//
você está lendo...
ARTIGOS

Prévia do GP da Turquia: uma grande corrida à vista?

(IMAGEM: Ferrari/Divulgação) massa turquia 2007(EM 2008: Felipe Massa dominou as últimas três edições do GP da Turquia, essa poderá ser então a sua grande atuação em 2009 )

Clique AQUI para ler a minha prévia e espectativa para o GP da Turquia do próximo final de semana.

___________________________________________________________________________

O autódromo Istanbul Park, palco do próximo GP no domingo, pode ser considerado a grande obra prima do arquiteto alemão, especializado em autódromos, Hermann Tilke.

A pista tem diversos pontos de ultrapassagem com uma seleta variadade de curvas de altas e médias velocidades, incluido aí a famosa e temida curva 8 — que consitui-se de três pontos de tangência onde os pilotos estão sujeitos a 5 vezes a força da gravidade durante sete segundos. É um dos circuitos mais físicos de todo o campeonato.

Para Lewis Hamilton, “é a pista captura um pouco da atmosfera dos antigos circuitos e o seu sentido anti-horário dá um pouco mais de trabalho para os músculos do pescoço.”

Pode ser o local onde as novas regras técnicas criadas pela FIA e equipes — para trazer de volta ultrapassagens — finalmente seja mais perceptível em uma pista seca.

Felipe Massa, favorito?

Talvez ajudado pelo sentido anti-horário do circuito — exatamente como em Interlagos — o brasileiro venceu as últimas três provas na Turquia — o que definitivamente atesta o seu gosto pela pista. Esse fator, junto à crescente boa forma do F60, podem ao mínimo posicionar Felipe como a pedra no sapato dos líderes do campeonato.

Red Bull finalmente em boa forma para encarar a Brawn GP?

A configuração da pista, com níveis médios de downforce, será a grande chance de a Red Bull tirar proveito do seu recém instalado difusor duplo, que pouco pôde ajudar a sua dupla de pilotos em Mônaco. Sebastian Vettel e Mark Webber devem, no entanto, estar alertas quanto aos pneus macios que vem sendo a grande fragilidade do RB5 nessa temporada. O asfalto ddo Istanbul Park é dos que mais consomem borracha no ano.

O atual campeão continuará com o seu karma?

Um dos grandes momentos da carreira de Lewis Hamilton foi vivido exatamente em Istanbul Park, na temporada em que conquistou o título da GP 2 em 2006. Lewis fez uma de suas mais brilhantes corridas, caindo para 18º na primeira volta e fazendo uma estupenda corrida de recuperação, cruzando em 2º no final.

Problemas com os pneus na curva 8 em 2008 e, em maior extensão, em 2007, foram a pedra no sapato do inglês. Como ele lidará com o desafio que está sendo o lento MP4/24 em Istambul? O KERS será uma grande ajuda para suas ultrapassagens ou  curva 8 lhe causará mais problemas com os pneus?

Com difusor duplo, a BMW mostrará algum progresso?

A BMW de Nick Heidfeld e Robert Kubica é, junto com a McLaren, a grande decepção desse campeonato. A equipe foi a primeira a mostrar um carro para 2009, mas Robert Kubica ocupa hoje a última posição no campeonato de pilotos e Nick Heidfeld garimpou apenas 6 míseros pontinhos até aqui.

As últimas atualizações feitas no F1.09 pouco surtiram efeito e o KERS, a grande aposta da equipe, não mostrou-se tão produtivo quanto o da McLaren, por exemplo.

Mesmo que o difusor duplo esteja pronto para ser usado nesse final de semana, resta dúvidas se as maciças modificações para instalá-lo não afetaram outras áreas do carro.

Será esse o GP do ressurgimento para BMW?

Discussão

4 comentários sobre “Prévia do GP da Turquia: uma grande corrida à vista?

  1. Já disse que acho que Massa irá levar esse GP… porém (sempre tem um porém), se o F60 chegar ao nível que hoje está o BGP01.

    Agora, caso não seja Massa, também acredito que não será Button (estou corajoso ao apostar contra esse pule de 10).

    Nesse caso, acredito que as apostas estarão totalmente abertas para os pilotos da Red Bull, Kimi e Alonso.

    É esperar pra ver, acho que será a melhor corrida do ano!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 01/06/2009, 5:00 pm
  2. Concordo com Cassius no que diz respeito a essa ser a melhor corrida do ano, mas acho que ainda não será Massa.
    Destronar Jenson antes do tempo pode ser arriscado, tentei isso em todas as outras etapas, dessa vez aposto no ingles, pra ver se as coisas mudam…
    LoL
    No mais, acho que a briga, entre as muitas equipes que estão entre o pelotão da frente e do meio, serão a sensação da prova! Inclua nessas Renault, BMW e Willians, talvez McLaren e ainda um da Ferrari perdido por lá, tem tudo para ser inesquecivel esse GP.

    bjos

    Publicado por Ingryd Lamas | 01/06/2009, 6:29 pm
  3. Sei não… Tô com uma sensação de que teremos supresas dessa vez…
    Só arrisco algum palpite depois do treino de sábado, e olhe lá.
    Mas, se a tradição for mantida, o vencedor já será conhecido no sábado.
    Realmente é a corrida do ano em termos de expectativas, superando Barcelona graças as reais possibilidades de ultrapassagens.

    Publicado por O Polêmico | 01/06/2009, 7:16 pm
  4. Será uma corrida pra destronar; seja o Button na Temporada, seja o Massa na história do circuito…

    Publicado por Thiago | 01/06/2009, 11:00 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: