//
você está lendo...
ARTIGOS

Schumacher ajudou a afundar Ferrari na crise?

(FOTO: Ferrari/Divulgação)ferrari-pit-wall(PIT WALL VERMELHO: a presença de Schumacher estaria  confundindo a Ferrari?)

A Ferrari parece estar em crise nesse momento. Há fortes rumores circulando pela imprensa alemã e italiana sugerindo que a decisão que arruinou a corrida de Kimi Raikkonen ontem na Malásia, partiu de Michael Schumacher, a quem a Ferrari parece não ter encontrado uma função efetiva na equipe ainda — o que estaria causando problemas logísticos e hierárquicos no time.

A Entrevista de Stefano Domenicalli, traduzida aqui abaixo, é o mais claro esclarecimento da situação da equipe no momento. Stefano parece entre a cruz e a espada quanto ao gerenciamento da equipe e a sua recusa em responder certas perguntas fala por si só.

Stefano também reconhece, finalmente, o quanto o seu carro está atrás da concorrência, principalmente na questão do desenvolvimento do difusor mágico de Williams, Brawn e Toyota, o qual eles ainda não tem.

A entrevista foi dada a Jonathan Noble, da Autosport.

Clique AQUI para ler a entrevista completa.

………………………………………………………………………………….

PERGUNTA: Você poderia esclarecer se o KERS de Kimi teve um problema na corrida?

Sim. Depois da pista encharcada, nós tivemos um problema potencial no isolamento do sistema. Então, por causa da segurança, decidimos não continuar a corrida [com Kimi].

PERGUNTA: Então, se a corrida reiniciasse Kimi estaria fora?

Sim.

PERGUNTA: Como você analisaria o final de semana? Ontem, Felipe teve um problema, enquanto Kimi teve grandes dificuldades?

Bem, claro que este não foi um final de semana positivo. É o segundo em sequência e não foi bom, certamente. De qualquer maneira, temos que reagir rapidamente. As pessoas têm que assumir suas próprias responsabilidades nesse momento importante em que as coisas não vão bem tanto sob o ponto de vista competitivo quanto gerencial.

Então, o que devemos fazer agora de um lado é trabalhar duro e tentar antecipar o máximo que pudermos todo o desenvolvimento do carro. Por outro lado, na pista, nós queremos ter certeza de que pessoas com certas responsabilidades tomem decisões certas na direção certa, porque isto é algo que não devemos aceitar no futuro.

PERGUNTA: Quem tomou a decisão de pôr Kimi com pneus para chuva extrema?

Bem, você sabe, eu não gostaria falar sobre isso. É algo que devemos discutir internamente. Respeito sua questão, claro. Eu posso lhe dizer a razão, que foi por temos a informações de que uma chuva forte estava chegando. Nós sentimos algumas gotas de chuva naquele momento, então foi por causa disso que tomamos a decisão.

PERGUNTA: Não foi arriscar demais?

Retrospectivamente, com certeza. Se depois de 30 minutos [a pista] estivesse totalmente molhada, então teria sido diferente. Infelizmente a chuva veio seis minutos depois, uma situação bem diferente.

PERGUNTA: Você falou com o Presidente (Luca di Montezemolo) hoje?

Sim, todos os dias.

PERGUNTA: O que ele disse hoje?

Ele está completamente feliz! O que você acha que ele diria? Certamente ele não está feliz. Isto é normal para a sua posição. Eu não estou feliz também. A única coisa que precisamos ter certeza é de fazer o nosso trabalho da maneira certa, é isto.

PERGUNTA: Quão rapidamente vocês podem mudar esta situação?

Nós temos que considerar duas coisas. No ponto de vista competitivo, temos que ter certeza de que podemos ser capazes de levar algo [competitivo] para a China, logo de cara. Isto deverá ser o caso para Shangai.

Nós sabemos, pelo que temos visto, que é na parte aerodinâmica que temos que fazer a diferença. Então, é apenas o desenvolvimento aerodinâmico que é realmente necessário. Nós precisamos de mais “downforce.” Este é o ponto mais crítico do carro até agora.

Portanto, esta é a coisa mais importante que precisamos fazer em casa. Temos que trabalhar noite e dia para antecipar tudo o que podemos desenvolver na performance do carro.

Outro ponto de performance: precisamos entender porquê na sexta-feira, com muito combustível, o carro era muito, muito competitivo, com pneus macios e quanto mais rodávamos. E porquê com outros pneus [mais duros] foi mais difícil.

Portanto, o carro é muito, muito sensível a diferentes quantidades de combustível e tipos de pneus.

[Já] sob o ponto de vista gerencial, claro que temos que evoluir — porque isso é algo que não podemos aceitar mais no futuro.

PERGUNTA: Alguns chefes de equipes estão falando de dois campeonatos paralelos agora — Um com a “Gang do Difusor” e outro com a “Gang dos sem difusores”. Você concorda com essa visão?

Bem, isto é bem claro. É bem claro, mas a esse respeito nós temos que esperar e ver qual será a decisão no dia 14 [de Abril]. E então veremos.

Com certeza, você verá que o potencial para esse desenvolvimento é enorme— se iniciado cedo, como sabemos que aconteceu com esses carros [com o difusor]. Eu estou esperando que mesmo no caso de [o difusor] ser considerado “okay,” nós, e todos os outros que começaram a trabalhar agora, não encontraremos este tipo de performance imediatamente. É apenas a quantidade de tempo que precisamos para trabalhar com certas peças no túnel de vento.

PERGUNTA: Então, você está dizendo que você não tem um difusor com dupla superfície pronto para a China?

Não. Eu posso confirmar que isto não irá acontecer.

PERGUNTA: Qual o espírito da equipe, especialmente dos pilotos?

A equipe não está feliz. Como podemos estar felizes depois dessas duas provas? Não poderíamos estar. Mas isto é um esporte, é nossa vida. Precisamos reagir imediatamente. Não há razão para choro. Precisamos reagir e trabalhar. Algo que aprendemos nesses dois finais de semana é que já fomos muito fortes no passado, mesmo em tempos difíceis, e precisamos ser fortes agora.

Sabemos que nosso carro não é o número 1, então esta é a razão pela qual todas as pessoas precisam compreender esta situação difícil. Precisamos reagir. É única cura que precisamos aprender.

PERGUNTA: Há alguma compreensão do porquê o carro ser rápido na sexta-feira — nós vimos algo parecido na Austrália — e então some no final de semana?

Sim, este é um ponto que precisamos entender. Nosso carro e muito sensível a algumas mudanças, e precisamos entender a causa. Não está claro ainda e é um grande problema no lado competitivo.

PERGUNTA: E a respeito do papel de Michael Schumacher. Todos esses erros aconteceriam com o heptacampeão a bordo?

Eu estava esperando essa questão, mas eu não gostaria de dar uma resposta porque não sou eu quem decide aqui. Portanto, eu não responderei. Isto é algo que discutiremos internamente, não é algo que discutiremos em público.

Anúncios

Discussão

26 comentários sobre “Schumacher ajudou a afundar Ferrari na crise?

  1. E eu que pensava que Ferrari aprenderia com os crassos erros do ano passado. Nada!

    Publicado por vandehugo | 06/04/2009, 12:32 pm
  2. Ou seja, não confirmou se a equipe pode reagir no curto prazo e não quis comprometer ninguem (no que eu concordo)!

    Publicado por F1Slick | 06/04/2009, 12:33 pm
  3. Becken,

    Parece que a idéia de colocar só italianos no comando acabou por transformar o “cavallino rampante” em uma eguinha pocotó.

    Montezemolo e suas idéias de jirico estragaram a mais extraordinária equipe já produzida na história da F1. Fosse eu o Schumacher, saía fora rapidinho desta “nova” Ferrari.

    Quanto ao Massa, só posso lamentar, era, bem provavelmente, a sua última chance de ser campeão.

    McLaren afundada em patifarias e Ferrari afundada em incompetência, quem diria que a F1 iria ver dias assim.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 06/04/2009, 12:52 pm
  4. Eu me recuso a responder a essa pergunta! :) Brincadeira! A verdade é que eu não faço idéia se a presença de Schumacher no pitwall ajuda mas não é o suficiente para organizar a confusão na Ferrari ou atrapalha ainda mais o que já não está tão bom.

    Fato é que a Ferrari resolveu fazer várias modificações no seu staff esse ano, mudando engenheiros de postos e contratando outros novos. Eu acho que deveria ter esperado pelo menos mais um pouco para se fazer tais mudanças internas já que a própria categoria exigiu suas próprias.

    Talvez Ron Dennis deveria ter ficado pelo menos mais esse ano, ele com certeza não teria bobeado como Whitmarsh. Outro exemplo é Pat Symonds, ele disse numa entrevista para Red Bulletin que abandonaria a F1 ano passado, mas devido o novo rumo que a categoria iria tomar, não achou justo sair logo agora. A Renault não está aquelas maravilhas mas consigo ver mais esperança nela do que na Ferrari.

    Publicado por Larissa Oliveira | 06/04/2009, 12:57 pm
  5. A culpa não foi do Schumacher, e sim do meteorologista da Ferrari! se a previsão de chuva feita pela equipe fosse correta a chuva teria ocorrido cerca de seis minutos antes e a tática teria sido perfeita. Vale lembrar que Schumacher nos tempos de Ross Brawn tomavas essas decisões arriscadas e sempre se dava bem!
    Se a Ferrari quer escolher um bode espiatório para esplicar o vexame de 2009, escolheu o cara errado!

    Publicado por Francis Jr | 06/04/2009, 12:58 pm
  6. Francis – pelo que eu percebi, Stefano na verdade está preservando o Schumacher, mas está deixando claro que a equipe talvez não precise de Michael no pit wall para tomar as suas decisões.

    Michael foi convidade, segundo ele mesmo, a ser o chefe de equipe mas recusou tal missão, o que me dá a impressão de que Stefano foi “second choice” e sabe disso.

    Eu gosto do Stefano. Ele é honesto e honrado, sabe do papel da Ferrari na F1 mas conhece também a categoria muito bem. Ele entende a relação interdependenete entre a equipe e a F1.

    Em suma, como chefe ele prima pela sua equipe, mas respeita os adversários…

    Publicado por Becken Lima | 06/04/2009, 1:08 pm
  7. Schumacher era um excelente estrategista, o melhor entre os pilotos de sua época… dentro do carro.

    Tinha uma visão de corrida, sabia exigir o certo, adaptar-se ao ritmo, ao novo rumo que a prova tomasse… dentro do carro.

    Fora do carro é outra história totalmente diferente. Acho que não se deve confundir uma coisa com a outra. Por isso mesmo, eu não sei até que ponto a opinião de Schumacher é de fato tão importante no assunto estratégia, que é algo debatido entre os engenheiros e seus pilotos.

    Publicado por Larissa Oliveira | 06/04/2009, 1:19 pm
  8. É complicado ter o schumacher, sem um cargo bem definido, tomando decisões na Ferrari, pois ele pode acabar sendo muito mais respeitado pelo piloto que foi do que pela qualidade de seu atual trabalho.

    O que mais me interessa nessa história toda é saber o que vão evoluir no carro da ferrari, aerodinamicamente falando, se vão aprimorar asas, etc. Ou se vão inovar, com assoalho, difusor!??, bico diferente…

    Será que há algum reporter espião de plantão com esse tipo de notícia?!

    PS: O carro da ferrari parece realmente com pouco downforce a ponto de atrapalhar e tração do carro, pois fuciona relativamente bem pesado e leve não tem o ganho esperado. Sem contar a velocidade final do carro que não é das maiores, o que pode ser causado por excesso de “asa” afim de aumentar o downforce, que gera o efeito colateral de muito arrasto…
    Não é um MP4/24, mas não tem o downforce dos carros da ponta…

    Publicado por Thiago | 06/04/2009, 1:36 pm
  9. Interessante é que a Ferrari tem o mesmo problema da McLaren, “falta de downforce”…

    Publicado por Becken Lima | 06/04/2009, 1:40 pm
  10. Após a papagaida do GP da Malasia, só podia ser uma segunda feira de desculpas.

    A Ferrari está totalmente sem rumo. Não vou nem perder tempo falando sobre ela.
    Eles vão se achar quando ?

    Mas o que mais chamou a minha atenção foi a conversa do Galvão sobre a possível saída do Hamilton da Mclaren por pressão do pai.

    Achei mais uma daquelas lorotas do Galvão, mas será que tem um fundo de verdade ?

    Publicado por Claudemir Freire | 06/04/2009, 1:44 pm
  11. Claudemir – espere que tenho um post escrito a respeito. Daqui a pouco, à tarde, vai ao ar.

    Estou atualizando o BLOG inteiro nessa segunda (ficou largando no final de semana por conta da overdose de informações).

    Aguarde, lá vc comenta, tem informações interessantes…

    Publicado por Becken Lima | 06/04/2009, 2:00 pm
  12. O carro da Ferrari é melhor do que o da McLaren, mas eu diria que a situação deles no momento talvez seja até pior. A McLaren afinal chegou em Melbourne com plena consciencia de que o carro era ruim, a Ferrari foi pega de surpresa e desconfio ainda se agarrou na crença de que o primeiro fim de semana foi anormal. Como gosto de dizer ninguém faz milagres aerodinamicos de um dia para o outro, a Ferrari pode demorar um bom tempo até melhorar.

    Publicado por Filipe Furtado | 06/04/2009, 2:02 pm
  13. Não foi, overdose da festança de aniversário ?

    KKKKK.

    Publicado por Claudemir Freire | 06/04/2009, 2:10 pm
  14. rsrsrsrsrrs… Não, não foi! Me poupei para a corrida esse final de semana, meu amigo!

    Mas tenho trêss posts prontos, mas não sobrecarregar vcs com eles! Entre hoje e amanhã vão ao ar…

    Publicado por Becken Lima | 06/04/2009, 2:15 pm
  15. Teria o pit wall da Ferrari muito cacique e pouco índio?

    Se o problema da Ferrari, além da questão técnica, for gerencial, o negócio é muito, mas muito mais feio do que a gente pensa, já que estariam em tese, com a mesma incompetência demonstrada ano passado.

    Será que mesmo jogando fora um título de pilotos, a equipe ainda não conseguiu detectar, sanar, criar um modelo de excelência, que possa, eliminando erros consagrados, evoluir e competir como nos velhos tempos de Ross, Todt e Quexada?

    Parece que o despertador já tocou faz tempo, e a Ferrari ainda não acordou.

    Eu, como torcedor da Ferrari, já me consolo se Brawn, Toyota, RBR e Williams, pelo menos roubarem pontos entre si, evitando uma grande disparada de Button, já que se quiser, e conseguir evoluir, a Ferrari terá que ser campeã com 4 descartes!

    Publicado por Iomau | 06/04/2009, 2:39 pm
  16. Becken,

    Nao sei se cabe aqui e agora esse comentario, mas vendo tudo o que esta acontecendo esse ano soh encontro uma palavra para descrever isso.. SOBERBA..

    Da Ferrari por acreditar que era a melhor e nao apostar no desenvolvimento dos carros
    Do Sr Eclestone em achar que pode tudo
    Do Sr Mosley igual
    Da Mclaren
    Da Renault en acreditar apenas no Alonso
    Da Renault en ter o Briatore que soh tenta fazer confusoes

    Enfim, ainda bem que temos ao menos un Brasileiro para torcer e mesmo assim , o cara tambem tinha sido descartado no caminho…

    Tomara que a Brawn sobreviva bem , que a Toyota ganhe folego e que a Redbull desencante.

    Abraco

    Publicado por Fernando Piccione | 06/04/2009, 2:58 pm
  17. evoluir e competir como nos velhos tempos de Ross, Todt e QUEXADA?

    Rsrsrsrsrs… muito boa, essa!!!!!

    Publicado por Becken Lima | 06/04/2009, 3:03 pm
  18. Odeio corridas com chuva, ao contrário do que muitos dizem, a chuva apaga totalmente a habilidade dos pilotos e o fator sorte começa a fazer total diferença.

    Muitos gostam porque Senna era absurdo debaixo de chuva, mas acredito que até hoje, só Senna e Schumacher conseguiram ser assim na maioria as corridas com chuva (acho que nem eles se deram bem em todas).

    O que vemos são todos os pilotos alternando corridas sensacionais com outra medíocres, provando que os parâmetros para dizer se fulano é ou não bom de chuva são irreais.

    Prova disso é que até Massa (que na maioria das vezes foi péssimo na chuva)teve suas exibições de gala debaixo de água(Duelo com kubica Japão 2007 e GP Brasil de 2008).

    A verdade é que a chuva torna a corrida um verdadeiro “samba do crioulo doido”.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 06/04/2009, 4:00 pm
  19. Becken, edita aí vai.
    Imagina como ficaria o título do post?

    QUEXADA AJUDOU A AFUNDAR A FERRARI NA CRISE?

    Rsrsrs. Bem caricato e condizente com as cômicas decisões do time.

    É Felipinho, tem que rir pra não chorar.
    Desse jeito Seu Titônio e Seu Anthony vão tirar os pimpolhos da escola do Tio Bernie.

    Abraço.

    Publicado por Iomau | 06/04/2009, 4:53 pm
  20. Pessoal, ja tem uma materia no Oglobo, onde o empresário do Schumacher desmente que tenha sido ele quem decidiu pela troca de pneu do Kimi.

    Publicado por Claudio Cardoso | 06/04/2009, 5:20 pm
  21. Perguntaram para a pessoa errada! :)

    Willie Webber é um dos maiores mentirosos do paddock, ele é uma espécie de Flávio Briatore alemão…

    Publicado por Becken Lima | 06/04/2009, 5:25 pm
  22. Temos que admitir que nos, brasileiros, italianos, espanholes, latinos do mundo, nao temos a cabeca fria para tomar as melhores decisoes na hora do stress. Somos muito emocionais e nao funcionamos muito bem sob pressao.
    Essa italianada esta levando a Ferrari pro buraco.
    O problema ja esta aparente desde o ano passado, mas parece que piora a cada corrida. Nunca tive tanta raiva deles como nesse fim de semana

    Publicado por JayTee | 06/04/2009, 5:43 pm
  23. Vale lembrar que a notícia é – a palavra que eu mais digitei nesse blog, hehe – especulação. Saiu no nada confiável e apenas ‘vamos botar lenha na fogueira’ Bild, o tablóide mais famoso da Alemanha. Eles não tem acesso a ninguém na Ferrari.

    E também não há em nenhuma notícia (antiga ou atual) que o cargo de Schumacher como consultor está ligado a estratégia, como eu já disse isso é decidido entre o piloto e seu engenheiro. Pelo que deu a entender, Schumacher nem se comunica com os pilotos durante a corrida.

    Dyer uma vez disse que nem o próprio Ross Brawn era tão arbitrário na estratégia quanto todo mundo pensa, ele deixava que engenheiros e pilotos trabalhassem e discutissem juntos a melhor estratégia, ele apenas dava aquela dosadinha básica.

    Publicado por Larissa G. Oliveira | 06/04/2009, 7:37 pm
  24. Na verdade, o primeiro lugar a publicar a notícia foi o podcast da BBC, com participação do pessoal da Radio 5 live, o Anthony Davidson lá da Malásia…

    LINK:
    [audio src="http://downloads.bbc.co.uk/podcasts/fivelive/cff1/cff1_20090405-1613c.mp3" /]

    Publicado por Becken Lima | 06/04/2009, 8:02 pm
  25. Na verdade, o ti-ti-ti já tinha começado bem antes da corrida com o erro coletivo do treino de classificação. Marc Surer, Niki Lauda e Button todos foram cotados dando seu pitaco sobre Schumacher. Em toda corrida que ele estiver presente, vai ser sempre assim.

    Publicado por Larissa Oliveira | 06/04/2009, 10:27 pm
  26. E sobre aquela palavra que eu disse anteriormente. Talvez ficou a impressão que eu esteja criticando o blog, não é nada disso. É que eu cansei de escrevê-la mesmo. :)

    Publicado por Larissa Oliveira | 06/04/2009, 11:12 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: