//
você está lendo...
ARTIGOS

Pilotos dão pistas de quem pode dominar na Turquia

(Imagem: Red Bull/Divulgação) sebastian fala(SEBASTIAN: eles falaram da corrida hoje e revelaram pontos interessantes)

Depois de dias vazios de bravatas de Max Mosley, temos novamente intensa movimentação na mídia que cobre a F1 e, o mais importante, ação daqui a poucas horas.

Se você deseja alguma pista do que pode acontecer nesse final de semana, os pilotos são a melhor fonte de informação nesse momento, alimentando as entrevistas com dados muito interessantes sobre o equilíbrio de forças na Turquia.

Nelson fala da curva 8

Nelson Piquet, por exemplo, acha que é melhor perder meio décimo tirando o pé na veloz e exigente curva 8, mas ganhar equilíbrio aerodinâmico nas frenagens e reacelerações do trecho mais travado do circuito (último setor – curvas 12, 13, e 14).

Rubens teme o KERS, especialmente o da Ferrari

Rubens concorda com Nelson. Para o piloto da Brawn, “um carro equilibrado [aerodinamicamente] é muito mais importante que aderência mecânica” na Turquia.

Entre os principais adversários, Rubens pensa que o KERS da Ferrari será mesmo a arma mais temida na subida da reta de Istanbul Park:

A Ferrar pode incomodar por que as ultrapassagens aqui nessa pista são facilitadas por que você tem uma reta muito longa com uma ligeira curva a direta que traz um arrasto aerodinâmico e quando você segue tem  esse ganho de velocidade. Eu acredito que se você tiver 82 cavalos a mais apertando um botão nesse momento, você tem um ganho muito grande. O cálculo é em torno de 3 décimos na classificação se eles não tivesse o KERS.

Nesse balaio de gatos de quem pode se dar bem na Turquia, Rubens joga até a outra equipe com KERS nesse final de semana, a McLaren — apesar de enfatizar os problemas do MP4/24 na curva 8.

Fernando teme que a Brawn ainda tenha potencial a explorar

Fernando Alonso, também deu os seus pitacos e entre muitos, a sugestão de que a Brawn tem reservas a serem exploradas e não demonstrou todo o seu potencial ainda. Para Fernando o Brawn GP 001 é um carro sem pontos fracos, tanto mecânica quanto aerodinamicamente — afastando de vez a idéia de que o poder da Brawn jaz apenas em seu difusor mágico.

Jenson aponta Red Bull como o mais forte adversário

Preocupado com a concorrência, Jenson Button relembra que o novo difusor da Red Bull poderá finalmente realizar todo o seu potencial na pista turca. Mesmo não tendo o carro mais forte na curva 8 (primazia do RB5), a Brawn GP trouxe uma asa frontal atualizada, o que poderia fortalecer o seu desempenho em curvas de alta. O inglês espera que Silverstone — com sua série de curvas rápidas — seja onde o poder da Red Bull esteja mais aparente e submeta a Brawn a extrema pressão. Na Turquia a série de retas com curvas de baixa acabam por anular um pouquinho o poder do Sebastian Vettel e Mark Webber.

Amanhã, a partir das 4 da madrugada veremos quem afinal tem razão.

________________________________________________________

AGENDA:

Amanhã:

1º TREINO LIVRE: 4h-5h30,

2º TREINO LIVRE: 8h-9h30,

_______________________

Sábado

3º TREINO LIVRE: 5h-6h,

CLASSIFICAÇÃO: 8h,

_______________________

Domingo

PROVA: 9h,

Discussão

4 comentários sobre “Pilotos dão pistas de quem pode dominar na Turquia

  1. Acredito no potêncial da Ferrari, mais tem alguma coisa me dizendo que nosso pequeno grande piloto não vai conseguir muita coisa, talvez seja ainda um mal estar causado por esse começo de temporada em que nada deu certo.

    Olha antes mesmo de pensar em Vettel penso no desenpenho de Webber para RBR,na Renault acredito em boa corrida para os dois pilotos não vou jogar a toalha como alguns blogs vem fazendo em relação a Piquet , e acredito na volta da Mclata com o negão , mais a Brawm vai fazer estrago.(seria bom ver um BGP001 com motor fumaçando…).

    OBS: pode ser que essa diferença mencionada por Lima e pelo própio Massa relamente faça a diferença.

    Publicado por pero | 04/06/2009, 7:11 pm
  2. Por falar em curva 8 (é aquela de “4 pernas” né?), vamos nos preparar para ouvir o GB filosofando sobre a tal curva ter 3 ou 4 pernas (seria uma taturana?) a corrida inteira, lembrando que ele defende a tese das 3 pernas e Burti e Reginaldo entendem que existem 4 pernas.

    SEEENNNTA A BOTA RUBINHO!!!!

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 04/06/2009, 7:44 pm
  3. …lembrando que ele defende a tese das 3 pernas e Burti e Reginaldo entendem que existem 4 pernas.

    Ótima essa!! :) Acho que vou fazer uma enquete aqui no blog ou perguntar para algum geómetra…

    Publicado por Becken Lima | 04/06/2009, 7:49 pm
  4. Vendo o treino de hoje em um site espanhol. Olha o que eles escrevem sobre o Button:

    “Button está calcando la actuación a la que nos tiene acostumbrado los viernes. Está agazapado en posiciones medias y no se le ve muy interesado en mostrar su potencial. Hay quien dice que hasta que no ve los reglajes de Barrichello no comienza a andar rápido.”

    Acho que a impressa internacional ainda não acredita totalmente na capacidade do Button, um erro ao meu ver.

    Publicado por filho do vento | 05/06/2009, 5:56 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: