//
você está lendo...
ARTIGOS

Adrian Newey, barcos e seus anfíbios carros de Formula 1

(FOTO: Red Bul Racing/Divulgação)rb5(ADRIAN NEWEY [segundo da esquerda para a direita]: um gênio que projeta carros poderosos sob chuva

Enquanto Sebastian Vettel realiza os seus “sonhos molhados” na China, o grande arquiteto (literalmente) de suas vitórias deve estar bem ocupado na sede da Red Bull nesse momento, tentando enfiar um difusor duplo no RB5.

É quase uma dádiva da engenharia perceber como os carros projetados pelo genial Adrian Newey transformam-se em máquinas poderosas sob um piso molhado. O padrão ficou mais evidente ontem, mas é perceptível desde 2007 com o RB3, primeiro carro da equipe totalmente desenhado pelo engenheiro aeroespacial inglês.

Naquele ano, os grandes momentos e atuações da equipe foram justamente sob chuva, com um pódio de Mark Webber no GP da Europa realizado em Nurbugring, e os dois GPs sob a influência de um tufão realizados no Japão e na China. Naquelas duas corridas Vettel também utilizou das qualidades “anfíbias” dos carros de Newey para conseguir um quarto lugar na China e pôr seu nome definitivamente no radar da F1 como mais um bom talento em prospecto.

2008 então foi a coroação dos carros de Adrian como máquinas feitas para condições climáticas atrozes. As boas atuações de Mark Webber (4º) e Vettel (5º) naquela tarde chuvosa em Mônaco e a histórica vitória de Sebastian com a Toro Rosso no tradicional autódromo de Monza, são provas mais do que suficientes de que os carros feitos por Newey extraem o seu melhor quando cai um temporal.

Seria preciso entrevistar o próprio Adrian Newey e perguntar, afinal, qual o segredo dos seus carros, mas podemos ao menos fazer uma relação incidental entre o sucesso de seus modelos sob chuva e a outra paixão de Newey, a qual pretende dedicar-se depois de abandonar a F1: o projeto de Iates para disputar a American´s Cup, a mais famosa e prestigiada regata do Iatismo mundial, que atrai os principais navegadores e projetistas de iates do planeta.

O interesse de Adrian por Iates e pela competição vem de 25 anos atrás, quando o Iate Austrália II, venceu a America´s Cup e encerrou um domínio de muitos anos de iatistas americanos na competição, usando principalmente de tecnologia superior aos seus concorrentes naquele ano.

“Ter os dois desafios, água e ar com o qual lidar em termos aerodinâmicos, fazem do projeto de um Iate desafio tão complexo e dispendioso financeiramente quanto o de um carro de Formula 1”, opina Newey.

Adrian esteve em Valência em 2007, aproveitando-se da conexão com a Red Bull para prestigiar uma das etapas da competição. Vendo o currículo do homem é quase irresistível não projetar um razoável sucesso para ele fora da Formula 1. Enquanto isso, ele vai construindo reputações e mitos na Formula 1 sem ter o devido crédito que lhe é devido.

Anúncios

Discussão

11 comentários sobre “Adrian Newey, barcos e seus anfíbios carros de Formula 1

  1. O Webber e o Vettel foram 4o. e 5o. em Monaco.

    Alias, o Liuzzi foi sexto naquela corrida na China.

    Publicado por Filipe Furtado | 20/04/2009, 3:33 am
  2. Acho que Newey já tem reconhecimento no meio e fora dele. É só perguntar pro pessoal da WIlliams se eles sentem a falta do Adrian (e olha que não menciono a McLaren que ainda reestruturou o último projeto dele por ainda mais 3 temporadas!). Rory Byrne, é outro projetista que adora barcos, só que off-shore, deve ser “mal do meio”.

    Publicado por Paulo Coruja | 20/04/2009, 8:15 am
  3. Eu ainda continuo achando o RB05 o carro mais bonito do grid. As linhas são harmônicas, parece que flutua.
    Vemos agora que além de um belo carro, também é um belo projeto. Parabéns ao Newey, fez um carro além de muito bonito esteticamente, muito eficiente na hora do “vamo ver”.

    O RB05 é o Papel de Parede do meu computador desde que foi lançado.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 20/04/2009, 9:34 am
  4. [off topic]
    Becken,
    Sei q ainda cedo para isso, mas vc poderia escrever um post sobre a possível dança-das-cadeiras ainda esse ano e para 2010?
    Tem pilotos (m)andando mal demais como o Kova, Nakagima, Barrichello, Bourdais, Raikkonen e Nelsinho.

    Publicado por O Polêmico | 20/04/2009, 9:49 am
  5. Ninguém comentou nada, mas vou cutucar: e o Massa saindo na pista antes da corrida iniciar de verdade, hein???

    Publicado por nasser | 20/04/2009, 10:36 am
  6. Pessoal, estou aqui revendo a corrida com a narração da Globo. ( Eu assisti pelo TF1). Impressionante como o Galvão fala asneira e como o Burti salva a transmissão.

    Publicado por Filho do vento | 20/04/2009, 3:15 pm
  7. o Link: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Formula_1/0,,15011,00.html

    Publicado por Filho do vento | 20/04/2009, 3:16 pm
  8. Imagem alusiva ao conteúdo do post:

    Publicado por O Polêmico | 20/04/2009, 6:45 pm
  9. Caro Becken,
    Uma lição que se poderia tirar no meio do tiroteio político da F1 é o quanto faz bem dar asas à criatividade dos engenheiros (Newey, Brawn & cia.)

    A F1 dos últimos anos lembra suas montadoras: projetos iguais diferenciados apenas pelas logomarcas…

    E pensar que a F1 já teve até carro com 6 rodas.

    1abraço

    Publicado por Henry | 20/04/2009, 10:44 pm
  10. Quando se fala em aerodinâmica na F1, Newey é a primeira falavra que vem na mente. Isso acontece a um certo tempo já, pelo menos dentro do circo ele tem devido crédito, até fazendo sombra sobre outros talentos. Lembrando que, históricamente, os carros que Newey projeta são difíceis de pilotar.

    @Polêmico
    Existe esse “morsapo” mesmo?

    Publicado por KBK | 21/04/2009, 3:05 pm
  11. Por enquanto, não, KBK. rs
    Vamos esperar pra ver como a Flying Frog da RBR vai se sair nas areias do deserto barenita.
    A Toyota, imagino, vai ter dificuldades com aquela tampa de motor, por conta dos ventos fortes q sopram por aquelas bandas.

    Publicado por O Polêmico | 21/04/2009, 4:06 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: