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Vettel fica com a pole na Turquia

(Imagem: Red Bull/Divulgação)vettelpole (SEBASTIAN lidera os dois pilotos da Brawn: o alemão conquistou fácil a pole e demostrou ser o favorito desde o Q1)

Sebastian Vettel confirma favoritismo e conquista a pole para o GP da Turquia ao bater Jenson Button pela extrema margem de 0,15 segundo. Vettel anunciou o seu favoritismo desde o início da classificação, dominando também as duas primeiras fases.

O treino foi marcado pela dificuldade das equipes em extraírem performance dos pneus macios em uma pista muita lisa, com pouca aderência e sob calor intenso.

A dúvida de qual composto seria mais rápido — macios na segunda volta lançada ou duros na terceira ou quarta voltas — acabou por eliminar Lewis Hamilton já na primeira fase da classificação e obrigou Rubens Barrichello a dar três voltas para conquistar a sua terceira posição no grid.

Notas da classificação

BMW — A BMW finalmente deu o seu tão esperado salto de qualidade e o conjunto de atualizações levados para a Turquia surtiram efeito. Robert Kubica ocupa a 10ª posição e sua diferença para a Red Bull no Q2 foi de pouco mais de 0.4 segundo, um ganho significativo de performance desde Mônaco e Espanha.

Lewis Hamilton e a McLaren – A equipe de Woking não carregou o bom desempenho dos treinos livres para a classificação e perdeu-se no uso dos pneus. Lewis foi batido dessa vez por uma Force India e reclamou muito da perda de aderência da pista de ontem para hoje.

Toyota — Timo Glock foi eliminado no Q2, mas Jarno Trulli, o mestre da classificação, uma vez mais encontrou o décimo a mais em sua volta lançada e coloca-se na quita posição do grid.

KERS longe de Vettel — o engenheiro de Sebastian foi efusivo na comemoração da pole ao indicar a 6ª posição da Ferrari de Kimi Raikkonen — o carro com KERS mais próximo. A Red Bull tem culpado o sistema pelas performances médias de Vettel no Bahrein e na Espanha.

Adrian sutil Superstar — Adrian Sutil bateu confortavelmente Giancarlo Fisichella, entrou no Q2, conquistou a 15ª posição e ainda ganhou o “plus’ de ter deixado uma Mclaren — a do seu amigo Lewis — para trás.

Kimi Bate Felipe de novo e dessa vez em Istambul — É preciso esperar a publicação dos pesos dos carros pela FIA, mas a classificação de hoje talvez seja um dos melhores indicativos de que Kimi Raikkonen está em boa forma. O finlandês deixou Massa para trás uma vez mais e em uma pista que oi o quintal de Felipe Massa nos últimos três anos.

O lado sujo da pista — Assim como nos doi s anos anteriores, largar atrás do pole é vatagem em uma pista. Rubens Barrichello, Trulli e Massa podem levar vantagem sobre seus concorrentes logo a frente.

A espera pelos pesos dos carros e os pneus — os pesos revelarão quem estará melhor posicionado em termos estratégicos para a corrida, mas pelo domínio da Red Bull em toda a classificação, é provável que os peso reflita, com algumas diferenças, as posições do grid.

Os pneus serão uma vez mais o fator preponderante para a definição das estratégias de corrida amanhã. A Red Bull, definitivamente, é a equipe que melhor aquece os pneus, mas isso pode transformar-se também em desgaste e em perda de competitividade ao longo de uma das pernas de corrida, principalmente com os macios, como foi na Austrália e em Mônaco.

A confiança de Jenson Button em uma vitória — expressa na entrevista coletiva — talvez seja reflexo da capacidade que tem o seu BGP 001 de melhor tratar os seus pneus.

Uma pista com vários pontos de ultrapassagens fornecerá emoção suficiente do meio do grid para trás e até na briga pela vitória. A Turquia promete uma corrida emocionante amanhã.

turquia classificação

Discussão

20 comentários sobre “Vettel fica com a pole na Turquia

  1. Com 542 miléssimos entre o primeiro e o sétimo, à partida, a corrida promete, numa pista em que ultrapassar é possível e em que os 6 primeiros pilotos abordam os vários sectores com rendimentos diferentes. Falta saber os pesos dos carros, acerca do qual estou curioso. A GP2 vai deixar mais borracha no chão o que melhorará o desempenho dos carros amanhã. Mas não arriscaria um prognóstico antes de saber o número de paragens.

    Publicado por Ernesto Sousa | 06/06/2009, 9:51 am
  2. Oi Becken, sou leitor assíduo.
    A vantagem do Vettel foi de 105 milésimos, mas não é esta a questão. Suponhamos que tenha sido 150 milésimos ou 0,150 segundo, como eu acho que foi sua intenção.
    Você deve escrever “0,15 segundo” ou “1,5 décimo de segundo” ou “15 centésimos de segundo” ou “150 milésimos de segundo”.
    Do jeito que você escreveu “0,15 décimos de segundo”, isto resulta em 15 milésimos de segundo.

    Abraço e obrigado pelo blog.

    Publicado por Arquimedes | 06/06/2009, 10:31 am
  3. Arquimedes: correto. Ainda estou redigindo as minhas notas da classificação e corrigirei.

    Muito obrigado ;)

    Aliás, Arquimedes é um nick bem apropiado (espero que seja seu nome mesmo!) para se corrigir números :)

    Abraços!

    Publicado por Becken Lima | 06/06/2009, 10:38 am
  4. Massa decepcionou, assim não conseguirá segurar a vaga para o ano que vem (ainda acredito que ele supere Kimi na corrida)… vamos esperar pelos pesos, mas acho difícil que ele tenha mais combustível que Kimi, a situação não está boa para Ferrari como se imaginava.

    Com a irregularidade de Vettel (devido à juventude) e um carro pra lá de dominante em corrida (a Red Bull não acompanha a Brawn), me arrisco a dizer que JENSON BUTTON acaba de conquistar o mundial 2009, não acredito mais em reação. Engraçado é que quando Alonso alertou para este fato logo após a primeira corida, quase todos disseram que era choro de perdedor.

    A FIA, ao julgar legais os carros de Brawn, Toyota e Willians (que foram concebidos desde do início para os difusores duplos), fulminou o projeto das outras escuderias (que trabalharam em cima de outra concepção de carro), a verdade é que, por mais que tragam evoluções, os carros não foram feitos para terem o tal difusor e isso está fazendo toda a diferença.

    Esse mundial dos difusores foi uma tremenda furada, está pior do que aqueles dominados pela Ferrari (que pelo menos corria na mesma categoria que as outras).

    O irônico é que a FIA nem precisou disso para rachar a FOTA, “cé la vie”, vamos nos arrastar até o fim do ano nessa irritante superioridade do carro feito com os milhões da Honda (não aceito o argumento de que se trata de garageiros fazendo milagres) e a genialidade e “esperteza em ler o regulamento” de Ross Brawn .

    CHATO DEMAIS!!!

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 06/06/2009, 11:41 am
  5. onde se lê “corida”, leia-se “corrida”…

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 06/06/2009, 11:42 am
  6. Sem os pesos é complicado dar um palpite.

    Algumas coisas foram estranhas nessa classificação:

    Barrichello andou apenas com 1 set de pneus duros no Q3 e só conseguiu a volta que lhe deu o 3º lugar no 3º ou 4º giro , não sei precisar. Então ele tem 1 set de pneus macios zerado, foi uma boa estratégia.

    O desapontamento do Massa foi muito grande quando foram pra pesagem a cara dele não era da melhores, talvez tenham errado na estratégia e na escolha de pneus para o Q3.

    A Mclaren padeceu de sua própria arrogância, e deve estar sentindo falta de Adrian Newey. Hamilton foi muito mal, mas não seria tão melhor do que foi o Kova.

    E o Piquet teve mesmo problemas, mas engraçado que ele só tem problemas na classificação. Acredito que com a saída do Nico da Williams e o respaldo que tem o Nelson na equipe, deva ser o destino dele em 2010, claro, vai ser vaga comprada.

    Publicado por Claudemir Freire | 06/06/2009, 11:53 am
  7. Kimi na frente do Massa na turquia é interessante. Será que o Yeti está voltando mesmo? Custo a acreditar.
    E dá-lhe Vettel!

    Publicado por KBK | 06/06/2009, 12:15 pm
  8. Bravo, Cassius.

    Publicado por O Polêmico | 06/06/2009, 12:38 pm
  9. Interessante que passada a primeira fase da corrida de desenvolvimento as coisas parecem estar exatamente no mesmo ponto da Malasia.

    O Vettel tem duas voltas a menos de combustivel. O Webber é o mais pesado das duas primeiras filas.

    Publicado por Filipe Furtado | 06/06/2009, 12:40 pm
  10. Se a FIA não aprovasse os difusores estariamos assistindo o passeio da Red Bull que estaria tão feio quanto o da Brawn. O mico da McLaren seria exatamente o mesmo e o da Ferrari um pouco melhor. Mudem o discurso, por favor.

    Publicado por Filipe Furtado | 06/06/2009, 12:42 pm
  11. Bom texto, mas por favor “Os pneus serão”.

    pelo que se viu nos treinos, chuto que vão assim:

    Levissimo: toyota
    bem leves: RBR
    mais leve que o habitual: Brawn (2 a 3 voltas a mais que RBR)
    mais pesados: Ferrari

    O que mostra a incapacidade da equipe de tentar estratégias, para tentar uma qualificação melhor e melhor sorte na corrida.

    Publicado por Sandro | 06/06/2009, 12:42 pm
  12. Sandro já sairam os pesos:
    Volta 13 – Alonso
    Volta 15 – Vettel
    Volta 16 – Barrichello e Trulli
    Volta 17 – Button e Massa
    Volta 18 – Webber e Kimi
    Volta 20 – Rosberg
    Volta 21 – Kubica

    Publicado por Filipe Furtado | 06/06/2009, 12:45 pm
  13. O óbvio ululante – Alonso só no cheirinho e Vettel levinho.
    Destaque para um Kimi mais pesado q Massa – quem diria, heim?!
    Kubica nada mal.
    Hamilton pesadão.

    1. Sebastian Vettel, Red Bull, 649.5
    2. Jenson Button, Brawn GP, 655.5
    3. Rubens Barrichello, Brawn GP, 652.5
    4. Mark Webber, Red Bull, 656
    5. Jarno Trulli, Toyota, 652
    6. Kimi Raikkonen, Ferrari, 658
    7. Felipe Massa, Ferrari, 654
    8. Fernando Alonso, Renault, 644.5
    9. Nico Rosberg, Williams, 660
    10. Robert Kubica, BMW Sauber, 664
    11. Nick Heidfeld, BMW Sauber, 681.5
    12. Kazuki Nakajima, Williams, 680.4
    13. Timo Glock, Toyota, 689
    14. Heikki Kovalainen, McLaren, 665
    15. Adrian Sutil, Force India, 668.5
    16. Lewis Hamilton, McLaren, 696.5
    17. Nelson Piquet, Renault, 689.6
    18. Sebastien Buemi, Toro Rosso, 686.5
    19. Giancarlo Fisichella, Force India, 688.5
    20. Sebastien Bourdais, Toro Rosso, 701

    Publicado por O Polêmico | 06/06/2009, 12:47 pm
  14. Pesos:
    1. Sebastian Vettel, Red Bull, 649.5
    2. Jenson Button, Brawn GP, 655.5
    3. Rubens Barrichello, Brawn GP, 652.5
    4. Mark Webber, Red Bull, 656
    5. Jarno Trulli, Toyota, 652
    6. Kimi Raikkonen, Ferrari, 658
    7. Felipe Massa, Ferrari, 654
    8. Fernando Alonso, Renault, 644.5
    9. Nico Rosberg, Williams, 660
    10. Robert Kubica, BMW Sauber, 664
    11. Nick Heidfeld, BMW Sauber, 681.5
    12. Kazuki Nakajima, Williams, 680.4
    13. Timo Glock, Toyota, 689
    14. Heikki Kovalainen, McLaren, 665
    15. Adrian Sutil, Force India, 668.5
    16. Lewis Hamilton, McLaren, 696.5
    17. Nelson Piquet, Renault, 689.6
    18. Sebastien Buemi, Toro Rosso, 686.5
    19. Giancarlo Fisichella, Force India, 688.5
    20. Sebastien Bourdais, Toro Rosso, 701

    Massa e Barricha tomaram pau dos companheiros mesmo mais leves. Resta saber se o pneu mole novo do barichello vai fazer diferença. Vai dar Brawn na corrida, resta saber qual!

    Publicado por filho do vento | 06/06/2009, 12:48 pm
  15. Bom texto, mas por favor “Os pneus serão”.

    Posso te dizer que concordância é o meu forte, Sandro…

    De qualquer maneira obrigado pela correção. Minha desculpa deslavada é que foi complicado para eu redigir esse “report” hoje de manhã com outras coisas paralelas para se fazer por aqui.

    Abração!

    Publicado por Becken Lima | 06/06/2009, 12:53 pm
  16. É, parece que nem a Turquia nem os “pacotes” de atualização salvam o desempenho da Ferrari, já podem pensar pra 2011 coisa que a McLaren já deve estar fazendo.

    A corrida tá entre Vettel ou Button, os demais só se tirarem coelho da cartola, ou algum imprevisto com estes dois.

    Publicado por Sandro | 06/06/2009, 1:10 pm
  17. Rubens mais leve larga forte, no lado limpo da pista, mas está mais leve..Ou Button foi bem melhor que Rubens ou este foi muito mal.
    Vettel só não acompanha Button pq ele tem um carro inconstante e ainda está aprendendo.

    Publicado por Ridson | 06/06/2009, 2:08 pm
  18. Piadinha do Button na conferência após a classificação:
    “If any of you want to get your road cars out, do some starts, you’re more than welcome.”
    Acho que ele se preocupa bastante com a sujeira na pista, pelo menos não tem ninguém com Kers tão perto dele. Espero uma corrida sensacional amanhã, ao menos nas primeiras 30 voltas.

    Publicado por filho do vento | 06/06/2009, 2:34 pm
  19. E da-lhe Vettel =]

    Publicado por Lucas | 06/06/2009, 2:41 pm
  20. Vamos ver se o Vettel vence ou vai sentir falta da chuva?

    Publicado por Jobson | 06/06/2009, 3:21 pm

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