//
você está lendo...
ARTIGOS

Peso dos carros, frases do dia e um erro de avaliação da Ferrari

(FOTO: Ferrari/Divulgação)kimi-e-pneus(KIMI: equipe não confiou em sua avaliação das condições da pista hoje)

Como bem observa meu amigo Filipe Furtado, a Ferrari continua na sua boa e velha rotina de cometer erros em momentos críticos e de extrema pressão quando os carros estão na pista. Kimi Raikkonen revelou logo depois da classificação de hoje que: “não queria sair pela segunda vez [no Q2], mas a equipe me pediu para sair novamente, então desperdiçamos um jogo de pneus [extra-macios].”

Obviamente a equipe ficou ansiosa e temeu cometer o mesmo erro do GP da Austrália, quando Felipe Massa e seu engenheiro avaliaram que a sua primeira saída no início da primeira fase da classificação era suficiente para lhe assegurar passagem para a próxima fase. Com a pista melhorando o nível de aderência, Felipe viu-se sendo empurrado para as últimas posições.

Hoje, o erro de avaliação talvez tenha sido não confiar na opinião de Kimi, quem melhor poderia dar o testemunho de como evoluiu a aderência da pista durante as duas primeiras fases da classificação. Kimi não poderia esperar nada mais que a ultima posição do Q3.

……………………………………………………………………………………………..

Abaixo, frases do dia, peso dos carros e projeção de paradas:

JENSON BUTTON sobre a posição da Brawn para a corrida:

“Nós não estamos tão fortes em comparação com o resto das equipes e não temos a velocidade que tínhamos nas primeiras corridas. Será uma corrida difícil amanhã — não será um passeio no parque. No momento, não temos a velocidade de Red Bulls e Toyotas.”

……………………………………………………………………………………………..

LEWIS HAMILTON sobre o seu carro e suas perspectivas para amanhã:

“Senti o carro melhor nesse final de semana, mesmo que não tenhamos feitos muitas atualizações. Foi divertido pilotá-lo e espero por mais algumas evoluções no futuro. Será interessante ver o que os outros caras estão fazendo lá na frente, mas nós podemos lutar por algumas posições na frente.”

……………………………………………………………………………………………..

FERNANDO ALONSO sobre suas perspectivas para amanhã:

“Eu acho que a 5ª ou 6ª posições é o máximo que podemos realmente esperar [no final da corrida]. Temos quase total certeza de que os carros que temos à nossa frente são mais rápidos que nós. Por isso não podemos derrotá-los. (…) Eu acho que a Mclaren deu um passo à frente essa semana e Hamilton foi rápido no Q1 e Q2 também. Então, não foi surpresa vê-lo na nossa frente no Q3. Provavelmente ele está mais pesado [com mais combustível] que nós.”

……………………………………………………………………………………………..

PESO DOS CARROS E PROJEÇÃO PARA PARADAS

Grid classif piloto Peso comb. (kg) 1ª parada (projeção)
1 1 Jarno Trulli 648.5 43.5 12
2 2 Timo Glock 643 38 10
3 3 Sebastian Vettel 659 54 15
4 4 Jenson Button 652.5 47.5 13
5 5 Lewis Hamilton 652.5 47.5 13
6 6 Rubens Barrichello 649 44 12
7 7 Fernando Alonso 650.5 45.5 12
8 8 Felipe Massa 664.5 59.5 17
9 9 Nico Rosberg 670.5 65.5 19
10 10 Kimi Raikkonen 671.5 66.5 20
11 11 Heikki Kovalainen 678.5 73.5 22
12 12 Kazuki Nakajima 680.9 75.9 23
13 13 Robert Kubica 698.6 93.6 29
14 14 Nick Heidfeld 696.3 91.3 28
15 15 Nelson Piquet Jnr 677.6 72.6 22
16 17 Sebastien Buemi 678.5 73.5 22
17 18 Giancarlo Fisichella 652 47 13
18 19 Mark Webber 656 51 14
19 16 Adrian Sutil 679 74 22
20 20 Sebastien Bourdais 667.5 62.5 18
……………………………………………………………………………………………..

Discussão

40 comentários sobre “Peso dos carros, frases do dia e um erro de avaliação da Ferrari

  1. A Ferrari se mostra muito insegura e até desesperada, panela italiana de pressão a pleno vapor.
    Hamilton e Alonso vão brigar pelo pódio, mostrando que a Mclaren já se mostra competitiva e que o espanhol é o cara.
    Mas quem vai levar é o Vettel, que é o carinha…

    Publicado por Jayme | 25/04/2009, 12:47 pm
  2. Eu fique surpreso com o peso do carro do Lewis, que tem exatamente a mesma quantidade de combustível que Button e mais ainda que o Rubens e o Alonso.

    Ele deve também ter feito aquela volta para pôr o carro ali, naquela posição…

    A Mclaren se mostra realmente competitiva no Bahrein, mas pode ser também algo relacionado à caracterítica do circuito, sem curvas de alta que não exigem tanto downforce assim, o que pode explicar também a evolução da Ferrari…

    Publicado por Becken Lima | 25/04/2009, 1:01 pm
  3. Becken,
    Até que me surpreende a declaração do Button (e acho que ele não é de blefar).

    McLaren chegando (viu a declaração de Whitmarsh em apoio ao Kimi against besteiras do David Coulthard?)…

    Vettel fortíssimo.

    1abraço

    Publicado por Henry | 25/04/2009, 1:19 pm
  4. Ah, pelo que vi nesses cálculos estima-se o consumo em em 3,6 kg de combustível por volta, já no site oficial da F1 o F1.com, a informação é de 2,6 kg por volta, quem tá errado?

    Publicado por Sandro | 25/04/2009, 1:23 pm
  5. Henry – o peso dos carros aqui postado prova que ele disse só a verdade :)

    O Rubens acha que a Brawn já não tem o melhor carro, que sem atualizações desde a Austrália, vai perdendo espaço para as grandes.

    Em Barcelona podemos ter uma reviravolta novamente…

    Publicado por Becken Lima | 25/04/2009, 1:25 pm
  6. Sandro – é uma projeção, o que quer dizer que podemos esperar uma varição para mais ou para menos, mas a base de cálculo é da Williams é não é de 3.6kg, mas de 2.879kg de consumo por volta.

    Publicado por Becken Lima | 25/04/2009, 1:30 pm
  7. Claro que ninguém correria o risco de deixar secar o tanque para ir abastecer, mas se colocarmos o consumo a 3kg por volta teríamos:
    Piloto Peso Parada
    1. Jarno Trulli, Toyota 648,5 15
    2. Timo Glock, Toyota 643 13
    3. Sebastian Vettel, Red Bull 659 18
    4. Jenson Button, Brawn GP 652,5 16
    5. Lewis Hamilton, McLaren 652,5 16
    6. Rubens Barrichello, Brawn GP 649 15
    7. Fernando Alonso, Renault 650,5 15
    8. Felipe Massa, Ferrari 664,5 20
    10. Nico Rosberg, Williams 670,5 22
    10. Kimi Raikkonen, Ferrari 671,5 22
    11. Heikki Kovalainen, McLaren 678,5 25
    12. Kazuki Nakajima, Williams 680,9 25
    13. Robert Kubica, BMW Sauber 698,6 31
    14. Nick Heidfeld, BMW Sauber 696,3 30
    15. Nelson Piquet, Renault 677,6 24
    16. Sebastien Buemi, Toro Rosso 678,5 25
    17. Giancarlo Fisichella, 652 16
    18. Mark Webber, Red Bull 656 17
    19. Adrian Sutil, Force India 679 25
    20. Sebastien Bourdais, o 667,5 21

    Publicado por Sandro | 25/04/2009, 1:42 pm
  8. maldito html rsrsrs

    Publicado por Sandro | 25/04/2009, 1:43 pm
  9. Uau, belo cálculo…

    Eu vi que todo mundo tem errado nas projeções, inclusive a GLOBO por que acaba havendo outras variáveis, como a degradação de pneus, mas vou ficar atento também ao seu cálculo para termos uma “contra prova” dessa minha projeção aqui. Ficou muito bom!

    Publicado por Becken Lima | 25/04/2009, 2:00 pm
  10. Becken, eu diria que dá para ter uma boa noção de qual calculo esta certo antes da largada, se a turma da frente estiver na maioria de supersofts, o correto é o seu.

    Publicado por Filipe Furtado | 25/04/2009, 2:04 pm
  11. Será q o Vettel n está superestimando a durabilidade dos pneus macios?
    A idéia, creio, é ficar um pouco mais de tempo na pista e fazer aquelas voltas voadoras antes do pit stop e voltar a frente das Toyotas. No entanto, duas voltas a mais com pneus em cacarecos, talvez n lhe dê os tempos q ele pretende.
    Vamos ver…
    ……………………
    Hamilton tem condições ótimas de tomar o quarto lugar do Button logo na largada, por estar em posição ímpar e com o Kers.
    Essa 1ª curva promete…
    …………………..
    A única saída para as BMW’s é fazer a primeira metade de pneu duro e duas pernas de 14 com soft, quando a pista já estará bem mais emborrachada.
    ……………………
    Renault n creio q tenha um bom ritmo de corrida, mas o Alonso é o Alonso(e vice-versa).
    Vamos ver, tb…
    ……………………
    A Ferrari é incrível! Consegue salvar o acerto do carro no fds, mas faz uma merda dessas. Tudo bem q o Kimi, pelo peso q tinha, n passaria do nono lugar mesmo.
    Êta, Ferrari.
    Êta equipe do cavalinho manco…
    Se n quebrar, faz uns quatro pontinhos amanhã.
    Mas, vão sofrer com pneus duros no início da corrida.
    …………..
    Pelo papo dos caras da Brawn, se o Eurico Miranda da F1(Briatore) conseguir barrar a grana deles, no meio da temporada européia vão estar lutando para passar do Q1.
    Aí o Barrica pode começar a pensar na equipe americana q tanto o quer.
    Tomara q n, pois sempre achei o Button um bom piloto(quando teve um carro decente nas mãos).
    …………………………..
    Alguém sabe quem vai de KERS amanhã, além das McLarens?
    ……………………..

    Publicado por O Polêmico | 25/04/2009, 2:09 pm
  12. Bem lembrado, Filipe. O Hamashima disse que a diferença dos macios para os extra-macios é de 0.7 décimos a favor dos extra.

    Pode ser aí a vantagem que a Brawn pode ter, ou mesmo a Toyota, já que a Red Bull parece comer mais borracha que as outras duas no seco…

    Publicado por Becken Lima | 25/04/2009, 2:20 pm
  13. KERS: BMW e Ferrari, mas é bom confirmar!

    Publicado por Becken Lima | 25/04/2009, 2:21 pm
  14. Renault ta de KERS também.
    Espanholito vai vir com fome na largada.

    Publicado por Rob | 25/04/2009, 2:38 pm
  15. Becken, não colocaria essa na conta da Ferrari, não vi erro algum na atitude da equipe, me pareceu mais choro do Kimi, porque todos os pilotos usaram a mesma quantidade de jogos de pneus durante a classificação, com uma diferença de que algumas equipes optaram por pneus duros no incício do Q1, e a Ferrari não.

    E a estratégia do Felipe Massa foi a mesma do nórdico, essa não deve ir pra conta.

    E o Barrichello, que papelão heim. Você devia ter colocado a frase dele também.

    “Infelizmente a classificação não ocorreu como planejamos. Eu sofri com o tráfego no Q3 quando estava perto de alguns carros que estavam em suas voltas lentas”, (só ele teve trafego, e o Webber teve o que ?)

    “Isso foi diferente do que eu havia planejado, e a alta temperatura comprometeu os meus pneus na volta rápida”, (os outros pilotos não estavam na mesma pista ?)

    Estava esperando pra ver os pesos e poder ver que ele fez merda no 3º setor, mas ele mesmo se denuncia.

    Será que o Nelson Piquet chega em Barcelona, ele não esta sabendo fazer voltas rápidas no classificatório, ele esta amarelando muito.

    E o Massa continua dando boas mostras de que é um piloto que sabe lhe dar com a pressão. Amanhã na corrida se o carro não quebrar deve marcar uns pontos para a Ferrari.

    Publicado por Claudemir Freire | 25/04/2009, 2:39 pm
  16. Vettel é o favorito à vitória. Simples assim. A única chance da Toyota realmente vencer é se um dos dois carros sumir na frente nas primeiras voltas, mas honestamente, não acredito que Trulli ou Glock tenham culhões pra fazer uma prova no nível da que provavelmente fará o Vettel.

    Deve dar Red Bull, Toyota e Brawn GP no pódio.

    (A propósito, Becken, já não estou “merecendo” um link ali no canto direito, não? hahaha)

    Abraço!

    Publicado por Hugo Becker | 25/04/2009, 2:39 pm
  17. Uma outra coisa q pode explicar os eventuais erros de cálculo do combustível é q a regra diz q o conjunto piloto(com macacão e capacete) + carro + aquela quantidade mínima de gasolina q tem q ser analisada pela FIA; estes; têm q ter NO MÍNIMO 605 kilos.
    Temos a tendência de pegar o peso divulgado, tirar os 605kg e o resto automaticamente creditar ao combustível.
    No entanto, mesmo sendo possível jogar com o lastro, n significa q todos os citados conjuntos tenham exatamente 605kg. É provável q seja um pouco mais para n se correr riscos, uma vez o piloto pode perder, em corridas como a de amanhã, com o sol rachando, uns dois quilos de água.
    Pode ser, tb, q o carro depois de pronto e devidamente lastreado, atinja o equilíbrio desejado com 610kg, ao invés de 607kg de peso mínimo, por exemplo.
    Penso q equipes menos experientes como a FI tenham essa dificuldade de se chegar nesse mínimo com a precisão q n lhe signifique riscos de punição.

    Publicado por O Polêmico | 25/04/2009, 2:40 pm
  18. Sobre o Kers, foi bem lembrado na sexta o Kimi não usou, disse que preferia não usar e que mudaria de idéia dependendo do desempenho do Massa, ele mudou de idéia?

    Publicado por Sandro | 25/04/2009, 2:42 pm
  19. Becken,
    Estou também tentando confirmar quem vai de KERS.
    Teoricamente, nesta corrida todos usariam:

    Massa-Kimi, Lewis-Kova, Alonso-Nelson, Nick-Kubi…

    1abraço

    Publicado por Henry | 25/04/2009, 2:43 pm
  20. E o senão do Vettel são os supersofts (REMEMBER Australia…)

    Publicado por Henry | 25/04/2009, 2:44 pm
  21. Da pra saber quem do Q10 não estava com o supersoft?

    Publicado por Sandro | 25/04/2009, 2:46 pm
  22. ops Q3!

    Publicado por Sandro | 25/04/2009, 2:46 pm
  23. Hugo – hoje, prometo! ;)

    Publicado por Becken Lima | 25/04/2009, 2:48 pm
  24. Mudando de assunto…:
    O Galvão, definitivamente, n acompanhou nada de F1 essa semana até a hora do 3º treino livre. Ele parecia q tava vindo de outro planeta e q a Ferrari era uma das francas favoritas a pole.
    E a Mariana Becker(É sua parente, Hugo)dizendo q o asfalto do Bahrein é mais abrasivo do q o da China. Tenha dó.

    Publicado por O Polêmico | 25/04/2009, 3:08 pm
  25. O Polemico –>

    A pior que eu achei do Galvao foi ele falando do Rubinho PQP ninguem merece…

    Ele comentando que o Rubinho disse que esta na briga pelo Titulo Pqp é foda ficar aturando isso.

    E o Barrica dizendo que nao fez a pole pq a pista estava quente. (para ele é mais quente que os outros, foi o que ele deixou a entender ne)

    Publicado por Claudio Cardoso | 25/04/2009, 3:25 pm
  26. Becken,

    RENAULT confirmado KERS nos dois.

    Technical Briefing with Alan Permane

    Both cars are using the KERS system in Bahrain. Where is it most useful?
    On the exits of the slow corners. The drivers press the button two or three times during the lap. The system is more useful here than it would have been in Shanghai. We hope to make the most of it at the start, but also during the race.

    What about the performance of the tyres?
    The softer compound was the best for qualifying and I think that it will also be preferred for the race, although the harder tyre gives reasonable performance. The problems that we had in China have not occurred in Bahrain, even though the two compounds are the same: super-soft and medium.

    Have you been able to improve the set-up of the car to make the most of the new diffuser?
    The diffuser brings more grip, but it does not change the total behaviour of the car and so it doesn’t require any specific changes.

    Finally, what will be the key factor in tomorrow’s race?
    The behaviour of the rear tyres. With lots of slow corners and acceleration zones, they will have a severe test and the team that manages them best will have an advantage.

    Publicado por Henry | 25/04/2009, 3:43 pm
  27. As outras evoluiram ou será que foi a Brawn que piorou?

    Publicado por Ron Groo | 25/04/2009, 3:46 pm
  28. Se a Brawn n levar um puta de um pacote novo para Barcelona e n garantir mais umas duas dobradinhas,a coisa vai começar a degringolar.
    Se não, vejamos:
    Disseram q ela estava em uma categoria a parte na F1, q ganharia o campeonato no meio do ano se o difusor duplo n fosse banido, etc.
    Mesmo sendo esse bicho papão todo, os patrocinadores n vieram.
    Se n abrirem uma boa frente até a Turquia, o Rubinho pode ser o q mais vai se ferrar.
    Mesmo liderando até aquela etapa, é provável q falte grana e qq desenvolvimento q consiguam para continuar sonhando com o título, vão parar no carro de quem?
    Se alguém chutou o freckled, acertou.
    Por mais q achemos q a F1 é uma nova F1, a grana ainda manda.
    Vejam, é muito simples uma McLaren colocar uma dúzia de fotógrafos espalhados pelo circuito nos fds de GP e conseguir umas 5000 fotos dos carros adversários, então ir para Woking e botar 3 turnos de engenheiros trabalhando e… pimba: De rabeireta na Austrália para o TOP 5 em 3 corridas.
    Quero deixar claro q vc tendo motor(Isso a Mclaren tem de sobra.), tendo num nível confiável os outros equipamentos q as lentes dos fotografos n pegam, como o Kers(a McLaren tem o melhor), tendo um monte de dinheiro e tendo pilotos q carregam ou já carregaram o nr. 1 em suas carenagens; pronto! Seus problemas podem acabar rapidinho.
    É aí q a Brawn corre perigo. Se n conseguirem mais patrocinadores, o sonho pode acabar antes de chegarem no GP da Itália.
    Essa é(roubando a idéia do colega)a F-Ecclestone.
    O romantismo na F1 is over.

    Publicado por O Polêmico | 25/04/2009, 4:03 pm
  29. Acho que a Brawn estacionou…

    Publicado por Becken Lima | 25/04/2009, 4:05 pm
  30. Foi isso mesmo que o Rubinho falou, Becken

    Se quiser conferir:
    Áudios pós-treino

    [BLOG Dentro e Fora das Pistas – Por Felipe Motta / JOVEM PAN]
    Trulli, Glock, Vettel, Rubens, Massa, Piquet, Kimi
    http://jovempan.uol.com.br/blogs/f1/2009/04/25/audios-pos-treino/

    Publicado por Henry | 25/04/2009, 4:08 pm
  31. Não podemos esquecer que quase todas as equipes trouxeram evoluções para seus carros, inclusive a propria Red Bull (que não teve um novo difussor, mas trouxe para China algumas atualizações). Se descontarmos que as Toyotas estão muito leves, e que tinham andando muito no Bahrain nos testes de inverno, o lider do campeonato ainda estaria na primeira fila. Resumindo: a corrida de amanhã e Barcelona vão dar uma melhor ideia sobre o dominio ou não da Brawn no campeonato. Uma coisa é certa, não teremos um brasileiro campeão esse ano :(.

    Publicado por filho do vento | 25/04/2009, 4:48 pm
  32. Becken,

    Já vi que ninguém dá a cara para bater, a galera adora um muro.

    Vou dizer novamente, eu, como sou o porra louca desse blog, já cravo a segunda vitória do Vettel e dou até os 8 primeiros:

    VETTEL
    TRULLI
    BUTTON
    HAMILTON
    GLOCK
    BARRICHELLO
    ALONSO
    MASSA

    Agora, fico muito impressionado em ver gente que ainda acredita em Barrichello, acho que daqui a 15 corridas ainda vai ter gente falando que ele é azarado e coisa e tal, vamos acordar meu povo.

    GO VETTEL GO!!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 25/04/2009, 4:54 pm
  33. Aproveitando, InfoRace da China liberado: http://esporte.ig.com.br/grandepremio/inforace/

    Publicado por filho do vento | 25/04/2009, 4:55 pm
  34. I inforace do GP é uma grande ferramente, mas o pessoal do Flávio Gomes tá devagar, hein! A rapaziada do TIMES da Inglaterra põe esses dados no mesmo dia e com uns “FEATURES” a mais:

    http://times.racecentre.stats.com/times/default.html?filename=&session=&year=09

    Publicado por Becken Lima | 25/04/2009, 5:35 pm
  35. Viram q o Barrica pagou ao He-Man cerca de R$ 500 mil para continuar na Brawn…ops, perdão… para ir ao espaço?

    Publicado por O Polêmico | 25/04/2009, 6:57 pm
  36. O Polemico ->

    Cara tu chegou na minha frente, eu ia escrever a mesma coisa..

    Olha que coincidencia. O pessoal falava que o Rubinho estava para perder a vaga na equipe (eu por mais que nao goste dele, acho que nao ia acontecer no meio do campeonato) e na sequencia vem o Rubinho pagando para ficar na equipe heim..

    Pelo amor de Deus, sinceramente eu nem gosto mais de ler as declaracoes do Rubinho apos, os treinos e as corridas, eu ja chego a ficar com raiva. Ja notaram que nao tem uma vez que o FDP fala que alguem foi melhor que ele, é sempre o Mundo o UNiverso que conspirou contra ele.

    Publicado por claudio cardoso | 25/04/2009, 7:14 pm
  37. A piada pronta da noite:

    Com a viagem pela Virgin Galatics, o Rubinho vai ser o SEGUNDO brasileiro a ir para o espaço.

    Pelo menos ele tem grana para tal …

    Publicado por Filho do Vento | 25/04/2009, 7:39 pm
  38. Filho do vento ->

    Boa observação

    Ate nisso o Rubinho vai ser segundo hahah

    Publicado por claudio cardoso | 25/04/2009, 7:45 pm
  39. Detalhe que o Lauda também já garantiu sua vaga, então já sabemos quem será o piloto e o co-piloto dessa nave.

    Publicado por Sandro | 25/04/2009, 9:29 pm
  40. Se levarmos em conta como o Rubinho tb é sortudo, sao duas coisas que podem acontecer.

    Ou a Nave enguiça antes de delocar.

    Ou ela vai cair rss

    Publicado por Claudio Cardoso | 25/04/2009, 9:38 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: