//
você está lendo...
ARTIGOS

Domínio de Button fez você perder o interesse pela temporada de 2009 da F1?

(Imagem: Brawn GP/Divulgação)buttonwinsagain (OUTRA FOTO COM CHAMPANGNE: tem gente começando a ficar entediada com a repetição dessa cena a cada corrida)

Eu não tenho a mínima dúvida de que o soberbo trabalho feito por Jenson Button e Brawn GP esse ano tem diminuído os números de audiência de blogs e da mídia em geral que cobre a Formula 1 ao redor do mundo.

Jenson não comete um erro sequer, o seu carro é um tanque indestrutível e os seus adversários estão longe da categoria de Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Felipe Massa.

Apenas para uma breve comparação, nas sete primeiras corridas de 2008 quatro pilotos e três equipes dividiam as 7 vitórias entre si e não havia pista de quem venceria o campeonato.

Esse ano o domínio de Jenson é simplesmente avassalador: ele conseguiu a sua quarta vitória seguida, a sexta em sete corridas, o que lhe dá um aproveitamento bruto de 85,7% nessa temporada. O inglês liderou 280 voltas em 2009, o que significa 69,30% na frente de seus adversários nesse campeonato, o que lhe deixa bem próximo de bater o número do lendário Jim Clark: 71,19%. Com seis vitórias e ainda com 10 corridas para o fim do campeonato, o recorde de 13 vitórias em uma só temporada (2004) de Michael Schumacher parece próximo de ser deixado para trás.

O aproveitamento no campeonato não fica longe: foram conquistados até aqui 61 pontos em 65 possíveis, o que lhe dá 93,84% de aproveitamento, um dado assustador em ter mos de performance.

Com números tão avassaladores, é previsível que a temporada comece a ficar desinteressante para quem a emoção é um ingrediente essencial na hora de acompanhar todo o campeonato.

A pergunta então é inevitável: você perdeu interesse por essa temporada? Responda à enquete, mas comentários também são bem vindos.

________________________________________________________________________

Discussão

42 comentários sobre “Domínio de Button fez você perder o interesse pela temporada de 2009 da F1?

  1. Apenas uma correção: 61 pontos em 65* possíveis.
    * O GP da Malásia distribuiu apenas metade dos pontos.

    Publicado por O Polêmico | 08/06/2009, 8:20 am
  2. Sinceridade, diminuiu o interesse sim. Mas não foi só o domínio, foi o lance dos difusores.

    Se a idéia era deixar todos os carros “ariscos” e colados nas curvas, não foi bem o que aconteceu.

    Acho que proibir os difusores – TODOS ELES, de qualquer tamanho! – ia ser mais divertido pro campeonato. Talvez até proibir os aerofólios :)

    Publicado por nasser | 08/06/2009, 8:33 am
  3. Os carros da BRAWN deveriam sofrer uma grande inspecção. Tão se tornando carros suspeitos, senão vejamos. Temos equipes de renome com muitos anos a rolar na F1 como: FERRARI, MCLAREN a BMW e outras tantas a lutar à anos e vemos agora uma marca nova a aparecer para ganhar o campeonato; melhores tempos, melhor classificação e ainda vamos a meio. O mundo está de boca aberta. O Button até se dá ao luxo de perguntar à sua equipa se é necessário dar mais uma ou duas voltas de avanço. Dá para desconfiar. Não há competividade entre pilotos. Fica pouco interessante.

    Publicado por maria eugénia paiva filipe | 08/06/2009, 8:49 am
  4. Nunca deixei e nunca deixarei de me interessar pela F-1 e pelo automobilismo! Mesmo se houver um racha na categoria no próximo ano. E se tiver duas categorias, vou acompanhar ambas como sempre!

    Publicado por Jobson | 08/06/2009, 11:10 am
  5. Off topic –>

    Segundo informacoes do Livio:

    Ontem, no autódromo Istambul Park, muita gente das próprias escuderias já relacionava os circuitos que vão receber o campeonato da Fota. As negociações até já existem: Mônaco, que sinalizou não estar com Mosley, Silverstone, Inglaterra; Magny-Cours, França; Jerez de la Frontera, Espanha; Portimão, Portugal; Mugello e Monza, Itália; Hockenheim, Alemanha; Indianápolis, EUA; Gilles Villeneuve, Canadá, e Abu Dhabi, Emirados Árabes. Esse seria o calendário inicial.

    Dez novas equipes se inscreveram no Mundial de 2010. A TV italiana, RAI, para mostrar como ficou banalizada a possibilidade de se candidatar a competir na Fórmula 1, apresentou uma proposta de criar uma escuderia.

    Publicado por claudio cardoso | 08/06/2009, 11:56 am
  6. Nao perdi, pelo fato de o Rubinho ter o mesmo carro … entao sou estupido o bastante em acreditar que ele ainda vai conseguir !!

    Publicado por Ader | 08/06/2009, 1:43 pm
  7. Não. Com anos de Fórmula 1 na cabeça, eu não quero saber apenas quem será o campeão no final, todo o contexto da Fórmula 1 me agrada. Não torço apenas por aqueles que vencem, eu gosto de ver o desenvolvimento do carro e do piloto.

    Não sou patriota quanto a F1, independente da nacionalidade se o piloto tem os ingredientes que me agradam dentro e fora da corrida, eu torço por ele. Por isso continuarei acompanhando com o mesmo afinco ou até mais os pilotos e equipes que eu gosto de ver correr.

    Mas eu entendo os torcedores que perdem o interesse por causa disso. Não dá para ignorar a perda de audiência, F1 além de esporte é entretenimento.

    Publicado por Larissa Oliveira | 08/06/2009, 1:48 pm
  8. Perdi sim, com toda certeza.

    O que me atrai na F1 são apenas as disputas curva a curva, a competitividade, mas também a habilidade dos pilotos acima da média.

    Por isso estou decepcionado com esta temporada, em que vejo grandes pilotos como Hamilton e Massa entregarem os pontos antes da metade do campeonato, por não terem um carro capaz de competir de igual para igual.

    E para tornar a decepção ainda maior, tenho que me conformar em ver o Button (um piloto de mediano para fraco) conseguir um título mundial de forma tão fácil e ter seu nome injustamente colocado ao lado de grandes pilotos como Alonzo, Schumacher e Senna.

    Os fãs de Button que me desculpem mas: quantas vitórias, títulos ou pódios ele conseguiu antes de 2009? Os numeros falam por si só.

    Tudo isso porque ele simplesmente deu uma sorte imensa, ganhou na loteria e caiu de pára-quedas em uma equipe que construiu um carro muito superior ao demais.

    Mérito total para a Brawn, mas nenhum para ele.

    Publicado por Eliel | 08/06/2009, 2:00 pm
  9. Não posso ser hipócrita, esperava uma vitória do Massa esse ano, o Rubinho é uma vergonha, mesmo como o melhor carro da temporada mal consegue ameaçar seu companheiro de equipe, isso remete aos tempos de Ferrari, uma vez incompetente, incompetente sempre…

    Publicado por jackevill | 08/06/2009, 2:00 pm
  10. Perder o interesse não, mas no meio do campeonato o final parece estar previsível!
    Gosto da modalidade por isso assisto e confesso que já não defendo mais os competidores brasileiros.

    Publicado por Andrea | 08/06/2009, 2:01 pm
  11. Não perdi o interesse e vou assistir a todas as corridas até o final porque gosto de ver os carrinhos zuando. Mas é inegável que um pouco do tesão se foi, afinal, a disputa direta pelo título é um dos motivos que nos faz acompanhar a F1, não?!

    Agora, o que tenho verificado é que TODOS os Blogs sobre F1 estão na pior. Mal têm assundo para postar!!! A falta de novidades é terrível.

    Publicado por Luiz Carlos Silva | 08/06/2009, 3:22 pm
  12. Cara se você for analisar “friamente” a f-1 ela esta sem graça desde 1988 (dominio extremo da McLaren), o resto que assistimos com campeonatos a se decidir na última prova (como no ano passado)foi fruto de acordos extrapistas, tendo com coadjuvantes os patrocinadores, equipes e interesses “maiores”, a maquiar resultados de provas anteriores prá enganar a grande maioria que gosta de ser ingênua e achar que é “justo” qualquer ato ou fato que acontece em determinado momento.

    Publicado por Fernando Kesnault | 08/06/2009, 3:34 pm
  13. Não, porque eu não esperava nenhumam mudança tão milagrosa assim pra esse ano.

    Publicado por Bruna | 08/06/2009, 3:35 pm
  14. Acho que se perde um pouco da emoção com um domínio desse tipo, mas (como a Larissa) eu também não quero saber apenas quem será o campeão no final, todos os outros fatos da Fórmula 1 me interessam.

    Por exemplo, quero saber qual vai ser o placar das disputas entre companheiros de equipe ao final do ano (o Becken certamente vai postar um belo gráfico ao final da temporada, com o comparativo de Q2, Q3 e classificação final em corridas como já vem fazendo).

    E quero também ver mais ultrapassagens em pista, ainda que não signifiquem a disputa pelo título e sim colocações mais baixas do campeonato.

    Publicado por Flavio | 08/06/2009, 6:24 pm
  15. Não perdi o interesse não.

    becken, faz um post sobre Barrichello e suas pulseiras da energia!!

    Publicado por Lucas | 08/06/2009, 6:46 pm
  16. Confesso que, como Luiz Carlos disse, um pouco do “tesão” se foi, mas mesmo assim continuo assíduo aos assuntos da F1 e aos blogs especializados.
    Minha esperança é de que este ano tenha sido apenas um ano de adaptação às novas regras e que até as últimas corridas os carros se equiparem um pouco mais e nos traga um pouco mais de disputa.

    Outra esperança que carrego é de que em algum grande prêmio ainda este ano alguém force Jenson Button a uma disputa direta por posições, pois em 7 GPs o inglês teve apenas 2 batalhas, uma com Hamilton no Barein e outra com Webber, se não me engano no GP da China, e em nenhuma delas os oponentes ofereceram resistência, portanto não foi possível analisar o potencial de Jenson nas ultrapassagens nem compará-lo com Alonso e Hamilton nesses casos. Nelsinho Piquet teve brigas mais emocionantes (com Rubinho e Hamilton).

    Publicado por Gustavo Perim | 08/06/2009, 7:08 pm
  17. Muiiito off topic.

    alguem sabe informar se a globo transmite a formula 1 em HDTV ?

    Publicado por claudio cardoso | 08/06/2009, 7:49 pm
  18. O interesse diria que não, mas o entusiasmo com certeza diminui.

    A F1 é um (“esporte”) entretenimento baseado competição. Por mais que apreciemos o lado técnico, o potencial incrível dos bólidos, queremos um pouco de emoção, um pouco de disputa. Afinal, para ver a qualidade dos carros só precisa do qualify.

    Mas acho que a palavra dessa temporada é Decepção.
    Por equipes “fortes” como Ferrari, McLaren e BMW.
    Por uma temporada que era para ser imprevisível.
    Pelo Barrichello. Seja desempenho ou azar sua opinião.
    Por propostas absurdas pra próxima temporada…

    Button que já teve seus anos de decepção(com o carro) agora cobra a dívida.

    Publicado por KBK | 08/06/2009, 8:26 pm
  19. Finais de temporada disputados são superestimados. É legal quando acontece, mas não é essencial.

    Publicado por Filipe Furtado | 08/06/2009, 9:07 pm
  20. Becken, sim por que o dominio é legal mais ilegitimo. Vou explicar.
    A culpa é de Max Mosley que deixou Ross Brown participar, opinar e formular o novo regulamento técnico da F1.
    Você deixaria Ross Brown formular as novas configurações aerodinamicas de um campeonato? Mesmo lembrando que ele é cara do controle de tração enrustido, da mangueira com mais 40 litros de fluxo, do carro quase sem assoalho de Spa, do spoiler flexivel da Australia… ainda sabendo as regras do jogo com quase 8 meses de antecedência???
    Pois é Max deixou…

    Publicado por LeoF1 | 08/06/2009, 10:09 pm
  21. Eu particularmente não perdi o interesse. O único problema pra mim é ver a McLAREN tomando volta nas corridas, isso sim é doloroso.

    Publicado por Hugle | 08/06/2009, 10:10 pm
  22. Eu nunca deixarei de ver todas as corridas e treinos, mas que está bastante chato está, culpa de Ross Brawn e sua “esperteza”.

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 08/06/2009, 10:27 pm
  23. Leo, o Ross Brawn não tem nenhuma participação no regulamento. Culpe a Ferrari, McLaren e BMW que foram responsaveis pela nova aerodinamica.

    Publicado por Filipe Furtado | 08/06/2009, 10:58 pm
  24. Bom dia
    Nao perdi, vou continuar assistindo, sempre na espectativa de que algo pode mudar. De que alguma coisa pode chamar a atencao.
    Acho que tambem e a espectativa dos comissarios de pista, que devem estar ansiosos por um deslise do Button, para assim puni-lo exemplarmente (ironico ne?). Mas ate nisso esses comissarios estao levando azar este ano, o ingles nao erra, nao deixa duvida, como aconteceu varias vezes o ano passado e eles conseguiram com que o campeao fosse conhecido somente na ultima corrida.
    Mas o campeonato ainda nao terminou, entao vamos assistindo pra ver a disputa pelo segundo lugar.
    Abs

    Publicado por Ivan | 09/06/2009, 2:27 am
  25. Becken,

    Como um todo a F1 perdeu audiência.

    Em grande parte esse desinteresse é causada pelas filas indianas intermináveis, sem qualquer competição que faça o torcedor vibrar, levantar da poltrona com um grito contido na garganta e de repente explodir.

    Uma parte se deve ao domínio da Brawn, o que também aconteceu em determinados momentos da era Schumacher.

    Muitos gente gosta de um piloto desde que ele seja compatriota e/ou esteja ganhando.
    O Emerson Fittipaldi foi estrondosamente vaiado quando correu com o Copersucar. Virou motivo de piada para a mídia da época. Isso para mim diz tudo.

    Mas não considero que essas pessoas sejam realmente torcedores e muito menos que gostem de F1.

    Respondendo à sua pergunta, como um todo, perdi interesse.
    Especificamente por causa do domínio da Brawn, não perdi.

    Mas, repito, gostaria que houvesse competição do segundo ao último carro.
    Haveria muita audiência se ocorressem muitos lances como o protagonizado pelo Nelsinho e o Hamilton (e por que não, entre Rubinho e Kovaleinen) na Turquia.

    Abs.

    Publicado por Anselmo Coyote | 09/06/2009, 9:39 am
  26. O Emerson Fittipaldi foi estrondosamente vaiado quando correu com o Copersucar. Virou motivo de piada para a mídia da época. Isso para mim diz tudo.

    Muito interessanteess sua observação, Anselmo. Eu li a biografia do Emmo e em nehum momento ele se aprofunda na história da Coopersucar. Faz observações sobre a costrução do carro, da vitória no Brasil mas não vai além disso.

    Mas eu não sabia que ele houvera sido motivo de piada no Brasil por causa da Coopersucar. Isso é muitíssimo interessante…

    Publicado por Becken Lima | 09/06/2009, 9:55 am
  27. Interessante o comportamento de alguns pilotos.
    O Vettel no GP Brasil em 2008, como não tinha nada a perder, passou um Hamilton totalmente desprevinido e satisfeito com aquela posição(5º lugar).
    Esse ano, na hora q a equipe jogou pra cima dele a responsabilidade de passar o Button, ele afinou. Pois ele chegou, mas n teve balls para passar.
    Gosto muito dele e tenho certeza q vai nos proporcionar muitos momentos fantásticos, mas seu talento, por enquanto, está limitado a andar rápido desde q não haja ninguém no caminho.
    N me recordo de ultrapassagens dele além da acima citada e a feita sobre o Massa em Barcelona esse ano(Let him go, Felipe).
    Enfim, está ainda muito despreparado para disputar um título contra adversários com carros iguais ou ligeiramente melhores.
    Por isso q acho q ainda q a RBR iguale seu carro as Brawns, o título já é do Botão.

    Publicado por O Polêmico | 09/06/2009, 10:10 am
  28. Polemico –>

    O Proprio Button tb, que grande ultrapassagem ele fez ate agora ???

    Alias ele ultrapassou alguem sem ser aquela da largada ?

    Publicado por claudio cardoso | 09/06/2009, 10:17 am
  29. Becken –>

    Eu tenho a opiniao, que o Brasileiro tirando o futebol nao gosta de esporte. Porque ?

    Simples, o Brasileiro so gosta de ver vitoria, se nao tiver nao interessa. Exemplos:

    Tenis – Lembram do Guga ? agora alguem fala de tennis ou transmite ?

    Basketball — Quando a selecao estava indo bem, era moda.

    Volley – so começou a transmitir quando veio a geracao de ouro.

    Ginastica Olimpica – Daiane e Diego.

    Formula 1, Piquet e Senna, todo mundo acordava domingo cedo para ver a formula 1, hoje nao se ve aquele alvoroço e comentarios no dia seguinte.

    Natacao – Somente ganhou destaque com o Gustavo Borges e o XUXa, depois ja caiu no esquecimento esta voltanto com o Cielo

    Judo – Na epoca que o brasil ganhava ouro

    Abraços

    Publicado por luis claudio cardoso | 09/06/2009, 10:18 am
  30. Polemico –>

    O Proprio Button tb, que grande ultrapassagem ele fez ate agora ???

    Alias ele ultrapassou alguem sem ser aquela da largada ?

    Bem lembrado, Claudio.
    Ou seja, as novas regras(para facilitar as ultrapassagens) foram sobrepujadas pela impossibilidade de haver testes.
    Assim, os quatro primeiros lugares do campeonato serão alcançados pelo talento de Ross e Adrian. Sendo q Ross tem se mostrado mais talentoso q Adrian.
    Enfim, para O Polêmico, Ross é o campeão de 2009 com folga, com Adrian em segundo e o resto é só o resto.
    Na festa em Mônaco, os dois, e apenas os dois, é que merecem receber os prêmios.

    Quanto ao Vettel, ao chegar na Turquia ele disse q aquela era a hora de começar a reação, porém no q dependeu dele para q isso acontecesse, ele falhou(errou na primeira volta e N DEU CONTA de passar o Botão quando estava mais veloz).

    Publicado por O Polêmico | 09/06/2009, 10:45 am
  31. Alias ele ultrapassou alguem sem ser aquela da largada?

    Lewis Hamilton no Bahrein, na segunda volta e com KERS… :)

    Foi o lance decisivo para que ele vencesse lá! Mais ou menos o que Vettel deveria ter feito domingo com um carro mais de meio segundo mais rápido. :)

    Publicado por Becken Lima | 09/06/2009, 10:56 am
  32. Becken, mas eu acho que a comparacao tb é injusta

    se formos ver bem, o vettel deve estar andando no limite absoluto do carro, errar assim é muitoooo facil. Ja o Button a gente ve ele todo final de corrida tirando o pe, prova que o carro esta é sobrando.

    è a mesma coisa que pegarmos um palio 1.0 e fazer apenas 5 voltas sem errar, enquanto alguem pega um palio 1.6 e da 30 no mesmo tempo de volta.

    Publicado por luis claudio cardoso | 09/06/2009, 12:49 pm
  33. Luis – eu fiz um post comparativo entre as corridas do Hamilton na Turquia no ano passado e a do Vettel no domingo que está ainda em revisão.

    A Ferrari em 2008 tinha uma superioridade maior sobre a McLaren que a da Brawn sobre a Red Bull na Turquia no domingo, como demonstra os tempos no Q2.

    O Vettel foi 0.315 mais RÁPIDO que o carro vencedor da prova na segunda fase da classificação de 2009; enquanto Hamilton foi mais LENTO 0.214 que Felipe Massa no Q2 de 2008.

    O Vettel chegou ao pentelhésimo de 0.2s de diferença do Jenson durante a corrida e ainda asism não conseguiu ultrapassar um carro mais de meio segundo lento. A menor diferença que o Hamilton chegou do Massa em 2008 foi de o.56s o que foi o suficiente para a ultrapassagem. Quer dizer, o Lewis teve uma ára maior para cobrir na ultrapassagem que o Vettel teve com o Jenson…

    O Hamilton ainda teve a desvatagem de fazer a ultrapassagem no Felipe com um carro com pneus sulcados e toda aequela aerodinâmica suja que deixava os carros ainda mais instáveis.

    Eu vi as duas corridas ontem e o Hamilton perseguiu o Felipe extraindo o máximo do carro durante 98% da corrida e apenas sossegou nas voltas finais…

    Para mim nem Vettel, nem Webber, nem a própria Red Bull estão extraindo o máximo do RB5 nesse momento. Para se derrotar Jenson nesse momento é preciso mais agressividade por que ele vai, prova a prova, decidindo o campeonato a seu favor.

    Publicado por Becken Lima | 09/06/2009, 1:02 pm
  34. luis claudio, o SPORTV transmite freqüentemente os principais campeonatos de Tênis.

    Chegar é uma coisa e passar é outra. Esperar que o Vettel conseguisse ultrapassar Button naquela situação é no mínimo ser otimista demais.
    A ultrapassagem de Hamilton sobre Felipe ano passado foi fora do normal. Porém, se não me engano, a diferença de peso (e rendimento) era maior no caso do Hamilton.

    Mas realmente me parece que o ponto fraco do Vettel são as ultrapassagens. Se bem que são poucos que estão conseguindo ultrapassar. É comum ver os KERS equipped ficarem presos atrás dos “aspirados”.

    Publicado por KBK | 09/06/2009, 3:20 pm
  35. Eu concordo com o Becken a ultrapasagem poderia acontecer até pelo de sempre nestes casos: o engenheiro certamente já informara Button que o Vettel estava numa estrategia de 3 paradas, o inglês não iria facilitar, mas também não iria se arriscar demais, se o Vettel fosse mais agressivo passaria.

    Publicado por Filipe Furtado | 09/06/2009, 3:48 pm
  36. Hamilton disse ao Bild q gostaria de desafiar pelo menos uma vez o Botão e q isso bastaria para ele nessa temporada.
    Solução: pedir ao Ross q, logo q o Rubinho n tenha mas chances matemáticas de vencer o campeonato, troque de lugar com o Hamilton.
    Bora fazer uma petição online para ver pelo menos um momento de emoção nessa droga de campeonato. rs

    Publicado por O Polêmico | 09/06/2009, 6:53 pm
  37. *mas chances = mais chances.

    Publicado por O Polêmico | 09/06/2009, 6:55 pm
  38. Honestamente? Não. Claro que fica uma sensação chata de déjà vu, daquele porre que foi o auge da Era Schumacher, mas uma vez apaixonado por este esporte, não vejo como perder a motivação de assistir às corridas.

    Até porque o esporte sempre reserva surpresas. Não acho que Button vá perder o título, para mim já está decidido o ano de 2009, mas ainda teremos ótimas corridas pela frente, pode apostar.

    Outro detalhe: a F-1 tem beleza em quase todos os aspectos esportivos. Prefiro temporadas disputadas entre dois pilotos, duas equipes, Massa e Hamilton, Schumacher e Alonso, nessa linha. Mas uma hegemonia também tem sua beleza.

    Já pensou se o Button bate o recorde de vitórias do Schumacher, 13, em um mesmo ano?

    Já pensou se o GP da China se torna o único não vencido pela Brawn, igualando a F2004 ou aquela McLaren de 1989?

    E não será bonito caso tudo isso aconteça?

    Impossível perder o interesse.

    Publicado por Hugo Becker | 09/06/2009, 11:23 pm
  39. Becken,

    Todos que conviveram com o Emerson dizem a mesma coisa dele. Excelente caráter, companheiro, esportista de primeira linha, responsável, profissionalíssimo, solidário. É um grande sujeito, a simpatia em pessoa. Além disso é um cavalheiro. Talvez por isso ele não tenha mencionado (ou autorizado que mencionassem) essas coisas desagradáveis, ainda mais depois que tudo passou. E tem mais, o país é democrático, cada um fala o que quer (ainda bem).

    Mas houve manifestações muito indelicadas e des-elegantes sobre o Emmerson e seu carro. Um chargista da época, não dou o nome para não promover um imbecil, desenhou uma tartaruga com as cores do coopersucar e o tratava como um personagem conduzido por um burro. Isso em toda a temporada.
    O Wilsinho Fittipaldi, também um grande sujeito, mas muito mais “esquentado”, ficou muito chateado e respondia à altura.

    Existe uma série em vídeo, chamada A Era dos Campeões (Emerson, Piquet e Senna), dividida em de 10 vídeos de 10 minutos. Vc a encontra facilmente no youtube. Toda a velha guarda está lá (pilotos, ex-pilotos, mecânicos, construtores, amigos próximos, pais, enfim). É muito bacana, esclarecedora, divertida, muito rica mesmo. Vale a pena descarregar e guardar os arquivos. Lá, num determinado momento, o Wilsinho desce a lenha nos detratores do Emerson, sem jamais falar que o carro era bom.

    Nem preciso dizer que sou profundo admirador do Rato… (aquilo era piloto até não mais poder; dava gosto ver).

    Um grande abraço.

    Publicado por Anselmo Coyote | 10/06/2009, 6:05 pm
  40. Nem preciso dizer que sou profundo admirador do Rato…

    O que mais me marcou na biografia que eu li — que foi ditada pelo Emerson a um jornalista inglês — foram os trechos em que ele conta os acidentes que testemunhou.

    Houve várias vezes em que ele chorou de medo por arriscar o pescoço em uma Formula 1 completamente sem infra-estrutura para a segurança dos pilotos.

    Outras vezes ele descia do carro como um louco para ajudar algum piloto que havia se estrepado em alguma curva. Havia uma certa solidariedade e companheirismo que foi sumindo com os anos e com o avanço da F1 e depois com a sua posterior transformação em um monstro que hoje vai muito além de um esporte a motor. Aquilo era outra coisa e jamais deve ser comparado com esse automobilismo moderno…

    Era ao mesmo tempo aterrorador e fascinante. Aqueles caras tinham “balls…”

    Publicado por Becken Lima | 10/06/2009, 6:21 pm
  41. Não. Continuo assistindo as corridas todos os domingos.Claro que ninguém esperava ver uma repetição da emtediada era shumacher assim tão cedo! Gosto do Button, um piloto talentoso e carismático, por isso nem fico chateada quando ele genha, o ruim é ver todas as outras equipes já tão derrotadas e os brasileiros então, nem se fala. O que acontece com o Rubens?

    Publicado por Mich | 10/06/2009, 11:19 pm
  42. OPS! Foi mal o erro de digitação!

    Entediada!

    Publicado por Mich | 10/06/2009, 11:21 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: