//
você está lendo...
ARTIGOS

Ferrari dá um passo vigoroso rumo ao topo e Massa pode complicar vida de favoritos

(Imagem: Ferrari/Divulgação) massa happy(FELIPE sorri com o seu carro novamente. O brasileiro pode ser o grande personagem da corrida amanhã)

Hoje, após a disputada classificação para o GP da Espanha, o brasileiro Felipe Massa finalmente sorriu ao falar do seu carro. Felipe encara com cautela a corrida de amanhã, mas não esconde que está otimista com o atualizado F60. Ele certamente tem boas razões para isso. O super pacote que a Ferrari preparou para a Espanha deu grande resultado e o brasileiro pode finalmente sonhar com o primeiro pódio da equipe na temporada.

A revelação dos pesos dos carros poucas horas depois da classificação foi outro bom sinal para o time rosso. Felipe ficou a um décimo e meio do pole-position Jenson Button, mas larga com 9 kg a mais de combustível que o inglês. Segundo estimativas, Massa poderá estender a sua parada até 4 voltas depois da de Jenson e entre os “top 6”, é o que tem mais flexibilidade para tirar vantagem das estratégias de parada.

O KERS poderá ser outra poderosa armas em suas mãos em um circuito famoso pela dificuldade de ultrapassagem. O segundo carro equipado com KERS é o de Lewis Hamilton, que está preso bem atrás de Massa, na 14ª posição. Felipe terá poucos carros à sua frente para tirar vantagem do equipamento na longa reta da pista espanhola.

EVOLUÇÃO ROSSA ATÉ AQUI NA TEMPORADA

O gráfico abaixo, que usa como base as marcas alcançadas no Q2 (a segunda fase da classificação quando os carros atingem o pico de desempenho no final de semana) mostra como o GP na China foi o ponto de inflexão, o fundo do poço da equipe de Maranello, e como a partir daí a equipe veio evoluindo o “raw speed”, a velocidade pura do seu carro.

Marc Gené, piloto de testes, estimou em meio segundo o ganho que o “up grade” no F60 traria e o espanhol quase acertou. Em relação ao carro mais rápido nos Q2 do Bahrein e da Espanha, a Ferrari aproximou-se 0.4 décimos de segundo. Massa ficou a 0.5 décimos no Bahrein e agora está, supostamente, a 0.15 décimos.

Resta a dúvida quanto ao ritmo de corrida, o que saberemos amanhã. Há uma grande variação na forma como as equipes tratam os seus pneus — algumas desgastam mais os maios e outras rendem menos com os duros — e isso pode influenciar nos tempos e performances durante a corrida.

A certeza é que a Ferrari de um enorme salto de qualidade hoje e pode ao menos embolar a luta pelo campeonato nas próximas corridas. Se houver qualquer distração dos ponteiros, os vermelhos podem definitivamente entrar na briga pelo campeonato.

Q2 FERRARI

Discussão

3 comentários sobre “Ferrari dá um passo vigoroso rumo ao topo e Massa pode complicar vida de favoritos

  1. O sobrenome do espanhol que testa a Ferrari é Gené, Becken.

    A recuperação da Ferrari é realmente impressionante e Massa fez o certo ao aderir uma estratégia mais convencional, mas ainda prefiro esperar pelas próximas provas pra emitir uma opinião mais concreta. Andar bem em Barcelona nunca foi um grande problema para a Ferrari, e tenho a sensação de que esse salto de performance é mais ocasional do que parece.

    Ainda assim, mantenho a opinião de que, dependendo da largada, Massa pode brigar pela vitória. E aí sim, com uma nova motivação, a equipe pode acertar os trilhos definitivamente.

    Publicado por Hugo Becker | 10/05/2009, 12:52 am
  2. Massa e Raikkonen foram rápidos durante todos os treinos, considerando o peso é claro.
    O rítmo de corrida deve ser muito parecido, ou melhor, que Brawns.

    Publicado por KBK | 10/05/2009, 1:51 am
  3. Obrigado, Hugo! :)

    Corrigido!

    Publicado por Becken Lima | 10/05/2009, 8:22 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: