//
você está lendo...
ARTIGOS

Felipe Massa: ‘talvez eu seja melhor que outros pilotando em curvas para a esquerda’

(Imagem: Ferrari/Divulgação)para a esquerda(SAÍDA PELA ESQUERDA: disseram a Massa que vitórias na Turquia deve-se ao sentido anti-horário da pista. Não, ele não lê esse blog)

Ok, eu sei que é auto-promoção da braba, mas esse “insight” pessoal merece ser iluminado um pouquinho.

Não sei se alguém prestou muita atenção, mas no meu post-prévia para o GP da Turquia eu fiz a singela sugestão de “que o que ajudava Felipe Massa a dominar o circuito da Turquia era o sentido anti-horário da pista — exatamente como em Interlagos, pista onde Felipe cresceu.”

Imaginem o prazer em ler o que o brasileiro ditou para o jornalista do seu blog no site da Ferrari:

Eu apenas gosto da pista e me sinto confortável nela, mas é difícil apontar porque me adapto melhor que os outros [pilotos]. Eu realmente prefiro curvas rápidas e tenho um “feeling” para todas as curvas aqui, por que não é questão de ser melhor apenas em um setor do circuito.

Eu acho que encontrei uma boa maneira de acertar o carro perfeitamente para esse circuito. Isto não acontece apenas na Turquia, mas também no Brasil, onde eu venci nos últimos dois anos e, na verdade, deveria ter sido nos últimos três anos.

Na verdade, vem sendo sugerido para mim que a razão talvez seja o fato de essas duas pistas serem as duas únicas com sentido anti-horário no calendário. Quem sabe? Talvez eu seja melhor que outros [pilotos] ao atacar curvas para a esquerda.”

Perdoado o deslize do Felipe — ou do jornalista que redige o seu briefing para os GPs — ao esquecer de mencionar Cingapura como mais um circuito anti-horário, o brasileiro deu mais dados para o meu breve “insight” na prévia do GP da Turquia. A questão é importante por que acaba ilustrando como o que parece ser um mero detalhe — o sentido anti-horário do circuito — pode ser fundamental para que um piloto domine uma prova como Massa vem fazendo nos últimos anos.

Além dessa menção ao seu estilo de pilotagem, Massa também apontou a estratégia de Lewis Hamilton em 2008 novamente como uma opção viável na Turquia, o que facilitou a ultrapassagem do inglês em cima dele mesmo.

Não vou criar muitas expectativas quanto a superioridade de um piloto em um circuito particular — a última vez que fiz isso Lewis Hamilton destruiu suas chances ainda no sábado durante a classificação para o GP de Mônaco — mas é bom ficar de olho no Massa uma vez mais nas curvas canhotas de Istanbul Park.

__________________________________________________________________________

Abaixo, a volta em que o brasileiro conquistou a pole no ano passado.

[Youtube=http://www.youtube.com/watch?v=oGviL8kFY2M&feature=related&w=600&h=360]

Discussão

3 comentários sobre “Felipe Massa: ‘talvez eu seja melhor que outros pilotando em curvas para a esquerda’

  1. Becken,

    Que sensassão gostosa essa ?

    Em Cingapura Felipe não venceu, mais antes do fatídico pit stop ele dominava a corrida, o que só colabora para a sua tese…e a do Massa !

    Parabéns !

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 04/06/2009, 10:52 am
  2. Então o Massa deveria correr na NASCAR que iria faturar um montante bastante razoável de grana, não???

    Publicado por Fernando Kesnault | 08/06/2009, 3:38 pm
  3. Então o Massa deveria correr na NASCAR que iria faturar um montante bastante razoável de grana, não???

    Rsrsrsrrsrs… ótima, essa Fernando….

    Publicado por Becken Lima | 08/06/2009, 4:08 pm

Deixe um comentário

