//
você está lendo...
ARTIGOS

Ferrari pode perder batalha hoje, mas guerra estará longe de terminar

(IMAGEM: Katrox, no Flickr)ferrari enzo(Prédio onde localiza-se a FIA na Place de la Concorde, Paris: “Fantasma” do capo Enzo rodeia as ambições de Max Mosley)

ATUALIZAÇÃO:

Segundo a Autosport, a decisão da corte francesa em acatar a injunção feita pela Ferrari será conhecida apenas ao fim dessa semana, mas se acolhida a ação legal da equipe italiana, as regras e o campeonato de 2010 estarão mergulhados no mais completo desconhecido com a perspectiva de que tenhamos a regras de 2009 perpetuadas em 2010. Por tabela, haverá algum grau de satisfação em uma derrota de Max, o que abriria espaço para finalmente demovê-lo do poder.

Se Max vencer, as esperanças não estarão definitivamente perdidas. A Ferrari ainda terá munição para vencer a contenda, mas em uma esfera superior à da corte francesa: a Comissão Européia — órgão executivo da União Européia responsável por legislar e implementar decisões entre estados.

O site Pitpass relembra que em um comunicado datado de outubro de 2001, a Comissão Européia esclareceu o real papel da FIA no que concerne o campeonato de Formula 1 e outras categorias — papel que limita-se a regulamentar a F1 esportivamente, sem que possa haver qualquer conflito de interesses comerciais em suas decisões.

A decisão de impor regulamentos que influam sobre orçamentos ou em áreas que interfiram sobre o negócio primário das equipes, viola o conceito básico dessa legislação.

O próprio Max Mosley, em um comitê que investigava patrocínios advindo da indústria tabagista, esclareceu que “a dificuldade é que estamos lidando com entidades comerciais a quem eu devo persuadir. Podemos ditar e dizer como se procede em regras [esportivas], em itens esportivos como segurança, mas não em itens que iriam interferir em suas relações comerciais.”

O resultado é que Bernie Ecclestone, preocupado com os interesses comerciais de seus parceiros, já contemporizou e baixou a guarda ontem:

Acho que a coisa mais importante e que irritou todos, foi esses dois corpos de regras técnicas, então eu acho que não deveria haver isso. Deveríamos ter apenas um corpo de regras. Sempre achei que era algo um pouco estúpido, foi importante livrar-se disso.

Portanto, não se preocupe se amanhã a Ferrari sair derrotada de sua ação legal contra a FIA, ela ainda tem munição para levar essa batalha às últimas conseqüências.

Discussão

20 comentários sobre “Ferrari pode perder batalha hoje, mas guerra estará longe de terminar

  1. Mesmo considerando o seu post, acho que o mais interessante é a Ferrari já vencer amanhã, pra não dar mais chances ao maxchicotinho, com seu sadismo, pretender acabar de vez com a maior categoria automobilistica de todas…

    Publicado por Edgard | 18/05/2009, 8:00 pm
  2. Eu nunca gostei dessa ‘superinfluencia’ da Ferrari na categoria. Eu acho que todos os times vitoriosos sao importantes em escalas iguais.

    Porém agora mais do que nunca fico feliz!!
    Vai Ferrari atropela Sad Max.

    PS> Becken, voce acha que a McLaren se inscreve? Nao acha que apoio ao SadMax estava no pacotão que tornou a pena a Lewis branda?

    Publicado por Lucas | 18/05/2009, 10:22 pm
  3. Belissima observação Lucas.

    Se ele acordou alguma coisa com a “calada” Mclaren ele tem 4 equipes ao seu lado.

    Mclaren, Force India, Brawn e Williams. E poderiam se inscrever para o “palhaçada” de 2010, Isport, Lola, Usgp, Prodrive, o time da F3 inglesa e o misterioso time americano.

    Ele teria 10 equipes, com a Mclaren e Lewis Hamilton o que “dividiria” as forças com um possivel campeonato da FOTA, talvez seja daí que ele tire sua grande tranquilidade eas piadinhas.

    Torço para que a Ferrari ganhe hoje, mas estou achando que isso não vai dar em nada. E o Mosley já avisou que se perder hoje ele recorrerá. Uma briga sem fim.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/05/2009, 8:29 am
  4. Também concordo Lucas,

    Acho que o “pacotão da concórdia” com a Mercedez incluia o apoio das 3 equipes para o Max.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 19/05/2009, 10:17 am
  5. http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/05/o-que-mais-correu-em-monaco.html

    becken, postei em meu blog, que eu espero que vc tenha visto a divulgação em outro post, sobre rubens e mônaco, e sobre as expectativas dos pilotos da brawn para esta corrida. Em breve devo postar outa coisa… P/ todos que quiserem verificar, À vontade!

    em relação a este post, eu creio que a ferrari perde, e vai recorrer ao conselho europeu. lá, é possível a ferrari vencer. não sei qto ao jogo de forças que envolvem os conselhos automobilísticos internacionais, mas sinto que desde a guerra dos difusores, mosley infelizmente saiu mais fortalecido do que se parece
    e tem aliados na arraia-miúda, e novos mercados podem surgir. eu não quero ver uma f1 sem ferrari, mas é chato ter que aguentar todos os muxoxos dos ferraristas calado. não é assim.
    sou totalmente anti-max mosley, mas é inegável que ele está mais atento que nunca ao que se passa. é osso duro de roer.

    Publicado por Ridson | 19/05/2009, 12:15 pm
  6. ah, prometo fazer em meu blog um post sobre essa relação de forças assim que sair algo mais concreto, depois da sexta
    abraços

    Publicado por Ridson | 19/05/2009, 12:16 pm
  7. Ridson – Já vi e li o seu blog, mas um bloqueio no meu proxi impede que eu comente em blogs hospedados pelo blogger.

    Mais tarde, na minha casa, prometo ler e comentar com mais cuidado os seus posts.

    Abraços e parabéns pelo blog.

    Publicado por Becken Lima | 19/05/2009, 12:26 pm
  8. valeu becken…quero ver o que vc acha de meus posts…é complicado iniciar um blog, e eu opter pelo blogger por não possuir muios conhecimentos de webdesign, daí o blogger ser fácil de organizar…mas eu acho que vc pode postar como anônimo e por seu nome no fim…
    estou me esforçando p/ divulgar este blog e ser reconhecido, e não apenas pelo público que procura pro informações e crônicas sobre a f1, mas também pelo espçao destinado a publicações de História.
    Demos a largada.subiram os giros dos motores.

    Publicado por Ridson | 19/05/2009, 12:58 pm
  9. Veredicto será anunciado amanhã às 14h (9h no horário de Brasília).

    Publicado por Thiago Leopoldo | 19/05/2009, 2:03 pm
  10. A McLiar, como sempre, agiu como traíra e já anunciou que vai se inscrever para a próxima temporada. Logicamente, com ela vão Force India e Brawn.

    É por isso que eu sempre achei que a McLaren não vale “uma pinga da rodoviária”.

    Parece que a FOTA já era, com isso, Max Chicotinho mostra quem é que manda na categoria. Uma pena, mas, pelo menos o GRID ano que vem poderá ser de até 26 carros.

    Vamos ver o que acontece!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 19/05/2009, 2:12 pm
  11. é, venceu quem bateu mais o pé no chão.
    mosley conseguiu rachar a Fota por causa da submissão da maclaren, que nada poderia fazer já que está nas mãos da FIA,por suas lambanças.
    Por vezes na História os erros do passado caem como fantasma do presente.
    No entanto, eu acho razoável aguardar até sexta.No blog do Ico, o autor colocou que provavelmente a Ferrari cede tb no fim. E eu acho que Mosley termina o cala-te-boca com o fim do regulamento duplo, mas mantendo o teto, como foi divulgado ontem pela imprensa mundial.
    Isso depois de criar um racha na Fota e garantindo uma reeleição há pouco tratada com muita descrença

    Publicado por Ridson | 19/05/2009, 3:04 pm
  12. @Cassius

    Pelo que entendi a decisão partiu da Mercedes.
    Robert Haug também deixou bem claro que não há qualquer plano por parte da FOTA para a organização de um campeonato paralelo.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 19/05/2009, 3:24 pm
  13. Ao menos a McLaren precisa agradar a FIA, ao contrario de uma outra equipe ai que cinco anos atrás quando as chances de um camperonato paralelo eram reais aceitou ser subornada pelo Bernie.

    Publicado por Filipe Furtado | 19/05/2009, 3:33 pm
  14. E a tempo de minar os argumentos da Ferrari apresentados na audiência em Paris.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 19/05/2009, 4:53 pm
  15. Cassius, a Mclaren esta fazendo o que ela mais sabe fazer, que é sacanear os outros para proveito próprio.

    Filipe, defendo um campeonato das equipes, mas da mesma forma que não existe F1 sem Ferrari, não existe um outro campeonato sem Mclaren, mesmo sendo muito cretinos, eles fazem falta.

    E já era de se esperar que a Mclaren iria apoiar o Mosley, a primeira estava muito calada e o segundo esta muito confiante.

    Mas os prejuisos se as coisas continuarem assim podem ser desastrosos para todos.

    A F1 fica sem pilotos como, Massa, Alonso, Vettel e Kubica, fica sem a Ferrari, BMW, Renault e a Red Bull.

    A FOTA fica sem, Hamilton, Button (provavel campeão) e sem Barrichello (brincadeira) sem a Mclaren, e só.

    Mas a FOTA não teria como atrair mais 4 equipes para um campeonato paralelo em tão pouco tempo, o que faria com que as rebeladas não conseguissem correr em 2010, ou tentar trazer da A1gp ou World Series Renault alguma equipe, mas isso seria complicado.

    Em contra partida a F1 do Max tem uma fila de equipes querendo entrar.

    Por isso e outros pormenores que acho que não vai acontecer nada e Max Mosley venceu essa fácil.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/05/2009, 5:19 pm
  16. Claudemir,

    Não haverá um campeonato da FOTA. Caso contrário a Ferrari sequer daria-se ao trabalho de estar recorrendo à corte francesa. Nunca houve a possibilidade para isto dentro do panorama atual. Jamais pareceu-me mais claro que nunca existiu tal intenção.

    No máximo, a Scuderia não disputa a temporada seguinte.

    Ecclestone é outro que não deve estar muito contente.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 19/05/2009, 5:37 pm
  17. Apenas um detalhe sobre esta “fila”:

    Comentários de David Richards (Benetton/BAR/Podrive/Aston Martin) sobre a situação criada entre FIA e FOTA para a GPWeek.

    We are very concerned about the controversy these proposals have created with the existing teams and the uncertainty that this has created,[…] It is important for us and our partners that there is stability in the sport with broad alignment on the future direction of Formula One and this will be a critical issue in our decision-making process as to whether or not to make an entry,_________SAP.: Estamos muito preocupados sobre a controvérsia que estas propostas criaram junto aos times existentes e a incerteza que isto criou,[…] É importante para nós e nossos parceiros que haja estabilidade no esporte em amplo alinhamento com a futura direção da Fórmula 1 e isto será um fator crítico em nosso processo de tomada de decisão sobre entrar ou não

    Publicado por Thiago Leopoldo | 19/05/2009, 6:06 pm
  18. Thiago, eu não acho que vá existir em 2010 o campeonato da FOTA porque não há tempo para isso. Mas eu imagino que se houvesse a união das 10 equipes atuais, teriam sim como fazer um campeonato, mas como já houve a debandada de 4 e ainda tem a BMW em cima do muro, nem que pedissesm ao Bernie para administrar a categoria haveria como fazer tam empreitada.

    E para todos os envolvidos no caso o nome F1 é muito importante para os negócios, por isso a Ferrari não quer deixar o barco, mas também não quer afundar com ele.

    As equipes rebeladas só querem ter o direito de poder negociar patrocinios, e não precisar explicar que gasta 40 mi de euros e quer um patrocinios de 60 mi de dolares, como é o caso da BAT com a Ferrari, para o seus pretendentes.

    Essa é maior questão, o Briatore vem dizendo sempre que com o teto a F1 fica comercialmente inviavel, e seria a clara desvalorização das marcas.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/05/2009, 6:09 pm
  19. Não haveriam as marcas, ou pelo menos parece ser esta ideia de Mosley.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 19/05/2009, 6:20 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: