//
você está lendo...
ARTIGOS

A Formula 1 começa domingo para as equipes tradicionais

(Imagem: Force India/Divulgação)force-india-in-barcca1(FORCE INDIA em Barcelona no início do ano: sem KERS, mas com difusor nesse final de semana na Espanha)

O grande apelo do GP da Espanha do próximo domingo será descobrirmos a exata capacidade de regeneração das tradicionais grandes equipes de F1: BMW, Renault, McLaren e, principalmente, Ferrari.

O final de semana terá quer ser de urgente e rápida reação para essas equipes, pois é quase unânime a opinião de que se nada florescer do duro trabalho feito em suas fábricas nas últimas semanas, elas começarão a redirecionar recursos para 2010.

Domingo, em entrevista para o Esporte Espetacular da Rede Globo, Rubens Barrichello lembrou muito bem que ninguém tem exata ciência de qual benefício ganhará com estas atualizações e a realidade de cada equipe só será revelada na sexta-feira, no primeiro treino livre.

_________________________________________________________________________

Abaixo, um sintético sumário com as atualizações que as equipes deixaram vazar para a imprensa nos últimos dias.

FORCE ÍNDIA: Certamente com a ajuda da McLaren, a equipe de Vijay Mallya deu um pequeno passo a frente no Bahrein com o seu provisório difusor duplo. Para a Espanha, a equipe levará finalmente a asa ajustável com refinamentos aerodinâmicos.

BMW: Para a Espanha, a equipe levará asas dianteiras e traseiras redesenhadas, além de refinamento aerodinâmico geral. O super difusor ainda não está suficientemente desenvolvido para ser usado na Espanha. Surpreendentemente, a equipe que brigou com todas as outras pela a manutenção do KERS em 2009, abrirá mão do seu sistema na Espanha para concentrar-se na evolução aerodinâmica do carro. A equipe voltará com o sistema apenas na Turquia.

RENAULT: O objetivo do time de Alonso é aumentar significativamente a carga de downforce do R29. A Renault levará para Montmeló revisões do assoalho e do difusor duplo lançado no Bahrein, além de redesenhos de suas calotas e asa traseira.

TOYOTA: A Toyota promete pequenos ajustes aerodinâmicos gerais no TF109.

RED BULL: A Red Bull fez um grande esforço de desenvolvimento nas duas primeiras corridas do ano, o que a deixa quase estagnada nesse momento. O seu super difusor aparecerá apenas em Mônaco.

TORO ROSSO: Franz Tost prometeu revisões aerodinâmicas no difusor atual da equipe.

McLAREN: A McLaren prometeu pequenos reajustes aerodinâmicos na asa dianteira e finalmente o novo difusor duplo pronto. A equipe sabe que a natureza do circuito, com uma alta demanda por carros aerodinamicamente equilibrados, pode ser o grande desafio para esse final de semana.

FERRARI: O F60B promete ser 15kg mais leve que o anterior, uma tentativa de otimizar o uso do KERS e ao mesmo tempo melhorar a distribuição de peso do carro. O difusor duplo também estará instalado e junto com mais alguns “upgrades” aerodinâmicos nas asas dianteiras e nos sidepods.

WILLIAMS: A Williams terá ajustes aerodinâmicos gerais, sem detalhes revelados ao longo de semana.

(Com a colaboração de Thiago Leopoldo, Thiago e Claudemir Freire)

Discussão

12 comentários sobre “A Formula 1 começa domingo para as equipes tradicionais

  1. Becken,
    O Aldo Costa disse que adiantou o que era possível do previsto inicialmente para a Ferrari na Turquia e Silverstone, mas considera ainda não ser suficiente para alacançar a posição que gostaria.

    Publicado por Henry | 05/05/2009, 7:46 pm
  2. Em Silverstone o campeonato já deve ter acabado para algumas equipes, Henry. Se a Ferrari não reagir agora, ela estará entre estas equipes…

    Publicado por Becken Lima | 05/05/2009, 7:49 pm
  3. Becken,
    Não duvido da sua previsão, mas se a FERRARI já esteve com problemas de confiabilidade, imagine o efeito de uma super-aceleração no projeto…

    Publicado por Henry | 05/05/2009, 7:57 pm
  4. Bem lembrado. Eu me recordo que no ano passado, alguns problemas de confiabilidade surgiram exatamente depois de alguns “up dates”…

    Se há uma tendência para o caos por lá ultimamente, não descarte algum “tilt” durante esse final de semana por conta da pressa em alcançar Brawn & Cia…

    Publicado por Becken Lima | 05/05/2009, 8:04 pm
  5. Sinceramente, estou ansioso para ver o que a Renault vai fazer, eles sempre evoluem bem os carros durante a temporada.

    Alonso em casa deve jogar para a galera nos treinos livres, mas eles devem melhorar, creio que pulando para 3 força do campeonato.

    Publicado por Claudemir Freire | 05/05/2009, 8:32 pm
  6. Alguém arriscaria os 10 q vão para o Q3?
    Vai aí minha aposta:
    As duas Brawns,
    As duas Ferraris,
    AS duas Toyotas,
    AS duas RBRs
    Alonso e
    talvez Hamilton ou Rosberg.
    Acho q a Ferrari e a Renaut de Alonso serão as q mais evoluirão em relação ao Bahrein.
    ……………..
    Becken, a McLaren levará o difusor definitivo? Ou seja, com o assoalho e toda a traseira do carro totalmente adaptados a esse novo difusor?
    Senti um desânimo do Hamilton e do Haug no preview da pagina oficial da equipe. Onde vcs viram essa novidade(difusor pronto)?

    Publicado por O Polêmico | 05/05/2009, 11:04 pm
  7. O Polêmico e Becken,
    No que diz respeito à McLaren “definitivo” é uma palavra que não se aplica.
    Estão sempre em constante evolução.

    Publicado por Henry | 05/05/2009, 11:18 pm
  8. Polêmico – O James Allen afirmou em seu blog.

    Publicado por Becken Lima | 06/05/2009, 12:20 am
  9. Ok, Henry.
    Como disse um certo piloto ao seu engenheiro de corrida na última prova, quando sugerido as opções de pneus para o seu próximo pitstop;”i agree, i agree.”
    O “definitivo” aqui aplicado é em contraposição ao “genérico”, como ficaram conhecidos os difusores duplos q foram utilizados sem uma “total” adaptação do carro ao seu conceito.

    Publicado por O Polêmico | 06/05/2009, 7:38 am
  10. Hoje tem reuniao da FOTA ne ?

    Vamos ver se vai sair alguma carta pesada para cima da FIA e tio Bernie.

    Semana passada e essa, tivemos cartas de critica por parte de Ferrari, Bmw, e Mclaren. Provavel que hoje ou amanha tenhamos, alguma noticia interessante.

    Publicado por Claudio CArdoso | 06/05/2009, 10:13 am
  11. Renault não deve utilizar o KERS.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 07/05/2009, 1:07 pm
  12. a formula 1 foi uma das melhores corridas que ja ocorreu

    Publicado por maxsuel dos santos silva | 11/05/2009, 8:44 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: