(IMAGEM: LOLA/Divulgação(: Lola B09/60 LPM1 Coupe: uma das obras primas recentes da LOLA)
A LOLA, uma as maiores companhias de engenharia especializada em carros de competição do mundo, esperou o anúncio das restrições orçamentárias e regulatórias feito pela FIA no mês passado para finalmente submeter-se a uma inscrição para o campeonato de Formula de 2010.
Um dia antes da decisiva reunião entre FOTA e FIA — que pretensamente decidirá o futuro de tradicionais gigantes do setor automobilístico na categoria — a LOLA tenta garantir a sua presença no que será, teoricamente, uma concorrida disputa por lugares na Formula 1 em 2010.
A FIA aumentou o acesso à Formula 1 em 2010 para 26 carros (era 24), ou 13 equipes. A Lola tenta então resguardar-se contra um possível anúncio de uma segunda equipe americana (a Penske segue como maior cotada), equipes da GP2 interessadas e agora também a Litespeed, equipe de Formula 3 que pode adentrar a F1 em parceria técnica com o designer Mike Gascoyne, ex-funcionário da Force India.
A intenção de inscrever-se não significa que as equipes pretendentes terão fácil acesso à exigente F1. Será preciso passar pelo crivo técnico da FIA, provando ser capaz de estabelecer-se como um construtor, tendo recursos financeiros e técnicos para ser competitivo na Formula 1.
As inscrições estarão abertas entre os dias 22 e 29 de maio, com o anúncio das competidoras para 2010 sendo feito pela FIA no dia 12 de Junho.
Becken,
Sobre o motor Cosworth, ele está mesmo confirmado para 2010? E se essas novas equipes que entraram na F-1 em 2010 como a Lola, terão a obrigação de usar só esse motor?
A Cosworth tem um acordo para produzir estes motores a um preço mais barato do que em tese Toyota ou BMW cobrariam, mas se Lola ou USGP ou iSport quiserem um dos motores das montadoras podem usa-los é só pagar por eles.
Quero saber qual requisito é necessario para participar da F1…