//
você está lendo...
ARTIGOS

Carro da McLaren que deu título a Lewis Hamilton será eternizado no museu da Mercedes-Benz

Lewis Hamilton inicia essa semana de GP da Inglaterra já prevendo mais um retumbante fracasso do MP4/24 nas rápidas curvas do circuito de Silverstone. Lewis deve estar com saudades do seu agora aposentado MP4/23 — o carro que o levou ao título no ano passado e o permitiu dominar o GP da Inglaterra há um ano atrás chegando a impressionante marca de um minuto à frente do segundo colocado.

O “velho” MP4/23 estará agora eternizado no museu da Mercedes-Benz em Stuttgart, junto com parte da magnífica história da Mercedes-Benz.

Há duas histórias interessantes interligadas ao agora eterno MP4/23: a primeira é sobre a volta do carro a Stuttgart, local onde foi lançado no início de 2008. Sempre interpretei o gesto da Mercedes naquele momento — ao ceder o seu museu para a festa de lançamento — como um claro sinal de apoio à McLaren, uma forma simbólica de dizer ao mundo da F1 que a companhia permanecia firme ao lado da equipe, mesmo frente a fragorosas derrotas em pista e em tribunais em decorrência do escândalo de espionagem.

A segunda história pode ser interpretada como um daqueles contos irônicos dentro da própria história da Mercedes-Benz, algo que nem Paul Auster — o mestre do acaso e da coincidência — seria capaz de imaginar porque soaria um deslavado clichê.

Logo depois de assumir o poder na Alemanha em 1933, Adolf Hitler investiu maciçamente na tecnologia automobilística alemã e, em paralelo, nas equipes de Grande Prêmio. A Mercedes-Benz foi um dos destinos dessa ajuda financeira dada por Hitler e o investimento resultou em um amplo domínio da Alemanha nos Grandes Prêmios daqueles anos, que eram disputados sob bandeiras nacionais.

A intenção de Hitler — assim como nas Olimpíadas de Berlin em 1936 — era provar ao mundo sua crença na supremacia tecnológica e racial da Alemanha Nazista.

É irônico, então, que hoje a mesma Mercedes-Benz tenha em seu museu um carro que venceu um campeonato de Formula 1 tendo a bordo o primeiro piloto negro campeão de Formula 1.

Anúncios

Discussão

4 comentários sobre “Carro da McLaren que deu título a Lewis Hamilton será eternizado no museu da Mercedes-Benz

  1. Boa essa Becken,
    E, para quem não sabe, o apoio do 3o Reich a essas empresas (VW, Porsche, Bosh etc) foi através de mão de obra grátis (fora a propina, claro) pra lá de escrava dos prisioneiros dos campos de concentração.
    Abs.

    Publicado por A. Coyote | 15/06/2009, 8:22 am
  2. Um dos melhores posts que já li.

    Publicado por Antonio | 15/06/2009, 11:24 am
  3. A Mercedes, relembrando a dobradinha Hitler-Mussolini, não se importou em se render de vez à superioridade de Maranello.

    Fez questão de guardar em seu museu um carro que tem muito da italiana F2007 em suas entranhas (o “picareta” Ron Dennis que o diga).

    Deveria colocar uma placa embaixo: “Uma homenagem aos projetistas da bela Ferrari de 2007, que, temperada com a notória precisão e durabilidade dos motores germânicos, se tornou campeã de 2008, infelizmente, sob as cores britânicas.”

    Realmente, Itália e Alemanha, quando se unem, são quase imbatíveis (para sorte do mundo “quase”).

    O povo perdeu a vergonha mesmo, agora deram para homenagear espionagem industrial.

    De positivo mesmo na minha opinião, só o fato de um negro ter quebrado uma barreira antes restrita ao brancos (não que Hamilton seja flor que se cheire e sirva de exemplo para ninguém, mas é sempre bom ver os racistas se matarem de raiva).

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 15/06/2009, 6:46 pm
  4. The Mercedes Benz is a great car to blog about no matter what year, make or model.
    Thanks for your site and keep up the good work!

    Publicado por KJ | 02/07/2009, 1:29 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: