//
você está lendo...
ARTIGOS

Reunião entre FOTA e FIA acaba sem acordo

Apesar de “construtiva”, nas palavras de Lucia de Montezemolo, a reunião entre FIA e FOTA acabou inconclusiva e sem um acordo definitivo.

O que podemos inferir por “construtivo” é que equipes e FIA podem ter feito concessões, acomodado objetivos e traçado metas para serem concluidas em próximas reuniões.

A única novidade pescada pela imprensa presente é quanto a continuidade da Toyota no próximo ano. Segundo James Allen, a companhia japonesa pode ter nas novas regras um pretexto razoável para finalmente deixar o esporte.

Esperem mais reuniões nos próximos dias, pois a data final para inscrever-se para a temporada de 2010 encerra-se daqui a 7 dias.

Anúncios

Discussão

18 comentários sobre “Reunião entre FOTA e FIA acaba sem acordo

  1. Becken, parece que a reunião deu certo sim, e que agora a coisa ficou complicada para a FIA que se a reportagem estiver certa vai ter que recuar.

    http://tazio.uol.com.br/f-1/textos/10642/

    Na minha opinião acabou, a FIA perdeu, porque não tem como bancar um mundial sem elas. Ainda mais sobre os contratos que a FOM tem que iriam ser todos revistos, ela seria responsabilizada pelo fracasso.

    Publicado por Claudemir Freire | 22/05/2009, 4:18 pm
  2. Gente… mas o que anda ocorrendo com os portais? O Tazio e GP estão absolutamente alarmistas quanto a isso…

    O Montezemolo disse “apenas” que as equipes estão unidas, não que unidas elas cairão fora. Eles estão fazendo um aleitura errada do que o Luca falou!

    Ou eu estou louco.. :)

    O Nick Fry acabou de dizer para a Autosport que FIA e equipes encontraram um objetivo comun na longa reunião de hoje:

    “Proposals were made on both sides and common ground was found so I’m sure there will be more discussion. It was a good meeting and everyone’s made some progress.”

    When asked how quickly he reckoned a resolution to the situation could be found, Fry said: “I think it will be done this weekend.”

    Publicado por Becken Lima | 22/05/2009, 4:26 pm
  3. “‘Imagine a reação dos promotores de GPs, dos patrocinadores, dos torcedores, de quem já gastou milhões de euros por direitos de TV quando, no dia 29, descobrirem que estarão inscritas no próximo Mundial apenas equipes modestíssimas, muitas que nunca construíram um carro de corrida?’,
    O resumo da ópera: aí é que começará o jogo, com a pressão dessa turma sobre Mosley e Ecclestone. Até agora, só vimos o aquecimento.”

    Tirado do blog do Seixas.
    …………………………………….
    Impressionante o amadorismo administrativo do Mosley. Qq grande instituição não pode fazer guinadas agudas sem descarrilhar, devido a seu tamanho e peso.
    As mudanças pequenas e progressivas era o caminho mais correto – cortaram os treinos esse ano, eliminariam os abastecimentos ano que vem e assim por diante.
    Mas, aí aparece o senil do Max e bota tudo a perder.
    “Q Burro!!! Dá nota zero pra ele.”.

    Publicado por O Polêmico | 22/05/2009, 5:24 pm
  4. Eu tive esta mesma leitura Becken,

    Não li nas entrelinhas que as equipes cairiam fora unidas.
    Eu vi apenas o Fábio Seixas dizer isso, e duvido muito. Aliás, ele não cita a fonte para essa afirmação.
    Por enquanto que está caindo fora é só a Ferrari, e sozinha. Talvez a Renaul, e Toyota, mas a meu ver por motivos financeiros, disfarçados de esportivos.

    De Resto, eu Duvideodó.

    Mas li que a Campos confirmou inscrição.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 22/05/2009, 5:39 pm
  5. O mais interessante que surgiu até agora nesses ultimos dias pos-processo, foi a de patrocinadores, promotores e tv´s não apoiarem a FIA caso haja um rompimento com Ferrari e cia.

    Ffigueiredo, vão trocar:

    Ferrari = por Lola (que nunca fez um monoposto bom, até da Reynard levou pau)
    Toyota = por Isport (que vai construir seu carro onde ?)
    Renault = por USGP (que vai usar pilotos americanos, isso é piada ?)

    Aliás essa e a pergunta que mais ando me fazendo, onde essa fila de GP3 vai contruir seus carros, se não tem estrutura para contruir carro de corrida, onde vão arrumar tunel de vento, simuladores, computadores de grandes processos, projetistas para o carro de 2010 e vão começar de qual ponto ?

    Publicado por Claudemir Freire | 22/05/2009, 5:59 pm
  6. Renault = por USGP (que vai usar pilotos americanos, isso é piada ?)

    Jacques anda à espreita:

    http://www.autosport.com/news/grapevine.php/id/75508

    Publicado por Becken Lima | 22/05/2009, 6:02 pm
  7. Acho que ele não tem mais condições de correr em um F1, não acredito que iriam investir nele. Devem ser nomes de impacto como a Danica e o Marco Andretti, mais marketing do que pilotos.

    Mas parece que o velho Mario tem medo de colocar seu neto no lago com as piranhas, como aconteceu com o filho.

    Sou muito cético quanto a formulas americanas de sucesso, sempre os vejo como superiores mesmo quando são os ultimos, então ha razão para essa patriotada besta na F1, se tivermos todas as equipes desse ano e mais 3 novas o ano que vem, com toda certeza ela será a ultima colocada, não só pelo carro que não terão bases concretas para se fundamentar, mas pelos pilotos que claramente são de baixo nivel e não conhecerão as pistas.

    Ontem no linha de chegada o Bruno Senna revelou que ja mantem contato com algumas equipes que querem entrar no mundial de 2010, mas deixou nas entre linhas que a maior preocupação dele era a qualidade de estrutura dessas equipes.

    A que ele deixou escapar foi a Isport.

    Publicado por Claudemir Freire | 22/05/2009, 6:23 pm
  8. Ontem no linha de chegada o Bruno Senna revelou que ja mantem contato com algumas equipes que querem entrar no mundial de 2010, mas deixou nas entre linhas que a maior preocupação dele era a qualidade de estrutura dessas equipes

    Exigente ele…

    Publicado por Becken Lima | 22/05/2009, 6:28 pm
  9. Claudemir, tenho certeza que ninguém vai chorar lagrimas quanto a qualquer equipe não chamada Ferrari (mas a TV espanhola infarta se o Alonso ão correr hehe).

    Eu tenho uma dúvida grande sobre como o regulamento do Max abre espaço para estas equipes se estruturarem, mas é bom lembrar que alguns dos inscritos tem fabricas (Lola, Epsilon Euskadi), outras tem ao menos parte da estrutura (sei que a iSport tem tunel de vento por exemplo), fora quem já vinha se preparando para entrar a algum tempo certamente vinha se preparando (USGP, Campos).

    Agora já disse isso lá no meu blog e repito aqui acho este papo elitista incomprensivel. Se me derem a opção entre a Toyota e 4 equipes dessas, eu fico com as 4 equipes sem pensar duas vezes.

    Publicado por Filipe Furtado | 22/05/2009, 6:31 pm
  10. Que virada. Achei que a Ferrari ia perder essa.

    Virou. Como disse FG, Ferrari 10×1 Max.

    Publicado por Lucas | 22/05/2009, 6:46 pm
  11. Opa, opa, Becken, se você é um profissional de um “certo” talento tem que se preocupar sim em trabalhar em um lugar que lhe um suporte melhor, e não se jogar na primeira vaga por que tem uma penca esperando no balcão de RH.

    Filipe a Ferrari faz a diferença no mundial, mas os organizadores de Monaco ja começaram a dizer que querem rever o acordo com a FOM se a equipe não estiver em 2010. Pode acontecer com as emissoras e patrocinadores também, então não é certo achar que “eles” vão tarde, como Max anda falando e de certa forma você também tem a mesma opinião.

    Sobre estruturas, lembro apenas que todas as equipes novas que entraram no mundial nos ultimos 10 pelo menos, compraram instalações ja existentes um exemplo foi as sucessoras da Jordan ou o que veio se tornar Brawn que já foi Tyrrel e há muitos outros exemplos, então é complicado montar, criar uma nova equipe do nada, a não ser que o Stepney ou Coughlan tirem mais algumas xerox para 2010.

    A Lola não pode ser referencia a nada em monopostos, porque sempre foi péssima, lembre-se que quando a Reynard entrou na F-Mundial ela foi quase aposentada, quando a Reynard saiu colocaram a Panoz mas não preferiram a contrutora de chassis. E no turismo também não é la tanta coisa.

    Epsilon eu nem seu direito o que faz e onde corre, então não posso opinar.

    Publicado por Claudemir Freire | 22/05/2009, 7:40 pm
  12. Se compra equipes desde 97 porque do contrario você era obrigado a pagar 30 milhões só como taxa de entrada (curiosamente culpa da Lola, cuja última tentativa de Formula 1 foi tão vergonhosa que muitos pressionaram Bernie para impedir equipes picaretas de entrarem). Entre a taxa e os gastos para estruturar uma equipe vale mais a pena comprar uma Jaguar do que começar do zero. Mas você está ligeiramente errado. A Toyota começou do zero. A Red Bull design não usa as antigas instalações da Jaguar. E vale dizer que a BAR comprou a Tyrrel porque era mais barato do que pagar a taxa de entrada. Ao contrario da Force India e Toro Rosso que usam estrutura e muitos funcionarios que um dia foram da Jordan e Minardi, não existe nada na Brawn da Tyrrel, a BAR montou uma nova fabrica, não aproveitou funcionarios, foi uma equipe nova usando a inscrição da antiga e foi posta de pé em pouquissimos meses, o que prova que possivel é (por outro lado vale lembrar que a BAR zerou no seu primeiro ano).

    Publicado por Filipe Furtado | 22/05/2009, 8:13 pm
  13. Becken —> Lembra quando eu falei do curriculum do Montezemolo ?

    O cara com o perfil, historia (coloquei em algum post aqui outro dia), nao ia entrar nessa para perder feio. O cara tem sido o cara em todas as organizações que passou na vida. Nao é a toa que hoje ele Acumula 3 presidencias simultaneas.

    Publicado por Claudio CArdoso | 22/05/2009, 9:26 pm
  14. Vale lembrar que a BAR torrou os tubos de dinheiro da Lucky Strike.

    Duvido que alguma dessas novas equipes tenha um patrocinador esbanjador o suficiente pra uma empreitada dessas.

    Eu ja prefiro a F1 do win at all costs, sabem?
    A dos excessos tecnológicos, torrar dinheiro, essas coisas.
    Acho que foi porque cresci vendo as grandes montadoras chegando na F1, acho isso o maximo.
    A F1 está perdendo seu prestígio. Talvez em breve se torne uma NASCAR de monopostos.

    A FIA, a FOM, nem ninguem deve tentar conter os custos. Devem é deixar as equipes se virarem, mesmo na crise. Quem tem dinheiro, ótimo. Quem nao tem, sai.
    E se a F1 for morrer assim, que morra, pois a F1 de hoje já nao é mais tao F1 quanto há meros 5 anos atrás.

    Publicado por Lucas | 23/05/2009, 5:13 am
  15. “”Vale lembrar que a BAR torrou os tubos de dinheiro da Lucky Strike.

    Duvido que alguma dessas novas equipes tenha um patrocinador esbanjador o suficiente pra uma empreitada dessas.””

    Boa Lucas, como com um teto de 40 mi de euros vão fazer um carro todo novo sem ter uma estrutura pronta e digna de uma F1?

    Bom a Toyota gastou bilhões para começar do zero, a Red Bull idem para começar de algo, ja que assim que assumiu a Jaguar utilizou o desenvolvimento do carro para correr no ano seguinte, com até boas performances.

    Essas equipes de 40 mi, vão fazer o que, perto de Mclaren e etc, vão rodar 2 seg. mais lentos ?

    Não tem nem como eles partirem de um ponto, muitas delas não conhecem nem o setup´s das pistas, ou alguem aqui acha que a Lola vai fazer coisa melhor do que a de 97 ?

    Com 7 novas equipes seria o campeonato de Mclaren, Brawn e Willians com a FI arrebentando no pelotão intermediario com 1 seg mais rápido do que a Campos ou Isport.

    Publicado por Claudemir Freire | 23/05/2009, 8:38 am
  16. Claudemir, eu fiz a mesma interrogação no meu primeiro post. Não sei como estrturar estas equipes funciona em termos de teto, mas se a FIA deixar elas gastarem a vontade para se estruturarem o Campos supostamente tem o Carlos Slim de sócio e o Slim tem mais grana do que a Lucky Strike para gastar (e uma disposição para torrar grana com automobilismo similar a do Mateschitz).

    Agora eu concordo que a tendencia natural é estas equipes novas andarem no fundo. E no caso extremo de termos 3 ou 4 equipes atuais e umas 7 novas seria um desnivel muito grande, mas este é um caso extremo muito improvavel.

    Publicado por Filipe Furtado | 23/05/2009, 10:55 am
  17. Unidas, pero no mucho.
    Revelador o comentário da Mariana “sabe nada de F1” Becker durante o treino:
    Todas as outras equipes estão do lado da Ferrari só até o dia 28/05.
    Depois as coisas se resolverão na justiça se aparecerem 13 equipes até o dia 29.

    Publicado por O Polêmico | 23/05/2009, 12:58 pm
  18. Carlos Slim é um pao duro que quer entrar na F1 gastando pouco, como Richard Branson.

    Esbanjadora mesmo foi a BAT, Toyota. A Red Bull é até economica.

    Publicado por Lucas | 23/05/2009, 2:45 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: