//
você está lendo...
ARTIGOS

Uma sugestão para Felipe Massa vencer na Turquia

(Imagem: Ferrari/divulgação) LEWIS PERSEGUE MASSA(GATO E RATO: com três paradas, Lewis ultrapassou e perseguiu Felipe da primeira a última volta  do GP Turco em 2008)

Clique AQUI para ler mais sobre a estratégia de corrida que Felipe Massa poderá adotar na e vencer na Turquia.

__________________________________________________________________________

A sugestão não é novidade, mas Felipe Massa poderia arriscar e imitar a estratégia de Lewis Hamilton adotada no GP da Turquia do ano passado. Como você bem deve lembrar, Lewis adotou três paradas como forma de minimizar problemas com o seu pneu frontal direito, fragilizado pelo set-up do MP4/23, que obrigava a McLaren a concentrar mais peso na dianteira do carro. O que se viu foi uma das mais interessantes corridas em termos estratégicos no ano passado.

A matemática a favor de Massa

Com as três paradas, Hamilton acumulou 23.0 segundos a mais que Massa (Lewis: 78.8 — Massa 55.8), mas com o carro mais leve, reduziu exatamente em 23.2s o prejuízo das paradas (acúmulos de +8 na 2ª parada e +15.2 na 3ª parada), descontando a diferença. Massa cruzou a linha de chegada a 3.7s a frente de Lewis, em uma corrida em que os dois foram ao limite da primeira à última volta.

Verificando os números hoje, percebe-se que o ponto crucial para que Lewis não houvesse vencido foi mesmo a classificação, quando ele e a McLaren esperavam ter ficado com a pole. Se houvesse largando na ponta, haveria grandes chances de Hamilton ter levado aquela corrida, e a permuta de voltas mais rápidas entre os dois na primeira perna de corrida (Lewis estava a apenas +1.2 de Felipe em sua primeira parada) sugerem que o inglês, mais leve, estava limitado pelo ritmo do brasileiro.

Assim como em 2008, pode haver equilíbrio entre os carros

Obviamente, temos que considerar o equilíbrio entre Ferrari e McLaren naquele GP, mas os tempos de Q2 sugerem que a equipe prateada tinha um carro entre 1 e 2 décimos em média mais lentos que os vermelhos. Os tempos da classificação dos GPs da Espanha e Mônaco desse ano sugerem que a diferença entre Ferrari, Brawn e Red Bull seja tão próximo ou até mais equilibrada que no ano passado.

Não sei se a Ferrari está tentando confundir os adversários, mas o seu “briefing” para o GP da Turquia, publicado hoje em seu site, faz referência exatamente a essa estratégia da McLaren e Lewis Hamilton no ano passado.

É uma estratégia arriscadíssima, é preciso que equipe e piloto funcionem como engrenagens de um relógio suíço, mas pode dar resultado em uma temporada em que a Ferrari, afinal, já jogou a toalha.

Discussão

10 comentários sobre “Uma sugestão para Felipe Massa vencer na Turquia

  1. Se os pneus mais macios têm se mostrado uma bomba pra todo mundo devido a nova regra dos tipos de pneus desse ano, é provável q muita gente use essa estratégia de 3 paradas.
    Interessante é ver alguns pilotos dizendo q é preciso poupar os pneus.
    Ah, tá…Se quiser levar pneus pra casa pra vender pra borracharia depois, blz. Agora, se quiser ganhar alguns bons pontos nessa corrida, tratem de esmerilhar os pneus e busquem cada milésimo em cada uma das 58 voltas, pois o bicho vai pegar nessa corrida.

    Publicado por O Polêmico | 02/06/2009, 6:51 pm
  2. Interessante! Vendo a foto q ilustra o post, tô achando os carros de 2009 bem mais bonitos q o de 2008, agora. Era só questão de se acostumar mesmo.

    Publicado por O Polêmico | 02/06/2009, 6:55 pm
  3. Interessante! Vendo a foto q ilustra o post, tô achando os carros de 2009 bem mais bonitos q o de 2008, agora. Era só questão de se acostumar mesmo.

    Boa idéia para um post! :)

    Publicado por Becken Lima | 02/06/2009, 7:01 pm
  4. Eles são mais bonitos mesmo.

    Depois que Lewis conseguiu chegar a frente do Kimi ano passado não me surpreenderia se alguns pilotos usassem a tatica este ano. Quem sabe é a oportunidade para Brawn provar que seu gosto por uma parada extra funciona com Barrichello hehe

    Sou só eu ou esta é uma semana de GP estranhamente quieta? Sexta precisa chegar logo.

    Publicado por Filipe Furtado | 02/06/2009, 8:39 pm
  5. Sou só eu ou esta é uma semana de GP estranhamente quieta? Sexta precisa chegar logo.

    Estou com a mesmíssima impressão… rsrsr

    Publicado por Becken Lima | 02/06/2009, 8:44 pm
  6. à medida que passa, em vez de ficarmos cada vez mais acostumados a ficar duas semanas sem corrida, ficamos cada vez mais ansiosos.E foi tão parada que na maior parte dos blogs, ninguém posta muita coisa =P
    e os carros são mais bonitos, mais limpos, sem a parafernalha de acessórios aerodinÂmicos.

    Publicado por Ridson | 02/06/2009, 9:04 pm
  7. Sobre a aparência dos carros, realmente era só falta de costume, hoje em dia é estranho ver tantos penduricalhos nos carros do ano passado.
    Atualmente eu acho o carro da Williams o mais bonito, pois a pintura da asa dianteira tira a impressão que ela é muito larga.

    Publicado por André Távora | 02/06/2009, 9:22 pm
  8. Becken,
    Putz..mais um off topic q “pegou”.
    Foi mau, meu mano velho, mas tô fod.endo seus posts.
    Tô me tornando o mestre do off topic nesse seu blog. rs
    Daqui a pouco mudo meu nick de O Polêmico( q de polêmico n tem po.rra nenhuma) para Mr. Off Topic.

    Publicado por O Polêmico | 02/06/2009, 9:52 pm
  9. Para que vocês se divertirem, postei uma pesquisa no post anterior:

    https://f1around.wordpress.com/2009/06/02/voce-ja-se-acostumou-com-o-novo-visual-dos-carros-de-2009/

    Publicado por Becken Lima | 02/06/2009, 10:11 pm
  10. Já que tem tanto tópico em questão ….. rrsrsrrsrrssrs, nossa eu gosto muito do clima desse blog ja tava com saudade , sim onde estava mesmo … a, é rapaz realmente estão muito lindos esses carros (2009) só não acho mais bonitos ou atraentes do que os dos anos 88 á 93 esses pra mim niguém barra.

    Já com relação ao Massa cara, se tratando de Istambul o que ele fizer eu concordo. Poxa eu acredito que Massa tb vá nos dar um grande presente que nenhum dos nossos “grandes” nos deu acho, que ele pode chegar a essa marca tb no Brasil.

    Afinal de contas, vamos falar a verdade, ele já ganhou tres vezes né, aquela com kimi pra mim ele foi primeiro.

    Publicado por pero | 03/06/2009, 11:21 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: