//
você está lendo...
ARTIGOS

Sem acordo entre FIA e equipes

FIA squareSegundo a Autosport, a reunião entre a Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, e as equipes de Formula 1 foi ao fim sem acordo — tendo a FIA recusado negociar seus planos de impor uma Formula 1 dividida sob regulamento técnico e orçamentário.

Diante da decisão da FIA, as equipes entram em nova reunião para decidir como responder publicamente a decisão da FIA.

Luca di Montezemolo não estava presente à reunião em decorrência da morte de seu pai, Massimo di Montezemolo. Ainda assim, a Ferrari, representada por Stefano Domenicali, iniciará uma ação legal na corte francesa para bloquear as regras impostas para 2010.

Esse último movimento feito pela Ferrari, significa que a equipe de Maranello blefou e agora está indo à corte para livrar-se do constrangimento?

Anúncios

Discussão

18 comentários sobre “Sem acordo entre FIA e equipes

  1. Segundo anuncia a reuters, a reunião acabou sem entendimento entre as partes. Como o Ecclestone já disse que a Ferrari é chave para a resolução deste conflito, espero que se entendam, a bem do desporto! As equipas devem ser ouvidas e respeitadas.

    Publicado por Luís Oliveira | 15/05/2009, 1:51 pm
  2. Com essa da Ferrari, fico com a sensação de “bluff”, e o Whipmaster Max decidiu jogar as cartas na sua tipica inflexibilidade. O seu estilo “nada a perder” demonstra que perfere suportar uma cisão na Formula 1, com as devidas consequências, do que submeter-se às exigências dos construtores.

    O que os contrutores deveriam fazer? Fuga para a frente. O Max quer guerra? Entã que a tenha! Se não querem perder a face, cumpram as ameaças, façam uma série paralela e congreguem o maior numero de construtores e corridas possivel. Assim, pode ser que Max Mosley veja que isto é para levar a sério.

    Publicado por Speeder_76 | 15/05/2009, 1:52 pm
  3. Humm, esperei essa notícia com ansiedade para saber o que de fato estava acontecendo, mas fiquei com uma “purga” atras da “oreia”.

    A Ferrari deu ré no carro ?

    Parece que sim, mas foi meia ré, e foi meio precipitado essa informação de que iria a corte francesa, poderia ter esperado a reunião da FOTA e partir para um decisão conjunta com seus associados.
    Será que foi mais uma besteira do Sr. Domenicalli ?

    Acho que vai ser o racha definitivo da F1, ainda mais com esse sinal de que não haverá acordo e que a Ferrari fraquejou, Max Mosley vai até o fim para demonstrar que ele tem o poder (HE-MAN 2 eu sou nazista), e podemos preparar as coisas para assistir um campeonato vázio em 2010.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/05/2009, 1:54 pm
  4. O papo de que a FOTA iria a corte já circulava faz dias. Sempre foi o plano B. Como eu já disse antes não acredito quer as equipes tenham qualquer intenção de fazer um campeonato paralelo. O Max não comprou a ameaça, agora eles partem para alternativa que são as eleições da FIA no fim do ano, colocar a FIA na justiça é um primeiro passo para desestabilizar a organização e enfraquecer o Max.

    Publicado por Filipe Furtado | 15/05/2009, 2:40 pm
  5. Filipe, ok, como plano B eu acho que estão fazendo o máximo para estarem em 2010 no grid e com um regulamento descente, só que achei que esse tipo de informação deveria vir da FOTA e não da Ferrari, porque isso me pareceu desespero de causa.

    Afinal o Max não engoliu a ameaça e ainda saiu fortalecido com essa declaração de fraquesa da principal força da FOTA.

    Bom agora não imagino mais uma união da FOTA em torno de um campeonato sério e sim um cada um por todos e todos por sí. A Ferrari fez besteira como vem fazendo nas corridas.

    Publicado por Claudemir Freire | 15/05/2009, 2:55 pm
  6. Vamos ver até onde a Ferrari vai na justiça contra a FIA. Temos de lembrar que qualquer decisão judicial irá se sobrepor ao que a FIA decidir, portanto, a Ferrari ainda pode mudar as regras se a justiça assim entender.

    Mas, sinceramente, não acho que essa rebelião vá a algum lugar.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 15/05/2009, 3:10 pm
  7. pra mim, o ideal seria se as construtoras fizessem seu próprio campeonato e levassem hamilton, alonso, kimi e vettel para lá. queria ver o que sobraria da marca f1.

    genial o nosso querido max. primeiro permite que o trapaceiro ross brawn (com recursos altíssimos da Honda) corra com um carro ilegal, depois diz que a inovação intelectual deve se sobrepor ao poder financeiro. eu já coloquei meu nariz de palhaço, porque é assim que max deve imaginar o público da F1, afinal de contas.

    Publicado por andre | 15/05/2009, 3:24 pm
  8. Palavras de Mr. Max:

    Bem, do jeito que as coisas estão, sim (eles vão sair da categoria). Esta é a situação atual – revelou.

    Até então a melhor matéria em lingua portuguesa.

    http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1127530-15011,00-FIA+NAO+CEDE+AS+EQUIPES+E+FERRARI+VAI+A+JUSTICA+CONTRA+NOVAS+REGRAS+DA+FORM.html

    Publicado por Claudemir Freire | 15/05/2009, 3:52 pm
  9. Não acho que a Ferrari fraquejou, afinal, o que ela pode fazer diante da irredutibilidade desse demente Max Mosley?

    Um campeonato paralelo é que deve ser o plano B, ou o último dos planos. Permanecer na F1, com a chancela da FIA, com regras claras e unas em relação a todos é o foco principal dos construtores.

    A FIA não é do Max. Seja pela via judicial, seja por novas eleições, o construtores querem a F1. Se, por um acaso o “lado negro da força” conseguir impedir isso, aí sim o campeonato paralelo da FOTA se desenrola, porque força ele já tem, está dormindo, na suplência.

    Publicado por Iomau | 15/05/2009, 4:32 pm
  10. IRL x CART 2

    Publicado por nasser | 15/05/2009, 4:53 pm
  11. Bom, a Ferrari disse que não vai concorrer com um regulamento duplo. Não disse que como iria evitar que esse regulamento duplo existisse – seja por negociação, pura boa vontade da FIA, ou mesmo pela via judicial. Como ela não se inscreveu ainda, não deixou de cumprir sua palavra.

    Publicado por Thiago | 15/05/2009, 5:10 pm
  12. Blefou não.
    Eles agora vão fazer como da outra vez, apresentar um carro de uma formula qualquer e forçar a chegarem a um acordo.
    Que provavelmente já está até acertado.
    Estes caras se merecem…

    Publicado por Ron Groo | 15/05/2009, 5:12 pm
  13. É bom lembrar que o Luca não pode ir ao reunião por conta da morte do pai, isto certamente enfraqueceu a FOTA, certamente acontecera outra.

    Publicado por Filipe Furtado | 15/05/2009, 5:14 pm
  14. Max o comediante:

    “Veja, se eles não competirem no ano que vem, então poderemos entender que alguns deles irão parar mesmo ou fazer uma outra coisa. Talvez disputar Le Mans, com um motor a diesel, ou correr em Indianápolis, com um motor Honda. Tudo é possível”, finalizou o britânico.

    Isso vai dar em pizza ?

    Publicado por Claudemir Freire | 15/05/2009, 5:23 pm
  15. Pensem o que quiserem de Max mas em competencia para intriga politica ele dá de dez nos membros da FOTA. Infelizmente.

    Publicado por Filipe Furtado | 15/05/2009, 6:04 pm
  16. Fiz um post longo lá no Telemetria sobre o assunto, mas recomendo muito a leitura deste texto da Alianora La Canta sobre a ação judicial da Ferrari: http://formula1home.com/forum/weblog_entry.php?e=740

    Publicado por Filipe Furtado | 15/05/2009, 6:50 pm
  17. Filipe: estou traduzindo parte do artigo da Alianora. Daqui a pouco eu posto.. :)

    Publicado por Becken Lima | 15/05/2009, 6:55 pm
  18. Eles os poderosos que só ganham dinheiro, querem mudar as régras sem que as equipes tenham o direito de questionar. é ditadura na F1, como é na FIFA, as escuderias devem formar outro CAMPEONATO PARARELO E OS AMANTES DA F1, COMO EU VAMOS PRESTIGIAR O NOVO CAMPEONATO. A FIA E A FIFA QUE SE LIXEM . O AUTORITARISMO FARAÔNICO JÁ ACABOU A MUITO TEMPO. ANDRÉ lISSONGER

    Publicado por André Xavier Lissonger | 19/06/2009, 10:35 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: