//
você está lendo...
ARTIGOS

As mentes por trás de Felipe Massa e Lewis Hamilton

– Foto: VIEW IMAGE)

(MASSA E HAMILTON com os seus engenheiros de corrida

Você talvez jamais tenha ouvido falar em Rob Smedley ou Phill Prew, mas esses dois personagens têm mais influência no desenrolar no campeonato de Formula 1 desse ano do que você jamais poderia imaginar.

Smedley e Prew são os engenheiros de corrida de Felipe Massa e Lewis Hamilton e exercem direta influência no desempenho dos dois pilotos tanto em pista quanto fora dela.

Rob Smedley é para muitos hoje, o principal responsável pela atual boa forma do piloto brasileiro. Antes de Smedley assumir a tarefa de “coach”, ou técnico de Massa, a sua pilotagem e approach, gerenciados até 2006 por Gabriele Delli Colli, eram sem foco e erráticos.

Quando Smedley iniciou o seu trabalho junto a Massa, ele não assumiu apenas o papel do engenheiro que gerencia as informações técnicas e articula o desempenho do piloto brasileiro, mas também o de psicólogo que tem como função erradicar muito do stress psicológico que antes afetava a pilotagem de Massa.

No caso de Lewis Hamilton, Phill Prew vem forjando o piloto inglês desde o primeiro momento em que ele foi escolhido para ser titular da McLaren no final de 2006 e início de 2007. Lewis passou por um intenso treinamento sob supervisão de Prew naquela pré-temporada, que abordava desde estratégia de corrida até todo o procedimento de uma parada para troca de pneus nos boxes.

Hamilton tem confiança tão cega em Prew que alguns dos erros mais crassos cometidos pelo inglês nesses apenas dois anos de Formula 1, podem também ser creditados ao calmo e “low profile” engenheiro da McLaren. Erros como os cometidos no GP da China de 2007 e na classificação de Monza esse ano, são provas inequívocas da confiança que tem Prew na habilidade Hamilton.

A relação de mútua confiança que se estabelece entre engenheiro e piloto é tão simbiótica que funciona como uma equipe dentro de outra equipe, resultando às vezes tanto em catástrofes como as de Hamilton/Prew na China em 2007 como em grandes evoluções, como é o caso de Massa/Smedley.

O certo é que o título ganho no domingo tem grande parcela de trabalho estratégico e mérito desses dois grandes profissionais que se mantêm, os dois, atrás da cortina durante grande parte da temporada.

Anúncios

Discussão

Trackbacks/Pingbacks

  1. Pingback: MASSA, O NOVO HERÓI NACIONAL… « F1 Around - 03/11/2008

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: