//
você está lendo...
NOTÍCIAS

Equipes se inscrevem para 2010. Mas será a inscrição assim tão importante?

FOTA - logoAcaba de sair do forno da Autosport a “novidade” de que as equipes filiadas à FOTA (Associação das Equipes de F1) se inscreveram para o campeonato de Formula 1 do ano que vem.

A assinatura em conjunto, no entanto, está vinculada às seguintes metas a serem negociadas entre FIA e FOTA:

1) Assinatura de um novo Pacto da Concórdia a ser efetuada antes de 12 de junho desse ano — o que assegurará estabilidade gerencial do esporte.

2) O regulamento técnico deve permanecer o mesmo de 2009, com ajustes de acordo com as propostas submetidas à FIA pela própria FOTA.

2a) Todas as equipes filiadas a FOTA devem competir sob o mesmo regulamento que será aceito como um todo.

Algo que eu havia conjecturado há alguns dias atrás é o quanto a inscrição para o campeonato de 2010 tem valor jurídico, que tenha força para comprometer legalmente as equipes com a FIA.

O que eu suspeito é que em termos legais, o comprometimento comercial com a FOM — que por tabela está vinculado às redes de televisão ao redor do mundo — é muito mais importante sob o ponto de vista jurídico e corporativo do que o firmado com a FIA.

Outra suspeita que fica no ar é até onde podemos considerar esse anúncio da FOTA uma derrota da FIA, mas o suspense certamente continuará até a assinatura em conjunto do Pacto da Concórdia em meados de junho. Até lá, nada pode ser considerado efetivo.

Outro ponto positivo é a inscrição da Toyota — o que afasta definitivamente as suspeitas de que a fabricante japonesa se retiraria da categoria em 2010.

Além das equipes filiadas à FOTA, a Prodrive de David Richardson, também submeteu sua inscrição para o campeonato do ano que vem.

Discussão

8 comentários sobre “Equipes se inscrevem para 2010. Mas será a inscrição assim tão importante?

  1. Ficou de bom tamanho pra todos… e Olha não acho algumas inscrições relevantes não, principalmente de alguns times novos que mesmo inscritos, na minha opinião não vão nem apresentar os carros a tempo.

    Publicado por Ron Groo | 29/05/2009, 12:51 pm
  2. MUITO bem observado Becken. Reforçando seu pensamento, basta lembrar que Bernie ameaçou processar a Ferrari para obrigá-la a correr, caso a equipe não se inscrevesse para o próximo mundial.

    Ou seja, na verdade o vínculo entre as equipes e a FOM parece pesar mais na questão.

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 29/05/2009, 1:32 pm
  3. Becken,
    A questão do regulamento é fundamental. Este ano tivemos as equipes com KERS e as equipes com difusores.

    Para a Ferrari tentar entrar na briga, quanto não foi gasto com esses novos pacotes que estão sendo implementados…

    A Renault F1 Team, por exemplo, será que tem condições de bancar uma corrida tecnológica para se equiparar a BrawnGP e Red Bull?

    Vamos ver se a McLaren e a Toyota reagem na Turquia.

    Publicado por Henry | 29/05/2009, 2:44 pm
  4. Em relação a Toyota e Renault, a Honda se inscreveu para a temporada de 2009… deu no que deu.

    Abraço

    Publicado por Weverson | 29/05/2009, 3:07 pm
  5. Bem lembrado. Tenho a impressão que a inscrição é muito mais relevante para as equipes novas do que para as atuais. Quem pular fora terá um gasto, mas é algo que a Ferrari ou Renault podem gastar sem problemas se for o caso, já os americanos ou o Richards certamente não se colocariam nesta posição se estivessem em dúvida sobre entrar ou não. Ou seja a inscrição serve mais para filtrar as possiveis novas equipes.

    Publicado por Filipe Furtado | 29/05/2009, 3:09 pm
  6. É bem provavel que teremos ainda mais alguns dias de politicagem intensa.

    Afinal alguém sabe se vai ter ou não limite orçamentário, porque tudo que vi e li diz que a FOTA não falou nada a respeito.

    E sobre essas novas equipes tenho a certeza que delas só termos uma 2 no máximo na próxima temporada e irá cair umas 2 da fota também.

    Max conseguiu o que queria que era novas equipes, sei não deu xabú pra ele também.

    Publicado por Claudemir Freire | 29/05/2009, 4:34 pm
  7. Becken,

    Um dado novo trazido pelo jornalista Brad Spurgeon do Times:
    – It (Williams) even provides the chassis to the new FIA F2 series.
    http://www.formulatwo.com/technical/f2carthef2car.aspx

    Publicado por Henry | 29/05/2009, 5:31 pm
  8. Comentei no Blog do Capelli..a graça agora é apostar nas equipes que estarão lá…não negando o que se está em jogo, reguamento duplo, questões judiciais e teto orçamentário, o fato é que está uma graça nesses dias sem corrida, eis o comentário:
    “http://historiasevelocidade.blogspot.com/2009/05/vestibular-das-novas-equipes.html

    como vc, capelli, também fiz minhas apostas p/ essas três equipes que vão surgir. O Victor martins tambem apostou as dele. Muito parecidas as apostas, eu vou de Lola, Prodrive e US-qualquer coisa,ele vai de Campos em vez de Lola.
    Quem quiser lá, confira o blog, recem-criado…”

    e aí Becken, se arrisca em dizer as suas?
    ;P

    Publicado por Ridson | 01/06/2009, 11:38 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: