//
você está lendo...
ARTIGOS

A Audi fez o mais belo carro de corrida dos últimos anos, mas por que ela não está na F1?

É muito interessante que os dois carros mais fascinantes do automobilismo mundial no momento estejam tendo sua legitimidade discutida e posta em julgamento por seus adversários. Tanto o BGP 001 da Brawn GP quanto o Audi R15 TDI — para mim o mais belo carro de corrida dos últimos anos — estiveram sob fogo cerrado de seus adversários por que talvez periguem destroçar seus opositores sem a mínima misericórdia.

Depois de sua vitória nas 12 Horas de Sebring, Peugeot, Aston Martin Racing e ORECA reclamaram da aerodinâmica do R15 TDI, principalmente da área frontal que teria alguns “flaps” em forma de asa — algo só permitido na asa traseira do carro. Pouco antes do início da classificação para as 24 Horas de Le Mans, a Peugeot entrou com um protesto formal contra o carro que foi logo negado pela ACO, entidade organizadora das 24 Horas.

Enquanto esperava a decisão da ACO, o carro foi seguidamente o mais rápido nos treinos livres mas perdeu a pole-position para a Peugeot na última sessão realizada à noite — o que pareceu produto mais de uma volta fantástica de Stephane Sarrazin, um dos pilotos da equipe.

O belo e poderoso Audi R15 TDI é fascinante, mas confesso que muita da minha expectativa e curiosidade sobre as 24 Horas de Le Mans desse ano é fruto dessa recente ameaça da Ferrari em ir-se da F1 — com Piero Ferrari inclusive citando as 24 Horas como um destino realista onde ele pudesse alinhar os seus carros caso as negociações com Max Mosley naufragassem.

O que mais me intriga é que a Audi vem dominando as corridas de carros esportivos na última década. O novíssimo e revolucionário R15 é filhote de uma vencedora geração de carros que vem destroçando a concorrência em diferentes competições ao redor do mundo. A Audi venceu Sebring nove vezes nos últimos dez anos. Nos últimos nove anos eles venceram as 24 Horas de Le Mans oito vezes e a American Le Mans Series está em suas mãos desde o seu nascimento em 2003. Uma prova inconteste da capacidade do departamento de engenharia esportiva da Audi.

Alguns suspeitam que a Audi não entre na F1 por que haja certa comodidade nessa superioridade estabelecida nos últimos anos, mas vendo o panorama político da F1 nos últimos anos, não há como culpar a Audi por desejar manter-se longe da essencialmente política F1.

Algum dia realizaremos esse sonho?

___________________________________________________________________________

audi+05-727161(Imagem: Kim Stapleton)

Anúncios

Discussão

4 comentários sobre “A Audi fez o mais belo carro de corrida dos últimos anos, mas por que ela não está na F1?

  1. Confesso que me divertiria muito com a Ferrari em Le Mans. Iam brigar para ficar lá pela sétima posição (ao menos nos primeiros anos) e seria muito engraçado imaginar os tifosi preocupados com endurance.

    Acho que muito mais do que comodismo (até porque a Peugeot dá uma canseira neles todo ano), a questão é que a preocupação maior é tecnologia, Le Mans é mesmo muito mais interessante para uma montadora que qualquer categoria de monopostos.

    Agora discordo de ti sobre a pole ser mérito do Sarrazin. Os Peugeots costumam andar melhor em short runs que os Audis tanto é que as outras duas Audis largam só em sexto e sétimo, agora quando encher de combustivel a história será outra. Lembra uma outra categoria ai hehe

    Publicado por Filipe Furtado | 12/06/2009, 2:35 am
  2. “Alguns suspeitam que a Audi não entre na F1 por que haja certa comodidade nessa superioridade estabelecida nos últimos anos (…)”

    Bem, a desculpa oficial sempre foi os custos. Eles chegram a anunciar a saída da Le Mans Series; como o R15 TDI já estava pronto antes do comunicado oficial, continuam correndo este ano.

    “(…) mas vendo o panorama político da F1 nos últimos anos, não há como culpar a Audi por desejar manter-se longe da essencialmente política F1.”

    Isso é verdade. :)

    E com todas as limitações tecnológicas impostas pela FIA, a Le Mans hoje é um “laboratório técnico” muito mais interessante (e livre), como escreveu o Filipe.

    Publicado por Vitor, o de Recife | 12/06/2009, 8:56 am
  3. Pegando o gancho do Becken.

    Após assistir ao vídeo deste post, nas janelas com outros vídeos correspondentes tem um duelo fantástico do R15 com um Peugeot, em Sebring. 3 minutos de puro automobilismo.

    Publicado por Sirlan Pedrosa | 12/06/2009, 5:50 pm
  4. Documentário sobre Le mans:

    http://www.truthin24.com

    Publicado por Becken Lima | 12/06/2009, 7:42 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: