//
você está lendo...
ARTIGOS

Rubens Barrichello sob artilharia

(FOTO: Formula1.com)rubens-e-nelson(BARRICHELLO atrás de Piquet: dando motivos para seus críticos)

O assunto no Brasil depois da prova do Bahrein, em fóruns e blogs, é a briga por posições entre Nelson Piquet Jr e Rubens Barrichello. Pressionado por estar sob uma arriscada estratégia de corrida com três paradas, Rubens precisava pilotar sempre no limite, de preferência com pista livre a sua frente para tirar vantagem de um carro mais leve.

Rubens explicou a sua situação da seguinte maneira:

“Eu perdi muito tempo atrás de Piquet depois de minha primeira parada, o que foi uma pena pois isso comprometeu meu plano de corrida.

Nós estávamos em uma estratégia de três paradas e tomamos a decisão de vir para os boxes pouco antes do planejado para a minha segunda parada, pis eu estava sendo segurado por Hamilton.”

O que Barrichello não deixou explícito é que durante parte do tempo que permaneceu preso atrás de Nelson, ele gesticulava como se o piloto da Renault fosse um retardatário e não alguém que brigasse efetivamente por posições.

Cassius, que costumeiramente comenta aqui no F1 Around, e que geralmente carrega nos adjetivos em críticas a Barrichello, foi preciso, e até “light”, na avaliação de porquê Nelson não deveria dar a mínima bola para a reclamação gestual de Barrichello:

“(…) Se você está em uma corrida de carros, com exceção feita a seu companheiro de equipe (e somente se ele tiver uma estratégia ou condições melhores que a sua), é inteligente e é sua obrigação segurar todos os pilotos que estiverem atrás de você o máximo possível, seja para ajudar seu companheiro, seja para esperar por uma chance advinda de uma casualidade (safety car, mudança de tempo, acidentes entre os pilotos que vão à sua frente). Sob nenhuma hipótese você deve entregar sua posição, uma vez que essa pode ser a diferença entre um vitória ou uma derrota, entre somar ou não somar pontos. Isso é o princípio mais básico em corridas de automóveis (…)”

Cassius foi exato sem que se precise adicionar mais ao que ele escreveu.

Como sempre, Barrichello oferece munição gratuíta para que seus detratores carreguem nas tintas contra ele.

Não sei se alguém teve a mesma percepção que a minha — dêem os seus relatos, por favor — mas tenho a nítida impressão de que, mesmo Rubens sendo o vice-líder do campeonato e pilotando um dos melhores carros do grid — a Rede Globo concentra a sua cobertura, sumariamente, em Felipe Massa. Por quê, eu não tenho a mínima idéia.

Anúncios

Discussão

31 comentários sobre “Rubens Barrichello sob artilharia

  1. Eu não escuto mais a transmissão da Rede Globo, vejo apenas as imagens e sintonizo ou a Jovem Pan ou a Band pela internet. Muito mais informação e menos torcida. E eu não segurei o riso quando disseram: “Do que Rubens está reclamando? Ele está erguendo o braço só para atrapalhar a aerodinâmica do carro?!?.”

    Eu não gosto de pilotos que reclamam demais do carro ou da equipe. Pode ser que ele tenha razão, mas não vejo isso com bons olhos. Pois imagino que todos os pilotos irão encontrar problemas durante a corrida, todos irão enfrentar uma estratégia errada ou arriscada, alguém segurando o tráfego, alguma coisa que não estava no esquema. Um piloto com perfil de campeão sabe contornar isso e tirar vantagem. Não é sorte, não é perseguição. É passar por cima dos problemas sem entrar em detalhes com a imprensa. Conversa mesmo é com sua equipe.

    Publicado por Larissa Oliveira | 26/04/2009, 5:10 pm
  2. Não é à toa que ele é nosso eterno vice. Quem só reclama, fica pensando sempre numa desculpa, não tem tempo pra se concentrar.

    Publicado por nasser | 26/04/2009, 5:35 pm
  3. Rubinho, por favor, peça para ir ao banheiro, e saia para dar lugar a Lucas DiGrassi ou Bruno Senna.

    Apadrinhe-os, é o mínimo que você pode fazer. Demonstre um mínimo de amor a torcida brasileira e a si próprio.

    Desocupe a moita, deixe pra quem entende. Está a nos envergonhar, de novo, e como sempre.

    Por favor Rubens, saia.

    Publicado por Iomau | 26/04/2009, 6:24 pm
  4. Tenho verdadeira ojeriza por tudo o que o piloto Rubens Barrichelo representa para o automobilismo.

    Na minha opinião ele já deveria estar aposentado!

    Reclama do carro, da equipe, dos outros pilotos… conheço esse filme e não estou disposto a assistir novamente!

    Publicado por Beatle Ed | 26/04/2009, 6:24 pm
  5. Becken, também achei que isso foi bastante claro, na transmissão (a opção da platinada pelo Massa), tanto assim que o locutor oficial reclamou diversas vezes q não mostraram a parada da Ferrari nos boxes e etc – isso porque ele estava lá no fundão, decerto pensaram que iria virar tudo.
    Se você acha que a opção é Massa em detrimento do Barrichello, o que dizer então no Piquet…foi praticamente ignorado o tempo todo. Quando ele passou o Fisichella, o gavião nem notou, ficou falando sobre outras coisas…quando ele disputou com o Barrichello, o locutor só falava que o carro da Branw era muito melhor e por aí afora…mas também, esperar o que de um cidadão que sempre foi declarado contra a familia Piquet?

    Publicado por Edgard | 26/04/2009, 6:59 pm
  6. Eu estava me segurando, mas depois dessa corrida não dá mais…vou entrar no coro: “Se aposenta Rubinho!”

    Publicado por KBK | 26/04/2009, 7:08 pm
  7. A explicação da vinheta da globo é simples: é mais fácil a Ferrari dar a volta e ter o melhor carro do que o Burrinho superar o Button.

    Publicado por KBK | 26/04/2009, 7:09 pm
  8. A Glogo quer eleger um campeão para o Brasil, zil, zil!

    Pelo que aconteceu nos dois últimos anos. decidiram “investir” no Massa. Só que esse ano a coisa tá braba. Não quero jogar a toalha mas o pobre Massa não tem chances em 2009.

    Edgard, eu também reparei. Piquet fez uma bela ultrapassagem no Físico, fez uma largada sensacional, uma corrida consistente e o Bueno e cia falando sei lá o quê. Nem para elogiar o Piquet por segurar durante três voltas um carro muito mais rápido. Nada.

    A narração da Globo tá muito difícil, não só em relação aos brasileiros, mas a tudo e a todos.

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 26/04/2009, 7:49 pm
  9. Cassius, seu sacana, foi vc quem hackeou o site do Barrica, né, seu fanfarrão?
    Brincadeira…rsrsrsrsr

    Publicado por O Polêmico | 26/04/2009, 8:44 pm
  10. Quem dera tivesse essas habilidades Polêmico…rs!!!!

    Becken,

    Juro que eu gostaria muito que Barrichello reconhecesse seus erros e limitações, assim eu deixaria de criticá-lo, mas é aquela história, se até hoje ele nunca aprendeu, que saia da F1 pela porta dos fundos mesmo.

    Abraços.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 26/04/2009, 8:49 pm
  11. Becken boa noite,

    Nao vi a corrida infelizmente, outra vez, torco para o Barrichello , quero muito que consiga vencer e se aposente de uma forma decente, mas ele nao esta correspondendo esse ano… ahi vejo no site do Livio que ele correu com queimaduras nas costas e nas nadegas ( sei que vao zoar o cara por isso ), mas independente de tudo e todos os contratempos , nao sei se ele ficou muitas voltas atras do Piquet e pensou que o cara era retardatario, enfim, nao me importa, o que sim importa, eh que o Button esta sendo muito mais eficiente e pilotando como um animal…

    Tomara que a Brawn siga assim , o campeonato eh grande e se der Button muito que bem o cara merece por que ralou muito e tambem acredito que deve ter escutado muito do ingleses em relacao ao Lewis Hamilton.

    Acho que o Barrichello para a imprensa brasileira deveria ser mais direto e simplesmente dizer, “nao deu ” e vou para proxima querendo ganhar tambem…

    Hj o nosso melhor piloto com carro vencedor eh o Barrichello e se nao querem torcer para um brasileiro ganhar que torcam para outro como eu jah torci para o Schumacher e o Alonso.

    Abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 26/04/2009, 9:57 pm
  12. Sobre problemas ‘físicos’ durante a corrida. Alonso ficou sem água durante boa parte da corrida, desidratou-se, teve um leve desmaio quando deixou o carro. Tudo isso para marcar um pontinho.

    Acho que TODOS sofreram com o calor de Bahrein. Vocês viram a cara do Trulli na entrevista coletiva?Ele tinha marcas vermelhas ao redor dos seus olhos. Foi um verdadeiro inferno mesmo.

    Publicado por Larissa Oliveira | 26/04/2009, 10:13 pm
  13. O pior é escutar o Galvão dizendo que o Barrichello está entre os grandes da F1 atual junto com o Hamilton, Massa, Alonso.
    Isso é dose.

    Publicado por Juliano | 26/04/2009, 10:17 pm
  14. O Rubinho reclama antes, durante e depois da corrida. Reclama na entrevista à Mariana, reclama do Piquet, reclama do calor, da sorte do Button, dos freios, ta queimadura de primeiro grau, de segundo grau, da formatura da queimadura…

    Olha, acho que nesse GP a paciência dos pessoal com ele se esgotou. O Button chegou à frente nos 4 GPs. No início do ano eu já imaginava que o inglês naturalmente fosse superar o Rubens, só não achava que seria essa lavada toda.

    Publicado por Felipe Maciel | 26/04/2009, 11:36 pm
  15. Gostei do blog, bastante informativo. Também tenho um, depois dê uma conferida lá: muhagp.blogspot.com . Sobre o Rubinho, não acho ele muito pior que o Button, mas nessa temporada está. Acho que existe diferença entre ser e estar. Nelsinho agiu certinho, alias foi o menos pior dos brasileiros.

    Publicado por Adriano Muha (blog muhagp) | 26/04/2009, 11:39 pm
  16. Becken, acho que é menos uma questão da Globo e mais do Galvão mesmo. Ele esta com extremas dificuldades de se adaptar ao status quo da temporada. Basta ver como apesar de odiar o Hamilton, se agarrar sempre a idéia de que a McLaren já estar chegando entre os grandes.

    Publicado por Filipe Furtado | 26/04/2009, 11:41 pm
  17. Piquet jr tem que chegar no barrichello e dizer: ei cara, sobre esse negocio de ficar entregando a posição, abrindo para os outros ultrapassarem, acho que você me confundiu com um outro piloto brasileiro.

    Publicado por O | 26/04/2009, 11:50 pm
  18. É apenas teoria mas acho que o Barrichello é o nosso Berger… só que mais chorão, porque ate o Berger admitiu depois de correr com o Senna que não tinha como estar em igualdade a corrida inteira com ele.
    O Barrichello podia fazer isso também né…

    Publicado por Edson Framil | 27/04/2009, 9:15 am
  19. O Rubinho também tem o clássico complexo de vira-lata pelo jeito. É só ele estar no melhor carro do pelotão como aconteceu nos anos Ferrari e dá black-out no cara… mas na época de Jordan (94) ou Stewart(99) quando nao eram nem de longe potenciais candidatos ate mesmo ao podio ele fazia chover…

    Publicado por Edson Framil | 27/04/2009, 9:18 am
  20. Fernando –>

    o Barrichello nao é nosso melhor piloto. Ele pode ser o brasileiro que tem o melhor carro, mas pelo menos para mim ele nem de longe é melhor que o Massa.

    Becken Lima –>

    Quanto a questao da Globo, em minha opinião ela fica mais focada no Massa, por um motivo bem simples. Indice de Rejeição.

    O Massa, nao tem a rejeição do Barrica, e mais que isso, ele é carismatico, e tem o perfil que o povo brasileira gosta, que é o cara combativo, guerreiro.

    Voces ja notaram que o Barrichello nem comercial de arroz chamam o cara para fazer.

    Publicado por Claudio Cardoso | 27/04/2009, 9:19 am
  21. Rubens: “Eu acho que estou numa posição ótima. Ainda tenho o mesmo carro do líder.”

    Rubinho, ter o mesmo carro do líder nunca foi uma posição ótima para você…

    Publicado por Thiago | 27/04/2009, 10:06 am
  22. Bem que o Sir Richard Branson podia alterar o itinerário da viagem espacial do Barrichello no Projeto Virgin Galactic, desovando-o na imensidão do espaço sideral com passagem digamos, só de ida.

    Eu ri muito quando soube que iriam mandar o Rubinho para essa “viagem”. Não teve como não lembrar do envio que a NASA fazia de chimpanzés ao espaço.

    Coincidência? Não, é o nosso *HAMbinho Barrichello!

    Seria trocar 6 por meia-dúzia, colocar o Rubinho numa cápsula e um chimpanzé no cockpit da Brawn No. 23?

    Rubens, é você quem pede tudo isso.

    *HAM foi nome do primeiro chimponauta envido pela NASA. Ele fez um vôo a bordo de da cápsula espacial Mercury, em 31 de janeiro de 1961.
    Fonte: UOL Bichos.com

    Publicado por Iomau | 27/04/2009, 10:34 am
  23. Claudio Cardoso, escrevi que o nosso melhor piloto com carro vencedor eh o Barrichello, nao que o Barrichello eh o melhor piloto Brasileiro ( sim acho que ele eh melhor que o MASSINHA).
    Entendo que vc possa achar o Massa melhor e te respeito por isso, tomara que a Ferrari melhore e igual o Piquet possa fazer um par de corridas melhores que o Alonso.
    Um abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 27/04/2009, 11:26 am
  24. Becken,

    Bom dia, que me desculpe o pessoal.
    Sou da “escola antiga” e,…
    uma coisa é “fechar a porta”, mudar o traçado ou “espalhar” pra defender a posição.
    Outra, é ficar em zigue-zague a mais de 200 Km e criar hipótese de colisão.

    Nelson Jr., que está sob fortíssima pressão de Briatore, não tinha qualquer motivo para “deixar” o Barrica passar, concordo.

    Entretanto, parece que, em razão da pressão a que está submetido, o moço perdeu um pouco a cautela e o bom senso.

    Na passagem da 2ª volta em pleno 3º setor, os “gestos” de Barrichelo, ao reclamar do compatriota, pareceram “querer dizer” algo mais do que simples reclamações, como “você tem de definir onde vai se colocar e não ficar feito um maluco pra lá e pra cá, senão vai causar um acidente! Viu isso, FIA!”

    Gostaria que você esclarecesse quantas “mudanças de trajetória” são permitidas para “defesa de posição” e, principalmente,…..se essa regra ainda “remanesce”.

    Digo isso, porque (se não me engano, ano passado em Fuji!) o Sr. Mark Webber “prensou” Felipe Massa no guard-rail tentando “defender a posição” numa manobra convergente “irracional”, mas alterou sua trajetória apenas uma vez.

    Por mim, também teria reclamado do zigue-zague, ou feito o que o kubica fez quando o Trulli estava lento na China, este ano.

    Abraço.

    Publicado por Antonio | 27/04/2009, 11:27 am
  25. Becken,
    Com relação à “Rede Globo concentra a sua cobertura, sumariamente, em Felipe Massa”, não sei porque acompanhei pelo rádio (ICO-Band e Téo José/Mestre Carsughi/Felipe Motta-Jovem Pan).

    No GP da Malasia, tinha até me animado com a disponibilização da corrida global EMBEDada pelo Globoesporte.com, mas fiquei revoltado no GP da China:
    – após o abandono de Felipe, o narrador também abandonou (a transmissão) e resolveu nos brindar com meia hora de considerações sobre a Ferrari.

    Durante os jornais ou programação normal que eu tenha escutado, sinceramente não notei essa opção preferencial pelo Massa, pelo contrário (como a ideologia é a do BRASILEIRO VENCEDOR contra o estrangeiro malvado, a bola da vez é Rubens).

    O que sei é que ontem foi um dia de assistirmos aos frutos desta imbecilização coletiva made in GB, com ataques de hackers, sites fora do ar e muita falta de educação.

    Faz anos que a Fórmula 1 é utilizada como a “vitória” dominical dos derrotados nos dias úteis.

    1abraço

    Publicado por Henry | 27/04/2009, 11:33 am
  26. Antonio –>

    Tem uma entrevista do Rubinho falando sobre a situacao com o Piquezinho. Segundo ele os gestos foram que ele estava gesticulando para que o Piquezinho tivesse cabeça e deixasse ele passar, pois os dois brigando iriam perder tempo.

    Pessoal, nao quer dizer que eu acreditei nisso de forma alguma, so escrevi o que o Barrica falou para justificar..

    Fernando Piccione —>>>

    No final foi e nao foi ne, afinal voce acha que o Barrica é o melhor piloto brasileiro,leia so rss :-)

    “Claudio Cardoso, escrevi que o nosso melhor piloto com carro vencedor eh o Barrichello, nao que o Barrichello eh o melhor piloto Brasileiro ( sim acho que ele eh melhor que o MASSINHA)”

    Mas em um assunto totalmente subjetivo cada um pode ter sua opinião :-)

    Publicado por Claudio Cardoso | 27/04/2009, 11:39 am
  27. Mesmo se ele estiver só na pista, ele anda na contra-mão ou de ré para ser desclassificado. Ele tomou a atitude correta de ir pro espaço, e aposto que vai chegar lá depois do Niki Lauda, que tb disse ter essa intenção. Não é de chorar?

    Publicado por Carlos Souza | 27/04/2009, 1:17 pm
  28. Sobre o Barrichello, nada mais falo sobre este “insonso” que continua a perpetuar na categoria máxima, como? não sei, novos tempos de uma categoria que já deixa a desejar em vários aspectos. Sobre a TV Platinada é ridícula além dos 3 bobos de plantão só a falar bobagens e torcer pela Ferrari, chamar as equipes da Red Bull e Toro Rosso de RBR e RTR, respectivamente, é no mínimo ridículo e fora da realidade, por quê não diz o nome correto que tem o patrocinador? São um bando de gagás que perderam a noção do que é real e coerente. Só assisto às provas de f-1 sem o som (infelizmente) prá não ouvir bobagens a todo momento.

    Publicado por Fernando Kesnault | 27/04/2009, 7:15 pm
  29. Eu fico pensando em como seria a audiência da globo se eles deixassem o sportv transmitir a corrida ao vivo também…

    @Fernando
    Só uma correção, é STR (Scuderia Toro Rosso).
    E eles não falam Red Bull só porque acham que ainda vão receber uma graninha pra falar sem abreviar.

    Publicado por KBK | 28/04/2009, 8:15 pm
  30. A transmissão da Globo, principalmente quando é Galvão Bueno quem está narrando, tem perdido muito em qualidade.

    A narração totalmente direcionada para os pilotos brasileiros, sempre relacionando os fatos da corrida com a influencia que eles (os fatos) vao prejudicar/beneficiar um dos brasileiros chega a ser irritante.

    Imagino que a Globo tenha essa preferencia pelo Massa por considerar que o tempo do Barrichello na F1 acabou. Obviamente que nunca vamos ouvir isso durante a narração; mas tenho a impressão que o Massa (desde que foi para a Ferrari) foi definido como o novo “heroi nacional”.

    So falta agora o Kimi Raikkonen começar a ter resultados mais consistentes e o Massa continuar a não terminar a corrida para que Galvão e cia definirem o finlandes como o novo “anti-heroi”,assim como fizerem com um certo alemão que guiou para a Ferrari…

    Publicado por Daniel | 30/04/2009, 8:55 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: