//
você está lendo...
NOTÍCIAS

Em uma volta espetacular, Jenson Button conquista pole na Espanha

(Imagem: Brawn/Divulgaçãjenson pole na espanha(VOLTA DE CAMPEÃO : Jenson cruza a inha de chegada a dois segundosdo final para conquistar a pole da temporada até aqui)

O piloto inglês Jenson largará pela terceira vez na pole position nessa temporada depois da mais espetacular volta em uma classificação de sua carreira. Jenson cruzou a linha de chegada para abrir a sua volta a apenas 2 segundos do encerramento da classificação, mas ainda assim, sob tal pressão, produziu uma volta soberba que o pôs no topo do grid a apenas 0.13 décimos de Sebastian Vettel, o segundo colocado.

Até o último respiro da classificação, Jenson não deu as caras e Rubens Barrichello, que foi o mais rápido na segunda fase da classificação, surgia como o favorito à pole até ali, estabelecendo a marca de 1´20.762 nos momentos decisivos. Mas Rubens foi superado logo em seguida por Vettel, um décimo mais rápido, e pela voadora volta de Button, conquistada no último setor do circuito de Barcelona — ele e o alemão foram rigorosamente iguais nos dois primeiros setores da pista (veja as parciais no gráfico abaixo).

FERRARI RESSURGE NAS MÃOS DE FELIPE MASSA: A outra boa surpresa da classificação foi o ressurgimento da Ferrari com Felipe Massa a bordo, que mostrou significativa evolução, dando ao brasileiro a oportunidade de marcar o terceira melhor tempo no Q2 e a quarta na última fase da classificação. Ao considerarmos a demanda natural por “downforce” do circuito espanhol, podemos vislumbrar a Ferrari talvez aidan mais competitiva em circuitos como os da Turquia ou da Bélgica.

KIMI RAIKKONEN: o finlandês e a Ferrari pagaram caro por subestimar a evolução natural dos tempos na Q1, como fez Felipe Massa na Austrália, e não aproveitará o bom potencial demonstrado pelo F60B hoje, tendo de largar em 16º.

NELSON ÂNGELO PIQUET EVOLUI: O companheiro de Alonso, a despeito de não passar para o Q3, teve a sua grande atuação na classificação esse ano. O brasileiro permaneceu à frente de Alonso em momentos decisivos da classificação, falhando por apenas um décimos de atingir o Q3. Seu desempenho demonstra sensível evolução na classificação, o seu ponto fraco esse ano.

A McLAREN E LEWIS: Um frustrado Lewis Hamilton teve hoje a real dimensão dos problemas aerodinâmicos do MP4/24. Nem Lewis foi capaz de extrair mais de um carro que prescinde de aderência aerodinâmica nas curvas de alta velocidade (principalmentea 9) do circuito de Barcelona. Lewis espera ao menos um pontinho ao final da corrida amanhã.

_________________________________________________________________________

classificação

peso dos carros espanha

Discussão

35 comentários sobre “Em uma volta espetacular, Jenson Button conquista pole na Espanha

  1. A grande boa nova para mim é a reação da Ferrari.
    Não apenas por eu torcer por eles. Mas é sempre bom ver uma gigante se reerguendo.
    Apesar de continuarem pisando na bola…haja visto o que ocorreu com o Kimi.

    Vamos aguardar a prova.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 09/05/2009, 10:13 am
  2. Becken,

    Não dá para fazer uma análise fria do Q3 sem termos ainda os pesos dos carros, mais eu nunca assisti a uma F1 com treinos tão equilibrados na minha vida.

    Esse de hoje em Barcelona foi um espetáculo !

    Na Q2, onde temos uma visão clara da velocidade dos carros, a diferença do melhor tempo para o 10 foi de 0,555 ! Com carros de SETE EQUIPES ! Isso é fantástico numa categoria topo do automobilismo.

    Não vi o grid da GP2, mais não acredito que seja mais apertado que esse Q2 entre os dez primeiros, e olha que lá eles correm com carros e motores iguais.

    Estamos vendo momentos raros na categoria. Vamos aproveitar !

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 09/05/2009, 10:18 am
  3. Amigos,

    Não me contive e fui ver o Grid da GP2 : 0,773s entre o primeiro e o 10o. Menos apertado que os 10 classificados no Q2. Com carros iguais e motores iguais….

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 09/05/2009, 10:21 am
  4. Na Q2, onde temos uma visão clara da velocidade dos carros, a diferença do melhor tempo para o 10 foi de 0,555 ! Com carros de SETE EQUIPES ! Isso é fantástico numa categoria topo do automobilismo.

    Não vi o grid da GP2, mais não acredito que seja mais apertado que esse Q2 entre os dez primeiros, e olha que lá eles correm com carros e motores iguais.

    Estamos vendo momentos raros na categoria. Vamos aproveitar!

    Sirlan – vc tá coberto de razão. Acho que esse foi o mais emocionante e imprevisível qualifying do ano. A volta do Jenson foi obra de campeão, mesmo que ele tenha um carro como esse nas mãos. Vamos ver o peso, mas desconfio que ele esteja mais leve que o Rubens e o Vettel com uma gota de gasolina…

    Fernando: vou fazer um gráfico para mostrar o desempeho das equipes no Q2 nessas cinco provas e mostrar a evolução de cada uma. A Ferrari deu um salto gigantesco, fantástico para o Felipe que fez um grande trabalho hoje tb.

    Publicado por Becken Lima | 09/05/2009, 10:25 am
  5. Bom dia Don Becken !!!

    Que treino rapaz !!!

    Amanha a corrida promete !!!

    Que show que a Ferrari comecou a reagir, e que pena que o Nelson Piquet ficou para tras no Q2, tinha comemorado que na hora ele havia entrado com o 8 tempo mas no fim nao deu…

    Abracao e bom fim de semana,

    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 09/05/2009, 10:29 am
  6. Pode ser só impressão, mas eu noto uma falta de comunicação enorme entre Kimi e os engenheiros da Ferrari. Problema sério isso.

    Publicado por Larissa Oliveira | 09/05/2009, 11:18 am
  7. Segundo Rubens Barrichello, Jenson Button continua com Sorte!

    Publicado por Jobson | 09/05/2009, 11:33 am
  8. não jobson..sem maldade..o rubinho disse que ficou impressionado com o desempenho dele..o proprio button tb…
    o ross disse que o rubens estava tendo azar, mas estava compensando com o desenvolvimento do carro (que o eng. da brawn diz ser muito fruto do trabalho do rubens, e o button ganhando os frutos disso) ;
    o ico deixou no blog dele uma ótima análise das performances e das dificuldades de cada piloto
    vejo simplesmente, não sei se é o seu caso, mas no geral, uma implicância com o cara até no desempenho, e no talento, sem notar as dificuldades nem as dinâmicas singulares de cada corrida.
    ele é um bobão, fala besteira, cria falsas esperanças, mas que é competente e tem talento, ele tem. é preciso separar as coisas.

    Publicado por Ridson | 09/05/2009, 11:46 am
  9. Eu acho que o Barrichello foi muito bem na classificação, e só teremos real medida do trabalho do Button em comparação com o dele, quando a FIA publicar o peso dos carros, daqui a pouco.

    Eu suspeito, como vem sendo a regra esse ano, que o Barrichello esteja um pouquinho mais pesado, mas vamos esperar…

    Publicado por Becken Lima | 09/05/2009, 11:58 am
  10. Eu também achei que o Barrichello foi bem, acredito que ele esteja mais pesado que o Button e Vettel, fiquei muito feliz pela reação do Massa, ele merece!

    A corrida amanhã promete!

    Publicado por André Távora | 09/05/2009, 12:14 pm
  11. Não foi por maldade Ridson, como você mesmo citou “ele é um bobão, fala besteira, cria falsas esperanças” e isso o deixa em uma situação passível de críticas. Becken, já que o Rubens ficou impressionado com a super volta do Button, e demostrou certa decepção com o 3º lugar, então acho que é o inglês que está mais pesado!

    Publicado por Jobson | 09/05/2009, 1:17 pm
  12. EU ja chuto que o Paraquedas(barrichello) esta mais leve, ele na entrevista tinha dito que vinha para brigar pela Pole.

    Publicado por claudio cardoso | 09/05/2009, 1:22 pm
  13. Olá Becken,

    Gosto muito de suas opiniões e análises… mas venho aqui hoje para comentar um outro aspecto do seu blog: o design, as imagens que você escolhe… realmente muito bonito!!!

    Parabéns de verdade,pelas opiniões e pelo “zelo” que você da para ele!

    Abraços

    Luis

    Publicado por Luis Orsolon | 09/05/2009, 1:23 pm
  14. Declaração do Jeson:
    “An unexpected but very pleasing pole position today and it is probably my most satisfying pole of the season. Rubens been really quick all weekend and I was able to benefit from that by LOOKING AT HIS SET-UP to overcome some of the issues that we faced in practice yesterday …”

    Alguém ai duvida porque o Ross Brawn contratou o Rubens?

    Publicado por filho do vento | 09/05/2009, 1:27 pm
  15. A classificação foi fantástica. É por isso que eu nunca critiquei o formato da SuperPole. Sou contra apenas à questão do combustível, que será solucionada em 2010. Embora eu seja adepto das coisas mais simples, como a classificação em 1 hora com todos os carros na pista e seja-o-que-Deus-quiser, o formato atual dos treinos é realmente interessante.

    Já agora, tenho 4 coisas a dizer:

    1) Button pilotou com a frieza e a precisão de um verdadeiro campeão. Surpreendente. Sempre achei o inglês um bom piloto, mas em 2009 ele tem se mostrado um pouco acima da média. Impressionante.

    2) Vettel é um fenômeno em formação, mas a falta de experiência vai pesar um pouco contra o alemão. Vide Austrália.

    3) A corrida não promete grandes emoções, a não ser que chova. E se chover, tudo pode acontecer – com Vettel sendo o favorito.

    4) Vale lembrar que, dos quatro primeiros, só Felipe Massa larga com o KERS. E nós sabemos que a grande virtude dessa peça é justamente a largada. Se a Ferrari pular na ponta, dessa vez tem carro pra imprimir um ritmo forte e pode até dar zebra. Olho nele.

    Publicado por Hugo Becker | 09/05/2009, 1:45 pm
  16. 1. Jenson Button, Brawn GP, 646kg
    2. Sebastian Vettel, Red Bull, 651.5
    3. Rubens Barrichello, Brawn GP, 649.5
    4. Felipe Massa, Ferrari, 655
    5. Mark Webber, Red Bull, 651.5
    6. Timo Glock, Toyota, 646.5
    7. Jarno Trulli, Toyota, 655.5
    8. Fernando Alonso, Renault, 645
    9. Nico Rosberg, Williams, 668
    10. Robert Kubica, BMW Sauber, 660
    11. Kazuki Nakajima, Williams, 676.6
    12. Nelson Piquet, Renault, 677.4
    13. Nick Heidfeld, BMW Sauber, 676.3
    14. Lewis Hamilton, McLaren, 683
    15. Sebastien Buemi, Toro Rosso, 678
    16. Kimi Raikkonen, Ferrari, 673
    17. Sebastien Bourdais, Toro Rosso, 669
    18. Heikki Kovalainen, McLaren, 657
    19. Adrian Sutil, Force India, 675
    20. Giancarlo Fisichella, Force India, 656

    Publicado por Filipe Furtado | 09/05/2009, 1:50 pm
  17. 1. Jenson Button, Brawn GP, 646kg
    2. Sebastian Vettel, Red Bull, 651.5
    3. Rubens Barrichello, Brawn GP, 649.5
    4. Felipe Massa, Ferrari, 655
    5. Mark Webber, Red Bull, 651.5
    6. Timo Glock, Toyota, 646.5
    7. Jarno Trulli, Toyota, 655.5
    8. Fernando Alonso, Renault, 645
    9. Nico Rosberg, Williams, 668
    10. Robert Kubica, BMW Sauber, 660
    11. Kazuki Nakajima, Williams, 676.6
    12. Nelson Piquet, Renault, 677.4
    13. Nick Heidfeld, BMW Sauber, 676.3
    14. Lewis Hamilton, McLaren, 683
    15. Sebastien Buemi, Toro Rosso, 678
    16. Kimi Raikkonen, Ferrari, 673
    17. Sebastien Bourdais, Toro Rosso, 669
    18. Heikki Kovalainen, McLaren, 657
    19. Adrian Sutil, Force India, 675
    20. Giancarlo Fisichella, Force India, 656

    Publicado por Larissa Oliveira | 09/05/2009, 1:50 pm
  18. hahaha Comentários duplos ao mesmo tempo.

    Publicado por Larissa Oliveira | 09/05/2009, 1:51 pm
  19. A ordem de parada do pelotão da frente será Button, Alonso e Glock, na volta seguinte Barrichello e Webber, depois Vettel e finalmente Massa e Trulli.

    Publicado por Filipe Furtado | 09/05/2009, 1:54 pm
  20. Jenson mais pesado que Rubesn como a gente esperava. Felipe Massa está pesado, o que confirma a fantástica recuperação da Ferrari…

    Publicado por Becken Lima | 09/05/2009, 1:55 pm
  21. Becken, o Rubens mais pesado que o Jeson

    Publicado por filho do vento | 09/05/2009, 1:59 pm
  22. E entupiram o hamilton de gasolina

    Publicado por filho do vento | 09/05/2009, 2:00 pm
  23. . Jenson Button, Brawn GP, 646kg
    2. Sebastian Vettel, Red Bull, 651.5
    3. Rubens Barrichello, Brawn GP, 649.5
    4. Felipe Massa, Ferrari, 655
    5. Mark Webber, Red Bull, 651.5
    6. Timo Glock, Toyota, 646.5
    7. Jarno Trulli, Toyota, 655.5
    8. Fernando Alonso, Renault, 645
    9. Nico Rosberg, Williams, 668
    10. Robert Kubica, BMW Sauber, 660
    11. Kazuki Nakajima, Williams, 676.6
    12. Nelson Piquet, Renault, 677.4
    13. Nick Heidfeld, BMW Sauber, 676.3
    14. Lewis Hamilton, McLaren, 683
    15. Sebastien Buemi, Toro Rosso, 678
    16. Kimi Raikkonen, Ferrari, 673
    17. Sebastien Bourdais, Toro Rosso, 669
    18. Heikki Kovalainen, McLaren, 657
    19. Adrian Sutil, Force India, 675
    20. Giancarlo Fisichella, Force India, 656

    haha mesmo na hora em que eu ia por o peso

    acho que fica, na corrida, uma aposta p/ dobradinha da brawn com vettel e massa brigando pela 4 posição. embora a red bull seja uma equipe regular com um ótimo carro, o ritmo das brawns é excelente e eles virão com uma estratégia que aposte na dobradinha.
    agora, se felipe massa vier com tudo na largada, as coisas mudam drasticamente.
    não aposto em largada limpa, e sim uma bem disputada
    e não acho que a chuva vá embaralhar tanto desta vez. eles estão superatentos a isso.
    1. button
    2. barrich.
    3. vettel
    4. massa
    5. webber

    o resto eu não vou arriscar palpite, mas aposto que o kova não passa da 1ª volta =P

    Publicado por Ridson | 09/05/2009, 2:02 pm
  24. O Hamilton esta indo para uma parada desde que os macios resistam.

    Publicado por Filipe Furtado | 09/05/2009, 2:05 pm
  25. Com esses pesos muda um pouco o cenário da classificação.

    O Button e o Barrichello fizeram mais ou menos o mesmo treino. A diferença de 0,25s parece ser em grande parte em função do peso dos carros. Talvez a comemoração grande tenha sido porque o Button não vinha tão bem no trei, e quase não consegue abrir a volta, e no final tirou a pole da Red Bull.

    O Vettel pode ser o nome da corrida. Pelo peso que carrega a mais, foi o mais rápido do Q3, junto com o Massa. Pode vencer.

    Surpreendente o tempo do Massa. Analisando friamente uma performance pelo menos no nível do Vettel. Como já foi dito, ele pode usar o Kers na largada e aí quem sabe até pensar em vitória. Vai depender muito do comportamento do carro em corida.

    No mais, Trulli e Glock com o mesmo tempo, sendo o italiano 9 kg mais pesado…

    A turminha lá de trás (Hamilton, Piquet, Kimi, Heidfeld) bem pesada, o que deve embolar a classifiação quando os da frente começarem a parar. Acho que vão ter que arrumar lugar para passar na pista.

    Uma questão : Em anos anteriores as posições pares no grid da Espanha eram muito prejudicadas pela falta de borracha deste lado da pista. Ninguém tocou no assunto. Isso ainda procede ?

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 09/05/2009, 2:05 pm
  26. A julgar pela GP2 hoje procede.

    Publicado por Filipe Furtado | 09/05/2009, 2:07 pm
  27. Felipe,

    Fazer uma parada é difícil pro Hamilton, por causa da regra de usar os dois compostos de pneus. Ele teria que largar com duro e usar o macio depois por muitas voltas.

    Publicado por filho do vento | 09/05/2009, 2:09 pm
  28. traduzindo o trecho que o filho do vento trouxe;

    Declaração do Jeson:
    “An unexpected but very pleasing pole position today and it is probably my most satisfying pole of the season. Rubens been really quick all weekend and I was able to benefit from that by LOOKING AT HIS SET-UP to overcome some of the issues that we faced in practice yesterday …”

    ” Uma inesperada mas muito gratificante pole hj e é provavelmente minha pole mais satisfatória nesta temporada. Rubens foi realmente muito rápido no fim de semana inteiro e eu tive benefícios disso ao OBSERVAR ALGUMAS DE SUAS CONFIGURAÇÕES para trazer alguns ajustes os quais presenciamos no treino ontem.”

    se vcs visitarem o blog do ico, lá tem uma reportagem falando sobre esse papel do rubens na configuração do carro, inclusive o engenheiro de rubens destacando o fato de jenson usar alguns de seus ajustes para o qualifying ou p/ a corrida. nada contra isso, pelo contrário, a equipe precisa desta interação.
    não é a toa que button quis tanto rubens na equipe: se dão bem e o cara ainda pode aproveitar dos ajustes…

    Publicado por Ridson | 09/05/2009, 2:12 pm
  29. Qual é a média de kilos por volta para esse circuito?
    Interessante o Vettel e o Webber com o mesmo peso, não?
    Nunca vi o Lewis “Coulthard” Hamilton pilotar um carro tão pesado assim.
    Será q ele vai saber encontrar os pontos de frenagem nas primeiras voltas?
    Só uma chuva começando momentos antes do seu pit-stop pra conseguir alguma coisa nessa corrida.

    Publicado por O Polêmico | 09/05/2009, 2:45 pm
  30. 2,5kg.

    Polemico, talvez a esperança da McLaren seja esta, existe alguma chance de chuva.

    Publicado por Filipe Furtado | 09/05/2009, 2:53 pm
  31. É isso aí. Fiquei muito empolgado com a Ferrari.
    Pontos positivos para Massa: KERS e os 50kg de combustível. Isso realmente pode dar pódio.

    Vamo Massa. Senta a Púa!

    Publicado por Iomau | 09/05/2009, 3:27 pm
  32. Se tudo correr dentro do script da Massa amanhã, ele deve largar melhor que os 3 carros a sua frente, vai chegar no fim da reta no mínimo em segundo, e com gasolina a mais dá suas voltas voadoras e garante a ponta dái pra frente é só administrar.

    Bela história, rsrsr.

    Mas da Button novamente, com chuva, sol ou terremoto.

    Mas ficarei na torcida para o Vettel, ele tem um pouco mais de gas que o Button e se seguir de perto o Button deve ser a surpresa no fim da corrida.

    Que pena deu do Barrichello, ele realmente fez uma volta perfeita, se não fosse a gasolina a menos que ele o Button não faria a pole.

    Quem saiu bonito na foto foi o Piquet Jr. além de ficar a 1 décimo do Alonso com um carro inferior ainda mandou um “pentelho” na transmissão, foi a melhor do dia.

    A Mclaren sofreu com o carro, mas o Hamilton balanceou a coisa, já o outro piloto que merda….

    BMW ?

    De acordo com o Galvão a Red Bull estava morta, uhumm, cara mais besta, devia ficar narrando framengo e fruminense.

    No mais agora é esperar, esfregando as mãos para amanhã.

    Publicado por Claudemir Freire | 09/05/2009, 4:15 pm
  33. Pergunta: Com Button campeão no fim do ano (vai ser difícil não dar isso), os feitos do Schumacher ficariam diminuídos?

    Pensei nisso agora, o mágico da historia dos 7 títulos do Schumacher parece ser o Brawn com ótimos carros (no limite do regulamento) e um bom segundo piloto dando dica, vide o que o Jeson, um piloto não tão cotado anda fazendo esse ano.
    Obviamente que o Schumi foi um grande piloto e garantia muita corrida com voltas fantásticas antes dos pit stops. Mas..é impressão minha ou o Michael não foi campeão sem o Brawn?

    Publicado por filho do vento | 09/05/2009, 4:40 pm
  34. Corrida imprevisível, Brawns mais leves.
    Se os 4 primeiros andarem em comboio, Vettel e Massa têm boas chances.
    Será que veremos o primeiro KERS vencendo? A largada deve ser decisiva!

    Webber e Vettel parar na mesma volta não tem sentido, o peso igual deve ser os quilinhos a mais do Webber.

    E Galvão dizendo que a tendência era as Red Bull’s ficarem atrás foi ótimo, 5 segundos depois o Vettel fez o primeiro tempo. Acho que se fizer um blog “besteiras do galvão na F1” da mais material que a própria F1.

    Publicado por KBK | 09/05/2009, 7:06 pm
  35. Filho do Vento -> o Schumacher ja andava bem, e ja era campeao do mundo, muito antes do Rubens ser 2o piloto, entao nos podemos nem de longe dizer que o Rubinho era o acertador do carro do schumacher.

    Publicado por Claudio CArdoso | 09/05/2009, 7:09 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: