//
você está lendo...
NOTÍCIAS

O vermelho Ferrari

(Imagem: Ferrari/divulgação)vermelho-ferrari1

Eu não sei se você notou nas fotos comparativas do lançamento da nova Ferrari F60, mas o vermelho com o qual ela foi pintada  é ligeiramente diferente do vermelho presente na F2008. A Gazzetta dello Sport esclarece que o novo vermelho chama-se Rosso Perlato, ou vermelho perolizado e a razão de a Ferrari o estar usando é que esse vermelho é mais leve um quilo que o anterior.

Essa é a segunda vez que a Ferrari muda o seu vermelho nos últimos três anos. Além da questão do peso, há outra razão talvez mais crível para a mudança. Impedida de usar os logos da Marlboro por conta da proibição da publicidade tabagista, a equipe está aproximando o seu vermelho do vermelho da Marlboro, seu patrocinador, para que a mensagem subliminar nos códigos de barras pintadas no carro seja ainda mais efetiva. Esse processo de mudança de cor da equipe italiana iniciou-se justamente em 1996 com a chegada do patrocinador junto com Michael Schumacher.

O vermelho original da Ferrari chama-se Rosso Corsa, ou vermelho corrida, que era o vermelho do automobilismo internacional pré segunda guerra mundial e usado pelas equipes italianas desde 1920. Naqueles longínquos anos pré Formula 1, a entidade que no futuro se chamaria FIA, determinava que as equipe britânicas usassem verde escuro, as francesas azul e as alemãs branco ou prata (desde 1934).

O vermelho usado pela Ferrari nos televisores antigos se tornaria quase um marrom, por isso a correção em um vermelho de tonalidade menos brilhante e tênue para que a cor ajuste-se melhor à variedade de televisores ao redor do mundo.

Discussão

5 comentários sobre “O vermelho Ferrari

  1. Depois, com a chegada do Santander é capaz de mudarem de novo. Mas o carro continua bonito assim mesmo.

    E aí, Lima, tudo certo? Antecipou o retorno programado para a data de lançamento da sua McLaren e veio prestigiar a nova Ferrari também né…
    Abraços

    Publicado por Felipe Maciel | 14/01/2009, 11:32 am
  2. Felipe,

    A Ferrari é sempre a Ferrari, vc sabe. E o fato de o carro ser sempre bonito deve-se em grande parte a esse lindo vermelho escuro e profundo, o que é uma tremenda de uma vantagem “injusta” com as outras equipes…

    Eu admiro a coragem de eles mudarem a cor, tão tradicional, em nome dos patrocinadores. Nenhum fã hard core reclama, não?????

    Quanto a antecipação do retorno, é verdade! estou tentando fazer uma cobertura diferenciada e decente de cada carro esse ano, como a Ferrari adiantou o seu lançamento…

    Abração!

    Publicado por Becken Lima | 14/01/2009, 11:38 am
  3. O contrato da Marlboro com a Ferrari vai até quando?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 14/01/2009, 3:33 pm
  4. Relamente a cor para 2009 esta bem diferente, eu prefiro a de 2008 embora em anos anteriores a ferrari utilizou em algumas corridas uma pintura ja perolizada não é mesmo?
    mas sim.. os patrocinadores tem realente esse poder de decisão.. tudo para criar identidade com o produto… embora na f1 não seja tão comum nas categorias americanas é mais difundida essa pratica de identificar mais o carro com o patrocinador.

    bom é a primeira vez que acesso o blog, achei muito interessante o conteudo… com uma analise mais profunda.. gostei muito! parabens! também tenho um blog com amigos falando sobre esportes… mais abordando uma visão mais descontraida da formula1, futebol, nfl… mas se alguem quiser visitar é o esquinadoesporte.wordpress.com fiquem a vontade.. a casa é sua! rs…

    Publicado por César Mora #17 | 15/01/2009, 9:45 am
  5. É impressionante lembrar que a Malrboro ainda é o maior contrato de publicidade da F1, e é o único patrocinador que não tem seu nome mostrado em nenhum carro, em nenhuma corrida. É uma marca tão forte que nem precisa aparecer, e todos já a reconhecem.

    Esse vermelho mais escuro apareceu há um ou dois anos, e foi justamente anunciado como “uma volta ao vermelho mais tradicional”, mesmo não sendo exatamente o mesmo, era bem mais parecido. Agora eles voltam a um mais claro, mas é difícil determinar se essa é uma mudança pelo patrocinador, pelo peso da tinta como dizem, ou mesmo estética, até pelo aumento do uso de TVs de alta definição, e de transmissões de alta definição, pelo mundo. Essas transmissões possuem muito mais brilho que as atuais que conhecemos.

    Publicado por Tiago Taino | 15/01/2009, 9:59 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: