//
você está lendo...
NOTÍCIAS, PERFIS e BIOGRAFIAS

PHILL HILL: 1927 – 2008

(IMAGEM: Cahier Archive)

Phill Hill, o único americano a ganhar um campeonato de Formula 1, morreu ontem em Santa Monica/California, aos 81 anos, em decorrência do Mal de Parkinson.

Phill Hill nasceu em Miami, estudou Administração na University of Southern California mas abandonou seus estudos para seguir carreira no automobilismo, trabalhando como mecânico em carros de outros pilotos. O trabalho o levou à Inglaterra já para ser piloto de testes da Jaguar em 1949. Em 1956 assina com Enzo Ferrari e sua estréia como piloto acontece no GP da França em 1958, pilotando uma Maserati. No mesmo ano Phill ganha as 24 Horas de Le Mans pela equipe da Bélgica, pilotando à noite sob chuva intensa, um feito de extrema coragem.

É em1961 que Hill tem o seu ano de consagração, vencendo as 24 Horas de Le Mans novamente junto com o seu valioso, e até aqui histórico, campeonato de Formula 1.

Em 1962 Phill Hill deixa a Ferrari e funda, junto com Giancarlo Baghetti, uma nova equipe de Formula 1, a ATS e daí em diante continua sua carreira na Formula 1 por mais cinco anos. Logo após se retirar das pistas, o piloto americano cria uma empresa restauradora de carros clássicoa, chamada Hill & Vaughn, com o seu sócio Ken Vaughn. Phill também trabalha como comentarista para a rede de televisão americana ABC na época.

Como homem de comunicação, Phill Hill escreveu vários artigos para a revista especializada em Automobilismo, Road & Track.

Nos seus últimos anos, Phill dedicava-se à sua coleção de carros antigos e usava desse know-how para ser julgador em concursos.

Foi casado com Alma, teve três filhos: Vanessa, Jeniffer e Derek, que chegou competir na Formula 3000 de 2001 a 2003. Derek se aposentou logo depois do anùncio da doença de seu pai.

Ter apenas um título, ou apenas uma vitória, já garantiria o nome de Phill Hill impresso no livro dos vencedores da Formula 1. Mas o seu único título como representante de uma das nações mais apaixonadas por automobilismo, o garante na memória eterna do automobilismo mundial.

Discussão

Um comentário sobre “PHILL HILL: 1927 – 2008

  1. O único americano a ganhar um campeonato de Formula 1 ?!?!?!?
    e o Mário Andretti?

    Publicado por Yotuei | 21/06/2009, 2:13 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: