//
você está lendo...
ARTIGOS

Terá sido Mônaco o retorno do velho Kimi Raikkonen?

(IMAGEM: Ferrari/Divulgação) kimi raikkonen   x   felipe massa(THE ICE MAN está de volta? Mal sinal para Felipe Massa…)

Kimi Raikkonen e Felipe Massa é mais uma das equilibradas batalhas de companheiros de equipes nessa temporada. Clique AQUI para ler mais sobre essa briga.

___________________________________________________________________________

Kimi Raikkonen foi efusivamente festejado por Stefano Domenicalli após o seu pódio em Mônaco: “em uma pista onde talento é importante Kimi mostrou do que é capaz.”

A felicidade de Stefano é compreensível. Dos dois pilotos da Ferrari, foi Kimi quem melhor explorou o novo potencial do F60B em Mônaco, sendo largamente superior a Felipe Massa durante a classificação, enfiando no brasileiro 0,5s no Q2 e mais 0,5s no Q3 — com o detalhe de que Kimi largou 1/2 kg mais pesado que Felipe.

Mesmo que a sua escorregada e perda de um bico no Q1 tenha diminuído a confiança de Felipe, Mônaco é a terceira corrida consecutiva (descontado o GP espanhol) esse ano em que Kimi tem um desempenho melhor que Massa no Q2.

Se você ainda tem duvidas sobre a representatividade dos tempos no Q2, lhe digo que em 2007, ano do título de Raikkonen, ele levou vantagem sobre Massa (8    x   7)*. No ano passado, Felipe devolveu a gentileza e massacrou o finlandês no Q2 por 13   x   4.

Não há muita dúvida da importância do Q2 como amostra de performance, e não é surpresa que Felipe tenha então levado o campeonato de 2008 até o último suspiro.

Estilos diferentes, mas iguais em corridas

O Q2 mostra uma tendência que pode materializar-se no decorrer da temporada, mas ainda assim o cenário é de puro equilíbrio quando o assunto é corrida, com Felipe sendo pego pela pobre confiabilidade do F60 em momentos cruciais quando poderia ter aberto uma considerável vantagem sobre Kimi— como na China e na Espanha. Kimi, por sua vez, foi parado pela confiabilidade na Austrália, quando as Ferraris estavam no limbo, mas o seu abandono na Espanha também desperdiçou a chance de pontos valiosos.

Os números mostram que Kimi está na frente, mas as corridas dão a impressão de que Massa é mais efetivo quando briga por posições. A agressividade natural de Felipe como sempre é mais exuberante para se assistir, enquanto Kimi parece sempre mais cauteloso e prudente, o que pode ser confundido com vacilante. Se Kimi errou feio na Austrália, Massa, apesar da soberba corrida, manifestou sintomas em Mônaco de que sua velha afobação — explicita na classificação e na corrida — pode lhe ser uma vez mais prejudicial na temporada.

Kimi agradeceu e coletou os pontos festejados por Stefano.

Fernando em espera

Essa luta equilibrada e feroz que se desenrola na Ferrari talvez seja a mais importante da temporada. Os rumores de que Fernando Alonso aportará em Maranello em 2011 ou já em 2010, intensifica-se a cada corrida, com o espanhol sendo cada vez mais efusivo e derramado quanto à cultura e torcida italianas.

Se Kimi deixar a F1 ao fim de 2010, Felipe terá que ao menos mostrar nesse período que não se submeterá ao papel de segundo piloto, como quando da chegada do finlandês. Felipe precisa bater Raikkonen seguidamente nessas duas temporadas ou terá que se submeter ao papel de segundo piloto de alguém que demanda total atenção de uma equipe como Fernando.

Anúncios

Discussão

17 comentários sobre “Terá sido Mônaco o retorno do velho Kimi Raikkonen?

  1. É, meio segundo pro Massa no Q3 em Mônaco dá o que pensar.
    Massa ainda afirmou antes da prova que estaria mais pesado do que Kimi mas o que se viu foi exatamente o contrário.

    O que parece é que quando Raikkonen desperta e resolve correr fica difícil pro brasileiro.

    Publicado por Beatle Ed | 28/05/2009, 6:24 pm
  2. Basta a batata começar a assar em fogo alto, pros dois mostrarem serviço.
    Vejam: em 2008 após as duas primeiras corridas, já colocavam Vettel no lugar de Massa. Então, o rapaz de Botucatu foi lá pro Bahrein e fez os boatos caírem no esquecimento(costumo dividir a história do Felipe em antes de depois de Bah 08. Antes era um ejaculação precoce, agora é um pu.ta piloto.) e o resto é história.
    Depois da corrida da Espanha nesse ano, saiu um boato de que os dirigentes da Ferrari haviam pedido a cabeça do filandês. Era o q faltava pro homem de gelo parar de pensar durante a corrida no seu picolé geladinho o esperando, e começar a pisar fundo.
    Fico imaginando o q aconteceria se o Kimi batesse o Massa esse ano de maneira contundente e o Alonso saísse da Renault pq essa pularia fora da F1.
    N restaria outra coisa ao espanhol a n ser tirar um ano sabático.
    Como a Ferrari iria mandar o Kimi ir embora se ele fosse o terceiro no campeonato, ou melhor, o primeiro do campeonato normal da F1 2009?
    N vejo espaço pros 2 na Ferrari.
    Haja dinheiro pra pagar o salário dos 2.
    ……………
    Becken, q estória é essa de chances do Kubica ir pra Woking em 2010?

    Publicado por O Polêmico | 28/05/2009, 6:44 pm
  3. Na minha opinião o Massa largou atrás do Kimi devido á perda de confiança pelo acidente com o bico. Eu acho que o Massa está melhor que o Raikkonen este ano, a diferença está menor que o ano passado, mas continua melhor. Como o Becken mesmo falou, se não fosse a confiabilidade do F60, ele já estaria bem á frente do companheiro.

    Outro ponto a considerar é que a melhor volta da corrida foi do Massa.

    Abraços.

    Publicado por André Távora | 28/05/2009, 6:48 pm
  4. Becken, q estória é essa de chances do Kubica ir pra Woking em 2010?

    Boatos sem nenhum mínimo indício de verdade até o momento. No caso do Alonso, por exemplo, ele até já se mudou para a parte italiana da Suiça, então…

    Publicado por Becken Lima | 28/05/2009, 6:48 pm
  5. sei …. em uma coisa eu concordo com galvão se massa não tivesse voltado atraz de button kimi ia pegar e bomba e tb não foi massa que perdeu posição em largada tendo kers, não companheiro. Vale avisar que o carro do rubens não tem esse dispositivo . abs LIMA ja fazia tempo que não aparecia mando lembraça e gostei dessa repaginada do blog .

    Publicado por pero | 28/05/2009, 6:53 pm
  6. kimi não ganha uma corrida há mais de um ano e quando faz um terceiro lugar é elogiado mais do que qualquer um.

    o finlandês tem que mostrar muito mais serviço do que isso.

    a presença dele na equipe mais carismática e importante do mundo tem sido uma ofensa aos pilotos que realmente se esforçam para tirar o melhor desempenho de carros ruins.

    Publicado por andre | 28/05/2009, 8:04 pm
  7. Massa x Raikkonen
    O maior enigma da F1 na minha opinião. Quando o finlandês saiu da McLaren para a Ferrari, 95% das pessoas consideravam Kimi superior ao Felipe.
    Mas em 2 anos e meio isso mudou. Existe uma crença de o (in)fiel da balança ser apatia do finlandês. Segundo semestre de 2007 e algumas provas isoladas foram ocasiões em que os Tifosi esqueceram Massa. De resto, a vantagem é pro Brasileiro.

    Como analisar o desempenho do Massa se seu companheiro “é um em cada corrida”? Será que Felipe é tão rápido que nos deixa pensando que o Kimi não está mostrando todo seu talento? Ou será que o Kimi simplesmente não está dando tudo de si, seja pelo motivo que for?

    Tendo dito isso, se considerarmos o verdadeiro Raikkonen como aquele que:
    – Impressionou na sua primeira volta de qualify na F1: http://www.youtube.com/watch?v=icawovR-T1Q
    – Andou de igual pra igual com o veloz e regular Quick Nick em sua primeira temporada.
    – Quase foi campeão em 2003 com um carro inferior a Michael Schumacher e Montoya. Ficou na frente do irritadinho.
    – Várias corridas fantásticas, sendo muito superior a seus companheiros de equipe (Coulthard e Montoya). Não foi campeão em 2005 por problemas de confiabilidade do carro, que era rápido.
    – Sergunda metade de 2007, Spa em 2008.

    Então o verdadeiro Kimi não voltou.

    Quanto aos que falam que Barrichello é o mais engraçado da F1, eu acho o Kimi muito mais!
    Sim, fou fã do Yeti.

    Publicado por KBK | 28/05/2009, 8:52 pm
  8. Becken,
    Ainda bem que a Ferrari e a Red Bull tem meios pra bancar a corrida tecnológica na tentativa de se equiparar a BrawnGP. É nessa hora que fica claro que o corte de custos de Max é pra inglês chicoteado ver.

    Além dessa interessante corrida tecnológica, a outra atração do campeonato são os confrontos que você tem destacado e que estão todos em aberto: Felipe vs Kimi, Jenson vs Rubens, Webber vs Vettel. A vantagem numérica do Button é clara, mas nada impede que tenhamos bons duelos.

    Para mim, o Kimi já tinha feito boa prova, por exemplo, no Bahrain – era nítido que o problema era a sofrível F60 e ele tirou água da pedra com o sexto lugar. Massa também foi vítima com crueldade na China e assim por diante. Agora, o que se desenha para as próximas provas é a disputa franca e aberta no melhor estilo Senna vs Mansell – eu acho ótimo e espero não ler muitos textos em que os pilotos sejam colocados como vítimas: isto é a verdadeira Fórmula 1 e quem está sentado no cockpit não pode se furtar a essa batalha. É uma luta equilibrada e sem favoritos. Ganha quem aproveitar melhor o que tem às mãos. É isso que o Jenson está fazendo…

    Publicado por Henry | 28/05/2009, 10:54 pm
  9. “…eu acho ótimo e espero não ler muitos textos em que os pilotos sejam colocados como vítimas…”

    Amigo Henry,
    Vc é um grande amigo e um adorável sonhador.
    Abs.

    PS. Becken, fui ao blog da Aline. Que barato. Rachei os bicos de tanto rir. Obrigado.

    Publicado por Anselmo Coyote | 29/05/2009, 9:04 am
  10. Caros,

    Parece que a novela das inscrições foi adiada: http://www.autosport.com/news/report.php/id/75680

    Publicado por filho do vento | 29/05/2009, 11:06 am
  11. Acredito que o Kimi Raikkonen supera Felipe Massa esse ano e fica para 2010. Fernando Alonso se algum dia for para Ferrari, só em 2011 mesmo

    Quanto ao campeonato de 2003, até hoje tenho dúvidas sobre aquele toque entre Rubens Barrichello e Juan Pablo Montoya no GP dos Estados Unidos, no qual o piloto da Williams foi punido injustamente mais uma vez em favor da Ferrari!

    Publicado por Jobson | 29/05/2009, 11:25 am
  12. É, vamos às minhas humildes considerações:

    Primeiro questão: gostaria de defender a manobra ousada de Felipe para cima de Vettel em Mônaco. A questão não é muito complicada e ao meu ver o problema não foi a antiga afobação que o atrapalhava.

    Ou Felipe ultrapassava Vettel naquele momento (pois perdia cerca de 1,5s por volta em relação aos líderes) ou Felipe não iria mais brigar pela vitória ou pelo segundo lugar (sendo o 2º lugar o mais realista naquele momento).

    Pois bem, ele arriscou tudo e acabou perdendo a posição para Rosberg (mas Rosberg não era uma ameaça para ele naquele momento), portanto, foi um risco calculado e no final ele acabou ficando (em 4º) onde iria estar mesmo se não realizasse a manobra , aliás, mesmo tendo arriscado poderia ter passado Kimi, mas, por um infortúnio acabou ficando atrás de Button em 2 ocasiões cruciais (culpa também de não ter passado Vettel).

    Acho que, em se tratando de um piloto que acredita em seu potencial, a manobra tinha de ser tentada de qualquer jeito e foi um sinal de que Massa foi em busca do melhor resultado a todo custo e não aceitou a situação de modo passivo, ponto para ele e sua agressividade natural. Hamilton, aliás, é muito pior nesse ponto que Felipe, pois tenta até quando não deve tentar de jeito nenhum (quando tem pouquinho a ganhar e muito a perder).

    Segunda questão: Estar desmotivado não é desculpa para Kimi ser superado sistematicamente por Felipe nos últimos meses. Pilotos são profissionais extraordinariamente bem pagos para darem tudo de si, os da F1 então, têm salários contados em milhões de dólares anuais, se o cara não têm concentração e não consegue focar naquilo que é seu ganha pão, para mim, o nome disso é incompetência e não despojamento como muitos querem fazer crer. Como diria um certo capitão por aí “não agüenta a pressão pede pra sair”.

    Terceira questão: Massa está superando Kimi porque teve humildade para reconhecer sua limitações e perseverança para evoluir e se transformar em um piloto melhor do que Kimi, o resto é conversa fiada baseada em conjecturas.

    Quarta questão: Podem anotar e guardar em seus computadores, Alonso indo para a Ferrari não terá vida fácil caso seja companheiro de Felipe Massa, tenho certeza que hoje em dia, Felipe é subestimado pela maioria dos fãs de automobilismo (o público médio e não os “interessados” como nós), muito em virtude do pouco espaço dado a ele pela imprensa européia, que o enxerga como um eterno azarão (um piloto médio com rompantes de grande piloto), um free-lancer da Ferrari.

    Além disso, para os fãs de automobilismo no Brasil (nós), a proximidade de Massa com o “Bufão” das organizações globo é extremamente nociva à sua imagem como esportista, pois o “Bufão” coloca expectativas sobre os ombros dos seus escolhidos que muitas vezes estão longe de seus recursos no momento e infla um “patriotismo” pieguas e sem sentido que acaba se virando contra o piloto.

    Massa é mais esperto que seus antecessores e não costuma cair muito na conversa do “Bufão” (apesar de dar uma moralzinha), mas já esteve flertando com “revistinhas de celebridades para débeis mentais”, programas matinais de receitas de “diarréia cerebral” (inclusive com papagaios falantes), e programas dominicais de “macacos de auditório” (com o Rei Momo mais “lambe saco” do mundo). Isso com certeza atrapalha a conquista discreta e serena de seus objetivos, mas acredito que sejam obrigações oriundas do maldito contrato de exclusividade que a “estrela platinada da morte” tem no Brasil (que fere inclusive nosso direito de escolha como cidadãos a uma transmissão de maior qualidade). Massa se protegendo dessas armadilhas, se preservando e se concentrando 100% naquilo que é importante, tem capacidade para conquistar o que almeja.

    Quinta questão: Os feitos de Felipe na pista nos últimos quase dois anos não deixam dúvidas de sua grande velocidade e habilidade, imensa capacidade de superação e enorme espírito de equipe e tais qualidades o fazem hoje um piloto do nível de Hamilton, Alonso, Vettel, Kubica, Raikonnen e agora Button (que também entrou para o clube).

    Digo sem medo de errar que o que diferencia os pilotos listados acima é a qualidade do carro que estiverem pilotando. Qualquer deles que hoje estivessem na Brawn, teriam resultados muito parecidos.

    Conclusão: Diante de tudo isso, acredito que o título é questão de tempo (taí o Button para provar que acreditar vale a pena). Com Kimi ou sem Kimi, com Alonso ou sem Alonso, dêem a Massa um bom carro e, independente do companheiro de equipe, ele irá disputar o campeonato com séria probabilidades de ser campeão.

    Abraço a todos.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 29/05/2009, 12:58 pm
  13. Além disso, para os fãs de automobilismo no Brasil (nós), a proximidade de Massa com o “Bufão” das organizações globo é extremamente nociva à sua imagem como esportista, pois o “Bufão” coloca expectativas sobre os ombros dos seus escolhidos que muitas vezes estão longe de seus recursos no momento e infla um “patriotismo” pieguas e sem sentido que acaba se virando contra o piloto.

    Grande, observação Cassius.

    O programa no qual o Galvão acompanha o Massa em Mônaco é um exemplo de como a relação entre o piloto e o pseudo-jornalista está indo além daquele limite que se pode considerar profissional.

    Mais a tarde vou postar algo sobre a transmissão da Globo nesse ano e a sua observação veio em ótima hora…

    Vcs guardem os comentários sobre a Globo para mais tarde, please!!!!

    (Quando vc esquece o Rubens, Cassius, o seus comentários são valiosos!!!!!)

    Thanks!

    Publicado por Becken Lima | 29/05/2009, 1:06 pm
  14. Cassius e Becken,
    Para mim, este ano, a luta entre Kimi e Massa está parelha e eles terão que decidir na pista – para nossa sorte.

    Respeito os campeões Alonso, Kimi e Lewis, mas não vejo o Massa devendo pra ninguém no atual grid.

    Quem se destaca mais atualmente é o Jenson mesmo. Retocar o que no desempenho do inglês?

    Publicado por Henry | 29/05/2009, 1:35 pm
  15. Esquece queeeeem? Não conheço essa figura? É projetista? rs…

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 29/05/2009, 1:44 pm
  16. Henry,

    Também acho isso, aliás, estes duelos é que vão salvar o interesse no campeonato (já que o mesmo está praticamente decidido) vamos ver o que vai dar …

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 29/05/2009, 1:46 pm
  17. Esquece queeeeem? Não conheço essa figura? É projetista? rs…

    Rsrsrsr… Essa foi ótima!!!

    Publicado por Becken Lima | 29/05/2009, 1:50 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: