//
você está lendo...
ARTIGOS

Expectativas para o GP de Mônaco

(IMAGEM: Renault/Divulgação) fernando em monaco em 2008(FERNANDO em Mônaco em 2008: o super bicampeão pode ser uma das gratas surpresas em Mônaco, pista que adora)

Adrian Newey confirmou hoje para o site da Autosport que a Red Bull finalmente encaixou no RB5 o difusor mágico que se provou um real diferenciador de performance em 2009 — e que tanta celeuma causou nesse início de temporada.

McLaren, Renault e Ferrari lucraram com a instalação do componente nas duas últimas provas, algo que poderíamos esperar também da Red Bull — mesmo que Newey não garanta que seja fator preponderante nas ruas de Mônaco.

Se ainda há dúvidas quanto a Mônaco, espera-se que o novo difusor do RB5 cause um significativo impacto ao menos na disputa pelas próximas corridas.

Felizmente, não há pista clara que garanta que uma equipe emergirá superior em Mônaco, mas há uma corrente de analistas que acredita na supremacia da Brawn no principado, supremacia justificada pelo desempenho do BGP 001 no último e mais travado trecho do circuito de Barcelona, onde ele levou vantagem sobre a maioria dos carros duas semanas atrás.

Jenson Button, um dos pilotos com um dos estilos mais suaves do grid já declarou que planeja uma abordagem agressiva para a prova — o inglês sabe que Mônaco é um circuito onde o braço de um piloto faz uma tremenda diferença. Por isso não será surpresa se Fernando Alonso emergir na pole — essencial para uma vitória — arrastando o R29 nas costas em uma daquelas suas monumentais voltas da classificação.

Agressividade em Mônaco é essencial, mas é preciso equilibrá-la na dose certa: sem suficiente agressividade, você perde tempo — em excesso, o destino será o guard-rail.

Espere então que alguns homens excedam o limite de seus carros, deixando marcas de borracha nos muros, mas brilhando pelas ruas de Mônaco: Lewis Hamilton, Jarno Trulli — um dos especialistas em ritmo de classificação — Mark Webber, Adrian Sutil e Fernando Alonso, podem ser estes homens.

_________________________________________________________________________

PROGRAME-SE:

Quinta-feira
1° Treino Livre: 5h-6h30:
2° Treino Livre: 9h-10h30:

Sexta-feira: Dia de eventos

Sábado
3° Treino Livre: 6h-7h:
Classificação: 9h-10h:

Domingo
Prova: 9hs

Discussão

15 comentários sobre “Expectativas para o GP de Mônaco

  1. Eu nunca tenho muitas expectativas quanto ao GP de Mônaco.
    Eu adoro esta corrida, demais.
    Agora você realmente acha o Sutil especialista em alguma coisa?

    Publicado por Ron Groo | 20/05/2009, 5:54 pm
  2. Também não entendi o nome do Sutil ali, acho que o Massa merece estar nessa lista também.

    Publicado por André Távora | 20/05/2009, 6:00 pm
  3. Bom, em 2008 havia suspeita de que ele houvesse feito ultrapassagens sob bandeira amarela, mas se o Raikkonen não o tivesse acertado no meio na saida do Túnel, ele teria conseguido um grande resultado, quarto, talvez… E de Force India!!!!!!!!!!!!!!!

    Claro que ele não vencerá em Mônaco, mas ele foi bem nas duas corridas por lá, então…

    Será que a gente não tende a olha demais para quem está na ponta do grid e esquecer quem anda atrás com carros terríveis?

    Até ontem o Button não era nada, olhe para o homem hoje… ;)

    ……………………………………………………………………………

    O ponto do post é observar sob a ótica de resultados. Lewis Hamilton, Jarno Trulli (coitado do Trulli sempre esquecem essa sua vitória!) e Alonso venceram em Mônaco.

    Mark Webber e Adrian Sutil, que não são tão óbvios assim, também conseguiram resultados com carros ruins, esse é o ponto do post, quem tem currículo nas ruas de Monte Carlo.

    Mas amanhã eu falo mais do Massa…

    Publicado por Becken Lima | 20/05/2009, 6:06 pm
  4. Uma das exceções de Mônaco será a opção única de pneus Soft e SuperSoft para a prova. Sendo o composto macio “simples” o ideal.

    Aposto em Button para a pole, a menos que a Red Bull possua um pacote melhor para o principado. Junto a Rubens, espero que formem as duas primeiras filas.

    Apesar de ter vencido a prova duas vezes, duvido que Alonso tente novamente um primeiro trecho curto com pneus super macios e pouco combustível, o que automaticamente o desqualificaria para brigar pela pole. Porém, o espanhol deve brigar pelas seis primeiras posições.

    Rosberg classificarou-se bem nos últimos anos, espero-o entre os oito.

    Glock e Trulli nas Toyotas, devem figurar novamente entre os cabeças, entre os oito.

    Hamilton deve alinhar-se logo após estes se a Ferrari não tiver ganho ainda mais terreno. Massa ou Kimi podem conseguir um lugar melhor dependendo do rendimento e da cabeça a da equipe.

    Teremos uma amostra já amanhã.

    Publicado por Thiago Leopoldo | 20/05/2009, 6:11 pm
  5. Pra mim a pole fica com o Vettel, mas a vitória fica com o Massa ou o Barrichello, o Massa pelo seu estilo de pilotagem agressivo, que já mostrou-se bom em Mônaco, como a corrida do ano passado mostrou e o Rubens por que a experiência dele no acerto do carro deve pesar muito.

    Publicado por lucas70 | 20/05/2009, 6:28 pm
  6. Se as Brawns dominarem, a tendência é q o Barrichello vença pra parar a chiadeira e suspeitas. E, na Turquia, claro, tudo volta ao normal.
    Voltando a 2010….
    Já pensaram Brawn e Mclaren disputando sozinhas o título? Vamos voltar àquela época em que o 1º lugar costuma botar uma volta no 3º.
    Vai ser um retrocesso sem tamanho.
    O tio Bernie deve estar gastando uns dois milhões de libras por semana em ligações para o Montezemolo e para o Max. Fala com um 5 minutinhos, depois fala com o outro mais 5 e vai o dia inteiro tentanto manter sua fortuna.
    Deve estar sem dormir há dias, coitado.
    E quem diria: Ferrari e FIA terminaram mesmo o casamento e com direito a separação litigiosa e barraco na porta do fórum pós-audiência de instrução e julgamento.
    Ninguém mais vai poder dizer FIA(T) quando quiser dizer FIA.

    Publicado por O Polêmico | 20/05/2009, 7:09 pm
  7. se o safety car não bagunçar tudo, a tendência é o vettel ganhar, porque o estilo do button é pouco agressivo.

    Publicado por andre | 20/05/2009, 8:46 pm
  8. Acho que o difusor não fará muita diferença em Mônaco mesmo não, onde o piloto muitas vezes conta mais que o carro. Mas não dá pra prever, principalmente nesta F1 que vivemos, praticamente impossivel de fazer qualquer aposta segura, mas acho que dá Brawn de novo…
    porém…
    que se segurem Jenson e os RB da vida, que se tudo correr bem Red Bull vai atazanar a vida deles.

    bjooos

    Publicado por Ingryd Lamas | 20/05/2009, 8:57 pm
  9. Meu palpite: Trulli vence de ponta a ponta em Monaco pela segunda vez.

    Publicado por Filipe Furtado | 20/05/2009, 9:51 pm
  10. …tomara que seja mais uma corrida com chuva neste ano…

    Publicado por Edgard | 20/05/2009, 10:55 pm
  11. Meu palpite: Trulli vence de ponta a ponta em Monaco pela segunda vez.

    Belo palpite. :)

    Publicado por Becken Lima | 20/05/2009, 11:01 pm
  12. Normalmente os carros de Adrian Newey são muito bons em piso liso e em curvas de alta, porque a especialidade dele sempre foi carros com grande eficiência aerodinâmica.

    Como você bem obeservou, por outro lado, todos os carros que receberam evoluções no difusor tiveram uma melhoria de performance de no mínimo meio segundo. Nesse caso a tendencia é a Red Bull sumir na frente, então deve ganhar Vettel.

    Caso o carro da Red Bull siga a tradição do seu criador, então a tendência é os carros de melhor tração mecânica levarem vantagem, ficando como favoritos o Brawn e até a Ferrari. Pela performance em Melbourne, nessas condições até a BMW pode andar bem.

    A pena é que a corrida acaba na classificação do sábado, já que lá ninguém passa….

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 20/05/2009, 11:14 pm
  13. Saímos de uma pista onde é 70% carro e 30% piloto e chegamos numa pista onde é 30% carro e 70% piloto.

    Publicado por O Polêmico | 22/05/2009, 5:36 pm
  14. Becken, voce defendeu o Sutil ano passado que chegaria em quarto e blá blá blá.

    Não chegaria não. Depois da corrida Mike ‘the bulldog’ Gascoyne foi reclamar na direção de prova, que queria uma punição de 10 lugares no grid para Kimi Raikkonen.
    Levou um xingo pois Adrian havia passado 4 carros (entre eles Barrichello) sob bandeira amarela. Seria penalizado no fim da corrida.

    Abraço!

    Publicado por Lucas | 22/05/2009, 6:44 pm
  15. Lucas esta história é muito mal contada. O Sutil dificilmente seria punido, tanto é que nem investigado estava até a hora do abandono (mais de 30 voltas depois do incidente). O que aconteceu foi quando a Force India fez barulho para punir o Raikonnen (o que não fazia sentido), a Ferrari contra atacou levantando a história da bandeira amarela e a imprensa que não entende nada de regulamento comprou. Alguma equipe podia até protestar contra o Sutil, mas dificilmente ganharia. O que aconteceu no incidente foi o seguinte: tinha 5 carros andando em fila indiana com o Sutil um pouco atrás quando Alonso em momento piloto afobado de GP2 tentou inventar ponto de ultrapassagem para sobre o Heidfeld acertou-lhe a traseira, a galera que vinha atrás enfiou o pé no freio e o Sutil mais distante reduziu a velocidade mas tocou por dentro. O Sutil não tinha obrigação de basicamente estacionar o carro porque os outros três fizeram o mesmo antes assim como se a McLaren não fosse paranoica o Hamilton teria um terceiro lugar na Australia.

    Publicado por Filipe Furtado | 22/05/2009, 7:20 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: