//
você está lendo...
ARTIGOS

Em Mônaco, Ferrari confirma evolução

kimi felipe

Este final de semana em Mônaco foi, certamente, o melhor da Ferrari até aqui na temporada. O final de semana sem erros catastróficos, com um pódio de Kimi Raikkonen e a brava atuação de Felipe Massa, dão boas perspectivas para a torcida brasileira e para os Tifosi ao redor do mundo.

Observando apenas a corrida, você terá a certeza de que a Ferrari evoluiu, mas o interessante em uma leitura gráfica (abaixo) é que se pode  ter uma melhor perspectiva de como a equipe de Felipe Massa vem, corrida a corrida, evoluindo e aproximando-se frenéticamente da Brawn e da Red Bull, as duas melhores equipes do campeonato até aqui.

Desde o fundo do poço que foi a prova na China, a Ferrari vem crescendo vigorosamente, deixando a McLaren para trás com uma linha ascendente de desenvolvimento que a fez ganhar — da China até Mônaco — aproximadamente 0,75 décimos para as melhores equipes na segunda fase da classificação, o Q2.

Outro ponto importante nessa evolução da equipe é a diversidade de circuitos pela qual o F60 vem ganhando terreno, mesmo que não tenhamos mais testes.

As pistas da Espanha (que exigem altos níveis de downforce para equilibrar o carro em curvas de alta velocidade, e a de Mônaco, (que exigem altos níveis de downorce para equilibrar o carro sob frenagem e aceleração) foram os pontos altos da equipe.

Em sua última entrevista a Autosport, Felipe Massa sugeriu que talvez falte ainda um pouquinho de downforce para que eles dêem o pulo do gato. Se a equipe conseguir achar esse pontinho extra de downforce, será talvez o suficiente para colocá-los brigando por vitórias nas próximas corridas.

Q2 FERRAR - POS MONACO

(NOTA: O gráfico acima acessa a velocidade pura da Ferrari no Q2, fase da classificação onde os carros estão no pico de performance no final de semana. Há outros parâmetros para se medir a competitividade das equipes, como a capacidade de impor um ritmo forte com tanque cheio em corrida ou a forma como reagem aos diferentes compostos de pneus providos pela Bridgestone).

Discussão

10 comentários sobre “Em Mônaco, Ferrari confirma evolução

  1. Que não só a Ferrari, mas sim McLaren, Renault e BMW tambem cheguem na briga. Pra um roubar ponto do outro, roubar ponto da Brawn e embolar tudo.

    Publicado por Lucas | 24/05/2009, 5:59 pm
  2. Mesmo com a melhora expressiva da Ferrari, com a vantagem que tem hoje, teria que muita gente melhorar ou o Jenson ir muito mal em várias corridas para perder esse campeonato. Se um dos pilotos da Ferrari ganhar todas as corridas a partir da Turquia, o Jenson so precisaria marcar 3 segundos lugares e chegar em terceiro nas demais corridas para ser campeão.

    Publicado por Sandro | 24/05/2009, 6:13 pm
  3. Ainda assim é bom esperar um circuito normal antes de comemorar a melhora.

    Publicado por Filipe Furtado | 24/05/2009, 6:56 pm
  4. Becken,
    A FERRARI realmente teve a maior evolução, mas a Brawn não está estacionada, até porque o genial Ross Brawn conhece o adversário.

    E parece que o estilo de pilotagem do Button é aquele algo mais que faz a interação perfeita com o BGP 001, apesar do Rubens estar fazendo uma ótima temporada também.

    A TOYOTA começou a ratear e Max Mosley fala de 2 fábricas que não estarão no ano que vem (Quem? Toyota e Renault?)

    Campeonato de pilotos e construtores já tem dono, a corrida agora é pela velocidade de evolução.

    Será que a FERRARI consegue se equiparar e passar? Será que Newey já bateu no topo do seu projeto?

    Publicado por Henry | 24/05/2009, 7:27 pm
  5. tb acho melhor esperar o circuito da Turquia e principalmente depois de lá, pq na Turquia a vantagem ferrarista é algo considerável.
    Mas a Ferrari está numa linha ascendente invejável, embora eu ache que a Red Bull vai ter problemas com esse novo pacote aerodinâmico que produziu. Outra coisa p/ se esperar. No certo, a Brawn deve começar a pensar em mexer os pauzinhos e conseguir um ótimo patrocínio, p/ trazer algo que a incremente, senão eles podem já pela 10º etapa serem superados.

    Analisei a corrida do meu jeito, e escrevi em outro post sobre a trajetória de Mosley, e sobre um possível acordo entre as partes na 2º guerra da f1
    apareçam por lá. Espero que vc, Becken, possa um dia postar por lá.
    http://historiasevelocidade.blogspot.com/

    Publicado por Ridson | 24/05/2009, 7:28 pm
  6. tb acho melhor esperar o circuito da Turquia e principalmente depois de lá, pq na Turquia a vantagem ferrarista é algo considerável.
    Mas a Ferrari está numa linha ascendente invejável, embora eu ache que a Red Bull vai ter problemas com esse novo pacote aerodinâmico que produziu. Outra coisa p/ se esperar. No certo, a Brawn deve começar a pensar em mexer os pauzinhos e conseguir um ótimo patrocínio, p/ trazer algo que a incremente, senão eles podem já pela 10º etapa serem superados.

    Analisei a corrida do meu jeito, e escrevi em outro post sobre a trajetória de Mosley, e sobre um possível acordo entre as partes na 2º guerra da f1
    apareçam por lá. Espero que vc, Becken, possa um dia postar por lá.
    http://historiasevelocidade.blogspot.com/

    sobre o Massa, eu acho o seguinte. Ele fez o certo na hora errada. Se tivesse esperado mais um pouquinho, um momento mais propício, juízo com arrojo nas medidas certas, ele tinha tomado a posição do raikkonen no box. Agora que ele foi infeliz na escolha d atacar naquela hora e perdeu tempo…Button não tinha nada com isso, ficou no meio dos dois pq assim a corrida permitiu.

    Button está muito, muito, muito bem. Se fosse basear pelo ano passado, ele que teria sofrido na novela com a escolha do último piloto, mas na sua história como piloto, ele foi um achado.
    Acho cedo p/ Rubens entregar os pontos mas…ele vai ter que ser o mesmo Rubens de 93 e 94, ou no máximo o de 99. Senão esse título ´já era, pq não confio no Vettel p/ tomar esse título do Jenson nem a pau

    Publicado por Ridson | 24/05/2009, 9:09 pm
  7. ei becken..tento postar aqui mas nenhum post vai…

    Publicado por Ridson | 24/05/2009, 9:11 pm
  8. Ridson – Desculpe-me pelo antispam, de vez em quando ele cisma com alguém, mas já liberei os seus comentários e deletei os que se repetiam.

    Sorry…

    Publicado por Becken Lima | 24/05/2009, 9:15 pm
  9. Becken,
    Uma sessão chutômetro:

    Assim como a Sauber se transformou na BMW Sauber. que tal uma futura equipe MERCEDES-BENZ estar sendo gestada nesta BrawnGP?

    Publicado por Henry | 24/05/2009, 9:25 pm
  10. Taí, já dá pra olhar pra esse F-60B 1/2 – versão 2.3 – série III, e realmente afirmar: Lá vai uma Ferrari. Um pouco atrasado, mas dá.

    E o mais interessante é que a evolução não pára. [mode Cazuza on] Não pára não, não pára. A tua piscina tá cheia de ratos, tuas idéias não correspondem aos fatos. O tempo não pára. Eu vejo o futuro repetir o passado. [mode Cazuza off]

    O futuro vai mesmo repetir o passado, só que em branco, preto e amarelo marca texto.

    Publicado por Iomau | 25/05/2009, 11:01 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: