//
você está lendo...
ARTIGOS, NOTÍCIAS

Confronto entre companheiros de equipes — Atualização pós-GP de Mônaco

confronto entre companheiros

O gráfico com o comparativo de performance entre companheiros de equipes foi atualizado e tem uma nova variável para nos divertimos: os tempos do Q2, estágio da classificação em que os carros atingem o pico de desempenho no final de semana e onde não há diferença de peso entre os carros — estão todos em pé de igualdade.

— A grande surpresa do Q2 é o confronto entre Rubens Barrichello e Jenson Button. Rubens vem levando vantagem sobre Jenson (4   x  2), o que espanta de vez a afirmação de que Rubens não é um piloto rápido. Ao que parece, a diferença entre os dois no campeonato está sendo decidida mesmo nos detalhes. Acho que juventude e motivação vem tendo um papel fundamental nesse confronto.

— Outra briga interessante é a que se desenrola nos boxes da Red Bull. Há um aparente equilíbrio até chegar nas posições de classificação, aonde Webber apanha feio de Vettel. O único detalhe é que, entre as 6 corridas do ano, Mark só pode largar mais leve que Sebastian em apenas uma, no GP do Bahrein — o que obviamente influencia na volta final do Q3. Em termos de velocidade pura no Q2, Mark e Sebastian estão totalmente equilibrados: 3   x   3 (mais tarde acessarei o desempenho particular dos dois em um post mais abrangente!), com Mark chegando 4 vezes à frente de Sebastian nas corridas, o que atesta a consistência do australiano.

— Nakajima e Piquet Jr continuam tomando sonoras surras de seus companheiros. Kazuki está zerado, o que me faz lembrar de suas declarações atrevidas no início de 2008: “meu objetivo é bater o Nico.” Gosto do Kazuki, mas ele precisa elevar o seu jogo rapidamente.

— Outro confronto interessante é entre Kubica e Heidfeld. Sem um carro competitivo, Robert parece o mais desmotivado dos dois pilotos da BMW. Números bons quando o tema é velocidade, mas inefetivo quando o assunto é acabar corridas. Ele ocupa a última posição no campeonato de pilotos — zerado — enquanto Nick já marcou 6 pontos.

— Já há boatos que posicionam o polonês ao lado de Lewis Hamilton em 2010  — Lewis que, por sinal, mostra a cada dia o quanto Heikki é ordinário.

— Felipe Massa fez mais uma corrida soberba em Mônaco, mas os números teimam em pô-lo atrás de Kimi, que lentamente vai ampliando a sua vantagem sobre o brasileiro. Desconfio que na Turquia, aonde ninguém da Ferrari venceu lá a não ser Felipe, ele equilibra o confronto com o finlandês.

— De resto, equilíbrio nos boxes de Toro Rosso e Toyota.

Discussão

38 comentários sobre “Confronto entre companheiros de equipes — Atualização pós-GP de Mônaco

  1. Becken –> depende de como se queira ler o grafico :-)

    Item 1 . È a maior diferença de pontos entre pilotos da mesma equipe, ele esta tomando 16 pontos do Button. So o que ele esta perdendo de pontos em relaçao o Button o colocaria em 3o lugar no campeonato. Acho que isso nao é bom. So na pontuação podemos dizer que ele perde 26 % em relacao ao Button.

    Item 2. Em relação a perder para o companheiro de equipe ele se equive a Nakajima, que nunca venceu o homem do boxe ao lado. Ate o Piquezinho ta na frente dele nesse item.

    Quanto a volta rapida, o Piquet pai foi o primeiro a dizer a muiiiito tempo atras, que o Rubinho ate consegue fazer uma volta rapida, mas que em corrida ele é muito lento. Acho que é o que vemos durante todo esse ano, no decorrer da corrida o Rubinho toma mmmmuuuiiito do Button, ai depois vem com aquela historia de jogo de pneu ruim, PO SO ELE PEGA JOGO RUIM ???

    Nos tempos do Schumacher viamos o Rubinho na classificacao as vezes 1 ou 2 decimos atras do Schumacher no fim da corrida ele tava 20 segundos ou mais atras.

    Publicado por Claudio CArdoso | 26/05/2009, 6:26 pm
  2. Becken –> depende de como se queira ler o grafico :-)

    Sim, sim, vc tem toda razão… No fundo, a idéia é exatemente essa, mostrar como em diferentes quesitos pode haver disparidades de desempenho ou equilíbrio.

    Por exemplo: O Rubens é muito mais velho que o Jenson, ainda asism é rápido em voltas lançadas, mas talvez ao longo de toda uma corrida a juventude e o tpreparo físico do inglês (como abordei no post anserior!) faça a diferença, daí a incontestável liderança do Button.

    Mas há um padrão interessante.

    As melhores duplas do grid estão equilibradas: Timo/Jarno, Kimi/Felipe, Seb/Mark…

    Apenas ao assistirmos as corridas sabemos que Bourdais, Piquet e Kazuki são os piores pilotos da F1 hoje, mas é no confronto com os seus companheiros que podemos saber exatamente aonde eles são efetivamente ruins.

    Publicado por Becken Lima | 26/05/2009, 7:02 pm
  3. “… o que espanta de vez a afirmação de que Rubens não é um piloto rápido…”

    Ué Becken,

    Deu para defender o Barrica agora? Foi até o Capelli para puxar a orelha do Mantovani e agora quer provar que o Barrica é rápido… rs… cuidado para não virar barriquete… rs…

    Sinceramente, para mim estes tempos do Q2 não provam e nem querem dizer nada, pois, no Q2 ser 1º ou 10º é a mesma coisa e os pilotos sabem disso, não é a hora de correr riscos desnecessários e muitos pilotos fazem apenas para o gasto, só os desesperados de equipes médias é que vão para o tudo ou nada temendo ficar de fora do Q3 e a Brawn não está entre essas equipes.

    Talvez ano passado, quando a Ferrari e McLiar decidiam alguma vantagem para seus pilotos, valesse alguma coisa, mas esse ano o Q2 não está valendo nada.

    Quanto ao problema do Barrica não posso acrescentar nada ao que disse o Cláudio Cardoso, o Rubens é um piloto que comete poucos erros e tem competência para angariar pontos, mas nunca em sua carreira (com raríssimas exceções como Silvertone 03) foi um piloto rápido no sentido de fazer várias voltas no limite durante as corridas, e é isso que diferencia o piloto mediano (caso de Rubens) do piloto vencedor (Alonso, Hamilton, Vettel, Massa e agora Buton).

    Por isso e por ser um ótimo seguidor de ordens (um funcionário obediente), Rubens teve longa vida na F1, afinal, ele é perfeito para o cargo de segundo piloto (melhor que Fisichella e Trulli por exemplo) e de grande ajuda para o campeonato de construtores. Não é a tôa que Barrica, apesar de nunca ter sido disputado pelas equipes de F1 (nunca houve uma briga para contratá-lo), nunca ficou desempregado.

    Eu pego muito no pé do Barrica por outros motivos que já disse aqui no blog e o acho um esportista e um piloto medíocre, mas isso nada tem a ver com suas habilidades de pilotagem e sim com sua personalidade.

    Eu nunca iria querer que ele guiasse um carro de F1 se eu fosse o proprietário da equipe, mas a verdade é que Ross Brawn, sujeito pragmático e brilhante chefe de equipe, sem tempo para desenvolvimento e sem grana para apostar em pilotos inexperientes, conhecedor que é das capacidades e da subserviência de Rubens, fez bem contratá-lo, era mesmo a melhor opção para as circunstâncias.

    Apesar de chorar muito e de falar um caminhão de besteiras, Barrica é barato, dizem que sabe acertar carros, faz bem o papel de segundo piloto (angariando pontos), e, principalmente, nunca chutaria o balde e ameaçaria a equipe e o primeiro piloto, foi isso o que pensou Ross Brawn quando decidiu por ele, o resto, “é conversa pra boi dormir”.

    Abraço a todos.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 26/05/2009, 8:22 pm
  4. concordo em várias coisas com vc cassius, inclusive a de que rubens é um ótimo empregado p/ uma equipe por ter competência em angariar pontos e ser piloto de jogo de equipe, o que o eleva (no mínimo)a uma categoria mediana. Sério msm, não discordo.
    Agora sinceramente qual é o problema de defender Rubens em um ponto ou outro?
    Rubens várias vezes ao longo de sua carreira teve momentos acima da média (não o suficiente p/ coloca-lo nesta categoria permanentemente). nenhuma equipe de f1 em juízo perfeito contrata um piloto só por ajustar carros e ficar calado. Tão-somente angariar pontos não é o suficiente. Principalmente em uma Ferrari. Mesmo com schumacher como 1º piloto, mesmo com os escambau. Se contrata um piloto por acreditar em seu potencial (e as equipes são muito mais pragmáticas que nós meros observadores)de vencer corridas, de atrair mídia e fãs, de com carro bom e boas perspectivas vencer um campeonato.
    Button é excepcional? Nem sempre foi, e não adianta vir com conversa fiada de falta de estímulo. Várias questões colocam um piloto em condições de vencer um título, e não se resume a ter um carro vencedor ou não. Tem de ser um carro que corresponda às características positivas do piloto, que se adapte bem ao estilo de dirigir.
    Vou expor essas idéias mais elaboradas em meu blog, inclusive analisando Kubica e Rubens, bem como Hamilton: três pilotos que dirigem de maneira mais abrasiva, mais arriscada, tendo grande sensibilidade em freios e saídas de um lado ou de outro no carro. As configurações aerodinâmicas atuais desfavorecem estes pilotos.; isto tb tão-somente não esclarece toda a situação, mas ajuda p/ caramba a entender certas coisinhas.
    P/ finalizar: Vettel é bom, é um futuro Schmacher se desenhando. Mas pode ser um futuro Alesi, que era brilhante mas incrivelmente inconstante; depende de como ele vai encarar o companheiro Webber. Na minha opinião, Webber (eu nunca pensei que diria isso) é o grande desafio de Vettel no momento.

    Publicado por Ridson | 26/05/2009, 9:06 pm
  5. http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/05/uma-analise-do-fenomeno-de-2009.html

    taí mestre, uma abordagem própria da vantagem de button; tomei a liberdade de citar vc e seu trabalho, foram fundamentais, uma referência; continue desse jeito seu trabalho.adoraria se vc tivesse um tempo p/ dar uma lida; a todos, um convite.

    Publicado por Ridson | 26/05/2009, 9:53 pm
  6. Não sei o que a McLAREN anda fazendo com o Kovalainen em 1 de seus carros, esse piloto é trite. Quanto a Barrichello, ele é um piloto que não tem ritmo de corrida, não acredito que é algo relacionado a idade pois nos tempos de Ferrari era do mesmo modo. Parece muito o Trulli que cai de rendimento durante as corridas.

    Publicado por Hugle | 26/05/2009, 10:34 pm
  7. Ridson –>

    “nenhuma equipe de f1 em juízo perfeito contrata um piloto só por ajustar carros e ficar calado”

    O que o Berger fez o tempo todo na Mclaren com o Senna entao heim ???

    Becken voce que é fãn da Mclaren ja sabe que o Ron Dennis sempre foi maluco heim rsss..

    Po Becken se o problema do Rubinho é cansar no decorrer da corrida, ele ja entrou na F1 cansado desde novo rsss. :-)

    Publicado por Cláudio Cardoso | 26/05/2009, 11:20 pm
  8. Ué Becken,

    Deu para defender o Barrica agora?

    Não, Cassius, mesmo porque ele não fez nada de errado, [que eu saiba, ao menos não mentiu para ninguém!]. ;)

    Foi até o Capelli para puxar a orelha do Mantovani

    O Mantovani é talentoso o suficiente para variar a sua pauta e não repetir a mesmíssima piada a cada pós-corrida. No fundo, ele talvez esteja deslumbrado e pregando para os seus fiéis — que adoram execrar o Barrichello a cada corrida, mesmo que às vezes injustamente, como se fosse um crime não corresponder à expectativas.

    Sinceramente, para mim estes tempos do Q2 não provam e nem querem dizer nada, pois, no Q2 ser 1º ou 10º é a mesma coisa e os pilotos sabem disso, não é a hora de correr riscos desnecessários e muitos pilotos fazem apenas para o gasto

    Talvez vc esteja fazendo alguma confusão. :)

    O Q2 é o ponto crítico da qualificação, quando há uma intensa toca de posições das primeiras às últimas voltas. Pisque no Q2 e vc está fora da super-pole.

    O ponto é: o Rubens é rápido, não há como negar isso. Tire o Q2 como referencial e sobram as voltas mais rápidas de corrida. E em duas ocasiões na temporada ele foi mais rápido que o Jenson.

    Com certeza se o Lewis sentasse no BGP 001 seria mais rápido que o Barrichello, mas o que separa o Rubens, por exemplo, do Nelsinho Piquet? Quem é mais rápido entre os dois? Talvez vc tenha agora uma melhor dimensão do que eu esteja falando…

    Esse é o ponto do que foi postado. Não estou defendendo ninguém, apenas tentando ser objetivo com o conteúdo do post, só. :)

    O que eu não entendo é a birra com pilotos de Formula 1. Não entendo o porquê dessa ofensividade e raiva contra Webber, Barrichello, Hamilton, Heidfeld, e mesmo contra o Massa. É como se quando o sujeito não correspondesse, isso virasse uma afronta peesoal.

    Condenam o Barrichello por cada linha e frase que o homem diz, mas ninguém presta atenção que o Bruno Senna, por exemplo, quase exige começar na F1 pilotando em uma McLaren, mesmo que ele nunca tenha ganhado um único título em categorias de base.

    O Felipe Massa disse em entrevista ao Fleipe Motta, logo após a classificação, quando tomou meio segundo do Kimi, AFIRMOU que estava mais pesado que o finlandês. NÃO estava. Quem prestou atenção nisso? Eu vou execrar o Massa por isso? Será que ele sabia da estratéia do Kimi? Ele tomou meio segundo também no Q2, uando os carris estão em paridade. Mas e daí?

    É fácil criticar o Barrichello: dá ibope, da audiência, gera Page views. Já abordei o tema e acho sempre um tédio e uma controvérsia vazia — e a F1 é muito mais abrangente que isso. Há muito mais coisas interessantes para se saber e escrever a respeito… ;)

    Por fim, espero que vc não leve a mal a resposta ao seu comentário. Ela é bem “low profile”. Não quero que vc ache que eu esteja sendo mal educado ou esteja irritado, coisa que acho terrível em quem edita blogs por aí.

    Abração

    Publicado por Becken Lima | 27/05/2009, 12:15 am
  9. Becken,

    Comparar Nelsinho com Rubinho não me parece razoável. Um está em sua 2a temporada, o outro na 17a.

    O Rubinho esteve em 3 situações:
    1. correu com carros ruins e companheiros fracos.
    2. correu com carro excelente e companheiros forte (Ferrari).
    3. corre com carro excelente contra piloto mais novo.

    Na 1a situação, nada fez. Normal.
    Na 2a c/o melhor carro e sem adversário, foi vice com 77 pts de diferença. Uma vergonha.
    Na 3a situação c/o melhor carro, toma lavada de piloto mais novo e sem expressão.

    O Nelsinho é outra história.
    1. A Renault só não é pior que a Force India (talvez seja igual) e só conseguiu fazer pouco mais que meio carro.
    2. Esse meio carro, óbvio, pertence ao Alonso que é fortíssimo, egoísta e extremamente vaidoso (um pavão).
    3. Na Renault corre com o resto do resto e com as piores estratégias.

    Se ele tivesse correndo na Toro Rosso ou Force India estaria melhor, porque estaria dividindo em pé de igualdade as carroças que as equipes conseguissem fazer.

    Conclusão: o Rubinho sempre esteve em situação melhor que o Nelsinho e teve as melhores chances em mais de 16 anos de F1 e sempre foi um fiasco. O Nelsinho não teve uma chance.

    Talvez o Nelsinho seja muito pior que o Rubinho, que o Nakajima, o De Cesaris. Mas o momento atual não autoriza de forma alguma uma avaliação, muito menos a comparação com o Rubinho.

    Por fim, Becken, o único problema do Nelsinho tem sido se classificar mal.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 27/05/2009, 8:36 am
  10. Becken,
    Já que as lambanças de BernieMax geraram esse campeonato já decidido, pelo menos essas disputas que você destaca são a verdadeira F1:
    Kimi x Felipe
    Jenson x Rubens

    Essas brigas estão boas, além de Brawn x Newey x Ferrari…

    Pra acrescentar à discussão com o Cassius,
    Troféu DHL até o momento é para o RB
    DHL Fastest Lap Award – 2009 Results
    Australian Nico Rosberg Williams-Toyota 1:27.706
    Malaysian Jenson Button Brawn-Mercedes 1:36.641
    *Chinese Rubens Barrichello Brawn-Mercedes 1:52.592
    Bahrain Jarno Trulli Toyota 1:34.556
    *Spanish Rubens Barrichello Brawn-Mercedes 1:22.762
    Monaco Felipe Massa Ferrari 1:15.154

    O que eu não entendo é a birra com pilotos de Formula 1. Não entendo o porquê dessa ofensividade e raiva contra Webber, Barrichello, Hamilton, Heidfeld, e mesmo contra o Massa.[2]

    Webber está muito bem este ano. Estou cada vez mais olhando para a telemetria e filtrando as entrevistas-justificativas.

    O Nico, por exemplo, fez uma excelente corrida em Monaco. Acho que a briga Massa x Kimi vai esquentar mais ainda, porque nenhum dos 2 vai aliviar.

    1abraço

    Publicado por Henry | 27/05/2009, 8:38 am
  11. Quem nunca torceu para o Barrichello que atire o primeiro capacete!

    Não torço mais, nem ligo para o que ele fala, apenas o critico pelo desempenho que ele tem nas pistas que é de um piloto mediocre, mas para a equipe tem suas qualidades e que, não só as das piadas prontas, então deixemos essa discussão besta para lá, nunca vai se chegar a um denominador comum mesmo.

    Publicado por Claudemir Freire | 27/05/2009, 9:14 am
  12. Williams team suspended by FOTA
    http://www.autosport.com/news/report.php/id/75646

    Publicado por Henry | 27/05/2009, 9:21 am
  13. Coyote – Prazer ter vc por aqui. :)

    Comparar Nelsinho com Rubinho não me parece razoável. Um está em sua 2a temporada, o outro na 17a.

    Não estou comparando a carreira do Nelsinho com a do Rubens, mas sim conjecturando quem é mais rápido… Tenho sérias dúvidas se o Neslon, no início de sua carreira seja mais rápido que o Rubens, no ocaso da sua.

    Esse é o ponto.

    De resto, boas observações. :)

    Publicado por Becken Lima | 27/05/2009, 9:32 am
  14. Esse negocio de falar de volta rapida na corrida nao é referencial algum.
    Henry —>>>

    Existe uma grande questao ai .. O Button nao esta disputando o trofeu DHL, ele esta para ganhar o campeonato de F1, o DHL para ele nada importa.

    Observemos o Button, no inicio da corrida sempre enfia um caminhão no Barrichello, ai depois quando ele ja esta com boa vantagem, como é um PILOTO INTELIGENTE ele tira o pe para nao correr risco de quebrar, e ai o Nosso brasileirinho contra o mundo esta muito atras e com o carro leve anda o mais rapido possivel enquanto o outro ja nao esta mais fujindo da morte.

    Vamos ser sinceros é so pegar o desempenho na corrida e ver, que se o Button nao tira o pe o Barriquechello em todas chegaria mais de 30 segundos atras.

    Becken –> nao é questao de pegar no pe do Barrichello, ele que vive dizendo que ele é foda que pilota muito, que vai ganhar corrida e o Campeonato.

    Quem é que acampou na porta da Brawn com um trailler e ficou la alguns dias pedindo pelo amor de Deus para correr esse ano ? (ele mesmo que confirmou essa historia). Ai depois de se hulmilhar, vem a publico e diz que esse ano ele vai ser campeao, pq pela primeira vez na vida ele terá um equipamento igual ao de seu companheiro, e que por isso que ele nunca foi campeao, pq seguia ordens de equipe (o que ele nunca explicou é pq entao ele nao chegava toda corrida atras do shumacher, ele normalmente fica muiiito atras e tb algumas posicoes mais atras)

    Ai termina a corrida, é o Pneu, é o FREIO que nunca ninguem conseguiu fazer um freio bom o suficiente para ele (eu tenho uma sugestao para a Brawn, pega o freio do 747 ou do Onibus espacial e coloca no carro dele), essa ultima foi o cinto de segurança.

    Será que algum dia ele vai dizer que o problema é uma pecinha que fica em cima do banco e atras do volante ?

    Publicado por Claudio Cardoso | 27/05/2009, 10:54 am
  15. Claudio,
    Para mim o Button e a BrawnGP já são campeões desde a Espanha, ele está numa fase excepcional, mas entre os outros 19 pilotos, o Rubens está bem posicionado. E na Espanha, foi melhor do que o companheiro de equipe.

    O Button tem um “co-piloto” que talvez tenha uma porcentagem maior no sucesso do Schumi do que eu pensava.

    Nesta Fórmula 1 que é muito mais estratégia do que ultrapassagem, o Ross Brawn é mago. E um mago que sabe que 0.5 ponto decide campeonato.

    O equilibrio do carro você vê na câmera Onboard em relação aos outros – no momento não tem concorrência.

    Publicado por Henry | 27/05/2009, 11:16 am
  16. O Claudio falou tudo, as constantes desculpas do Barrichelo me encheram a paciência.
    Eu sempre fui um defensor do Barrichelo, pelo que ele fez nas equipes médias, e por ver que em certas corridas ele era mais rápido que o Schumacher. Embora sempre admiti que ele era chorão. Depois da estréia da Brawn eu estava confiante no sucesso do Barrica, mas realmente o Button está numa fase excepcional, e o Barrichello em vez de admitir que o Button tá numa fase melhor (coisa que fez ontem) sempre ficava dando desculpa, essa do cinto de segurança foi a gota dágua.

    O Button merece o Campeonato, pela forma que está pilotando e pela simpatia e humildade que está demonstrando.

    Torço muito para que o Massa se recupere, e chegue pelo menos em 2º, à frente do Barrichelo.

    Publicado por André Távora | 27/05/2009, 11:22 am
  17. Becken, eu também não gosto dessa história de cair em cima dos pilotos.

    Mas no caso do Barrichello, até consigo entender (apesar de discordar dessa raiva toda).

    É justamente pelo histórico de declarações dele que o Cláudio mencionou acima. Ele fica posando de vítima, como muitos outros fazem na F1 sendo que tenho impressão que ele faz isso bem mais do que os outros.

    Publicado por Flavio | 27/05/2009, 11:35 am
  18. O Button merece o Campeonato, pela forma que está pilotando e pela simpatia e humildade que está demonstrando.

    — André Távora

    Ótima observação André. Será um bem para toda a F1 se o Jenson for campeão esse ano.

    Ele é humilde e boa praça, e a Formula 1 não ver um “nice guy” sendo campeão desde o Mika e o Damons Hill.

    Publicado por Becken Lima | 27/05/2009, 11:37 am
  19. “…É fácil criticar o Barrichello: dá ibope, da audiência, gera Page views. Já abordei o tema e acho sempre um tédio e uma controvérsia vazia — e a F1 é muito mais abrangente que isso…”

    Becken,

    Primeiro, não há porque você ficar “cheio de dedos” comigo ao defender Barrichello, você sempre foi e sempre será educado, aliás, nunca desrespeitou nenhum comentarista nesse espaço.

    Segundo, minha opinião a respeito de Barrichello, é só minha opinião, não quer dizer que seja ou não seja correta.

    Agora, há um porém nisso tudo, no meu caso tudo bem, pegar no pé do Barrichello é quase uma religião (não consigo deixar de criticar cada passo que o sujeito dá na F1 depois que ficou claro que ele é a antítese do que eu considero como um piloto e esportista), mas, a verdade é que o próprio Barrichello é o culpado por estar sempre no centro das polêmicas, ele procura polêmica.

    Não há um final de semana que o sujeito não dê entrevistas exclusivas, inclusive com apoio total da vênus platinada e seu bufão, com chamadas no Fantástico e tudo mais e não saia falando uma grande quantidade de besteiras sobre coisas que deveria ficar calado e outras as quais sequer foi perguntado, eis algumas pérolas:

    “Sou apenas um brasileirinho contra o mundão.”
    “Não sou segundo piloto, sou 1B.”
    “Bruno não devia ir para equipe, o momento é ruim para um piloto inexperiente, se vier irá queimar sua carreira (aconselhando Bruno Senna a não assinar com a Brawn porque a equipe seria um fracasso). ”
    “Schumacher viado! (na festa de Felipe Massa após GP do Brasil)”
    “Eu era prejudicado na Ferrari e vou contar tudo em um livro. (após sair da equipe)”
    “Não eu não vou contar mais tudo em um livro porque um dia meu filho pode correr na Ferrari. (para o esporte espetacular em meia hora de babação de ovo)”
    “Esse ano vai, eu vou ser campeão, vou correr com a faca nos dentes. (no início da temporada)”
    “O freio, o pneu, a calota, o câmbio, a asa, a estratégia da equipe e o Nelsinho (que não era um retardatário) me prejudicaram, por isso ainda não ganhei esse ano. (ao final de cada corrida)”
    “Eu não era amigo de Schumacher, apenas fingia para fazer média. (na entrevista exclusiva dada ao Bufão)”
    “Schumacher faria tudo para ganhar, eu quase tudo. (na entrevista exclusiva dada ao Bufão)”
    “Michael e Ralf correram uma dia após a morte da mãe e disputaram posição na pista, isso foi estranho (condenando a atitude dos irmãos).”
    “Quem me critica não entende nada de F1, não sabe a calibragem de um pneu e como ligar um F1. (após as criticas pelos gestos contra Piquet)”
    “Em Mônaco, vou calar a boca de muita gente. (antes do GP de Mônaco 2009)”
    “Os brasileiros tinham de ter orgulho por eu estar em segundo no campeonato, tinham de torcer por mim.”

    Portanto Becken, sinto te dizer, mas você não tem nenhuma razão para criticar o fato de Rubens estar sempre sendo criticado pelos fãs de automobilismo, pelos humoristas e repórteres, é ele que procura esse tipo de coisa ao falar besteiras, é ele que faz promessas de desempenho e é ele que adora aparecer na mídia a todo momento.

    Da minha parte cansei desse tremendo manezão, faço uma promessa pública aos/as barriquetes e a todos os outros comentaristas: a partir de hoje caros amigos me darei um enorme presente, vocês não irão ver mais nenhuma menção minha ao nome de Rubens Barrichello, vou agir como se esse parasita da F1 sequer tivesse existido, se ele ganhar o campeonato ou tiver alguma vitória ou se ele fizer várias cagadas e falar milhares de desculpas e bobagens, por maior que sejam, simplesmente irei ignorá-lo (mesmo se eu for provocado a fazê-lo não irei mais pronunciar o nome desse piloto).

    Para mim, a partir de hoje, Rubens Barrichello morreu, foi dessa para melhor, é um verme invisível e impossível de ser enxergado é microscópico, assim como sua importância para a F1.

    Quanto à F1 como um todo fiquem tranqüilos (aqueles que gostam de meus comentários) vou continuar contribuindo neste e em outros espaços.

    Abraços a todos!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 27/05/2009, 12:07 pm
  20. Para mim, a partir de hoje, Rubens Barrichello morreu, foi dessa para melhor, é um verme invisível e impossível de ser enxergado é microscópico, assim como sua importância para a F1.

    Amém! :)

    (aqueles que gostam de meus comentários) vou continuar contribuindo neste e em outros espaços.

    Cassius, vc é um dos melhores comentaristas do F1 Around, e acho essencial sua participação — e tem muita gente por aqui que já sentiu falta e externou isso!

    Publicado por Becken Lima | 27/05/2009, 12:16 pm
  21. Eu tenho a leve impressão que Jenson nao força tudo que pode no Q2. Sabe que vai passar de qualquer jeito e ainda esconde o jogo, pega Barrichello de “calças curtas”.

    Sobre a Turquia, Raikkonen venceu la em 2005. Em 2007 chegou colado em Felipe. Ou seja, ele não anda mal lá nao.

    Istanbul que é um dos MEUS circuitos favoritos.

    Publicado por Lucas | 27/05/2009, 12:23 pm
  22. Sobre a Turquia, Raikkonen venceu la em 2005. Em 2007 chegou colado em Felipe.

    Boa observação, Lucas. Thanks! :)

    Publicado por Becken Lima | 27/05/2009, 12:38 pm
  23. Cassius,

    Acho suas opiniões aqui neste espaço de grande valia…inclusive a marcação sobre o Rubens.
    Como também acho muito válidas as opiniões de quem o defende. Quer saber…acho que todos tem um pouco de razão, por defender pontos verdadeiros…

    Ele é sim um piloto muito bom….
    Ele foi sim muito injustiçado na carreira…aquela história de Ferrari…etc etc etc….

    Mas convenhamos…. que ele dá motivo….isso dá.

    Me passa muito a impressão daquele funcionário “Bonzinho” que toda empresa tem….aquele que se faz de vítima, mas na verdade é um grande “Pela”…

    As pessoas que o defendem, tem razões para defendê-lo…e as pessoas que o atacam (e eu me incluo) também tem razões para tal.

    Mas sinceramente….tô mais preocupado é com o prazo de inscrição que termina depois de amanhã….

    E com a prova da Turquia, que tenho certeza que a Ferrari vai levar.

    Ffigueiredo.

    PS- Legal te ver por aqui Coyote….é sempre bom ter mais um mineiro para compartilhar as “mineirices brejeiras”, “boa música de raiz” e eu matar um pouco da saudade de minha terra.
    Da-lhe Zêêêêrrrrrooooo!!!!!!!!!

    Publicado por Ffigueiredo | 27/05/2009, 2:05 pm
  24. Temos que dar mais atenção às pistas do que aos microfones.

    Publicado por Henry | 27/05/2009, 2:17 pm
  25. Atravessando um pouca a briga inutil sobre o Barraichello, a FOTA meio que decidiu o que vamos ter o ano que vem, e fiquei com uma bola vermelha colocada no meu nariz.

    Max costurou de certa forma que conseguiu que as grandes vendessem chassis para as novas equipes pra o ano que vem, me pareceu tudo o que ele queria desde o inicio desse imbrólio, assim resolvou a questão delas não terem a minima condição de construir um carro em 2010 e de quebra colocou as equipes de joelho.

    Fiquei com cara de palhaço.

    Publicado por Claudemir Freire | 27/05/2009, 2:42 pm
  26. Ok Becken e Figueiredo.
    Obrigado pelas boas vindas.

    O Nelsinho precisa urgentemente melhorar na classificação, talvez andando mais leve no Q2. O carro dele melhorou um pouco e a reação foi imediata, com 2 passagens p/o Q2. Ainda é pouco.
    Ele é muito bom de largada e de corrida (na China foi mal). Olhando as posições de largada e chegada vemos muito ganho de posições.
    O problema é que ele larga em 12o, 15o, 16o. Assim, mesmo ganhando 4 ou 5 posições, não marca pontos. Largando em 8o não ganharia 4 ou 5 posições, passando carros muito melhores (o Alonso não ganhou 4 posições em nenhuma corrida) , mas ganhando uma ou duas posições, marcaria bons pontos e a turma largaria do pé dele.
    Então, Nelsinho, imagine que vc é mineiro e que se passar para o Q3 vai ganhar um queijo.
    Abs.

    PS. Cassius, será claustrofóbico para vc deixar de falar do Barrica. Faça isso não, vc pode infartar.

    Publicado por Anselmo Coyote | 27/05/2009, 4:19 pm
  27. Cassius, só para deixar claro que reclamei dos seus posts sobre o Barrichello, mas acho a maioria das suas contribuiçlões aqui no blog muito importante.

    Publicado por Filipe | 27/05/2009, 4:31 pm
  28. Becken, continuo não entendendo porque pegam tanto no pé do Bourdais. Comparando com o Buemi é 3 a 3 no fim da prova e nas voltas mais rápidas. Dado mais curioso ainda posição media de chegada dos pilotos da Toro Rosso: 11.5 para Bourdais, 14.3 para o Buemi. O francês sofre hoje do mesmo problema do Quick Nick, não se adapta ao sistema dos treinos oficiais.

    Publicado por Filipe | 27/05/2009, 4:48 pm
  29. Concordo, Filipe.

    E o Bourdais pontuou.

    Situação mais dramática desses pilotos:
    16 Giancarlo Fisichella Italian Force India-Mercedes 0
    17 Adrian Sutil German Force India-Mercedes 0
    18 Nelsinho Piquet Brazilian Renault 0
    19 Robert Kubica Polish BMW Sauber 0
    20 Kazuki Nakajima Japanese Williams-Toyota 0

    Publicado por Henry | 27/05/2009, 5:43 pm
  30. Becken, continuo não entendendo porque pegam tanto no pé do Bourdais.

    Bem observado. Ao menos o Franz Tost tem consciência do trabalho que ele vem fazendo:

    I am really happy for Bourdais, who drove a fantastically good race, picking up a point that is very important for him and the team. This result is good for his self-confidence for the next few races. Well done to the strategy crew, led by Laurent Mekies.

    — Franz Tost

    Um problema é que o Buemi é um dos “sobrinhos” do Helmut Marko, o homem que manda prender e soltar no programa de automobilismo da Red Bull.

    Ele impôs a presença do Buemi e foi ofensivo no acidente entre o Sebastien e o Buemi na outra corrida:

    I Think he should put his glass on

    — Helmut Marko

    Talvez o elogio do Tost, principalmente enfatizando a confiança, seja uma forma de neutralizar mais um das rudes intervenções do Marko.

    Publicado por Becken Lima | 27/05/2009, 5:45 pm
  31. Becken,
    Independente do Helmut Marko, o Buemi já fez boas corridas e treinos, apesar do erro de Monaco. Até o Kimi carimbou o Sutil (sei que não foi exatamente o mesmo erro e a mesma intensidade).

    Não vou julgar o Massa pelo Galvão, por exemplo.

    Por isso, repito: mais foco no trabalho nas pistas.

    1abraço

    Publicado por Henry | 27/05/2009, 5:54 pm
  32. “PS. Cassius, será claustrofóbico para vc deixar de falar do Barrica. Faça isso não, vc pode infartar.”

    E aí Anselmo Coyote,

    Bem vindo… que bom que você resolveu participar do blog do Becken, não se preocupa não, como eu disse, o assunto morreu para o bem de todos os participantes (inclusive o meu) rs…

    Vou me preocupar somente em mandar bons fluidos para o Massa e, principalmente, para o Piquet, esse muleque tem de vingar, não é possível o cara fazer aquilo tudo nas categorias de base e ser um fiasco na F1.

    Abraço a todos!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 27/05/2009, 5:57 pm
  33. Henry, sem dúvidas o Buemi não merece criticas por causa do extra-pista, mas o Helmut Marko tem péssima fama mesmo na relação com seus pilotos. A frase que Becken pescou é bem infeliz mesmo, digna do Briatore.

    Publicado por Filipe | 27/05/2009, 6:21 pm
  34. O Piquet tem um problema extra que se chama Renault.

    É uma temporada de corrida tecnológica e eu não vejo poder de reação.

    Red Bull e Ferrari tentam alcançar BrawnGP.

    BMW diz que vai reagir. Toyota e McLaren derraparam. Williams, primeira nos treinos livres.

    E a Renault? Parece que o Briatore para no fim do ano e o Alonso vai pra Ferrari… Até o blog QuieroBriatore está negociando o domínio. Que dureza! Nem com Dreher…

    Publicado por Henry | 27/05/2009, 6:34 pm
  35. Até o blog QuieroBriatore está negociando o domínio

    Realmente triste, Henry. Eu escrevi posts como convidado para o Manuel — o dono do blog — e acho que ele está sendo um pouco precipitado.

    Publicado por Becken Lima | 27/05/2009, 6:37 pm
  36. Cassius, Henry,

    Tb boto fé no moleque. Muita. Mas já batizei a Renault: Tabajara F1. Não tem jeito. Só um milagre fará aquele carro competitivo.

    Publicado por Anselmo Coyote | 27/05/2009, 7:34 pm
  37. Espero que a torcida que o Airton tinha, a partir de agora, passe a torcer por mim”. (Logo apos o enterro do Airton Senna)
    “Tem nuito piloto no grid querendo o meu lugar na Ferrari”. (Quando assinou como segundo piloto (declaradamente) na equipe.
    A partir da primeira declaracao, fiquei com o pe atraz. Na segunda, comecei a nao dar mais atencao, a ignora-lo.
    Me fez um bem danado.

    Publicado por Ivan | 27/05/2009, 10:08 pm
  38. Clayy -> nao abandone nao o segundao !!!

    Vou perder um imenso colaborador !!

    Publicado por Claudio Cardoso | 28/05/2009, 1:21 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: