//
você está lendo...
ARTIGOS

Max Mosley mentiu. Ele deveria ser punido como foi Lewis Hamilton?

(IMAGEM: jamd.com) mosley e donnelly(MAX e ALAN DONELLY: como se puniria a mentira do presidente da FIA?

Há um mês atrás a FIA provou de forma cabal que Lewis Hamilton tentou ludibriar os comissários do GP da Austrália após uma confusa troca de posições entre o piloto da McLaren e o da Toyota, Jarno Trulli, sob um período de safety-car. Lewis foi exemplarmente punido pela FIA, pagou a penitência de ser humilhado publicamente ao sentar-se em frente à imprensa mundial e pedir desculpas e correu, segundo alguns, risco de ser banido da temporada.

Hoje, foi revelado no blog do jornalista do TIMES, Ed Gorman, que Max Mosley, logo após o pacto da concórdia de 2005, mentiu ao afirmar “que nenhum equipe signatária do novo regulamento, que valeria até 2008, tivesse qualquer influência sobre estas novas regras.”

A Ferrari — e parte do público interessado em uma Formula 1 politica e econômicamente mais estável — certamente lamentou que houvesse sido negado à equipe italiana o direito legal a bloquear as novas regras, mas o que a corte francesa provou é que o tal veto contratual existe.

Lewis Hamilton foi crucificado publicamente por um erro que decerto haveria de responder, mas é difícil engolir a moral dupla de Max Mosley e da FIA quando é justamente através de mentiras que eles tentam ludibriar torcedores e fãs da categoria ao redor do mundo.

Para usar as próprias palavras de Mosley em seu comunicado oficial de ontem, “ele colocou os interesses da Ferrari acima dos interesses do esporte no qual a equipe compete.”

Sob a luz dessa matéria de 2005 que prova que Max mentiu, qual a punição que você acha que seria justa para o presidente da FIA?

Discussão

20 comentários sobre “Max Mosley mentiu. Ele deveria ser punido como foi Lewis Hamilton?

  1. Chicotadas?

    Publicado por Thiago Leopoldo | 21/05/2009, 6:59 pm
  2. Chicotadas?

    Não, não, talvez ele fosse gostar…

    Publicado por Becken Lima | 21/05/2009, 7:03 pm
  3. KKKK…..boa thiago….kkkkboa…

    Talvez até andar por um mês fantasiado de nazista.
    Ou, até namorar com barangas para o resto da vida. kkk

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 21/05/2009, 7:14 pm
  4. Tem gente que pode mentir, estes são os chefes.
    Mas as chicotadas não seriam castigo.
    Que tal deixar ele assistindo um gp da espanha por tres dias seguidos?

    Publicado por Ron Groo | 21/05/2009, 8:52 pm
  5. Então vamos lá:

    O expediente começa às 9h.

    Seu chefe chega às 10h30. Você, subordinado, fica fulo da vida, especialmente quando percebe que nada acontece, afinal, ele é o chefe.

    Dia seguinte.

    Você chega às 10h30, pensando: “se meu chefe pode fazer isso e não acontece nada, eu também posso.” O resultado é uma baita bronca, e ameaça de demissão em caso de reincidência. Do mesmo chefe que havia atrasado um dia antes.

    Moral da história: Chefes não recebem punição, funcionários sim. Né?

    Publicado por Hugo Becker | 21/05/2009, 9:47 pm
  6. Forca. Por essa e por todas as outras, Forca.

    Publicado por Iomau | 21/05/2009, 11:13 pm
  7. alguém achou o fato de mosley mentir e ludibriar a opinião pública novidade?
    eu só fiz rir com essa..acho que minha indignação já é tão elevada com este homem que só me faz rir e esperar coisas piores.
    nada contra o teto, nada contra a ferrari de vez em qdo baixar a bola e se colocar no lugar uma vez ou outra (diminui a soberba)…mas este homem faz mais merda que ecclestone…ainda devo um post sobre ele no meu blog…vou caprichar e sábado detono.

    Publicado por Ridson | 21/05/2009, 11:30 pm
  8. Escrevi algo sobre a possível punição lá no Telemetria.

    Publicado por Filipe Furtado | 22/05/2009, 9:00 am
  9. Gostei do castigo de assistir ao Gp da Espanha. Emendaria com os GPs da Hungria (tirando 2006), e a emocionante espera pelo fim do GP da Malásia, que ele poderia assistir com o Ecclestone. Certamente Bernie-“não me arrependo” ficaria orgulhoso.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 22/05/2009, 9:15 am
  10. http://historiasevelocidade.blogspot.com
    becken e leitores do f1 around..saindo do forno uma análise historiográfica da trajetória de mosley no mundo da velocidade e guerria fiaX fota

    aguardo vcs lá…confesso que ainda vou editar o post, colocar mais coisas..mas deu um trabalho pesquisar…vale a pena dar uma conferida.to escrevendo de lan house

    Publicado por Ridson | 22/05/2009, 11:43 am
  11. Meu amigos,

    Vocês podem gostar ou não, mas a categoria nos últimos anos é em essência o que são Max Mosley e Bernie Ecclestone.

    A própria McLyar é uma prova de que a grana hoje em dia supera o lado esportivo (em qualquer categoria que fosse séria a McLyar e seus pilotos teriam sido excluídos do campeonato em 2007, e, talvez, para sempre da categoria), ela só continua correndo porque é um dos grandes players do jogo e sua exclusão seria um enorme prejuízo a todos. O mesmo serve em menor escala para a Ferrari, que, apesar de não ter sido flagrada duas vezes com a boca na botija como a McLyar, desde que se alinhou com a FIA vem tendo alguns favorecimentos (só agora isso mudou).

    Tudo na F1 dos últimos anos (desde que Bernie a alçou a produto bilionário de mídia) tem a ver com grana e poder e cada vez com menos com o esporte automobilismo, e Max Chicotinho e Bernie Money são a personificação dessa idéia. O “queridinho” Hamilton é outra cria dessa mentalidade do “vale tudo para ganhar” sejam títulos, ou grana, ou os dois. Sei que muitos vão dizer que outros campeões foram sujo (Senna, Prost e Schumacher), mas estes outros foram “sujos” dentro da pista, no calor da disputa e não fora dela como foi Hamilton.

    Volto a repetir aos ingênuos: Se vocês querem uma categoria em que as disputas privilegiem o lado esportivo, e, somente ele, estão na categoria errada.

    Aliás, achar uma categoria que só privilegie o caráter esportivo é muito difícil, mas aconselho uma mudança para o rallye, a Indy, ou, até mesmo uma GP2, nestas outras ainda resta um pouco de disputa limpa e no braço (mesmo que os pilotos não sejam tão bons quanto os de F1).

    F1 é esporte (um pouco), poder e dinheiro (muuuuuito). No capitalismo meus caros, o que importa é o lucro, portanto, não se enganem, a F1, mais do que qualquer outra categoria do automobilismo, é diretamente influenciada pelo lado financeiro.

    Não estou dizendo que a categoria deixa de ser importante ou interessante por isso, afinal, em essência, ela é um retrato desse mundo doentio em que vivemos, onde você vale pelo que tem e não pelo que é, mas há todo um outro lado a ser explorado e debatido quando nos referirmos à ela.

    Vamos deixar a hipocrisia de lado e ser mais críticos e realistas, o esporte que tanto amamos não é um esporte em si, uma vez que não depende só do piloto e de sua habilidade e sim de várias influências externas o resultado das corridas.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 22/05/2009, 12:18 pm
  12. o Objetivo de rachar a Fota ainda nao foi atingido.

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/75514

    Publicado por Cláudio CArdoso | 22/05/2009, 12:41 pm
  13. Claudio por outro lado segundo James Allen não tinha nenhum representando da Brawn na reunião e o Thiessen saiu dizendo que espera que todos fiquem calmos pois um acordo seria possível (o que equivale a admitir que BMW não está pensando em não entrar).

    Publicado por Filipe Furtado | 22/05/2009, 12:51 pm
  14. Filipe –> Mas Brawn desde o inicio ja estava posicionada ao lado do Teto, e ja tinha informado que entraria, e caso tenhamos 1 ou 2 desistencias nao será o problema.

    Agora outro problema que teremos, e esse é dos grandes, é se realmente os sindicatos realizarem a greve esse ano.

    Publicado por Cláudio CArdoso | 22/05/2009, 12:59 pm
  15. Filipe –> Onde voce viu no site do James Allen que nao tinha representante da Brawn ?

    eu li rapido, mas nao li nada a respeito disso nao.

    Publicado por Cláudio CArdoso | 22/05/2009, 1:02 pm
  16. Para quem diz que a Ferrari nao iria fazer falta a F1 e coisas do tipo, ja temos algumas reações.

    Algumas emissoras de Televisao, ja estao dizendo, que caso isso se concretize, irao entrar na Justiça para rever os contratos.

    Organização de Mônaco ameaça não renovar contrato sem Ferrari em 2010
    (Segundo o nada confiavel site do FG) a noticia é do jornal La Stampa

    Publicado por Cláudio CArdoso | 22/05/2009, 1:06 pm
  17. Mosley devia ir pra um asilo.

    Publicado por Lucas | 22/05/2009, 1:11 pm
  18. No Twitter dele.

    Publicado por Filipe Furtado | 22/05/2009, 1:12 pm
  19. Filipe –>> Esta ai, to precisando me atualizar rss. Nunca entrei no Twitter na vida :-)

    Publicado por Cláudio CArdoso | 22/05/2009, 1:44 pm
  20. Mosley deveria ficar nas suas orgias pseudo-nazistas e deixar a presidência da FIA pra outro FIA da pu*a. Certo ou errado, seu tempo já passou…

    Publicado por KBK | 22/05/2009, 10:41 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: