//
você está lendo...
ARTIGOS

Penske de volta à Formula 1?

(Imagem: GPWEEK)penske na f1(ROGER: ele tem cacife e experiência para estabelcer uma equipe na F1 novamente)

A revista online, especializada em automobilismo, GP WEEK, tem na edição pós Barcelona a revelação de Bernie Ecclestone de que há uma segunda equipe americana interessada em entrar na Formula 1 em 2010.

A declaração de Bernie causa muito interesse, e começamos a inferir e especular sobre qual das tradicionais equipes da Formula Indy (a fonte mais provável) esteja interessada alinhar um carro no grid da F1.

Entre as grandes, Andretti-Green e Ganassi poderiam ser as equipes, mas quem tem uma experiência anterior na categoria ancorada no velho mundo é o lendário Roger Penske, dono da Penske Racing. Roger já competiu e venceu em todos os campeonatos que já disputou, inclusive na Formula 1. É essa experiência que o garante como um dos únicos donos de equipe nascido nos EUA a ter uma percepção real do valor da Formula 1 dentro do universo do automobilismo. Ele, portanto, é a melhor aposta.

Se confirmada a entrada de mais uma equipe americana na F1, ela se juntaria à USAF1/USGPE, que tem o seu programa desenvolvimento seguindo de vento em popa no momento. Ontem, Peter Windsor, um de seus diretores, garantiu já ter o protótipo do carro pronto, inclusive com o sistema de recuperação de energia, o KERS, incluso no projeto.

A próxima reunião entre FOTA e FIA, que decidirá definitivamente o teto orçamentário sobre o qual a F1 competirá em 2010, será fundamental para o destino dessas novas equipes.

Discussão

19 comentários sobre “Penske de volta à Formula 1?

  1. Sei que o assunto aqui é Penske, mas como tb fala sobre o regulamento vamos la:

    O pessoal que acusa eu e o Claudemir de Ufonista, é so olhar bem o que esta acontecendo, e eu falei isso logo no inicio da briga.

    Ferrari, falou que poderia nao correr com esse regulamento para ano que vem.

    Toyata, Ja disse que nao fica na formula 1 e pode ate ir para Le Mans se ficar esse regulamento.

    BMW idem

    Mais uma hoje.

    Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, garantiu que nenhuma das duas equipes da empresa vai se inscrever para a disputa da temporada de 2010 caso não haja mudanças na regra envolvendo o teto orçamentário da FIA

    O empresário confirmou que há planos de uma ação liderada pelas escuderias de fábrica de segurar suas entradas no período proposto por Max Mosley. “Se as regras para 2010 seguirem inalteradas, não vamos participar do Mundial. E acho que os times oficiais também não. Então, talvez apenas duas ou três equipes que existam hoje confirmem suas inscrições”, disse Mateschitz ao jornal “Salzburger Nachrichten” desta segunda-feira (11).

    Bem nos os Ufanistas (eu e o Clademir) falamos ja temos ai no bolo.

    Ferrari, BMW, Toyata, Red Bull, Toro Rosso.

    e pelo que ele diz no fim, tb estao nessa Mercedes e Renault

    E ai ja da ou nao para um campeonato ?? fora quem vai pular fora do barco na hora que ver que barco esta afundando.

    Publicado por Claudio CArdoso | 11/05/2009, 1:33 pm
  2. Becken,

    Com todas essas polemicas de teto orcamentario, dois possiveis regulamentos equipes revisando sua participacao, te pergunto

    Como a FOTA pode criar um campeonato paralelo de automobilismo se todas a categorias sao reguladas pela FIA ?

    Vc acredita que seria realmente possivle uma quebra e uma independencia por partes das equipes de F1 ?

    Entendo que o buraco eh bem mais embaixo com Dieritos de TV , renegociacoes com patrocinadores, nvos regulamentos, utilizacao de circuitos enfim.

    Um abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 11/05/2009, 3:40 pm
  3. Claudio, todas as montadoras fizeram a mesma coisa quando Max propos o motor único. É tudo jogo de cena para pressionar a FIA. A idéia de atrasar a incrição porém é bem possivel. Acho que a esta altura a FOTA já fez as pazes com a idéia de que existirá um teto e está preocupada mesmo em joga-lo pára cima. Inclusive porque a FOTA é rachada no assunto teto, as montadoras são contra tudo, Red Bull, Brawn, Williamns e Force India gostam da ídeia de um teto, são contra a idéias das duas categorias.

    Falando nisso, a Williams levantou a idéia das equipes fazerem o acordo para ninguém respeitar o teto na primeira temporada para que as equipes maiores tivessem tempo para ou negociar um aumento nele ou para se adaptarem.

    Publicado por Filipe Furtado | 11/05/2009, 3:44 pm
  4. Fernando, da mesma forma que a IRL cuida do seu campeonato, que a LCO de Le Mans, que a famila Freance da Nascar, etc. A FIA não tem como dizer não a campeonatos independentes, mas ela regulamenta a parte de segurança de todos estes campeonatos e teria como pegar muito no pé da FOTA sobre este angulo.

    Publicado por Filipe Furtado | 11/05/2009, 3:47 pm
  5. Filipe,

    Acho que a maioria desses compeonatos sao disputados em circuitos que a F1 nao participa e nao sei se todos tem um nivel internacional de abrangencia.

    POr isso digo que uma atitude dessa pode nao passar de uma ameaca nao sei se seria possivel criar um campeonato de um ano para o outro .

    Mas obrigado pela resposta.

    Um abraco,

    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 11/05/2009, 3:59 pm
  6. Sobre o tema do post: Ganassi mal consegue manter sua equipe da Nascar funcionando – fechou um dos carros a pouco tempo – e o Andretti deve estar mais preocupado em não ser atropelado pela Newman Haas na IRL, então por exclusão se for uma equipe de monopostos teria de ser a Penske.

    Publicado por Filipe | 11/05/2009, 4:00 pm
  7. Filipe Furtado –>

    nao é bem essa a lista nao heim, inclusive esta no inicio do meu primeiro texto.

    Dietrich Mateschitz, dono da Red Bull, garantiu que nenhuma das duas equipes da empresa vai se inscrever para a disputa da temporada de 2010 caso não haja mudanças na regra envolvendo o teto orçamentário da FIA

    quem pode ser contra, é a Force India, WIllians e a Brawn.

    e do outro lado temos

    McLaren, Ferrari, Toyota, Renault, Red Bull e Toro Rosso.

    Sinceramente se tiver esses dois campeonatos, eu vou assistir ao das outras. Nao vou dar a minima para a GP2A(que é o que a F1 vai se tornar se rachar)

    QUanto a questao da segurança que a FIA pode pegar no pe, existe um detalhe, ela nao vai poder exigir um nivel diferente do que ja exige para a F1, pq iriam ser 2 campeonatos equivalentes, logo tem de ser mantido os padroes de hoje.

    E outra coisa, a questao de fazer ou nao com a aprovacao da FIA vai muito da legislaçao de cada pais. Ate porque se fosse uma coisa séria o WRC nao poderia existir, ja viu aqueles carros correndo a 200 km com arvore do lado, gente na pista, gente na tangencia das curvas, correndo nas montanhas sem guard rail, sem esquema de resgate de 5 minutos e mais um monte de coisas.

    Publicado por Claudio CArdoso | 11/05/2009, 4:12 pm
  8. A Red Bull também chegou a dizer que era a favor do teto.

    Como eu sou fã de automobilismo e não de F1, se rolar um racha verei as duas na medida da possivel assim como neste final de semana vi a F1, a GP2, a Nascar e as 13 horas de treinos oficias de Indianopolis.

    Publicado por Filipe | 11/05/2009, 4:20 pm
  9. Filipe –>

    Retirado da Autosport

    Mateschitz visited the Spanish Grand Prix on Saturday, amid high political tension between the teams and FIA about cost-cutting rules that have been introduced for next season.

    And he made it clear that Red Bull would join a host of manufacturer teams in withholding their entries for 2010 for now.

    “If the proposed rules for 2010 remain unchanged, we will not enter next year’s championship,” said Mateschitz as part of an interview that appeared in the Austrian Salzburger Nachrichten newspaper on Monday.

    “And I guess that won’t do the works teams either. So possibly only two or maybe three of the existing teams will enter the championship.

    “The conditions for 2010 at the moment make it impossible to sign in. But I hope there will be a meeting and a settlement before the entry deadline.”

    Publicado por Claudio CArdoso | 11/05/2009, 4:35 pm
  10. Sei Claudio e antes disso ele disse outra coisa. Meu ponto é que no momento tuo isso é manobra politica, estão todas as partes (incluindo a FIA) fazendo jogo de cena. Não vale a pena perder tempo e paciencia repercutindo estas coisas

    Publicado por Filipe | 11/05/2009, 5:32 pm
  11. Sobre o post.

    Mas seria legal ter mais um garagista na F1 como o Mr. Penske, só acho que entraria no barco mais furado do mundo.

    É Becken o post já foi pro saco mesmo, então vamos a polêmica.

    Se as sete equipes que se mostraram rebeladas contra o teto e o racha de dois em um, não se inscreverem até o dia 29 de maio a coisa vai ficar interessante.

    1º – FI também estaria fora do mundial 2010 em função da assossiação com a Mclaren, ela não poderia deixar de apoiar os prateados.

    2º – A Williams não faria questão alguma de ficar com a FIA_FOM, e com a debandada geral, e um campeonato forte do outro lado, eles não ficariam.

    3º – Resta a Brawn, será que ele seria tão bobinho de ficar sozinho ?

    Bom não teriamos nenhuma equipe assinando para a temporada 2010.

    Restaria as equipes que querem se inscrever, que não dá pra fazer um campeonato de 20 carros, e imaginem o nível técnico.

    Pensem agora na questão comercial.

    Sem Ferrari e Mclaren, qual empresa assinaria cotas de patrocínios com a FOM para 2010, assinariam porque tem USAF1, Dubai Racing ou iSport ?
    Inviabilizaria todo o compeonato de F1, essas novas equipes teriam até problemas para encontrar patrocinadores para seus carros, as TV´s iriam querer seus investimentos devolta, porque a audiência despencaria, circuitos idem e por aí seria a calamitósa ideia de Mr. Mosley.

    O nome F1 não sigfica nada perto de nomes como Ferrari e Mclaren, e se essas equipes debandarem a F1 acaba.

    Por outro lado, com o teto orçamentario de 49 mi de euros, como a British American Tobbaco vai falar para seus acionistas que paga para a Ferrari 60 mi de dolares por ano?

    Esse é só um dos estraves dessa estapafurdia idéia. Todas as empresas que patrocinam as equipes iriam querer rever suas cotas, isso desvalorizaria as equipes num todo, por esse motivo é que o teto é o pior que pode acontecer a elas, perderiam dinheiro ja em 2010.

    UM CAMPEONATO NOVO.

    Não existe entraves da FIA para que isso venha acontecer, ela só poderia reger as normas de segurança (o que devia fazer agora), e mais nada.

    Mas não existiria a FOM, então todo o dinheiro arrecado com patrocínios e Tv´s seriam dividos entre as equipes. Mas, vão dizer que elas não te dinheiro para organizar um campeonato.

    Amigos, a FOM não investe 1 misero dolar para organizar o mundial, é tudo patrocínios de logistica com a DHL quando as corridas são feitas fora da Europa, os circuitos pagam para ter a F1, as placas estaticas são de direito da FOM.

    Ou seja, só entra grana, não sai.

    Só não sei se teriam tempo hábil para fazer um campeonato fora da Europa o ano que vem, mas pistas e dinheiro para organizar isso não faltaria.

    Sobre circuitos onde corre a F1 hoje e que ja tem contratos, alguém aqui no blog disse que não ha contratos de exclusividade, ou seja todos pooderia sediar corridas do novo campeonato.

    Por fim, a FOTA vai sair ganhando essa quebra de braços, o limite orçamentário vai ser instituido mais com valores bem acima de 100 mi euros, e as equipes vão tirar mais um naco de dinheiro da FOM.

    Publicado por Claudemir Freire | 11/05/2009, 5:35 pm
  12. Claudemir ->

    Sem contar que a nova formula FOTA nao precisa necessariamente no 1o ano correr fora da europa, mas tb duvido que nao teriamos a corrida no brasil se tivesse um campeonato FOTA.

    E Dubai(se eu nao me engano nao é la que estao fazendo o Ferrari World ?) com certeza tb iria embarcar nessa, fora alguns outros arabes.

    Publicado por Claudio CArdoso | 11/05/2009, 6:44 pm
  13. Sobre a Penske (e outras):

    Qualquer coisa vinda da boca de Bernie Ecclestone é preciso levar com muita, mas muita desconfiança. Até que ponto isto é verdade ou não, não sei. Pode ser um mero “bluff” do Tio Bernie para tentar desarmar as equipas inscritas na FOTA, devido à história do tecto orçamentário.

    Quanto ao outro assunto do dia… não quero alongar muito no assunto (tive um dia exaustivo hoje, pois ando a fechar uma edição), mas gostei muito da opinião do Claudemir Freire sobre o tecto orçamentário. Não vou tão longe com os 100 milhões, mas acho que 80 mi seria uma espécie de acordo razoável. E estas declarações não são mais do que a mais recente batalha na “Guerra Fria” entre a FIA e a FOTA. E esta última está a demonstrar união nesta altura do campeonato.

    Publicado por Speeder_76 | 11/05/2009, 6:57 pm
  14. Voltando ao assunto que recusa a morrer a Williams já avisou que corre em 2010 independente da decisão das outras equipes (Bernie deve ter ligado para ele esta noite lembrando dos adiantamentos que a FOM lhe deu).

    Publicado por Filipe | 11/05/2009, 9:34 pm
  15. Eu acho que o regulamento não passa. Afirmei isso em meu blog, hoje. Não vai passar, já são seis as equipes que ameaçam sair da Fórmula-1, entre elas Ferrari, McLaren e Renault.

    Não vai passar, e se uma equipe ingressar na Fórmula-1 em 2010 já me dou por satisfeito. Portanto as especulações em torno da Epsilon Euskadi, da Lola, da Prodrive e etc, não tenho levado mais a sério. A única que considero agora é a USF1, que já havia se programado para entrar na categoria bem antes de surgir qualquer rumor sobre um limite orçamentário.

    Mas já que é para comentar sobre a postagem, não acredito num retorno da Penske: acredito que se há uma nova equipe americana interessada em entrar na Fórmula-1, esta é a Andretti-Green. Primeiro por que Mario Andretti é um cara que sabe das coisas – não à toa levantou um título mundial da categoria – e tem aquele mesmo espírito aventureiro que caracterizou Emerson Fittipaldi. Segundo, por que o próprio Andretti já afirmou inúmeras vezes que seu neto Marco tem tudo o que precisa para se dar bem na Fórmula-1.

    É unir a faca e o queijo. Não acha?

    Abraço

    Publicado por Hugo Becker | 12/05/2009, 12:03 am
  16. Ai, Becken estou com blog de automobilismo agora: http://telemetriagp.wordpress.com/

    Publicado por Filipe Furtado | 12/05/2009, 5:25 am
  17. O nome Penske é um dos pilares vitoriosos da Indy e do automobilismo americano. Vir para a F1 fazer figuração não é uma grande ideia.
    Penso que poderiam até vir, mas com um outro nome qualquer.
    Para preservar a marca.

    Publicado por Ron Groo | 12/05/2009, 9:48 am
  18. Caso o orçamento passe, mesmo que seja com 200 milhoes, eu quero ver ele durar !!!!

    Eu gostaria muitoooo que alguem conseguisse me dizer como será essa fiscalizacao !!!!!

    Publicado por Claudio CArdoso | 12/05/2009, 11:49 am
  19. Para quem duvidava acabou de sair…

    Eles falam tb, que se for o caso, tem de olhar para outras formas de corrida(para bom entendedor, campeonato da Fota)

    Ferrari has confirmed that it will not enter next year’s world championship unless plans for a voluntary £40 million budget cap are changed.

    Although the team had expressed private reservations about the rule changes and governing processes for 2010, it finally went public with its intentions in a statement issued following a board meeting at Maranello on Tuesday afternoon.

    “The same rules for all teams, stability of regulations, the continuity of the FOTA’s endeavours to methodically and progressively reduce costs, and governance of Formula 1 are the priorities for the future,” said the statement.

    “If these indispensable principles are not respected and if the regulations adopted for 2010 will not change, then Ferrari does not intend to enter its cars in the next Formula 1 world championship. “

    Publicado por Claudio CArdoso | 12/05/2009, 12:23 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: