//
você está lendo...
ARTIGOS

Novo ‘Game’ da F1 será lançado em Setembro

(IMAGEM: Codemaster/Divulgação)formula-1-2009-preview-20090423015927766-000(A RENAULT renderizada: apesar da FIA, o jogo será lançado em 2009)

A produtora britânica de jogos eletrônicos Codemaster acaba de revelar na Autosport detalhes do novo jogo de Formula 1 que vem desenvolvendo nos últimos meses. A empresa substituiu a SONY depois de o contrato entre a FIA e a produtora japonesa ter expirado em 2008.

Uma das bem vindas novidades que não faziam parte das antigas versões produzidas pela Sony, é que o novo jogo será desenvolvido para múltiplas plataformas: PlayStation 3, Xbox 360 e Nintendo Wii, e o mais importante, para PCs. Quem ama games como eu não estará mais sob a ditadura da Sony e de seu Playstation.

Há ainda grande expectativa para se avaliar o nível do novo game desenvolvido pela Codemaster, mas é bem provável que ele seja um passo à frente dos últimos desenvolvidos pela Sony, e muito além da versão produzida pela EA Sports do fim da década de 90. A única exceção nessa lista de jogos e desenvolvedores ruins do passado é o Grand Prix 4 da extinta Microprose. O Game foi desenvolvido pelo genial designer de jogos eletrônicos Geoff Cramond, uma referência para jogos de corrida.

O jogo ainda é amado por muitos fãs ao redor do mundo (eu, inclusive), a ponto desses fãs produzirem, ano a ano, versões atualizadas de pistas e dos carros. Muito desse amor e dedicação deve-se ao profundo nível de realidade física e inteligente jogabilidade do game produzido por Crammond. O único problema nos games da Microprose eram os “bugs”, defeitos congênitos em sua programação, que em conjunto com PCs instáveis, produziam um curioso e variado leque de problemas.

Muito do meu desapontamento com os jogos de F1 produzidos pela Sony, se deve ao perceber o contraste com o alto nível da sua melhor série de jogos de corrida, a Gran Turismo, produzida pelo melhor estúdio da Sony, o Polyphony Digital. Quem joga o Gran Turismo é imerso em profundo realismo gráfico e físico, além de ter uma divertida e variada jogabilidade à sua disposição, tudo o que o fã de Formula 1 merecia.

A chave para entender a pobreza desses jogos é a coleção de rumores sobre o conservadorismo com o qual a FOM gerencia os direitos da categoria, extremamente cuidadosa com a sua galinha dos ovos de ouro, a televisão. Certamente a FIA tem ciência de como a indústria dos Games, que cresce estratosfericamente todos os anos, têm potencial para ser o grande concorrente da TV no futuro. Os velhinhos da FOM/FIA talvez temam que ao invés de assistir às corridas, os fãs prefiram interagir de forma mais direta com as corridas, o que seria um erro crasso de avaliação comercial com a multidão de jovens interessados na F1 hoje.

Essa cultura pré internet da FIA e da FOM, atingiu a produtora de game EA Sport, por exemplo, que chegou a reclamar das contínuas restrições impostas pelos “gerentes” da F1, que restringiam qualquer vôo de criatividade de produtores, designers e programadores. Chegou um ponto em que a EA simplesmente não desejava mais ter o jogo em seu portfólio, tal o nível de frustração.

Produtores do GP4 enfrentaram problemas semelhantes, como dificuldades para aprovar os modelos em 3D dos carros com as equipes. Enquanto algumas equipes eram despreocupadas, outras, como a Ferrari, eram particularmente burocráticas e morosas nesse processo.

É provável que a Codemaster esteja passando por essas mesmas dificuldades na produção de seu aguardado game — dificuldades somadas a essa Formula 1 cheia de regras novas e carros extremamente diferentes em suas formas gerais. Por tudo isso, o ágil trabalho de produção da Codemaster é até aqui admirável.

O game será lançado em setembro para os consoles Nintendo Wii e Playstation 2, estendendo as plataformas em 2010 para PlayStation 3, Xbox 360 e PC.

________________________________________________________________________

MAIS IMAGENS DO NOVO GAME DA F1 PRODUZIDO PELA CODEMASTER

Anúncios

Discussão

8 comentários sobre “Novo ‘Game’ da F1 será lançado em Setembro

  1. É Becken, ainda não saiu o jogo perfeito de F1.

    O da EA tem bons gráficos, sons e é leve. Mas a jogabilidade só fica boa com um volante e movimentação dos carros não é das melhores, sem falar que a IA é uma BA (“B” de burrice).

    O GP4 é muito bom no que se refere à física e jogabilidade, mas a parte gráfica e principalmente o som é mediana (o som é ruim mesmo). E tem um defeito que não se consegue corrigir: o trilho invisível que os carros tendem a seguir (ao se aproximar de uma curva o carro já começa a virar sozinho). A IA é simplesmente imbatível. Nenhum outro jogo de corrida do planeta, hoje, possui algo semelhante.

    O Rfactor (com seus mods) é o melhor até aqui, com excelentes gráficos e sons. Mas jogar mesmo só com volante, senão não para andar nem no pelotão do meio (o mod de 88, que eu adoro, é impossível de ser jogado com teclado). A IA é de média para nada, sem ser burra com o da EA.

    Tem um game antigo muito bom de realismo e física que é o GP Legends (temporada de 65), mas também exige um volante, além de só ter os “charutinhos”, que não agradam todo mundo. IA quase neutra.

    E falo com conhecimento de causa porque tenho esses trecos todos.

    Vamos ver o da Codemaster.

    Se esse for o pensamento da FIA em relação aos games, Becken, eles estão totalmente na contramão da lógica.

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 23/04/2009, 2:01 pm
  2. Opa, bom saber que sairá um game novo, porque os da EA são péssimos.

    Mas não jogo a muito tempo o GP4, parei no MOD 2006 quando colocaram o ZAZ Tool para gerenciar os MOD´s.

    Mas a pouco tempo voltei a pesquisar os sites que frequentava para achar o carro da Virgen que saiu um versão do team art da equipe 11 para postar aqui, mas não encontrei, cheguei a pedir para um amigo pra ver se ainda tinha mas necas.

    Era bacana a época em que podia jogar e tinha paciência pra isso.

    Publicado por Claudemir Freire | 23/04/2009, 2:03 pm
  3. Estou barbeirando até no playstation one, imagina neste.
    Mas os graficos são animais.

    Publicado por Ron Groo | 23/04/2009, 3:01 pm
  4. eu ainda jogo o GP2, um jogo excelente para a época.

    Publicado por Hamilton | 24/04/2009, 9:55 am
  5. Como fã se simuladores e fã desta modalidade, tenho pena que nos ultimos anos não tenha saido um titulo à altura. Recordo que os ultimos jogos produzidos são simples jogos e não simuladores, o que é uma pena que existem outras modalidades que são tão bem recriadas, como foi o caso do Fia GT no GTR2, WTCC no Race, ou outros tantos no Rfactor, que neste momento é a melhor proposta no que toca a Formula 1, recorrendo a mods… Não tenho esperanças num jogo da Codemasters, já que eles nunca fizeram um verdadeiro simulador, fazem jogos que têm como objectivo maior lucro, melhores gráficos, deixando a simulação para segundo plano, já que nem toda gente está interessada em comprar um bom volante e perder tempo a fazer setups…

    Se quiserem saber o que é um simulador, fica aqui o site da minha equipa

    http://www.mrcorse.net

    Publicado por Miguel Machado | 24/04/2009, 12:45 pm
  6. A Codemasters, muito tempo atrás, fez o F1 Racing Championship. Pra consoles, era um desastre.
    Mas o de PC era simplesmente ótimo. Na minha opiniao muitissimo melhor que o GP4.
    Mesmo sendo um jogo de difícil linguagem para mods, foi criado uma versão 2002 do jogo por uns alemães que era espetacular.

    Só foi batido anos depois pelo RFactor.
    No Rfactor, só espero algum mod com chuva, pelamor!!
    É o que falta.

    Publicado por Lucas | 24/04/2009, 2:45 pm
  7. ops nao gostei dos graficos prefiro o do PS3 F1 Championship Edition para PS3 procura no youtube ta la os videos do jogo.Quero encontra um com graficos bom para PC fui.

    Publicado por Paulo | 05/08/2009, 11:32 pm
  8. Realmente, a IA do GP4 é algo mil anos à frente dos demais jogos. No RFactor, GTR, Race 07, etc, a sua IA é um lixo. Por que será que isso acontece? No Rfactor, por exemplo, em uma pista determinei a corrida para 40 voltas. A quantidade de combustível no tanque para aquele MOD era suficiente para 39 voltas. E não é que os carros do jogo deram 39 voltas, pararam no box e puseram gasolina para mais uma volta. A distribuição de combustível no Race 07 e similares é também simplesmente ruim. Será que os fabricantes desses “jogos modernos” não podem adquirir, pegar, roubar, furtar ou sei lá o que a IA do GP4? Dá prá sonhar com isso. Não estou discutindo a físcia, se é simulador ou jogo, etc.. Mas, a verdade é que a IA não pode ser essa porcaria desses jogos modernos. Wagner

    Publicado por Wagner | 19/10/2009, 3:56 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: