//
você está lendo...
ARTIGOS

Quem poderá parar Jenson Button?

(IMAGEM: jamd.com)jenson na austrália(NO BAHREIN: quem poderá para Button rumo ao título esse ano?)

Desde o último título de Fernando Alonso em 2006, não víamos um piloto desfilar um arsenal tão completo de habilidades como Jenson Button nessas cinco primeiras corridas da temporada.

Em 45 pontos disputados o inglês “scorou”41, um aproveitamento monstro de 88,75% dos pontos em jogo. Mas o mais importante foi a maneira como esses pontos foram conquistados no percurso dessas cinco primeiras provas.

Na Austrália ele foi disciplinado, cumprindo um plano de corrida perfeito, sem erros. Na Malásia e na Espanha, ele foi eficiente e oportunista, aproveitando as chances que se apresentavam com as falhas de seus adversários, e na China e no Bahrein, agressivo na medida certa.

Jenson parece no ponto alfa de sua forma e mesmo a sua idade, 29 anos, que congrega experiência e vitalidade na medida exata, trabalha a seu favor diante de seus dois principais adversários. Button Tem energia para enfrentar um experiente Barrichello e experiência em mesma escala para pôr o jovem Vettel no Bolso.

Então, quem pode parar Jenson Button em seu caminho rumo à glória? Três homens nesse momento parecem ter recursos e motivações suficientes para isso:

RUBENS BARRICHELLO: Rubens talvez não tenha a velocidade pura que Jenson carrega nesse momento, mas é o único a partilhar da arma mais poderosa para dificultar o caminho do inglês: o mesmo carro. Rubens, como testemunhamos nesse final de semana, também tem o desenvolvimento da equipe nas mãos em momentos cruciais e o nível de performance de Jenson pode também gravitar em torno da capacidade de Rubens para desenvolver o foguete BGP 001 — um ponto favorável a Rubens.

SEBASTIAN VETTEL: Sebastian tem, sumariamente, a sua poderosa juventude e também o gênio Adrian Newey trabalhando duro no refino do RB5 em Milton Kanes. Na China, Sebastian provou que quando está liderando uma corrida, poucos tem o seu sangue frio e maturidade, mas as provas seguintes, do Bahrein e Espanha, revelaram um piloto claramente em formação. Para combater Jenson nos mesmos termos, ele terá que ser mais corajoso e agressivo, na mesma medida em que Jenson demonstrou de forma decisiva contra Lewis Hamilton no Bahrein.

MARK WEBBER: O grande problema de Mark talvez não seja Jenson nesse momento, mas a desconfiança da Red Bull quanto a sua capacidade em liderar uma equipe rumo ao título, além da clara preferência da equipe pelo seu maior capital, o jovem Sebastian. Para ter a oportunidade de disputar o título com plena atenção da equipe sobre os seus ombros, ele terá que mostrar que Sebastian vale menos do que parece — uma missão até agora além de sua capacidade.

Anúncios

Discussão

16 comentários sobre “Quem poderá parar Jenson Button?

  1. No meu ponto de vista, Button deve dar um gás e tentar vencer as próximas 2 ou 3 corridas e depois entrar na fase de administrar o campeonato, fazendo o maior número de pontos que conseguir (e torcer para algumas zebras ocorrerem, atrasando a concorrência). A questão toda é manter o ‘handicap’ ou tentar até aumenta-lo, para se ver livre de inconvenientes…
    Se o Barrichello começar a ganhar tudo e ele chegar em segundo, pouca diferença vai fazer. Quanto aos demais, a partir do momento em que Ferrari, Mclaren e quem sabe até Renault melhorarem ou pelo menos subirem de produção, embola tudo, junto com a Red Bull e Toyota, daí a vantagem tende a se manter…

    Publicado por Edgard | 14/05/2009, 9:13 am
  2. Nenhum dos quatro. É por isso que eu tenho plena convicção de que Button será o campeão de 2009. Apontaria apenas o Vettel como possível rival, mas de fato, tanto a inexperiência pode pesar como o BGP001 ainda parece um carro mais inteiro e completo, de forma geral, que o RB9.

    Eu poderia cogitar a possibilidade de Button ser ameaçado caso McLaren ou Ferrari reagissem na Espanha. Seria um duelo e tanto, Button vs Massa ou Button vs Hamilton, são dois pilotos (Massa e Hamilton) que já mostraram a que vieram e saberíamos que com um carro competitivo nas mãos, brigariam até o fim pela taça. Mas não foi o que aconteceu, e já vamos pra 6ª etapa do mundial, 1/3 da temporada completa…

    Até acredito que Hamilton possa vencer em Mônaco, pelas características do traçado, pelas características da McLaren e por Lewis ter o Principado como uma de suas provas favoritas. Mas ainda assim, não creio em uma briga pelo título.

    Publicado por Hugo Becker | 14/05/2009, 10:01 am
  3. Hugo – Eu confesso ter editado o post. Eu pus os pilotos da Toyota, o Lewis, o Massa e o Alonso na parada, mas analisando a pontuação, o estado dessas equipes e, principalmente, o espírito e motivação desses pilotos, eu acabei restringindo a luta contra o Jenson a apenas esses três.

    Publicado por Becken Lima | 14/05/2009, 10:08 am
  4. Quem poderia parar Button era a FIA, se julgasse os difusores ilegais. A partir do momento em que se confirmou que a leitura de regulamento feita pela gangue era válida, as outras equipes já estavam léguas atrás em termos de performance.

    Também acho que nenhum dos quatro citados tem condições de bater o inglês. Quem poderia fazer isso, foi jogado pra o fim da fila (Lewis, Massa, Alonso) com essa confusão criada pela FIA, o que só corrobora o quanto sem noção essa entidade está nos últimos tempos, criando uma confusão atrás da outra.

    Mesmo debitando o fraco início de McLaren e Ferrari, a estilingda na diferença para com a Brawn se deu no momento em que Ross ignorou o espírito das novas regras, e blá, blá, blá, blá… não vamos começar com essa discussão novamente. O campeonato acabou, Button é campeão, Rubinho é o Rei dos vices e dos 1B’s, e dos segundoões, e dos chorões, e dos escravos de Ross.

    Publicado por Iomau | 14/05/2009, 11:00 am
  5. Eu acho que a Michibata para o Button ;)

    Publicado por Larissa Oliveira | 14/05/2009, 1:57 pm
  6. A Michibata pararia qualquer um, mas, segundo o Hamilton, ninguém pára o inglês esse ano:

    I think Jenson’s got a great chance, a great shot at it so I wish him all the best.”

    “I think if I were to wish anyone (else) to win, it would be him.”

    — Lewis Hamilton

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/75306

    Publicado por Becken Lima | 14/05/2009, 2:11 pm
  7. Becken,

    Você não pode estar falando sério quando coloca Barrichello e Webber nessa disputa.

    Se Barrichello for campeão mundial de F1 eu juro por tudo que é mais sagrado nesse mundo que eu como merda (desculpe a escatologia) com transmissão ao vivo da Rede Globo e ainda saio pelado com uma melancia na cabeça em plena avenida paulista (todos podem anotar essa promessa aí em seus computadores).

    Já Webber não tem moral para querer a atenção da equipe (nunca ganhou uma corrida), portanto, deve trabalhar para Vettel e ganhar quando der (mesmo caso de Rubens).

    Cravo somente o Vettel como possível adversário, mas digo que está muito difícil.

    Abraços.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 14/05/2009, 5:11 pm
  8. Acho que ninguém tira esse título do Button. Na minha opinião ele é o piloto mais completo entre esses que disputam o título com reais chances. Nunca tive ilusões de que o Barrichello o superaria em um campeonato em que os dois tivessem um carro competitivo nas mãos.

    A outra vez em que eles tinham um carro bom (não a ponto de disputar o título mas que dava para pontuar com frequência) foi em 2006, ano em que Button venceu sua primeira corrida e marcou 56 pts contra 30 pts de Rubens. Nas posições de largada o placar foi apertado: 9 x 8 para Button. Como Button abandonou 4 corridas e Barrichello abandonou 3, pode-se notar que onde Button se destaca nessa disputa é na sua regularidade em corridas.

    No blog Splash-and-Go ( http://splash-and-go.blogspot.com/2009/05/button-x-barrichello-vantagem-do-ingles.html) pode-se analisar com mais detalhes essa disputa.

    Publicado por Flavio | 14/05/2009, 5:16 pm
  9. Se Barrichello for campeão mundial de F1 eu juro por tudo que é mais sagrado nesse mundo que eu como merda (desculpe a escatologia) com transmissão ao vivo da Rede Globo e ainda saio pelado com uma melancia na cabeça em plena avenida paulista (todos podem anotar essa promessa aí em seus computadores).

    Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrs…. Essa foi ótima!!!!!!!!!!!!

    Cassius, o ponto é quem tem recursos, um bom carro e chances para isso.

    Lewis, Alonso e Massa poderiam fazer frente ao Button, mas eles já entregaram esse campeonato a Deus há muito tempo…

    Publicado por Becken Lima | 14/05/2009, 5:26 pm
  10. Cassius,

    Como vc sabe sou torcedor do Barrichello mas nao sei se ele aguenta o tranco e que seria engracado se ele ganhasse seria.

    Agora , de repente algumas outras equipes jah a partir da Turquia podem fazer frente a Brawn, nao soh a Red Bull com o Vettel.

    Ainda nao estamos nem na metade do campeonato e muito pode acontecer mas se as coisas continuarem como estao o titulis eh do Button.

    Abraco

    Publicado por Fernando Piccione | 14/05/2009, 5:39 pm
  11. Se for para ter competitividade no campenato seria bom que o Button ficasse uma duas provas sem (ou quase sem) pontuar o quanto antes…

    Publicado por Thiago | 14/05/2009, 6:09 pm
  12. Concordo em gênero, número e degrau unitário, Becken.
    Pensando sobre o domínio que Vettel teve nas 2 corridas que largou na pole, será que a equipe não deveria ir leve para a classificação, para conseguir a pole e fugir das paredes com KERS? (Massa, Hamilton nas corridas anteriores). Do jeito que estão fazendo, maioria das vezes mais pesados que Brawns, não me parece estar dando certo.

    Cassius, também não acredito que o Barrichello será campeão, mas vou anotar essa promessa. Adoro quando alguém quebra a cara, nada pessoal. =)

    Publicado por KBK | 14/05/2009, 8:21 pm
  13. Cassius – Po, desse jeito você me faz torcer pro Rubinho!!

    Vamos aos termos:

    Iria como cocô de quem?
    Iria na avenida paulita com a mesma movimentada, certo?( de madrugada não vale)

    hahahahaha

    Publicado por Thiago | 15/05/2009, 9:39 am
  14. Vou comer aquele chocolate de merda que eles vendem por aí (rs…).

    Quanto a andar pelado, tá bom se for às 6 da manhã do domingo?

    Acho que tive sucesso na colocação, a galera notou minha ênfase (rs…)!!!

    Abraços a todos!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 15/05/2009, 12:34 pm
  15. Ah!!! A melancia pode ser daquela micro que inventaram esses dias?

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 15/05/2009, 12:35 pm
  16. respondi essa no blog do flavio gomes; tinha uma polêmica lá sobre essa mesma questão e escrevi, sem paciência.
    caras, fui entrar na comunidade do barrichello na internet p/ ver qual era: pelo amor de deuso…lá é umma pachecagem doente, teorias de conspiração e etc…sou um admirador do rubens, torço p/ ele e tudo, mas aquilo é doença. vamos a meu post “polêmico”. desculpem os palavrões.

    rapaz que perda de tempo discutir isso:
    rubens tinha uma estratégia boa, mas acabou sendo ruim pq a equipe não considerou o estado dos pneus do rubens. se fosse o button daria no msm, puta merda. que besteira vamos ficar aqui um ano discutindo a msma coisa?

    a própria equipe depois considerou isso, reviu esse erro e vai analisar com mais cuidado no simulador de corrida.
    rubens continua com bom status na equipe (por sorte, poderia ter se estrepado todim por levar a polêmica logo p/ imprensa sensacionalista).
    só brawn deve ainda alguma coisa nessa conversa: não pediu desculpas a rubens publicamente por tê-lo chamado de lento, só disse que foi uma infeliz coinciDencia e que rubens teria merecido vencer a corrida tanto quanto button;
    internamente podem até ter se resolvido, mas uma atitude dessas iria melhorar muito o ambiente.
    mas ross aprende.
    eu sou fã do rubens, mas eu nem aguento mais essa pachecagem, nem essas teorias de conspiração supremas.
    rubens tem potencial p/ ganhar monaco,e entrar de vez na disputa do campeonato.e ate espero que aconteça isso, vai tornar o campeonato muito mais interessante e atrair ainda mais holofotes p/ brawn.

    Publicado por Ridson | 15/05/2009, 3:11 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: