 00…… 00…… 00
    ALG…… 02…… 02…… 03…… 01…… 01…… 00…… 00
    HÜL…… 01…… 01…… 01…… 00…… 00…… 00…… 01

    RANKING SEGUNDO AS 15 MAIORES PONTUAÇÕES EM QUARTETOS DE GPs (Pilotos: máx 7 ocorrências; Pontos: máx 100 pts)

    1. (86) Ham
    2. (78) Ham
    3. (75) Web
    4. (72) Web
    5. (69) Web
    6. (66) Vet
    7. (64) But
    8. (63) But
    10. (60) But
    10. (60) Ham
    12. (55) Vet
    13. (53) But
    13. (53) Ham
    15. (51) But
    16. (50) Ros
    16. (50) Web
    16. (50) Web
    19. (49) Alo
    19. (49) Ham
    19. (49) Web
    22. (48) Vet

    APROVEITAMENTO IGUAL OU ACIMA DE 50% (50 de 100 pts) POR PILOTOS (ocorrências)
    1. (5 x) Web
    1. (5 x) But
    3. (4 x) Ham
    4. (2 x) Vet
    5. (1 x) Ros

    Agora fica fácil saber por que Vettel tá todo inseguro com Webber. O australiano tem sido muito constante acima dos 50%, enquanto Vettel tem sido bastante constante só que abaixo dos 40%.
    </blockquote?

    Hamilton e Webber estão liderando o recorde de aproveitamento. Será que alguém baterá o recorde de Lewis de 86%?

    Reparem lá na tabela dinâmica no último quarteto a decadência da Ferrari, o tropeço da Renault, e o crescimento da Williams de Barrichello e da Sauber de Kobayashi que já empatam com a ForceIndia de Sutil e passam por um ponto a “poderosa” Mercedes do “poderoso” Schumacher!

    Publicado por Alexandre Pires | 12/07/2010, 5:07 pm
    • Mais um excelente trabalho, Alexandre. Nota-se o Hamilton numa ascensão excelente; Button muito regular e os pilotos da Red Bull oscilam bastante entre bons e maus resultados. Ótimo campeonato, que tinha tudo para ser uma “lavada” da Red Bull. É, piloto ainda faz a diferença…

      Publicado por Vitor, o de Recife | 12/07/2010, 5:18 pm
    • Valeu, Vitor!!!
      Bom saber que curtiu!

      Achei assustador o crescimento de Hamilton. Button continua a me impressionar. É o senhor recuperação. Raramente larga das duas primeiras filas, mas sempre chega até lá. Manda bem! Sinceramente, o campeonato de construtores vai ser da McLaren. O que está em aberto é o de pilotos. Mas nesta toada da McLaren, que a cada GP só aumentam a distância pras RedBull, vai apontando pra um dos falsos prateados de Woking!

      (Vocês não vão acreditar: perdi o GP da Inglaterra. Estava dentro de avião enquanto o bicho pegava em Silverstone! Resta ver os resultados. E aqui de onde escrevo não posso ver os videozinhos da Globo. Só semana que vem.)

      Publicado por Alexandre Pires | 12/07/2010, 5:26 pm
    • Caramba Alexandre, que azar. Mas pela net você pode achar algum video da corrida, quem usa esses negócios de torrent, diferentemente do ignorante aqui, consegue baixar as corridas. Infelizmente não posso ajudar, vamos ver se a galera dá uma dica.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 12/07/2010, 5:30 pm
    • Ficou faltando pelo menos uma dos construtores…

      TABELA DINÂMICA de Pontos de quatro em quatro GPs por construtor (4 GPs: máx 2s00 pts)

      GP…… 1-4…… 2-5…… 3-6…… 4-7…… 5-8…… 6-9…… 7-10
      McLaren…… 109…… 98…… 75…… 106…… 106…… 129…… 149
      RedBull…… 73…… 97…… 138…… 110…… 120…… 105…… 93
      Ferrari…… 90…… 73…… 66…… 70…… 71…… 49…… 29
      Mercedes…… 60…… 54…… 49…… 56…… 48…… 37…… 48
      Renault…… 46…… 50…… 47…… 43…… 33…… 39…… 24
      ForceIndia…… 18…… 22…… 22…… 14…… 17…… 19…… 17
      Williams…… 06…… 07…… 03…… 02…… 02…… 07…… 16
      Sauber…… 00…… 00…… 00…… 00…… 00…… 00…… 15
      ToroRosso…… 02…… 02…… 04…… 02…… 06…… 07…… 06

      Publicado por Alexandre Pires | 12/07/2010, 7:02 pm
    • Grandes stats, de novo, Alexandre!

      Realmente impressionante o que Hamilton e Button fazem com o 25. E Lewis e Mark dominando o top 5 das ‘quadras’ também é interessante. Mostram que eles são os pilotos que melhor aproveitam momentos específicos da temporada. Mas a diferença é que Hamilton vem mantendo uma constância e um aumento ao longo do campeonato.
      E o ‘mineirinho’ amigo do Alex está ali junto. Sempre ganhando posições. O mais engraçado disso tudo é que Button, nessa prova de Silverstone, não ultrapassou quase ninguém (fora a largada – ótima) mas ganhou 10 posições na prova.
      Ele está querendo tirar o título de maior ultrapassador de Hamilton! Mas esse prêmio ‘moralmente’ fica com Lewis, hehehe…
      Quanto às equipes, legal ver o surgimento da Sauber, embora tímido, nas últimas provas comparado ao início (Alexandre, não estão faltando pontos pra sauber nas provas 6-9?).

      Publicado por Allan Wiese | 12/07/2010, 7:50 pm
    • Interessante é a constância da Renault, que pode ser traduzida como a regularidade do Kubica. Só caiu na última série, onde o polonês deixou de pontuar pela primeira vez.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 13/07/2010, 7:59 am
    • Vítor, o Kubica não pontuou tb no Bahrein. Ele foi tocado na largada, caiu para último, fez uma grande corrida de recuperação, mas terminou em 11º. De qualquer forma a temporada é muito boa. O carro é bom, e o motor Renault, após a atualização permitida pela FIA, não leva mais a surra q levava dos Mercedes, além de analistas apontarem como o mais econômico atualmente, o q permite a Renault, largar com alguns quilos a menos. Houve um belo upgrade em relação ao R29 q o Alonso pilotou na temporada 2009, por isso, essas especulações q o Kubica estaria levando a Renault a lugares q o Alonso não levaria, soa para mim, como mais um ataque desnecessário ao espanhol.

      Publicado por Alex-Ctba | 13/07/2010, 8:21 am
    • Boa Alex, esqueci do Bahrein. Então Kubica foi o único piloto a completar todas as provas, até o GP inglês, certo?

      Comparar de temporadas distintas realmente não faz mesmo nenhum sentido.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 13/07/2010, 8:34 am
    • Allan,
      Verifiquei aqui. O Koba pontuou pela primeira vez na turquia, a sétima do ano. É aquilo mesmo, salvo engano! Valeu!

      Publicado por Alexandre Pires | 13/07/2010, 9:47 am
    • E tem os pontinhos de Valência também…

      Por nada. Mexer com números sempre dá margem à erros. Mas ainda bem que isso é só uma diversão…

      Publicado por Allan Wiese | 13/07/2010, 10:04 am
    • Allan,

      me desculpe. Agora entendi seu ponto. Você tem razão. A situação do Koba-kun seria outra mesmo.

      GP…… 1-4…… 2-5…… 3-6…… 4-7…… 5-8…… 6-9…… 7-10
      KOB…… 00…… 00…… 00…… 01…… 01…… 07…… 15

      Idêntica pra Sauber!

      Comi bola!

      Publicado por Alexandre Pires | 13/07/2010, 7:25 pm
    • Isso mesmo Alexandre.
      Agora estamos na mesma linha…

      Mas não tira o mérito da sua leitura por grupos de 4 GPs. Como eu disse acima, dá pra ter uma noção de como são momentos dos pilotos. Vê-se claramente em quais grupos de GPs ele esteve forte e como um resultado mais fraco influencia em todo um grupo de corridas. Resumindo: a constância deve estar presente nos pilotos que querem o título. Principalmente este de 2010.

      Publicado por Allan Wiese | 13/07/2010, 10:42 pm
    • Requentando os dados, só que agora em ordem de pontuação e não em pontos.

      GP…… 1-4 … 2-5 … 3-6 … 4-7 … 5-8 … 6-9 … 7-10
      HAM… 3rd … 7th … 6th … 2nd … 2nd … 1st … 1st
      BUT…… 1st … 1st … 4th … 2nd … 3rd … 3rd … 2nd
      WEB…… 8th … 2nd … 1st … 1st … 1st … 4th … 3rd
      VET…… 5th … 3rd … 2nd … 5th … 4th … 2nd … 4th
      ALO…… 3rd … 5th … 5th … 4th … 4th … 6th … 7rh
      ROS…… 2nd … 6th … 6th … 7th … 8th … 7th … 5th
      KUB…… 7th … 4th … 3th … 6th … 6th … 5th … 6th
      MAS…… 6th … 8th … 8th … 8th … 7th … 8th … 12th
      SCH… 9th … 10th … 10th … 9th … 8th … 10th … 11th
      SUT…… 9th … 9th … 9th … 10th … 10th … 9th … 8th
      BAR… 13th … 11th … 13th … 12th … 13th … 11th … 8th
      KOB… – - – - … – - – - … – - – - … 14th … 14th … 11th … 8th
      LIU… 11th … 11th … 13th … 12th … 12th … 14th … 13th
      BUE… – - – - … – - – - … 15th … 14th … 11th … 11th … 12th
      PET… 12th … 11th … 11th … 11th … – - – - … – - – - … – - – -
      ALG… 14th … 14th … 12th … 14th … 14th … – - – - … – - – -
      HÜL… 15th … 15th … 15th … – - – - … – - – - … – - – - … 14th

      Publicado por Alexandre Pires | 14/07/2010, 3:47 pm
  138. Por isso eu adoro esse blog.

    Li apenas 10 linhas, e ja descobri que:

    Supostamente Alonso vetou Kubica na Ferrari por temer a regularidade e consistencia do polones.

    Que o contrado do Massa com a Ferrari, na verdade é até 2011.

    E que tem gente dentro da Renault dizendo que Kubica está colocando a equipe numa situação que provavelmente Alonso não conseguiria….

    Show de bola….

    E acabei de ver a reportagem sobre F1 no Jornal Nacional, menos de 1 minuto de reportagem, mas já foi o bastante para perceber que bicho vai pegar. Reginaldo Leme fez questão de botar o dedo na ferida, dizendo que Massa foi tocado por Alonso 2 vezes, uma lado a lado e depois o toque por tras que furou seu pneu.
    Será que o clima na Ferrari tb esquentou??

    Publicado por Dorfão | 12/07/2010, 8:49 pm
  139. Por isso eu adoro esse blog.

    Li apenas 10 linhas, e ja descobri que:

    Supostamente Alonso vetou Kubica na Ferrari por temer a regularidade e consistencia do polones.

    Que o contrado do Massa com a Ferrari, na verdade é até 2011.

    E que tem gente dentro da Renault dizendo que Kubica está colocando a equipe numa situação que provavelmente Alonso não conseguiria….

    Show de bola….

    E acabei de ver a reportagem sobre F1 no Jornal Nacional, menos de 1 minuto de reportagem, mas já foi o bastante para perceber que bicho vai pegar. Reginaldo Leme fez questão de botar o dedo na ferida, dizendo que Massa foi tocado por Alonso 2 vezes, uma lado a lado e depois o toque por tras que furou seu pneu.
    Será que o clima na Ferrari tb esquentou?

    Publicado por Dorfão | 12/07/2010, 8:52 pm
    • Em reportagens da Globo, mesmo com o Reginaldo Leme, não acredito. Eles sempre tem que criar um vilão malvado, que impede o sucesso de nossos pilotos…

      Publicado por Vitor, o de Recife | 13/07/2010, 8:01 am
  140. Achei esse video legal…O nosso Barrica disputa o melhor tempo,pilotando um “Suzuki Liana” com os pilotos Massel,Webber,Hamilton e o cantor Sting.

    Detalhe é que o tempo do Lewis foi com pista molhada.

    Publicado por Daniel Lima | 13/07/2010, 10:06 am
  141. Outro belo vídeo da McLaren:

    Publicado por Becken Lima | 13/07/2010, 10:56 am
  142. Depois de saber que a direção de prova avisou a Ferrari pra pedir à Alonso devolver a posição para Kubica por três vezes e, por concordar com o que já foi comentado pelos amigos aqui anteriormente, Alonso vacilou legal ao não fazê-lo logo na sequência da manobra. Com isso posto, acho que o drive-through ficou de bom tamanho, já que a direção deu três chances para ele.
    Por conhecer a F1 a um bom tempo, ele deveria saber que, mesmo que ele tenha sido colocado para fora por Kubica, teria que devolver a posição logo na sequência. De fato ele pode ter pensado, como já falado aqui, que os comissários poderiam aliviar pro lado dele, mas a vantagem que ele obteve com o corte foi razoalvemente clara.
    Alonso tem sentido a pressão por resultados, na minha opinião. Ele derrotou o grande vencedor da Ferrari por duas vezes na pista defendendo outra equipe e está se perdendo nas tentativas de tirar a vantagem de números que o Alemão tem na Scuderia. Mistos de erros e acertos que não podem ser cometidos por quem quer ser campeão. Ainda tem muitos pontos em disputa, sim, mas não sei se dá pra Fernando não…

    Publicado por Allan Wiese | 13/07/2010, 11:37 am
  143. Becken, olhando esse video

    a impressão que eu tenho é que Button está fazendo um bem danado a Hamilton.
    Ele está mais tranquilo, cerebral e confiante,e , alem disso, ele tem refinado sua pilotagem.
    È só reparar, no final das provas, como os pneus dele têm terminado.

    Publicado por Leonardo | 13/07/2010, 3:30 pm
    • Espetacular esse vídeo!!!!!!!!!

      Sim, concordo. mais tranquilo, cerebral e muito mais forte. com Schumacher na Mercedes. Alonso na Ferrari e Button do lado — e sem o melhor carro à disposição — essa foi a temporada desenhada para a gente ver o Hamilton se tornar o melhor piloto da F1…

      Publicado por Becken Lima | 13/07/2010, 3:43 pm
    • Rapaz, que vídeo massa!

      Publicado por Allan Wiese | 13/07/2010, 4:14 pm
  144. Alex-Ctba
    Li esse texto e lembrei de vc na hora. Vc é o verdadeiro torcedor do Massa que torce nos bons e mals momentos.
    Vale a pena dar uma lida nisso. Abração

    http://joseinaciofalou.blogspot.com/2010/07/brasileiro-e-um-mau-torcedor.html

    ps: Ainda bem que nunca torci para o Massa kkkk….

    Publicado por Dorfão | 13/07/2010, 9:16 pm
    • Valeu Dorfão. Ótimo texto e o blogueiro traduziu exatamente o q eu penso. Infelizmente essa é a realidade do torcedor brasileiro de um modo geral. Muito obrigado amigo pela lembrança e fica com Deus!

      Publicado por Alex-Ctba | 13/07/2010, 9:53 pm
  145. Estava lendo um blog com um assunto bem polemico: link: http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2010/07/13/a-volta-de-nelsinho/ atentem aos comentários.

    ****Eu torço pro Felipe Massa até de baixo dágua a galera em peso tá metendo o pau nele, e de tudo que eu li, acho que é o melhor comentário é esse de Antonio Jr:
    “Alonso foi mais lento que Hamilton diversas vezes…logo concluímos que Massa tomaria 1s de Hamilton?! E se Shumi toma tempo de Rosberg e colocava tempo em Massa…podemos concluir que Rosberg é tão bom quanto Alonso e mais lento que Hamilton?!Ah…tem mais: Button anda junto com Hamilton em muitos casos, e Barrichello andou junto com Button em tempo…Ah então podemos concluir que Rubinho é quase tão bom quanto Hamilton, ou seja, melhor que Alonso, shumi (!) e Massa…Acho apenas que nossas conclusões são baseadas nas nossas capacidades de conseguirmos tão somente uma habilitação categoria “B” ou algo semelhante, nunca de quem possui uma super licença…Somos simplistas demais, o assunto é mais complexo do que imaginamos.”

    Publicado por Francis-Londrina | 14/07/2010, 12:05 am
  146. QUem disse que Ron Dennis não tem humor?

    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/19712/

    Publicado por Vitor, o de Recife | 14/07/2010, 9:05 am
  147. Por mim, o Mansell deveria ter sido campeão em 86, o Senna em 1989, o Prost em 90, o Hill em 94, o Schumi em 99 e 2006, o Montoya em 2003, o Kimi em 2005, o Hamilton em 2007 e o Massa em 2008. Talvez em alguma realidade alternativa, deve ter acontecido isso :D

    Publicado por Alex-Ctba | 14/07/2010, 11:02 am
  148. Ah não…o campeonato de 2008 de novo, não!!!

    daqui a pouco vamos tentar conjecturar se o Barrichello seria campeão se o Schumacher tivesse sido abortado pela mãe…vamos reconduzir para 2010???

    Publicado por Will | 14/07/2010, 11:07 am
  149. O Becken sumiu, gente!
    Acho que ele resolveu ficar na África do Sul. Arranjou alguma nativa lá e o negócio dele agora é só meter a mão na jabulani, o que não é nada mal, diga-se de passagem.
    O que vocês acham?
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 14/07/2010, 11:20 am
  150. OH!!! postei no lugar errado.

    O Becken sumiu, gente!
    Acho que ele resolveu ficar na África do Sul. Arranjou alguma nativa lá e o negócio dele agora é só meter a mão na jabulani, o que não é nada mal, diga-se de passagem.
    O que vocês acham?
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 14/07/2010, 11:32 am
    • Ainda ando por aí, ;) mas talvez esta semana poste algo a respeito do futuro deste blog.

      Publicado por Becken Lima | 14/07/2010, 12:35 pm
    • Becken,

      O que houve ?

      Não me lembro de termos ficado tanto tempo sem uma atualização. Esse post deve ter recorde de comentários, mas o sabor é amargo…

      Um abraço amigo,

      Sirlan Pedrosa

      Publicado por Sirlan Pedrosa | 14/07/2010, 1:20 pm
    • mmmm mistério…futuro deste blog? Vai abandonar a gente boss?

      Publicado por Alex-Ctba | 14/07/2010, 1:29 pm
    • Estaria longe de ser uma boa notícia.
      O F1around precisa de seu boss…

      Publicado por Allan Wiese | 14/07/2010, 1:35 pm
    • Reginaldo Leme e mais um furo…

      “O F1 Around terá domínio próprio e links patrocinados, Becken Lima relegará o design a apenas um hobby e passará a escrever sobre a F1 in loco e com remuneração de estrela bloguística”

      O mundo da F1 ainda está abalado…//////

      Publicado por Will | 14/07/2010, 1:55 pm
    • Ih, o b(ar)log vai fechar? Vamos ficar sem ponto de encontro… ih
      Becken, deixa de mistério e nos conta logo o que vai acontecer.

      Não é de duvidar que a finalidade do blog mude, convites e propostas ao Becken não faltam, eu já vi no mínimo estes quatros:

      http://f1around.wordpress.com/about/#comment-12792

      http://f1around.wordpress.com/about/#comment-16872

      http://f1around.wordpress.com/about/#comment-20170

      http://f1around.wordpress.com/about/#comment-26230

      Isto prova que mesmo sendo um indie blog, o blogueiro o elevou a um nível que chama a atenção. Se for (ou acontecer) isto, desejo ao Becken muito sucesso e dou meus parabéns!!!

      Publicado por Alexandre Pires | 14/07/2010, 2:38 pm
    • E a silly season começou mais cedo do que se imaginava na temporada aqui do F1around…

      Publicado por Allan Wiese | 14/07/2010, 2:55 pm
    • Ok, talvez o certo seja escrever um post a respeito, mas a verdade é que o vou parar de postar. Tenho novos desafios profissionais e pessoais e a cada dia anda mais complicado dispor de tempo para escolher pauta, escrever, pesquisar, editar fotos, gráficos — além de paciência para gerenciar comentários e conflitos, coisas naturiais em um blog.

      Eu acho que a grande missão do blog, que era me dar algum estofo na escrita, foi cumpridaa contento.

      Teve muito material que eu tive orgulho de ter desenvolvido, mas com passar do tempo outras coisas vão se sobrepondo `atarefa de escrever, como por exeplo um filho de cinco anos que exige mais e mais atenção, então vc começa a relativizar um pouco o blog e dar atenção ao que interessa.

      Lembro que algumas semanas atrás foi uma tarefa duríssima sair da cadeira e escrever um reportezinho sobre uma corrida que tinha acabado de acabar. Acho que que esse foi o ponto em que eu comecei a decidir que talvez fosse hora de parar.

      Obviamente o blog ficara no ar, mas sem atualização. Sentirei imensa falta de trocar idéias por que há um belo time de gente que entende de F1, mais que eu por aqui, mas, enfim, é a vida.

      Para os poucos orfãos, acho que há belos blogs por aí, como o do Willian (corrida de F1) e do Daniel Gomes (Splash’n’ Go), que eu vou escrever como indicações para não deixar quem visita este blog aqui sem local para discutir F1.

      Enfim, durante a semana oficializo a decisão com um post!

      ;)

      Publicado por Becken Lima | 14/07/2010, 3:02 pm
    • Becken, claro que no post iremos discorrer sobre detalhes. Mas de cara, preciso agradecer novamente pelo espaço – afinal, isso aqui é como a sala de sua casa e você nos deixou extremamente a vontade e nos recebeu muito bem. Abraço, grande anfitrião!

      ps.: são muitos órfãos!

      Publicado por Will | 14/07/2010, 3:43 pm
    • Caramba! Pô Becken, péssima notício… mas… realmente não deve ser fácil manter um blog deste naipe e conciliar com tantas outras ocupações. De qualquer forma, sucesso nos seus projetos, o F1 Around fez a diferença. Também vejo o blog do Willian e do Daniel, também são de ótima qualidade.

      Grande abraço, espero vê-lo nos outros espaços.

      Publicado por Vitor, o de Recife | 14/07/2010, 3:51 pm
    • Realmente, serão muitos orfãos, pq tem muita gente q acompanha o blog sem comentar. Triste notícia, porém dá para entender, até pq eu tenho um filho de três anos e sei como eles demandam tempo. Tempo q se a gente não aproveitar com eles, não volta mais. Mas como vc disse, existem ótimos blogs e pra rapaziada aqui do F1 Around eu tb recomendo o blog do Willian, Corrida de F1, q é muito bom, além do Willian ser bastante atencioso e procurar responder os comentaristas. Falaremos mais para frente, mas desde já, agradeço a atenção q vc sempre dispensou a minha pessoa, e espero manter contato futuramente.

      Forte Abraço!

      Publicado por Alex-Ctba | 14/07/2010, 3:57 pm
    • É um clichê o que vou dizer, mas não deixa de ser apropriado: a vida é isto mesmo, um conjunto de escolhas e de prioridades; talvez seja um pouco mais que isto, só que no geral são estas duas categorias que acabam organizando isto que chamamos de viver.
      Então, Becken, que você tenha sucesso com suas escolhas e seja muito feliz com suas prioridades (uma que você citou já é algo insubstituível e que você tem mais que curtir mesmo, sorte do filhão).
      Agora, cabe a turma aqui ver o que vai fazer da vida. Ficamos sem o blogueiro (espero que não pra sempre) mas podemos tentar manter o fórum que este blog acabamos por tornar e sem pedir licença…
      Talvez não seja necessário poluir os posts e os comments que o blog irá legar pros aficionados por F1 e sim procurar um espaço pra fazer nossa bagunça. Deixando o blog intacto até que o blogueiro recarregue as baterias e ache um tempinho vez ou outra pra dar seus ótimos pitacos e promover ótimos debates. Aí o Becken poderia deixar um recadinho lá num futuro fórum e a gente voltava aqui pra fazer nossas algazarras.
      E também acho que seria mais tranqüilo pro Becken se ele só participasse de um fórum do que da administração de um blog, que de fato exige mais esmero na elaboração do material. (Claro que me refiro a gente séria como o ‘nosso’ Becken.)
      Sei lá, é uma idéia. (Inclusive, o Becken que pelo visto manja muito do mundo internético podia orientar os reles mortais como eu se isto que disse é possível.)
      Pra finalizar, eu fiquei sem meu botequinho de todo o fim de tarde ou fim de madrugada… E sinceramente não vou procurar outro, não!

      (Agora só resta a gente conseguir marcar um encontro em um GP do Brasil, quem sabe o de 2011!!!)

      Publicado por Alexandre Pires | 14/07/2010, 4:15 pm
    • Que pena Becken.
      Mas, vida que segue.

      Parabéns pelo ótimo trabalho efetuado por aqui nesses anos, mesmo que eu só tenha acompanhado e participado das discussões nesse ano. Foi um ótimo aprendizado.
      Vou sentir falta…

      E forças na nova fase da vida.
      Grande abraço.

      Publicado por Allan Wiese | 14/07/2010, 4:19 pm
    • Amigo Becken,

      Um blog desse nível, e que atingiu quase 1 milhão de acessos merece um post de despedida.

      Nesse post de despedida certamente comentarei sobre o quanto o F1Around fez de diferença nessa rede cheia de mediocridade.

      Um forte abraço,

      Sirlan Pedrosa

      Publicado por Sirlan Pedrosa | 14/07/2010, 5:53 pm
    • Isso é pior que perder um parente próximo.

      Publicado por Anselmo Coyote | 14/07/2010, 6:56 pm
    • Becken,

      Quando eu criei o meu blog eu não conhecia o teu ainda. Cheguei até ele uns dois ou três meses depois.

      Criei o Corrida de F1 porque não conhecia nenhum blog ou site bom sobre o assunto no país. Vi uma lacuna e tentei cobrir. Quando descobri o teu blog, fiquei encantado porque percebi que já havia um excelente espaço para discutir a categoria. Talvez nem tivesse criado o meu se soubesse do F1 Around antes…

      O que você não sabe – e vou te contar hoje – é o quanto o F1 Around foi importante para mim. Em maio do ano passado eu estava de saco cheio do trabalho e de tudo. Tinha um blog profissional sobre tecnologia, mas não gostava de escrever sobre aquilo.

      Criei o blog de F1 para curtir, relaxar. Mas, sinceramente, pensando em oportunidades profissionais para o futuro. O problema é que eu era muito amador nessa área. Sempre acompanhei a categoria como um simples espectador, não como um fã.

      Os três primeiros meses do blog ofereceram esse “espírito”. Os seus posts mudaram a minha visão da categoria. Graças a eles, descobri excelentes blogueiros como Keith Collantine e Joe Saward, por exemplo. Meus posts passaram a melhorar e eu amadureci como blogueiro de F1 a ponto de abandonar o meu blog anterior porque enxerguei no atual uma possibilidade de crescimento a longo prazo. Isso graças a você.

      Sempre imaginei você como jornalista. Você tem o feeling do negócio. Algum tempo atrás tentei uma sociedade que não saiu do papel para criar um portal de F1 e pensei: “o primeiro nome que eu faria uma proposta para trabalhar conosco seria o Becken Lima”.

      Sei que possui outra área de atuação e provavelmente recusaria o convite. Porém, eu jamais conheci alguém tão bom para falar sobre F1 quanto você. Por isso, o meu sentimento de tristeza quando li o seu comentário hoje.

      Becken, você não criou um blog como uma porção de leitores. Você criou uma família nesse espaço. Leitores fiéis que, mesmo sem comentar, marcam presença e te admiram muito. Eu sou um deles.

      Mas entendo a tua decisão. Eu acredito que todos pensamos em dar mais atenção para a família, mesmo quando temos um trabalho que nos toma muito tempo. Imagina por um hobby…

      O que eu penso é se, mesmo assim, não daria para manter o espaço, mas atualizado com menos frequência. O teu talento é grande demais.

      BTW, eu espero sinceramente que – seja qual for a sua decisão – você tenha muito sucesso em todas as suas empreitadas. E que aproveite os bons momentos com a família. Não tenho filho, mas sou casado. Sei como esses momentos são valiosos. No mais, espero vê-lo/conhecê-lo futuramente para tomar cerveja e jogar papo fora.

      Sucesso my friend!

      Um abraço,

      Will

      Publicado por Willian | 15/07/2010, 11:27 am
    • Sem ser profissional da área é realmente difícil conciliar a coisa quando é apenas um hobby.

      Tento ao máximo me policiar com o tempo que dou aos meus filhos que são as coisas mais importantes que tenho, então a sua escolha é sensata e dou-lhe os parabéns.

      Agora uma sugestão.

      Crie um time de blogueiros que possam postar e tomar conta do espaço enquanto você não volta a ativa ou diminua a frequência dos posts mas não desista dos seus “amigos” assim tão fácil. : )

      Publicado por Claudemir Freire | 15/07/2010, 5:12 pm
    • Becken,

      O comentário mais direto e que reflete o que todos nós sentimos é o do Coyote.

      Eu acompanho automobilismo e F1 com grande intensidade a quase 30 anos. A primeira corrida que assisti de verdade foi Las Vegas em 81 e de lá para cá jamais deixei de assistir e ler tudo sobre F1 e automobilismo.

      Meu primeiro salário foi em 1984, eu era menor inclusive, e o que fiz ? comprei uma 4 rodas, que naquela época junto com a Autoesporte era a única fonte de leitura sobre corridas. Tinha inclusive uma seção no final da revista chamada Alta Rotação….

      Depois vieram os tempos de comprar, em Recife, os jornais Folha, Estadão, O Globo e JB, para acompanhar com mais detalhes minha paixão. As revistas Grid e Racing, embora compradas religiosamente, nunca tiveram nível para satisfazer a sede. Muitas vezes paguei caro por AutoSprint comprada no aeroporto.

      Com a internet a informação ficou democratizada. Depois vieram os blogs. Mas nunca comentei em lugar nenhum. Nunca vi um lugar profissional, de alto nível e que estimulasse a discursão.

      Aqui no F1Around encontrei isso. Pessoas apaixonadas como eu, que eram instigadas por você a participar e comentar sobre isso tudo.

      Como aprendi aqui. Quantas pessoas inteligentes e apaixonadas encontrei aqui. A começar de você.

      O F1Around passou a ser o primeiro site que eu lia na internet. Antes até dos de notícias ou até de meu email !

      Eu não quero mais escrever aqui. Esse blog merece um post de despedida. Eu quero comentar no post que VOCÊ CERTAMENTE fará para se despedir.

      NOSSO F1AROUND MERECE UM POST DE DESPEDIDA, AMIGO !

      Um abraço,

      Sirlan Pedrosa

      Publicado por Sirlan Pedrosa | 15/07/2010, 7:20 pm
    • Belo depoimento Sirlan, como sempre. Concordo com o q disse o Claudemir aí acima. O F1 Around é uma “marca” muito forte no universo blogueiro da F1 para simplesmente acabar assim. Da mesma forma q esse post do dia 06/07/2010 passou dos 400 comentários, uma sugestão seria, seu report apenas após os GPs, deixando “o resto com a gente”. Assim vc manteria o espaço sem despender muito tempo. Pq eu tenho quase a certeza q vc vai sentir muita falta do seu blog, caso ele “feche as portas” realmente, provisória ou definitivamente. Agora se vc for comentar em algum outro blog, a tristeza não seria tanta, já q poderíamos ainda ler os seus pitacos, como vc faz no F1 Fanatic de vez em quando.

      Publicado por Alex-Ctba | 15/07/2010, 8:07 pm
    • Sirlan, Alex, Claudemir, Allan, Alexandres, Willian e outros – Muito obrigado pelos testemunhos. Comoventes.

      Entre hoje e amanhã escrevo um post sobre o que farei do blog.

      Abraço a todos!

      Publicado por Becken Lima | 16/07/2010, 10:22 am
    • Becken, lamento sua quarentena, mas espero que você volte, porque F1 é um vício…

      F1 Around, um dos melhores blogs do Brasil fácil.

      Abraços!

      Publicado por Daniel Gomes | 16/07/2010, 11:36 am
    • Chefe, nosso querido chefe.

      Logo esse ano que o seu Hamilton está com tudo para ser bicampeão?? Você está deixando um monte de órfãos por aqui.

      Compreendo até suas razões, porque sei como é difícil aguentar pressões familiares, principalmente quando há uma dedicação tão grande quanto a sua para esse seu hobby e que se tornou o nosso também. Um cantinho para todos nós exercemos nossos dotes de comentaristas amadores, mas que pela qualidade da maioria que por aqui passa se tornou um espaço de extrema qualidade no mundo blogueiro.

      Não deixe o seu F1 Around morrer. Sei que estou sendo um pouco egoísta ao lhe pedir isso, mas antes de tudo, seus conhecimentos e sua companhia são preciosos demais para nós para que sejamos privados deles.

      Deixo aqui um forte abraço para o amigo e um muitíssimo obrigado pelo previlégio de nos acolher dessa maneira tão carinhosa.

      celso gomes

      Publicado por celso gomes | 16/07/2010, 12:13 pm
    • É uma pena, Becken. O teu blog foi o que eu primeiro encontrei quando fui procurar algo sobre F1. E de lá pra cá não parei mais de acessar. Todos entendemos que existem coisas mais importantes, mas fará muita falta!

      Publicado por Luiz | 17/07/2010, 11:55 am
    • É… apesar de pouco participar, vou sentir falta do F1Around. Era um dos poucos que trata com respeito os pilotos que merecem respeito. Dentre tantos sites e blogs, confesso que este e o do FG, são os que acompanho, diariamente, há um bom tempo. Porque um blog pode falar do que for, mas se não for imparcial, não alcança o respeito, o prestígio e, consequentemente, o sucesso como reconhecimento.

      É isso aí… vamos ver o que acontece.

      Publicado por Brown | 18/07/2010, 6:12 pm
  151. o Becken morreu?

    Publicado por Marcelo (Cascavel) | 14/07/2010, 4:43 pm
    • Poxa, que notícia ruim pra nós, Becken.
      O F1 -Around entrou pra história.

      Publicado por Sari | 14/07/2010, 8:11 pm
  152. Tudo bem, Daniel.
    Não vou discutir mais isso.
    Se o Massa não errou deliberadamente, não perdeu nem 1 pontinho, se foi perfeito, pode sim, por a culpa na equipe.
    Quanto à FIA, ela prejudicou o Glock e beneficiou o Massa quando este atropelou o Glock na saída dos boxes.
    Vamos pra frente.
    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 14/07/2010, 6:50 pm
  153. Becken

    Que pena, semana passada eu disse que esse blog era minha “fuga” quando estava estressado no serviço, e agora eu me deparo com essa noticia??

    Poxa, boa sorte Becken, obrigado por ter criado esse belo espaço.
    Eu aceito todas as indicações de blog que vc der, mas sempre ficará faltando alguma coisa.
    Espero que o pessoal que comenta aqui, siga junto, comentando em outro forum, ou aqui mesmo, sei lá.

    Abração a todos.

    Publicado por Dorfão | 14/07/2010, 9:56 pm
  154. Nossa Becken… É uma pena, fará muita falta…
    Dificilmente eu comento, mas era leitura diária obrigatória…

    Na minha opinião, o pessoal poderia migrar para o blog do Willian; http://www.corridadeformula1.com/

    ou o do Tomás http://theformula1.wordpress.com/ , que segue sua linha, quem sabe…

    Mas espero que seja só uma pausa, um dia volte tudo ao normal.
    Bom, vejo vocês nos blogs que citei acima, não sei o que vocês acham quanto a minha sugestão…

    Viva o F1 Around!

    Publicado por Thiago | 14/07/2010, 10:40 pm
    • Ótima sugestão Tiago, eu comento sempre no blog do Tomás, ótimo blog, e sempre passo pelo Corrida de F1 que tb é muito bom.
      Eu gostaria que todos os comentáristas que frequentam aqui, continuassem comentando junto em outro espaço, seria formidável.

      Publicado por Dorfão | 15/07/2010, 8:27 am
  155. Fiquei triste ao saber, mas é isto Becken.

    Boa sorte nos novos caminhos, felicidades com o garoto! E vida que segue!

    Seu blog é um dos melhores, e de pura F1, sem megalomania e sempre informativo.

    Não desaparace, posta algo de vez em quando. Mas principalmente deixa um olá!

    E a questão do forum é bem interessante, vc poderia dividir a moderação, tem gente boa aqui.

    Abraços e boa sorte, competência vc já tem. Saúde sempre.

    Publicado por Alexandre Gomes | 15/07/2010, 6:47 pm
  156. Yamamoto no lugar de Chandhok no GP da Alemanha.

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/85314

    Publicado por highdownforce | 16/07/2010, 1:50 pm
  157. Becken;
    Amigo, é uma tristeza muito grande saber desta notícia. Eu espero que como todo o ótimo pessoal que você conquistou aqui com seu trabalho incessante de 3 anos, este fim não seja definitivo, mas sim, temporário.
    Eu realmente não sei como é ter filhos, não sei como é ter trabalho, mas imagino como você, com suas ocupações sérias e que lhe dão o pão de cada dia seja difícil manter o blog atualizado, escolher temas, escrever, responder, moderar…
    Imagine que eu, só com o colégio, já fico um pouco distante do meu blog… Sorte que agora as férias chegaram, rs.

    Porém, mais do que isso, saiba que este blog foi uma tremenda inspiração para mim. Quando eu ganhei meu primeiro computador, em dezembro do ano passado, não tive dúvidas: queria fazer um blog de F1. Só que naquela época eu só conhecia o site do Globo Esporte e da Revista Racing. Quando eu ia para uma Cyber, antes de tudo eu visitava esses sites. E era assim que, além de ver as corridas, sabia da F1.
    Porém, na aquele momento em que me via a oportunidade de ter meu blog, não sabia muito o que fazer. Fui no blogspot, comecei a investigar e puf. Estava lá o blog. Mas onde eu arranjaria gente, onde colocaria algo mais?
    Ah Becken, se você soubesse como foi engraçado…
    Bom, mas teve um dia que entrei aqui por acaso. Sei que pode ser difícil e acreditar, mas a verdade é a seguinte: Estava procurando a letra do música do Green Day (que sou fã) “When I come Around”. Estavam lá os sites de letras,mas logo abaixo vi: F1 AROUND.
    Eu pensei, bom vamos ver o que é.
    Quando vi, meu deus… virou meu site preferido de F1 (e olha que nessa altura já conhecia a Autosport! hahaha). Fui vendo, indo e vindo, descobri mais blog e comecei a comentar. Só que o nível era tão bom que eu ficava sem jeito… Foi ali que muitos passaram a me odiar, no bom sentido, rsrs… Publicava só as minhas postagens, sem acrescentar nada. Sei que consegui alguns leitores com aquilo, mas não era ético.

    Bom, depois eu pensei: Uau, esse WordPress parece muito bom… Em janeiro eu havia criado uma conta. Não entendia nada, era muito complexo. Mas eu fui preparando, como eu podia e tal.. Logo pensei no modelo que você usa, e o achei. Eu sei que talvez vc não gostava que os modelos fossem iguais, mas o F1 Around era minha inspiração. Só que eu não sabia em que data mudar de endereço… Eis que um dia eu comentei sem querer com minha conta do blog e disse: nossa, e se alguém clicar?
    Aí foi tudo correndo, pá pá e bom, foi isso.

    Eu sei que pode ser ridiculo contar a história do meu blog aqui, mas isso serve para te dizer como esse blog foi essencial para o que eu tenho hoje. Jamais pensei que o meu cresceria tanto (sem querer me gabar, claro) a ponto de ter mais de 10 comentários.

    Por isso minha tremenda tristeza. Eu, juro, odiei quando começaram a nos comparar, seja do conteúdo, ou do modelo, ou de esse é melhor, esse não, esse é para os do Hamilton, esse para os do Alonso..
    Acredito que tudo isso seja só bobagem para fazer os blogueiros brigarem.

    Agora eu fico meio aturdido, sabendo que o F1 Around que eu gostava tanto não vai mais postar…

    Ontem vária gente disse que eu era seu sucessor.. Nossa, fiquei morrendo de vergonha.. Óbvio que não, tenho muito a aprender… muito mesmo.. É por essas e outras que quero que o F1 Around continue, por muuuuuito tempo!!!!!!

    De qualquer forma, agradeço de coração por tudo, e ao pessoal que carinhosamente dividiu/divide seu tempo em visitar os dois lugares.
    Acredito que seu Blog é o melhor de F1 do brasil, e essa turma fantástica merece ter o F1 Around por muito mais tempo.

    Becken, seja lá o que for que vir pela frente, te desejo sorte e muito sucesso.

    Um grandíssimo abraço, Tomás.

    Publicado por Tomás | 16/07/2010, 7:12 pm
    • Pequeno Tomás,

      Hoje você foi GRANDE !

      Que Deus te abençoe e te faça um homem segundo o seu coração.

      Um abraço,

      Sirlan Pedrosa

      Publicado por Sirlan Pedrosa | 16/07/2010, 11:46 pm
    • Amém! segundo o coração do Pai!

      Abç

      Publicado por Teo | 17/07/2010, 10:27 am
  158. Massa w.h.o. ???

    Publicado por Felipão | 17/07/2010, 9:31 am
  159. cri cri cri cri……..

    Publicado por Alfred Grilo | 18/07/2010, 9:32 pm
  160. e ai o Beken ainda vive?

    Publicado por allan | 19/07/2010, 12:05 pm
  161. =)

    Publicado por André | 01/01/2012, 4:28 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 37 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: