//
você está lendo...
NOTÍCIAS

Ferrari põe em pista o seu carro “B”

Ferrari testou o seu F60B em linha reta na pista de Vairano nos últimos dias. Uma revista italiana (que desconfio ser a Autosprint) cobriu os testes e o blog F1 Badger postou a matéria com fotos do carro.

O piloto de testes da equipe, o espanhol, Marc Genet afirmou que jamais “havia visto tal evolução aerodinâmica de um carro Ferrari em tão pouco tempo”. Em teoria, essas atualizações dariam meio segundo de ganho em performance para F60B. As fotos, no entanto revelam que, aparentemente, as mudanças aerodinâmicas não são assim tão radicais.

A revista aponta alguns refinamentos aerodinâmicos, como os sidepods (laterais do carro), a asa dianteira e o tão discutido difusor.

ferrari-f60b

(Obrigado ao Thiago pela dica)

Anúncios

Discussão

27 comentários sobre “Ferrari põe em pista o seu carro “B”

  1. Thanks for the mention!
    I hope to see Ferrari fighting back this weekend, as long as Button still wins of course :)

    Publicado por Adam Milleneuve | 05/05/2009, 5:09 pm
  2. É a autosprint sim…

    Publicado por Thiago | 05/05/2009, 5:10 pm
  3. @Becken,

    Também não vi ainda nada que justificasse a declaração de Gene. A não ser grandes mudanças tenham ocorrido sob o capô, F60B parece ser apenas mais uma buzzword.

    Ah, e sim, a digitalização veio da revista Autosprint realmente.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 05/05/2009, 5:12 pm
  4. You´re welcome, Adam!

    You´re not the only one around here who are still putting some hope in the
    Brawn´s guys…

    Publicado por Becken Lima | 05/05/2009, 5:16 pm
  5. Thiago Leopoldo – Meio segundo é fantástico, mas ainda assim eles ficariam atrás de uma Brawn estagnada. Levando em conta que a Brawn e outras equipes estão se movendo e atualizanzo so seus equipamentos, não sei se será o suficiente…

    Publicado por Becken Lima | 05/05/2009, 5:20 pm
  6. Becken, as mudanças aerodinâmicas – asa dianteira e novos sidepods – não são mesmo tão radicais assim, pelo menos a primeira vista. Isso nos leva a crer que essa “tal evolução” a que o Marc Gené se refere, está toda na conta do novo difusor.

    Viva! Abbiamo diffusore!

    Sei lá, acho que 5/10 ainda fica meio no laço pra pegar as outras. Vamos ver no que dá.

    Abraço.

    Publicado por Iomau | 05/05/2009, 5:26 pm
  7. Becken, eu acho que é por isso que estão falando em meio segundo. É uma marca que parece expressiva quando dita, mas que não signfica em si tanta coisa. Mas é engrassado o Gené falar que o carro ganhou tanto num teste de reta.

    Publicado por Filipe Furtado | 05/05/2009, 5:36 pm
  8. @Becken & Iomau

    Meio segundo é muita coisa! A revista diz que a equipe, com novo difusor, ganharia 8% de downforce. Li por aí relatos de que alteraram até o material dos cintos de segurança para economizar algumas gramas.

    Parece-me mais, no momento, uma tentativa desesperada do que uma evolução contundente de 0,5.

    De qualquer forma, precisamos esperar a sexta-feira para saber o que as equipes trouxeram de novo.

    “A corrida da Rainha Vermelha” nunca foi um termo tão adequado quanto agora.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 05/05/2009, 6:04 pm
  9. Bom, se a ferrari ganhou 8% a mais de downforce (com todo o pacote aerodinamico incluindo o difusor e sem aumentar o arrasto, claro) e os dados dessa matéria – http://news.bbc.co.uk/sport1/hi/motorsport/formula_one/7972046.stm
    forem suficientemente acurados, podemos ver a Ferrari quase 1 segundo mais rápida…

    Mas o melhor a fazer é esperar mesmo… hehehehe

    Publicado por Thiago | 05/05/2009, 6:11 pm
  10. @Thiago

    Eu acredito é que estes números todos sirvam para ganhar manchetes apenas. Quem sabe não queimo a língua no sábado?

    Publicado por Thiago Leopoldo | 05/05/2009, 6:15 pm
  11. Parabens ai a todos que acharam essas novidades.

    Realmente fico impressionado aqui com o pessoal. do Becken ao Pessoal dos comentarios sao TOP mesmo :-)

    Publicado por Claudio CArdoso | 05/05/2009, 6:32 pm
  12. Não quero ser pretencioso, mas na questão dos side pods e a asa dianteira a revista deve ter comido bola e das grandes, dá até pra ver claramente que o desenho da asa é o mesmo da usada no deserto

    Detalhe da asa dianteira usada no Bahrein.

    http://f1.gpupdate.net/en/photolarge.php?photoID=123399&catID=1103-3704

    Side Pods no lançamento do carro.

    A foto maior dessa parte da reportagem nada mais é que uma das saídas do Massa no Bahrein, vejam que o detalhe do casco é amarelo, e o casco do Gene é vermelho, fora que o circuito de Vairano não é tão bem cuidado como mostra a foto. E o detalhe do furinho do tal novo difusor ja esta presente nessa foto, a única diferença é a falta de duas aletas no difusor do carro testado em Vairano, então foi uma barrigada da revista.

    E a maior “revolução” que foi dada a essa nova versão foi o peso que diminuiu consideravelmente, no mais não vi nada relacionado, a não ser que seja blefe, e as fotos não sejam do carro que vai estar em Barcelona.

    Se eu estou falando bobagens me perdoem, porque não li a reportagem, mas as fotos não são reveladoras em nada.

    Publicado por Claudemir Freire | 05/05/2009, 7:03 pm
  13. CLAUDEMIR –>>

    Ainda bem, pensava que estava cego… Pq eu nao vi nada do que falava a revista. Mas como meu monitor esta uma porcaria, pensava que poderia ser problema de contraste algo do tipo no difusor.

    Publicado por claudio cardoso | 05/05/2009, 9:07 pm
  14. Quais são os critérios para um novo chassis ter q se submeter ao crash-test?
    Alguém sabe se o novo da Ferrari foi?
    ………………………………………………………………..
    Vcs viram isso aqui:

    Acredito q na cena estavam apenas levando o carro para a reta de Vairano pq o carro é o F60(basta observar a asa traseira), portanto n é um vídeo de outros anos.
    Do contrário seria uma tremenda sacanagem dos vermelhos.
    Nesse outro vídeo abaixo o carro parece bem embalado para quem está apenas levando um carro para a reta. Aquecimento de pneus para um carro q vai parar n pode ser tb. Então…

    Publicado por O Polêmico | 06/05/2009, 8:17 am
  15. Polêmico- A autosport noticiou que esse novo chassi passou no crash test na quarta feira antes do GP do Bahrein…

    Publicado por Thiago | 06/05/2009, 8:54 am
  16. @Claudemir Freire

    A asa dianteira é a mesma. A traseira possui uma remodelagem leve e quatro frisos ao invés de três.

    Os sidepods aparentam ser basicamente os da estréia, com alguns ajustes nos escapes. Porém a equipe não tem disputado corridas com estes sidepods. Se observar os links para fotos abaixo, notará as diferenças entre o lançamento e o GP da austrália:

    Perfil
    Entradas de ar
    Escapes

    Duas possibilidades:

    – Decidiram ressuscitar o pacote aerodinâmico antigo
    – Estavam testando alguns componentes, e usaram a carcaça antiga para evitar desgastes.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 06/05/2009, 12:59 pm
  17. @Thiago-Xará : Rapaz, estava olhando as fotos desse link: http://www.f1sa.gr/index.php?action=printpage;topic=590.0

    E vi que é muito difícil a gente perceber mudanças na carenagem sem fotos muito detalhadas e em mesma escala do antes e depois…

    Coisas que eu nunca tinha reparado: http://i43.tinypic.com/2z8q8gz.jpg, http://i44.tinypic.com/hrgcgg.jpg

    Do jeito que os carros de F1 são refinados, é realmente complicado notar as mudanças…

    Publicado por Thiago | 06/05/2009, 1:48 pm
  18. Boas observações Thiago Leopoldo.

    Mas eu não vi algo relevante na reportagem da revista para dizer que haviam modificações aerodinamicas e ainda destaca-las, e sim o mesmo pacote usado no Barhein, com a diferença do difusor ter duas aletas a menos que a usada na ultima prova, por que o furo para fluxo de ar ja existia.

    O que ha a se destacar foi o peso do carro que diminuiu em 15 kg, o que pode gerar um lastro mais bem alojado dando melhor eficiência aero.

    Mas manhã ja teremos algumas fotos para comparar o carro da Ferrari com essa da barrigada da Autosprint.

    Publicado por Claudemir Freire | 06/05/2009, 1:51 pm
  19. O escapamento ja esta la desde a 1a corrida, nao tem nada de novo.

    O escapamento que mostraram era o da pre temporada, inclusive foi alvo de protesto e tudo.

    No Site do FG esta escrito que o carro revisado, estará disponivel apenas no carro do Raikkonen

    Publicado por Claudio CArdoso | 06/05/2009, 2:38 pm
  20. Claudio- Pra variar mais uma matéria mal traduzida do Grande Premio…

    Seguinte: A ferrari terá varias inovações, dentre elas um chassi mais leve e esse chassi mais leve é que estará presente só no carro do Raikkonen em Barcelona…

    Publicado por Thiago | 06/05/2009, 2:49 pm
  21. Thiago –>

    Ao menos podiam por alguem que saiba ingles direito para traduzir ne…

    A decisão de por primeiro no do Raikkonen faz sentido, afinal ele é bem mais pesado que o Massa.

    Publicado por Claudio CArdoso | 06/05/2009, 3:04 pm
  22. Claudio – Exatamente o que a ferrari falou em seu comunicado: “(…)In addition to these performance related modifications, a new chassis (number 279) will be used in Barcelona by Kimi Raikkonen. It is lighter than the existing chassis and the reason only Raikkonen will use it is that clearly, his natural physique and height means he weighs more than Felipe Massa and therefore it is more of a challenge to accommodate the additional weight of the KERS system on his car.(…)”

    “…a razão por que só Kimi Raikkonen o usará é que claramente seu porte físico e altura implica que ele pese mais do que Felipe Massa, e consequentemente é mais dificil acomodar o peso extra do sistema kers em seu carro.”

    Publicado por Thiago | 06/05/2009, 3:23 pm
  23. “…a razão por que só Kimi Raikkonen o usará é simples, seu porte físico e altura implica que ele pese mais do que Felipe Massa, e consequentemente é mais difícil acomodar o peso extra do sistema kers em seu carro.”
    ficou melhor assim…

    Publicado por Thiago | 06/05/2009, 3:25 pm
  24. Becken,
    Caso interesse aos amigos do blog, traduzi o que o Aldo Costa disse no video oficial da FERRARI (YouTube) sobre o difusor duplo e o chassi light.

    Aquele video d’ O Polêmico é o aerocheck do Marc Gené com o F60B na pista de Vairano. Há também algumas imagens deste teste no video citado da FERRARI/YouTube.

    “FERRARI F60B: Entrevista de Aldo Costa TRADUZIDA para o Português”
    http://henrychannel.blogspot.com/2009/05/ferrari-f60b-entrevista-de-aldo-costa.html

    1abraço

    P.S.: O Tópicos Recentes do F1Around já funcionou…

    Publicado por Henry | 06/05/2009, 4:17 pm
  25. Obrigado, pelo link, Henry.

    Quanto à visibilidade dos tópicos, vc tinha absoluta razão ;)

    Publicado por Becken Lima | 06/05/2009, 4:20 pm
  26. Segundo o Fábio Seixas…:
    “Raikkonen usará em Barcelona um carro 3 kg mais leve do que o de Massa _e não 15 kg, como contam os sites mundo afora.”
    Mas, faz sentido.

    Publicado por O Polêmico | 07/05/2009, 7:13 pm
  27. O Polêmico,

    Felipe Massa explica:
    “Massa esclarece a questão da “pesagem” – no Felipe Motta/Jovem Pan
    http://jovempan.uol.com.br/blogs/f1/2009/05/07/massa-esclarece-a-questao-da-pesagem/

    Publicado por Henry | 07/05/2009, 7:18 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: