//
você está lendo...
ARTIGOS

KERS da McLaren/Mercedes pode ser o sistema padrão para 2010

Em novembro do ano passado, eu especulava que a parceria entre a McLaren e a Freescale Semiconductor era um movimento inteligente que sinalizava para a FIA e o restante das equipes que a McLaren estava trabalhando com a intenção de concorrer duramente como fornecedora padrão do sistema de recuperação de energia, o KERS, em 2010.

Durante o GP do Bahrein, Norbert Haug fez ainda mais publicidade do sistema, mostrando-o pela RTL, rede de televisão que transmite a F1 para a Alemanha. No trecho da transmissão abaixo, Norbert mostra os três componentes que basicamente formam o sistema: a unidade de controle (em laranja); as baterias (em preto); e o gerador motriz (metálico).

Em dois anos de pesquisa, a Mercedes conseguiu produzir um sistema que pesa abaixo de 25Kg, um grande feito de engenharia reforçado por Norbert que aponta o seu KERS como o mais leve entre todos os sistemas produzidos até aqui.

Para recarregar, o sistema precisa de apenas meio segundo de frenagem, carga que pode ser liberada gradualmente nos seis segundos regulamentares. Segurança é outro item em que o componente da Mercedes mostrou-se superior aos da concorrência, com o sistema livre de erros. Renault e Ferrari, em contraste, disputaram provas sem os seus sistemas, temendo pôr em risco membros de seu staff. A BMW foi outra que apresentou problemas com a recarga do seu KERS.

Hoje, todas as equipes utilizam a ECU (unidade que centraliza e monitora o fluxo de informações de todos os sistemas dos carros), que é produzida pela McLaren, sistema que deve oferecer melhor integração com o KERS produzido pela Mercedes — mais um trunfo na mão da montadora alemão na concorrência para 2010.

________________________________________________________________________

Discussão

2 comentários sobre “KERS da McLaren/Mercedes pode ser o sistema padrão para 2010

  1. Um ótimo motor.
    Um ótimo Kers.
    Um ótimo piloto.
    Se tivessem, logo de cara, acertado no carro pra esse ano, iria ser a Ferrari de 2004.
    Mas ainda há tempo…
    Vamo q vamo.

    ………………
    Bichampionship ’09 – yes, he can.
    In Hamilton we trust.

    Publicado por O Polêmico | 01/05/2009, 12:19 pm
  2. Mercedes Sair da F-1?
    hahahaha, cão que ladra não morde…

    eles querem é muito ficar por lá…

    Publicado por Thiago | 01/05/2009, 3:34 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: