//
você está lendo...
ARTIGOS

Classificação amanhã: a primeira parte da corrida

(IMAGEM: Renault/Divulgação fernando(FERNANDO: o espanhol tem a minha torcida para conquistar a pole amanhã)

Como sempre, a classificação para o GP de Mônaco será um dos momentos cruciais para o resultado final da prova.

Lewis Hamilton e Felipe Massa, ao menos em Mônaco, estão de volta ao jogo e deram pistas de que levarão os seus carros no braço até as primeiras posições.

A Brawn andou com combustível nas duas sessões, o que claramente escondeu muito de sua velocidade pura, mas a julgar pelo otimismo de Rubens Barrichello, a equipe está em boa posição para a pole. Apontar Rubens como favorito seria uma irresponsabilidade dada a mania de Jenson Button em guardar o seu melhor sempre para o final.

A Renault parece estar escondendo o jogo, mas o grande mistério de Mônaco até aqui é a Red Bull. Mesmo com um difusor novo, a equipe esteve longe de mostrar o seu real potencial na quinta, muito mascarado pelos problemas de confiabilidade da primeira sessão.

Sebastian Vettel parece uma das forças para amanhã com o seu 5º lugar na última sessão, mas Mark Webber esteve longe de fazer uma volta limpa. Mônaco será um dos mais interessantes capítulos na luta interna da Red Bull, sendo mais um degrau no processo de evolução de Sebastian como estrela do futuro. No ano passado ele foi sistematicamente batido por Sebastien Bourdais em todas as sessões de treinos e classificação, mas com o acidente do francês durante a corrida, ele levou sua Toro Rosso até um admirável quinto lugar. Sua luta com Webber dará uma pista do quanto o jovem alemão evoluiu de 2008 para cá na seletiva pista de Mônaco.

Um dado interessante é quanto aos pneus. Segundo Nelsinho Piquet, os extra-macios atingem o seu ponto máximo de performance e durabilidade na 6ª volta, começando a cair vertiginosamente daí em diante. A estratégia mais comum em Mônaco é prolongar ao máximo a parada de boxes, o que teoricamente protege as pernas de volta de um safety-car, algo nada improvável nas ruas apertadas de Mônaco.

Será interessante, então, observar como as equipes lidarão com essas variáveis na última fase da classificação, o que poderá tornar a primeira perna de corrida estrategicamente caótica e imprevisível.

Para transformar esse grande prêmio em uma corrida inesquecível, não seria nada mal se tivéssemos um Lewis Hamilton, Felipe Massa ou Fernando Alonso na pole.

Anúncios

Discussão

3 comentários sobre “Classificação amanhã: a primeira parte da corrida

  1. Algo que também pode ser decisivo amanhã é o trafego, proximos como os tempos estão a boa prova de um Massa ou Hamilton pode acabar no Q1 se pegarem um Fisichella na pista na hora errada e dependendo o ponto o carro lento sequer tem muito o que fazer.

    Publicado por Filipe Furtado | 22/05/2009, 6:39 pm
  2. Concordo, Felipe.
    E na corrida, se vc faz uma primeira perna curta pra sair com pouco gasolina e assim conseguir uma pole, corre o risco de ficar preso no tráfego quando voltar a pista, pois deve voltar depois do último por estar todo mundo embolado ainda. Aí, se cair atrás de um “Coulthart” da vida com uma parada só prevista, fo.deu de vez.
    No entanto, a chance q os outros( q não da Brawn) têm na corrida é arriscar a pole, pq se a pole fica com a Brawn, a chance de disparem na frente é grande.
    Portanto, Massa, Hamilton e Alonso só terão alguma chance se sairem na frente e segurarem o Rubinho(continuo insistindo q o Button nem pódio pega, mas continua sendo um lucro danado pra ele com a vantagem q tem) por algumas voltas.
    O momento do safety car tb é decisivo, pois q ele virá, virá.

    Coloco a pole na conta de um dos acima citados( Rubinho, Hamilton, Massa ou Alonso, mas esse se sair bem levinho. ) E, se a RBR ressucitar amanhã no 3º treino, o Webber tb teria uma chance.
    Temos q lembrar tb q os carros da Brawn e da RBR largam mal pra caraleo. Então, talvez n seja o fim da corrida pro resto, se o Rubinho ou o Webber garantir a pole amanhã.

    Publicado por O Polêmico | 22/05/2009, 8:03 pm
  3. Concordo com o Felipe aí em cima, acho que o tráfego será mais decisivo do que os carros propriamente ditos pra falar a verdade…
    Mas é um achismo, nada de muito concreto
    Eu aposto é que Nelsinho mais uma vez vai ficar no Q3, o Rubens mas uma vez vai chegar em segundo domingo, e Button ou Vettel levarão o caneco…
    essa brincadeira tá tão previsivel…

    uhahuauahuauha

    bjs

    Publicado por Ingryd Lamas | 22/05/2009, 11:19 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: