//
você está lendo...
ARTIGOS, VÍDEOS

Lewis e Ayrton, de novo…

ARTIGO →

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….…………………………………………………………

O vídeo editado pela FIA e que foi exibido na festa de gala organizada para a entrega dos troféus de 2008, tem causado aqui e ali algumas controvérsias (o que na Formula 1, afinal, não gera controvérsia?). O vídeo é uma bem intencionada e singela homenagem da FIA a Lewis, revelando as semelhanças entre o jovem piloto e seu grande herói.

Mas há muita gente acusando a FIA de forçar a barra ao estimular comparações entre Ayrton Senna e Lewis Hamilton. No fundo, há um quê de ironia no início do vídeo. A voz de Senna aparece fantasmagórica, professando uma das grande qualidades de Ayrton, a capacidade de “aproveitar todas as chances, correr todos os riscos, para ter o prazer de ser P1 (position one, o número 1, o melhor!).”

A ironia é que Lewis foi severamente punido ao longo dessa temporada por tentar “aproveitar todas as chances, correr todos os riscos, para ter o prazer de ser P1.” Há ainda um bom número de coincidências entre Lewis e Ayrton que a FIA com certeza jamais mostraria nesse vídeo.

Keith Collantine também mostrou o clipe e ele também acha que as comparações foram longe demais. Seguindo o seu post há um bom número de opiniões na sessão de comentários e entre elas, a minha, que reproduzo em português, abaixo:

“…Sobre as comparações entre Senna e Lewis, eu acho que a coisa está indo longe demais. Mas há um ponto interessante a se fazer. Eu acabei de ler a biografia de Senna escrita pelo [jornalista inglês] Christopher Hilton. A versão que eu li é a primeira de todas, finalizada três anos antes da morte se Senna.

O Senna que emerge desse livro não é este mito, o herói de Fernando Alonso ou o herói de Lewis Hamilton, ou o herói de qualquer outra pessoa.

Naqueles anos Senna estava no centro de um furacão, sendo criticado por todos os que não eram brasileiros ou seus fãs naturais ao redor do mundo.

Há outras semelhanças [entre os dois] que a FIA certamente sentiria vergonha de mostrar: Senna foi vítima das mesmas ridículas decisões da FISA [a FIA da época!]…

Resumindo, Senna era arrogante, um piloto perigoso, um inimigo do sistema!

Mas podemos detectar no livro o mesmo sentimento de inveja ao redor de Senna naqueles dias. Eu tenho certeza que se Senna estivesse iniciando a sua carreira exatamente hoje e houvesse derrotado um grande piloto como é Fernando Alonso, ou pilotando exatamente da mesma maneira que ele pilotou no fim dos anos oitenta e começo dos anos noventa, ele seria vítima do mesmo número de críticas a que estamos vendo Lewis ser vitimado em apenas dois anos.

As mesmas pessoas que amam odiar Lewis, certamente estariam fazendo o mesmo número de críticas que vemos através de blogs e fóruns contra o piloto inglês. Na verdade, se o piloto fosse Senna, eles estariam fazendo até pior.

Nós nunca mudamos, não?”

Discussão

2 comentários sobre “Lewis e Ayrton, de novo…

  1. Bela comparação. Os dois em minha opinião, foram injustiçados mas ainda acredito que o mais sortudo e protegido tenha sido dick schummy. Em dois campeonatos
    ele tentou tirar seus adversários da pista. Contra Hill
    ele conseguiu um campeonato perdido. Contra Villeneuve, deu azar. Quem tem como herói o Shummy o maior vencedor de todos os tempos?

    Publicado por chapilton | 17/12/2008, 10:45 am
  2. Hey, Chap

    O homem tem uma legião de fãs, inclusive no Brasil!

    Tem até um excelente blog brasileiro, editado por uma menina talentosa e que acompanha o Schumacher mesmo após o fim de sua carreira:

    http://michaelschumacher.wordpress.com/

    Abraços

    Publicado por Becken Lima | 17/12/2008, 10:50 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: