//
você está lendo...
ARTIGOS

A solução ‘Mercedes-Benz’ para o imbróglio entre FIA e equipes

(IMAGEM: McLaren/Divulgação) mercedes(McLaren/Mercedes: finalmente a chance de ilustrar algum post com o lindo e lento MP4/24)

A Mercedes-Benz vem a cada dia estendendo positivamente a sua poderosa influência sobre a Formula 1. A gigante fabricante de carros alemã hoje fornece motores para duas equipes e é dona de outra. Sem a Mercedes, o nascimento e sucesso da Brawn jamais seriam possíveis, e mesmo quando o comando inglês da sua parceira McLaren se viu em apuros, a Mercedes jamais abandonou a equipe e ofereceu suporte público e privado.

Hoje, o TIMES tem mais uma história que ilustra bem o papel de apaziguador e farol que a Mercedes assumiu em uma categoria rachada por brigas e políticas e contendas legais.

Segundo o TIMES, Norbert Haugh, vice-presidente da divisão de esportes da companhia, pode ser o homem a resolver o imbróglio no qual a F1 anda metida nesse momento — a imposição de um teto orçamentário que pode estimular a saída das grande fábricas da categoria.

A Solução de Norbert é simples: seria permitido a todos consumirem até US$ 160 milhões, tendo que, em contrapartida, auxiliar com “know-how” técnico as novas equipes que pretendem entrar na F1. O modelo tem clara inspiração na parceria entre McLaren e Force India.

Esse acordo seria prolongado até 2012, período utilizado para que as equipes se adaptem e finalmente possam operar sob o teto determinado pela FIA hoje, US$ 72 milhões.

Segundo o TIMES, o plano de Norbert tem o consentimento de Max Mosley, principalmente por que permite sobrevida à categoria com a entrada de novas equipes — mesmo que os gastos não diminuam imediatamente.

E vocês, o que acham do plano de Norbert Haugh e da Mercedes-Benz?

___________________________________________________________________________

ATUALIZAÇÃO: A Autosport confirma que as negociações seguem nessa direção ditada pela matéria do TIMES:

  1. Os orçamentos seriam reduzidos de forma gradual: US$ 160 para 2010 e US$ 72 milhões para a temporada seguinte.
  2. O suporte técnico às novas equipes estaria centrado em partes padronizadas dos carros e que não fossem diferenciais de performance.

Discussão

9 comentários sobre “A solução ‘Mercedes-Benz’ para o imbróglio entre FIA e equipes

  1. Seria algo parecido com a “fusão” na verdade, uma incorporação) das equipes da Champcar pela IRL? Na ocasião, cada equipe da IRL ficou “responsável” em ajudar uma equipe oriunda da Champcar com os chassis Dallara, bem distintos do Panoz usados por estes times. A ajuda visava, principalmente, ajudar as equipes com os ovais; a Champcar não corria em ovais nas três últimas temporadas.

    A idéia da Mercedes é interessante, ainda mais se for liberada a venda de chassis. Um time novato, como a Prodrive, entraria com um chassi pronto e adquiriria a experiência com a ajuda técnica de uma grande escuderia parceira. A própria Williams, ironicamente opositora a pouco tempo da idéia, começou com chassis de segunda mão. E ainda nos livraríamos do ridículo regulamento duplo de Mosley…

    Falando em sandices mosleyanas, o KERS continua em 2010?

    Publicado por Vitor, o de Recife | 28/05/2009, 11:31 am
  2. Becken,

    “(McLaren/Mercedes: finalmente a chance de ilustrar algum post com o lindo e lento MP4/24) ”

    É nos detalhes que se escrevem as histórias. E o detalhe da mensagem sob a imagem…achei o máximo…ilustra bem a sua admiração pela Mclarem.

    Fernando

    Publicado por Ffigueiredo | 28/05/2009, 11:39 am
  3. É nos detalhes que se escrevem as histórias. E o detalhe da mensagem sob a imagem…achei o máximo…ilustra bem a sua admiração pela Mclarem.

    A legenda é humor inglês da pior qualidade ;)

    Publicado por Becken Lima | 28/05/2009, 11:47 am
  4. é becken..teu site tem alguma briga com meus posts hehe

    Publicado por Ridson de Araújo | 28/05/2009, 12:20 pm
  5. http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/05/racha-na-fota.html

    novo post, acho que escrevi bem nesse, questinando a existencia de uma unidade na fota e se realmente existe uma identidade da f1…quem quiser conferir, agradeço muito

    Publicado por Ridson de Araújo | 28/05/2009, 12:24 pm
  6. é becken..teu site tem alguma briga com meus posts hehe

    O probleam são os seus links. Eu não sei, sinceramente, por que o antispam está bloquando.

    Nos últimos dias o Akismet anda ocupado bloquando muitos spams, isso pode esta afetando o filtro.

    Geralmente o wordpress atualiza os parâmetros do AKISMET, mas até aí eu tenho que esperar e ir liberando quem é pego…

    Publicado por Becken Lima | 28/05/2009, 1:36 pm
  7. O Askimet pegou o Ridson no meu blog também. Acho que o problema é ele abrir o comentário com o link.

    Publicado por Filipe | 28/05/2009, 4:34 pm
  8. Ok, era tudo que o Max Mosley queria, então tá, vamos imaginar que é isso e pronto, teto maior, ajuda as novatas e pronto, todos felizes e saltitantes.

    Mas até agora ninguém se inscreveu a não ser a Campos, Williams e USGP, que na atual conjuntura não contam, então:

    Cadê aquele monte de falastrões que diziam que iam montar um time de F1 ?

    E se ficar só essas 3 mesmo, o que vai fazer a FIA ?

    E a Ferrari aceitou o plano da Maxlaren, opa, Mclaren ?

    E se todas se inscreverem e não aceitar a porcaria do teto, e não ajudar nenhuma equipe de formula 3 sulamericana, essas equipes vão correr de chassis dalara e motor mugen ?

    Essas e outras coisa vão ficar sem resposta mesmo depois de amanhã ?

    Publicado por Claudemir Freire | 28/05/2009, 6:12 pm
  9. Boa alternativa.
    Mas…McLaren, Ferrari, BrawnGP, Red Bull, Toyota, BMW, Renault, Williams.
    São 8 equipes teóricamente auto-suficientes em know-how.
    Alguém vai ser privilegiado.

    Espero que isso resolva o impasse.

    Publicado por KBK | 28/05/2009, 8:04 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: