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DIA 3 – O TEMPO MELHORA EM JEREZ

A 26 dias da primeira corrida em Melbourne, Austrália, as equipes retomam os seus trabalhos de preparação. A pista amanheceu molhada como resultado das chuvas durante todo o dia de ontem e hoje de madrugada.

Desde a primeira hora de treino não chove, mas nuvens negras ameaçam constantemente a área em torno do circuito Ricardo Tomo em Jerez de La Frontera, Espanha.

Ao longo da manhã os carros formaram uma estreita linha seca de asfalto, o que permitiu que os tempos baixassem de 1’30 para aproximadamente 1’20 nesse momento.

Estão testando em Jerez: Ferrari: Felipe Massa – BMW: Nick Heidfeld – Renault: Fernando Alonso – Toyota: Jarno Trulli – Williams: Nico Rosberg – Red Bull: Mark Webber – Force India: Adrian Sutil – McLaren: Heikki Kovalainen.

Michael Schumacher acompanha de perto o trabalho da Ferrari, mas não há qualquer informação que indique que vá testar o F60.

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OS TEMPOS FINAIS:


12 Timo Glock Toyota 00:01’19”814 142
.2º 3 Felipe Massa Ferrari 00:01’20”238 135
.3º 7 Fernando Alonso Renault 00:01’20”296 152
.4º 23 Heikki Kovalainen McLaren 00:01’20”535 85
.5º 20 Adrian Sutil Force India 00:01’20”621 40
.6º 10 Mark Webber Red Bull 00:01’21”021 98
.7º 5 Robert Kubica BMW-Sauber 00:01’21”069 96
.8º 11 Nico Rosberg Williams 00:01’21”412 125
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Qualquer link, opinião e informação interessantes podem ser partilhados na sessão de comentários.

 

Discussão

32 comentários sobre “DIA 3 – O TEMPO MELHORA EM JEREZ

  1. Perguntinha difícil hein Thiago? Aliás, os treinos até aqui, com esses tempos (de todas as equipes), só estão embaralhando mais ainda as cartas.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 03/03/2009, 10:38 am
  2. Becken,

    Onde podemos acompanhar os resultados desses testes?

    Valeu.

    Publicado por Iomau | 03/03/2009, 10:38 am
  3. Flávio Gomes tem um bom texto sobre o Barrichello:

    http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/03/03/barrichello-ano-17/#comments

    Publicado por Becken Lima | 03/03/2009, 10:55 am
  4. segundo o Marca, alonso está rodando sem o KERS.

    pergunto aos amigos se o carro, pelo regulamento, tem de ter um peso mínimo. se a resposta for afirmativa, isso quer dizer que a renault de alonso está correndo com um peso irregular hoje?

    Publicado por andre | 03/03/2009, 11:01 am
  5. andre,

    Não necessariamente, para isso existe o lastro no carro.

    Publicado por Thiago | 03/03/2009, 11:06 am
  6. O Thiago foi no ponto.

    Para vocês refletirem a respeito do KERS aqui vai dados a respeito do sistema:

    KERS – DADOS PARA SE PENSAR

    Um carro deve ter um peso mínimo regulamentado de 605 kg, que pode ser completado com o lastro.
    Os sistemas de recuperação de energia das equipes —KERS — variam entre 20kg e 65kg.

    10kg de peso custa em torno de 0.1 a 0.3 décimos por volta.

    A variação no peso dos sistemas fará então com que haja uma variação de perda torno de 0.3 a 1.3 segundos por volta.

    O Benefício de andar com o sistema sendo acionado, estima-se, será em torno de 0.35 décimos de segundo por volta.

    A variação na equação que as equipes devem estar fazendo é entre o benefício de potência – o malefício do peso dos sistemas.

    O problema com o KERS é que há limitações na implantação do sistema, que na maioria das equipes foi instalado atrás do tanque de combustível, na traseira dos carros (suspeita-se que a Renault ou a Ferrari instalaram-no na frente!).

    Contrariamente ao KERS, o lastro tem a vantagem de ser usado para equilibrar o carro e pode ser instalado onde a equipe acha que ganhará benefícios com equilíbrio de suspensão e principalmente, pneus.

    O sistema sendo utilizado junto com o lastro significa que I) as equipes podem aceitar serem penalizadas pelo excesso de peso ou II) remover o lastro mas ter uma péssima distribuição de peso.

    Há também outra variável, que é o peso do piloto, que quanto mais pesado, mais diminuirá a capacidade de lastro e consequentemente a vantagem de usá-lo para equilibrar o carro.

    Publicado por Becken Lima | 03/03/2009, 11:34 am
  7. Mudando o Foco:

    Existe algum lugar (site) em que possamos ver com mais detalhes as voltas?
    Digo isso por que voltas mais rápidas podem não dizer muitas coisa.

    Falta saber se há constância no número, ou se foi apenas um volta mais “arriscada”.

    Alguém conhece algum site com mais dados sobre os tempos de volta?

    Publicado por Thiago | 03/03/2009, 11:55 am
  8. Eu não conheço. Mas os sites fazem um bom trabalho na cobertura, explicando as pernas de volta e mais alguns detalhes.

    No fundo o site da FOM, que tem o live timing poderia tá cobrindo esses treinos…

    Aí sim, poderíamos ter esses dados para fazer inferências mais exatas!

    Publicado por Becken Lima | 03/03/2009, 11:58 am
  9. Respondido: http://directo.thef1.es/tests/

    Publicado por Thiago | 03/03/2009, 12:01 pm
  10. Sobre o texto do Flávio Gomes…

    “Não tem tu, vai tu mesmo”.

    Perfeito. Pá de cal.

    Segue a fila.

    Publicado por Iomau | 03/03/2009, 12:09 pm
  11. Até que enfim um teste que da pra comparar algo, e foi muito bom, pena a Mclaren estar testando na parte da manhã as configurações de pneus e combustiveis de 2010.
    Como ja havia comentado que a Toyota estava bem não foi surpresa, ja a Ferrari mostra força e continuo com duvidas quanto a Renault e os tempos com o Nelson e com o Alonso, são muitos dispares, creio eu que ha um programa de testes diferenciados pra ambos, por essa razão poderiam estar aí as declarações de tranquilidade do Nelson.

    Agora vamos ao que interessa, a Mclaren tem problemas, não é possivel, o tempo de 1.20,535 foi com a asa traseira de 2008 e ja testando com a configuração de pneus e combustiveis desse ano, não adianta dizer que é pra testar a configuração com maior arrasto aerodinamico, por que na Australia vão ter que rodar com a asa de 2009, isso não esta batendo nessa historia.

    Assim como desconfio que a Toyota esta sem o Kers e assim distribundo lastro pelo carro e rodando melhores tempos.

    Publicado por Claudemir Freire | 03/03/2009, 2:34 pm
  12. Claudemir,

    Um dos boatos desses treinos é que há uma equipe escondendo o jogo, evitadndo que se copie alguns desenvolvimentos antes da Austrália.

    A idéia é que apresentado surpresas apenas em Melbourbe as adversárias não poderiam agir rápido ainda na pré temporada e copiar tais soluções. A reação só poderia acontecer depois das primeiras cinco corridas quando todos voltam para a Europa.

    Eu desconfio que seja a McLaren, apesar do que é sempre bom esperar o Hamilton sentar no carro…

    Publicado por Becken Lima | 03/03/2009, 3:00 pm
  13. Pessoal,

    Li no blog do Livio, que B. Senna já disse que não vai querer levar pau na GP2. Que o mais correto seria aproximar-se de um programa de pilotos F1 de alguma montadora.

    Sobraram F2 e DTM.

    Vejo um flerte forte entre ele e a McLaren Mercedes, e, como pilotos de testes foram praticamente banidos pelo novo regulamento da F1, essa relação só se sustentaria na DTM, como piloto oficial Mercedes.

    Minha pergunta é: Até que ponto uma mudança de categoria – de monopostos para o turismo -, seria prejudicial para a evolução de Bruno rumo a F1?

    Não seria melhor ele costurar algo com Mosley na F2, o que engrossaria a disputa com Ecclestone (GP2), dar um pau na galera manca que tem lá e chegar com moral em 2010?

    Publicado por Iomau | 03/03/2009, 3:31 pm
  14. Becken- Pegando o gancho, e sobre os chifres ( aqueles que a willians está usando) nem McLaren, nem Ferrari, nem Renault, etc., estão usando.
    Ademais, um post recente seu mostrava que a Gazetta dello Sport falava sobre alterações no F60, que pelas fotos que pude observar ainda não aconteceram (pelo menos externamente).

    E muito me estranha o desempenho da BMW-Sauber apenas mediano.

    Acredito que da última sessão de testes ( em Barcelona ) e em Melboune haverão grandes diferenças em alguns carros.

    Claudemir- Sobre a McLaren, parece estar usando a asa de 2009 já ( http://www.thef1.com/galerias/test/test_jerez_030309?c_start=45 ).

    Publicado por Thiago | 03/03/2009, 3:40 pm
  15. O problema é que a fila nas equipes que tem motor Mercedes aumenta a cada dia.

    Di Resta, eu já disse isso aqui várias vezes, tem melhores credenciais que o Bruno e está na DTM esperando a vez na McLaren, Force India ou ex Honda.

    O Liuzi revelou domingo que tem um acordo para correr na Force India em 2010 e 2011.

    A F2 é uma categoria ainda incipiente em termos competitivos.

    Onde Bruno Senna se encaixaria nessa luta por uma vaguinha na F1?

    Não tenho a mínima idéia e acho que a imprensa brasileira está alimentando esperanças demais tentando arrumar um lugarzinho para ele em qualquer equipe…

    Publicado por Becken Lima | 03/03/2009, 3:41 pm
  16. Thiago,

    Bem lembrado sobre as mudanças da Ferrari. Prometo que vou investigar!

    Publicado por Becken Lima | 03/03/2009, 4:04 pm
  17. Thiago, pela manhã a Mclaren testou pneus e configuração de combustivel de 2010, assim como no domingo.
    Já pela tarde eles usaram as configurações de pneus e combustivel de 2009, mas usando a asa traseira de 2008.
    Segue um testo em espanhol explicando melhor:

    Destacar que el tiempo de McLaren ha sido conseguido con el alerón de 2008, una vez más, intentando lavar la cara del equipo. El resto de tiempos han sido conseguidos con configuración de clasificación en todos los equipos.

    Ha uma ponta de magoa no texto, mas deixa pra lá.

    Becken, quanto a esconder o jogo também acho que devam esconder algumas alterações que só entram em prática na Australia, mas não vejo a razão da asa não ser testada, a não ser que estejam preparando uma surpresa justamente nesse item, o que acho pouco provavel. Lembrando o que o Thiago disse sobre a Ferrari não estar com as novas atualizações.

    Publicado por Claudemir Freire | 03/03/2009, 4:56 pm
  18. Na verdade, Claudemir, a Ferrari planejava algumas alterações no sistema de resfriamento, não sei se será tão visível assim…

    A gente pode depois dar uma revisada na aerodinãmica, tentando verificar o que mudou do lançamento para os últimos testes!

    Sobre o texto, me impressiona como os espanhóis são emocionais!

    Publicado por Becken Lima | 03/03/2009, 5:05 pm
  19. as coisas continuam muito confusas. mclaren continuar usando a asa de 2008 realmente é uma coisa que eu não consigo entender.

    e será que a toyota está bem mesmo? a williams no ano passado esteve bem nos testes, mas no campeonato foi mal. já a BMW, no ano passado, foi mal nos testes, mas na 1ª corrida só ficou atrás da ferrari.

    a renault parece estar testando com dois carros diferentes, tamanha é a diferença de performance dos dois pilotos. obviamente o carro foi feito para o gosto do espanhol, mas alguém sabe dizer se o estilo de pilotagem de nelson e alonso é radicalmente diferente?

    estou começando a achar que a Red Bull tem escondido o jogo também. um dado interessantíssimo de ver seria a comparação de potência do motor da Red Bull e da Renault.

    Publicado por andre | 03/03/2009, 5:20 pm
  20. Sobre os testes: será que a BMW está ainda se concentrando no KERS?

    Acho sintomático que equipes como Renault e Toyota não utilizem o KERS no início da temporada. Não é só por causa da dificuldade em desenvolve-lo, mas pela boa oportunidade que podem ter no início da temporada, que pode não ocorrer na segunda metade.

    Melhor explicando: a Toyota, mais do que em outras temporadas, ressaltou diversas vezes a necessidade de vitória como questao de “vida ou morte”. A Renault tem o baque da perda de seu patrocinador principal. Vencendo no início da temporada, ambas escuderias teriam uma sobrevida maior.

    Neste ano não podem fazer o que fizeram na temporada passada: começar com uma carroça e desenvolvê-la bem até o fim do campeonato. Elas precisam começar já com o pé direito.

    Sobre Bruno Senna e as categorias de acesso: a F2 já tem o grid fechado, não sei se ainda tem vaga na GP2.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 03/03/2009, 5:20 pm
  21. Andre,

    Estou escrevendo sobre estilos de pilotagem. Aguarde!!!!!

    Vitor,

    AQUI um bom texto sobre a GP2

    Publicado por Becken Lima | 03/03/2009, 5:24 pm
  22. Na verdade o Liuzzi não revelou nada que já não fosse de dominio público. Só que a imprensa de automobilismo adora esquecer estas informações quando entra na febre de especulação. Desde que o Fisichella foi contratado saiu que o contrato do Liuzzi era de 4 anos, sendo 2 como titular.

    Eu realmente espero que o Bruno não feche um acordo com a Mercedes que coloque todo seu futuro não mão deles.

    Publicado por Filipe Furtado | 03/03/2009, 5:34 pm
  23. Sobre a BMW é bom lembrar que eles andaram lá atrás nos testes em 2007 e 2008.

    Quem me poarece passar uma surpreendente firmeza é a Toyota que já havia andando no mesmo ritmo da Ferrari no Bahrain.

    Publicado por Filipe Furtado | 03/03/2009, 5:36 pm
  24. Becken, andei dando uma olhada nas fotos de Jerez e comparando com o carro que andou no Barhein, não achei nada na aerodinamica que seja novidade apenas essa foto, que ja esta mais que sabida.

    http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=118881&catID=4006

    A mudança nos escapes que geraram algumas polêmicas.

    No mais esta tudo igual ao lançamente em Mugello.

    Jerez hoje.

    http://www.f1today.nl/foto/5717/
    http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=118870&catID=4006

    Mugello no dia do lançamento

    http://www.f1today.nl/foto/5133/
    http://www.f1today.nl/foto/5111/

    Como ja foi noticiado que haveria novos pacotes mecânicos para estes testes, e a Ferrari aparentemente não tem problemas de aerodinâmica, não acho que ela esteja escondendo nada.
    Mas ainda na especulação:
    No ano passado a Ferrari tinha problemas de aquecimento de pneus, e penou em algumas provas, esse ano, ainda no achismo, eles mantiveram praticamente o mesmo carro de 2008, com poucas modificações, você não acha, que eles saem na frente por questão de desgaste de pneus, afinal era o carro que menos gastava borracha.

    Publicado por Claudemir Freire | 03/03/2009, 7:02 pm
  25. É puro palpite meu, ou o mesmo motivo que traz problemas para esquentar pneus aumenta a durabilidade dos mesmos, visto que o que esquenta o pneu na pista é atrito que também causa desgaste, tudo controlado pelo equilíbrio do chassis bem como acertos de camber, alinhamento, etc?

    Em suma, há como se ter durabilidade e rapido aquecimento ou como tudo em engenharia é um cobertor de mendigo?

    Publicado por Thiago | 03/03/2009, 7:37 pm
  26. Thiago, continuando os palpites, pense que com os pneus sulcados havia menos atrito o que em temperaturas baixas causavam o problema de aquecimento ou em chuva, era certo que a Ferrari iria se dar mal.

    Vamos mais longe, quantos problemas de estouro ou desgastes excessivos teve a Mclaren, foram pelo menos uns 4, mas em baixa temperatura eles eram os dominantes da prova, ao passo de voarem na pista.

    No quente para corrigir esse desgaste excessivo, eles diminuiam a carga aerodinamica, e tinham alguns problemas de instabilidade, coisa que o Hamilton tirou de letra, ja o Kova se deu mal.

    Agora, sobre a Ferrari, os pneus lisos vão ajudar o problema de aquecimento, porque, claro, geram mais atrito, então no achismo ainda, vejo a Ferrari com certa vantegem nesse quesito pneus.

    Mas a Mclaren fez um carro todo novo, e podem ter equalizado isso, mas, ainda acho que não estão tão bem de aerodinamica, razão, a bendita asa traseira que eles não estão utilizando.

    Achismo puro.

    Publicado por Claudemir Freire | 03/03/2009, 7:51 pm
  27. Achismo mas faz bastante sentido, entendi seu ponto; o carro da ferrari é naturalmente mais “familiar” aos slick.

    Publicado por Thiago | 03/03/2009, 8:04 pm
  28. ferrari não parece ter problemas aerodinâmicos. quanto à mclaren, não acredito que os tempos do kovallainen sejam ideais para tirar qualquer conclusão. esperemos o que hamilton pode tirar do carro e tomara que ele use a asa de 2009.

    Publicado por andre | 03/03/2009, 8:06 pm
  29. eita que o pessoal ta afiado

    Publicado por pero | 04/03/2009, 12:17 am
  30. acho que bateu recode de postagens

    Publicado por pero | 04/03/2009, 12:17 am

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