//
você está lendo...
ARTIGOS

Vitória consagradora de Hélio Castro Neves nas 500 milhas de Indianápolis

elio castro neves

Eu confesso que não sei os detalhes do processo movido pela justiça americana contra Hélio Castro Neves, mas do pouco que li na imprensa, senti um leve tom de sensacionalismo na cobertura feita pela imprensa no Brasil.

Mas as duas vitórias de Hélio, na corte e agora a pouco na Indy 500, tem muito daquilo que os americanos adoram explorar no seu cinema: a volta por cima, o retorno do herói (ok, estou exagerando com as citações a Joseph Campbel nessa semana).

Você certamente me dirá que os dois eventos são muito diferentes, mas a prova foi, sim, mais emocionante e interessante em termos de puro automobilismo que a da F1 pela manhã. Além da vitória de Hélio, as sucessivas trocas de liderança, muitas ultrapassagens, alguns acidentes (como o de Tony kanaan), a grande corrida de Don Wheldon — vindo da 18ª posição ao pódio em segundo lugar — e a histórica terceira posição de Danica Patrick, foram alguns dos elementos que fizeram a corrida um espetáculo melhor em termos de entretenimento que a prova de Mônaco, dominada do início ao fim por um conjunto de piloto e carro superior ao resto.

Talvez eu tenha me deixado contaminar pelo clímax das últimas voltas com o Hélio na liderança (torci descaradamente por ele durante toda a corrida!), mas e vocês, quem assistiu a prova e o que achou em comparação à prova de F1 pela manhã? Comentem.

Discussão

24 comentários sobre “Vitória consagradora de Hélio Castro Neves nas 500 milhas de Indianápolis

  1. Para falar a verdade tirando a vitória do Hélio e as pancadas que são normais nesse tipo de prova, acho que foi uma das 500 milhas mais chatas que já houve, esse lance de equipamento igual (motor/chassi) não funciona com os fórmulas, ainda mais andando nessas velocidades, quase não se viu ultrapassagens, exceto nas relargadas e paradas de box, e carros andando lado a lado, como se via em anos anteriores, viva a diversidade de motores e chassis.

    Publicado por Sandro | 24/05/2009, 6:50 pm
  2. Sandro, a questão não é essa. É que estes chassis são os mesmos a tanto tempo que todas equipes dominam ele tão bem que os acertos não ajudam ultrapassagem. Quatro anos atrás você tinha bem mais ultrapassagens e era o mesmo conjunto carro/motor.

    Eu já vi 500 Milhas melhores, mas é inegavel que foi cheia de possibilidades.

    Publicado por Filipe Furtado | 24/05/2009, 7:06 pm
  3. bom..parabéns p/ helio..inocente ou culpado, o fato é que é uma recuperação incrível.
    e a bandeirantes (luciano do valle)..ai meu deus que coisa horrível…o homem é muito, muito,muito chato.

    Publicado por Ridson | 24/05/2009, 7:38 pm
  4. [mode senso de pu.taria on]Acho a Danica uma bela piloto, mas não tem bolas pra aguentar uma F1.
    Tomaria pau de todos os pilotos.
    Certamente n aguentaria nem o Nakagima.[mode senso de pu.taria off]

    ….
    Só n entendo pra q uma corrida com 500 milhas, se tudo se decide no final.
    Ao invés de 500 milhas, poderia haver 4 baterias de 50 voltas.
    ….
    Parabéns ao Hélio.
    Lavou a alma naquele rio de lágrimas.

    Publicado por O Polêmico | 24/05/2009, 8:11 pm
  5. Torci muito pelo Castroneves.
    E chorei junto quando ele chorou no carro.

    Parabens, Helio!

    Publicado por Lucas | 24/05/2009, 9:05 pm
  6. A vitória do Helinho foi muito emocionante.

    A 40 dias ele podia ter que passar uma temporada na prisão e ver sua carreira prematuramente encerrada. Hoje é o vencedor das 500 milhas de Indianápolis. Gostemos ou não da categoria, é fato que trata-se de um evento ímpar no automobilismo. Uma corrida que só tem similar em importância e tradição em Le Mans e Mônaco.

    Confesso que para os padrões de Indianápolis tivemos menos ultrapassagens, mais também nunca vi uma corrida dessa chegar ao seu final com quase vinte carros na mesma volta.

    A F Indy está longe do refinameto que nos acostumamos na F1. Há momentos que nos parece de uma total falta de profissionalismo e sofisticação dos times. Mais quando assistimos respeitando a cultura do automobilismo americano e sem procurar fazer comparações, temos grandes corridas, disputadas até o final.

    Como o Luciano do Valle citou na transmissão (que ainda bem teve o Giaffone para manter o nível) foi uma final digna de Hollywood.

    Não a final da corrida, que foi até “normal”, mais o capítulo final da batalha épica travado por um brasileiro chamado Castroneves.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 24/05/2009, 9:33 pm
  7. Quer corrida mais chata que a F1? Você já viu uma corrida de Nascar?

    Eu já me perguntei porque fazem provas com 4hs de duração e 600 milhas, como a que devia ter ocorrido neste domingo. Já achei muito chato, mas percebi que a prova com muito tempo de duração tmb leva os pilotos e equipes à um teste de resistencia e regularidade incrivel.

    Se fossem baterias, acho que não funcionaria, pois o desgaste do carro/piloto/equipe conta muito para o resultado final.

    Se vc quiser emoção mesmo, acompanhe uma Nascar. nem precisa ver a corrida toda. Pegue penas os 25% finais.

    Publicado por Bruno | 24/05/2009, 10:05 pm
  8. Existem pilotos que podem estar fora, mas quando voltam, vão se dar bem de alguma maneira, pois possuem um conjunto de fatores (técnicos, psicologicos, fisicos). Assim como existem pilotos que, aconteça o que acontecer, estarão sempre se ferrando e fazendo #@@%@%, o caso do Rubens Barrichello.

    coitado.

    Não sei pq ele não abandona de vez e vai fazer alguma outra coisa da vida.

    Publicado por Bruno | 24/05/2009, 10:10 pm
  9. Caro

    Sensacionalismo barato ???
    O cara tava com o c. na mão , cagando de medo de ser preso.
    Lá o buraco é mais embaixo, tanto que ele pagou U$$ 5.000.000,00 ( cinco milhões de dolares) pra ficar solto e responder em liberdade.
    de pois ficou provado que ele entrou de gaiato na estória.
    grato
    Antonio
    Ouroinhos SP

    Publicado por Antonio M C Ribeiro | 24/05/2009, 11:03 pm
  10. Sensacional. Torci muito pelo Hélio. É um piloto que realmente convence. É sinal de disputa e boas corridas sempre. Parabéns.

    Publicado por Iomau | 24/05/2009, 11:22 pm
  11. Polemico, se a prova fosse menor a dinamica dela seria outra. Basta ver a diferença de performance dos carros da Ganassi e a do Helinho entre a primeira metade e o final. A duração da prova obriga as equipes a afinarem o acerto do carro ao longo dela, testa a resistencia dos pilotos etc. Dizer que ele devia ser mais curto porque o que importa são as ultimas 50 voltas equivale a dizer que Monaco devia ser mais curto porque depois da primeira volta não acontece nada. Alem disso vale apontar que a grande maioria dos ovais da IRL tem provas de 300 milhas (ou seja corridas de 2 horas), a prova longa é um evento especial. Na verdade uma das minhas frustrações é a F1 não ter pelo menos uma prova longa, se os gordinhos da Nascar correm 3 horas em Watkins Glen, os pilotos de F1 sustentariam 3 horas em Monza ou Spa.

    Publicado por Filipe Furtado | 24/05/2009, 11:32 pm
  12. Pelo contexto, foi uma das vitórias mais emocionantes que já vi na vida. Realmente de arrepiar. Uma superação com contornos épicos, algo sensacional. Emocionante, mesmo. E chega de adjetivos! hahaha

    Agora, comparar com a F-1, não dá… são categorias muito distintas e, embora sejam duas das provas mais tradicionais do ano _talvez as duas mais tradicionais_, em Indianápolis vc não usa o freio e vira o volante só para a esquerda, enquanto Mônaco… bem, Mônaco é um verdadeiro inferno cercado por guard-rails.

    Acho que pra IndyCar se tornar uma categoria verdadeiramente atrativa (opinião pessoal), deveria haver uma divisão exata no calendário entre os chamaos “mistos” e os ovais. E de preferência, alternados sucessivamente.

    Publicado por Hugo Becker | 24/05/2009, 11:54 pm
  13. De um modo geral, corridas em circuitos ovais só importa a parte final. As 450 milhas servem para deixar o carro “redondo” e se manter na volta do líder.
    Coisa mais broxante são as imagens onboard.
    Ainda prefiro as não-ultrapassagens de Monaco.

    Mas Helio merece os parabéns. Eu já havia “aposentado” ele quando foi participar do ‘Dancing with the Stars’.

    Publicado por KBK | 25/05/2009, 12:22 am
  14. Com certeza a corrida da Indy foi bem mais emocionante do que a de F1. Aliás, a Indy normalmente tem mais emoção do que a F1 de ultimamente… esses ultimos anos a F1 deu uma revigorada, mas corridas como a de Monaco, por mais que seja historica e tenha seu charme, são chatas.

    Publicado por Daniel | 25/05/2009, 1:02 am
  15. Filipe, acho difícil ter uma corrida de F1 com longa duração, pois uma coisa que pesaria, e muito, é o desgaste físico. Na F1, um piloto como o showman-trapalhão Paul Tracy, que não é lá muito cuidadoso com o preparo físico não teria chances. Ainda mais com o KERS, que exige top models anoréxicas para guiar os carros…

    Becker, este é o calendário da Indy deste ano. Note que comparado com anos anteriores, já há um maior equilíbrio entre circuitos mistos/de rua e ovais. Creio que outros circuitos devem voltar nas próximas temporadas (Surfers Paradise, Cleveland – não sei porque saiu neste ano – e Elkart Lake).

    1. GP de São Petersburgo (circuito de rua)
    2. GP de Long Beach (circuito de rua)
    3. GP de Kansas (oval)
    4. 500 Milhas de Indianápolis (oval)
    5. GP de Milwaukee (oval)
    6. GP do Texas (oval)
    7. GP de Iowa (oval)
    8. GP de Richmond (oval)
    9. GP de Watkins Glen (misto)
    10. GP do Canadá (circuito de rua)
    11. GP de Edmonton (circuito de rua)
    12. GP de Kentucky (oval)
    13. GP de Mid-Ohio (circuito misto)
    14. GP de Sonoma (circuito misto)
    15. GP de Chicago (oval)
    16. GP do Japão (oval)
    17. GP de Miami (oval)

    Publicado por Vitor, o de Recife | 25/05/2009, 9:21 am
  16. Off Topic Total, mas não posso deixar de comentar:

    A Willians acaba de se inscrever. Veio com um papinho de que a FOTA tá unida, mas tem compromisso com fãs, Partners e funcionários.

    A Ferrari vai sobrar sozinha nessa.
    A Toyota e a Renault devem abrir as pernas e sair… era a chance que o Carlos Ghosn esperava…alegar uma razão esportiva para encobrir uma razão financeira.

    Os próximos devem ser o trio da Mercedez – Mclaren, FI e Branw. Depois os Red Bull.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 25/05/2009, 11:27 am
  17. ***** “Os próximos devem ser o trio da Mercedez – Mclaren, FI e Branw. Depois os Red Bull.”

    * os próximos a se inscrever.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffigueiredo | 25/05/2009, 11:29 am
  18. Vitor, se a Nascar pode correr 3h15 num circuito misto com uma galera que faz o Tracy parecer o Heidfeld, deveriamos conseguir 3 horas em Monza (claro que monopostos causamum impacto sobre o corpo do piloto maior, mas os COTs não foram feitos para serem conduzidos em mistos e o esfoeço nos braços para virar eles pros dois lados é muito grande). E muita gente subestima o desgaste fisico de andar por horas a 360km nestes ovais, me lembro de quanto a Cart tentou correr no Texas e descobriu que os piloto começavam a passar mal após cerca de dez voltas.

    Publicado por Filipe Furtado | 25/05/2009, 3:49 pm
  19. Na boa Hugo, tanto ou mais gente vai para o muro em Indy (este ano nenhum rookie escapou em algum ponto do mês) quanto acertam os guard rails em Monaco. Correr ali é muito dificil. Alias pelo que dizem do Button ele provavelmente seria péssimo em ovais (dá para copiar o set up do compnheiro para largar bem, mas se você não souber dar bom feedback para a equipe vai inevitavelmente perder terreno ao longo da prova).

    Publicado por Filipe Furtado | 25/05/2009, 4:11 pm
  20. Felipe, me corrija se estiver errado.
    O circuito de Texas é mais Oval, por assim dizer, do que as 4 curvas de 90° de Indianápolis. E se não me engano, a inclinação da pista é superior à maioria dos ovais. Conseqüentemente altíssima velocidade em curvas gerando força-G a níveis de aviação.

    Desgaste diferente da F1, me parece.
    Em monaco, várias curvas, várias mudanças de marcha, mudanças na distribuição de carga nos freios, muita variação no pedal do acelerador e freio…
    O Helinho se tivesse um tijolo no lugar do pé direito cobriria 90% da corrida sem cansar a perna…ehehe.

    Como, infelizmente, nunca andei de F1 ou F-Indy não vou decretar nada. Mas me parece que desgaste na F1 é um tanto maior. Acho que essa pergunta deveria ser feita ao Bourdais.

    Publicado por KBK | 25/05/2009, 10:07 pm
  21. Sim a força G no Texas é pior do que Indianapolis. Quando a Cart tentou correr lá os carros eram mais potentes também (A IRL limitou muito as rotações dos motores por segurança, os carros em Indianapolis andavam umas 10 milhas por hotra mais rapidos no fim dos anos 90).

    Eu não quis comparar o desgaste com Monaco que é um circuito a parte, mas com pistas mais normais. Não sei se o Bourdais seria o melhor exemplo, ele correu em Indy só uma vez (2005, se arrebentou no muro a duas voltas do fim gerando o anti-climatico final em bandeira amarela, mas andou bem).

    Publicado por Filipe Furtado | 25/05/2009, 11:22 pm
  22. assistir uma corrida de formula indy em indianapolis, é melhor do que assistir todas corridas da formula 1 no ano, que nao traz nenhuma emoção, apenas tecnologia, que beneficia algumas equipes de ponta.

    Publicado por arthur luis bernardes | 26/05/2009, 9:44 pm
  23. A FÓRMULA INDY SALVOU O DOMINGO APÓS O MARASMO QUE FOI NOVAMENTE A FÓRMULA 1 !DE UNS TEMPOS PARA CÁ TODOS PODEM SER SENNA OU SCHUMACHER , BASTANDO TER UM CARRO SUPERIOR… CADÊ O HAMILTON? E VEJAM ONDE ESTÁ O BUTTON ! ATÉ EU VENÇO 5 PROVAS EM 6 CORRIDAS, COM UM CARRO SUPERIOR… ACONTECE QUE SE AS 500 MILHAS FOSSE NA GLOBO , TODOS ESTARIAM FALANDO QUE A FÓRMULA INDY ESTÁ SENDO MUITO SUPERIOR EM EMOÇÃO…

    Publicado por aroldo | 30/05/2009, 5:52 pm
  24. Wonderful read.

    Publicado por Canon D5000 | 12/12/2011, 5:32 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: