//
você está lendo...
ARTIGOS

Equipes poderiam usar estrutura da A1GP para fundar sua própria categoria

Imagem: A1GP.COMa1gpbrasil (Felipe Guimarães da A1GP Brasil: A categoria poderia ser o esqueleto para as equipes rebeldes)

Se levada adiante a ameça de funda uma nova categoria, as equipes rebeldes deverão utilizar a estrutura de outra categoria. Clique AQUI para saber por que a A1GP pode ser a escolhida.

___________________________________________________________________________

Nós, fãs e seguidores da Formula 1, acordamos hoje perplexos perguntando-se o quê, afinal, os homens vestidos com ternos Armani fizeram com o nosso esporte. Há certa satisfação no ar em ver o topete da FOTA, que peita Max Mosley de frente, mas resta o temor de ver a maior categoria do esporte a motor destruída nessa separação.

Mas superado o primeiro choque, algumas novas notícias vão permitindo entender melhor as pretensões da FOTA.

A declaração de Christian Horner hoje — “tudo agora está nas mãos da FIA” — significa que o ato extremo da FOTA ontem ainda pode ser avaliado como uma grande cartada, talvez a cartada final contra Max Mosley e seu novo regulamento.

Preparar um novo campeonato, como comunicou as equipes ontem, seria um grande desafio logístico e comercial e a única solução viável  seria mesmo absorver a estrutura já bem funcional de outra categoria. A solução mais imediata para competir já em 2010, seria absorver a A1GP, que tem a Ferrari — o real capital comercial da FOTA — como principal fornecedora tecnológica (o chassis da A1GP tem o F2004 como base) e a Michelin como fornecedora de pneus.

O interessante em adquirir a A1GP é que a categoria tem uma ampla infra-estrutura comercial e logística pronta e aprovada pela própria FIA. As equipes teriam à disposição circuitos como Mugello, Kyalami, Portimão, Surfers’ Paradise, Zandvoort, Brands Hatch e Sepang para competir, com possibilidades de ser estender até Interlagos, Laguna Seca, Montreal, India e, o mais importante, com plenas condições de competir em Mônaco — o principal evento da F1.

Nesse momento, a A1GP tem uma sofisticada infra-estrutura midiática em planejamento, com operações de TV em alta-definição com contratos firmados em 160 países. Há também a pretensão de valorizar internet como valioso canal de interação entre fãs e a categoria — além de contratos de merchandising em andamento.

Esta seria a solução imediata, mas é bom esperar até o final do dia quando a FIA anunciará qual o destino de seu campeonato em 2010. Nesse momento, Bernie Ecclestone continua silencioso e é a sua palavra — como dono dos direitos da marca Formula 1 — uma das chaves para um possível reatamento das negociações.

Discussão

20 comentários sobre “Equipes poderiam usar estrutura da A1GP para fundar sua própria categoria

  1. A idéia da A1GP é boa, mas tem alguns problemas:
    1 – A A1GP é um campeonato de inverno, ou seja os contratos com circuitos prevem provas na sua maioria fora da temporada, é claro que podem mover isso, mas não é tão simples assim (e alguns casos como Surfer’s Paradise mexer a data seria impossível).
    2 – A estrutura de TV é muito boa para uma série pequena, mas ainda assim bem alternativa. Por exemplo, se memoria não falha os direitos para TV aberta no Brasil pertencem a RedeTV.

    Publicado por Filipe Furtado | 19/06/2009, 11:30 am
  2. Em relação aos contratos de Tv.

    Qual será o posicionamento da Globo aqui no Brasil?
    Será que a saída das equipes caracterizará uma ruptura de contrato com a FOM?
    A Globo transmitirá qual campeonato?

    Será que finalmente teremos uma transmissão Digna?

    Outra coisa, O Bernie está quieto. Tá faltando uma ponta nesse tripé ainda.

    Ffigueiredo

    Publicado por Ffgueiredo | 19/06/2009, 11:57 am
  3. Ffgueiredo – Justamente, quando a FOM se pronunciar oficialmente as emissoras vão tomar posições, afinal os contratos são com ela…

    Publicado por Thiago | 19/06/2009, 12:06 pm
  4. A FIA está ameaçando as equipes legalmente, o que significa que a coisa está piorando (como se fosse possível!):

    http://www.autosport.com/news/report.php/id/76316

    Publicado por Becken Lima | 19/06/2009, 12:09 pm
  5. Becken- Ao que parece Max Chicote tá apelando igual algumas esposas fazem quando se separam, jogando merda no ventilador…

    Estou sentindo que ele está começando a se isolar, provavelmente está perdendo o apoio dentro da própria FIA.

    Publicado por Thiago | 19/06/2009, 12:17 pm
  6. Era previsivel, né?

    Publicado por Filipe Furtado | 19/06/2009, 12:40 pm
  7. Algo engraçado me veio a cabeça agora: seria genial se o Bourdais assinar com a Williams e for campeão de F1 pela única equipe grande que sobrou, depois de ser tetra da Champ Car pela única equipe grande que sobrou. Confesso que seeu não ligasse muito para o futuro da categoria me divertiria com a idéia do Galvão vendendo a disputa do titulo entre Bourdais e Nelsinho.

    Publicado por Filipe Furtado | 19/06/2009, 12:46 pm
  8. Confesso que seeu não ligasse muito para o futuro da categoria me divertiria com a idéia do Galvão vendendo a disputa do titulo entre Bourdais e Nelsinho.

    Rrssrsrs.. Boa, Filipe. Será que eles tocariam o “Tema da vitória”?

    Publicado por Becken Lima | 19/06/2009, 12:49 pm
  9. Achei interessante a análise do Lívio em seu blog. Segundo ele, teremos apenas uma categoria em 2010. Tudo isso foi armado para tirar Mosley do poder pois ele não conseguirá fazer um campeonato com as equipes disponíveis. A intenção da FOTA é derrubar Max e continuar na F1. Seria o melhor desfecho se realmente isso acontecesse, porque para mim ainda não caiu a ficha desse racha.

    Publicado por Larissa Oliveira | 19/06/2009, 1:23 pm
  10. Tudo isso foi armado para tirar Mosley do poder pois ele não conseguirá fazer um campeonato com as equipes disponíveis. A intenção da FOTA é derrubar Max e continuar na F1.

    Mas Larissa… Não é o que sempre discutimos por aqui?

    Filipe, confesse, foi vc quem escreveu esse comentário lá no blog do Gomes:

    # 19/06/2009 – 11:13 Enviado por: Fernando

    Agora consegui entender sua paixão pelos carros russos. Sua paixão, na verdade, é por governos e administrações autoritárias e ditatoriais…Um tanto quanto fora de época, é de se observar, haja vista que a tendência mundial é por administrações cada vez mais descentralizadas e democráticas.

    Até concordo com a sua opinião de que quem não está satisfeito com as regras impostas que se retirem. Só não entendo a sua fúria contra as equipes que manifestaram a intenção de sair, eis que estão apenas exercendo o seu direito de aceitar ou não as imposições. A não ser que o senhor entenda que elas são obrigadas a aceitar caladas tais imposições, o que seria o ápice do autoritarismo. Em suma, da mesma forma que o Max Mosley, no seu entender, tem o direito de ditar as regras, as equipes tem o direito de não acatá-las e não disputar o campeonato.

    E o fato de haver contratos garantindo a presença de determinadas equipes até 2012 não tem o condão de obrigá-las a disputar o campeonato, uma vez que somente o Estado tem o poder de coação. Ao que se sabe, a FIA não tem personalidade jurídica de pessoa politica, não é Estado. E, assim, em se tratando de relações privadas, havendo descumprimento contratual resolve-se em perdas e danos, se for o caso. Ou seja, é impossível coagir as equipes a participarem do campeonato de 2010. É assim que funcionam as relações privadas. Talvez seja diverente em alguns estados que integravam a ex-URSS.

    Sem tirar nem pôr. Perfeito!

    Publicado por Becken Lima | 19/06/2009, 1:33 pm
  11. Não estava me referindo à originalidade da idéia. O que achei interessante é que já estão todos bolando como será a nova categoria, a F1 rachada quando na verdade isso não vai acontecer segundo Lívio.

    Publicado por Larissa Oliveira | 19/06/2009, 1:44 pm
  12. Larissa,

    Acabei de ler todo o post do Livio e achei interessante também, mas acho que o melhor é a análise dele sobre a psicopatologia do Mosley. Ele entende muito bem o que a gente vem discutindo por aqui e, ao contrário do Flávio Gomes (que estamos discutindo no outro post), sabe exatamente o que está acontecendo — talvez a sua proximidade e imersão dentro do mundo real da F1 seja essencial para o ponto de vista.

    Fantástico o post, eu recomendo:

    POST DO LIVIO ORICCHIO [clique]

    Publicado por Becken Lima | 19/06/2009, 1:54 pm
  13. Becken,

    Vale a pena dar uma olhada no que o Livio escreveu hj.

    Principlamente na ultima declaracao do MAD MAX em relacao as novas 3 equipes e seus motores Ford.

    De verdade nao entendo como querem manter um despota no poder principalmente depois de todos os sinais de insanidade nos ultimos anos.

    Um abraco e tomara que a corrida seja o principal evento do fim de semana.

    Alias, vc viu os post do Ico com os engenheiros dos pilotos brasileiros ?

    Vale tambem a lida.

    Fernando

    Publicado por Fernando Piccione | 19/06/2009, 2:22 pm
  14. Uma coisa que voces tambem estao esquecendo, foi que o Livio ja deu um monte de bola fora esse ano….

    Acho ele um bom comentarista e tal, mas ele apenas especula como eu, voce, o Becken e todos nos. Ele nao tem no momento nenhuma informacao privilegiada, alias ninguem tem, nem os proprios pilotos no momento tem alguma ideia do que vai acontecer.

    Publicado por Claudio CArdoso | 19/06/2009, 2:40 pm
  15. Só o louco do FG pra concordar com o Max Chicote:

    Coloca pneus sulcados pra depois tirá-los…
    Inventa o reabastecimento pra depois tirar…
    Tira a eletronica dos carros pra depois colocar novamente pra depois tirar mais uma vez…
    Fala em redução de custos e inventa essa porcaria do KERS, que só deu despesa até agora…

    Livio Oricchio foi perfeito: Max Chicote tem problema mental…

    Publicado por Thiago | 19/06/2009, 2:50 pm
  16. Claudio – Mas foi o que ele falou no início do post, é apenas a opinião dele…

    Só que a opinião de jornalista (dos bons) que tá em toda corrida no paddock merece um crédito a mais, pelo menos eu acho isso…

    Ao contrário do FG que acha que ainda tá por dentro de tudo e fica falando besteira por aí…

    ps: hoje eu tirei o dia pra esculhambar o FG, hahaha…

    Publicado por Thiago | 19/06/2009, 3:00 pm
  17. Quando o munda F1 esta fervendo eu, só eu mesmo, estou com problemas na net, kkk, eu não acesso sites internacionais e té uma trabalheira pra acessar o site da wordpress. Internet da Vivo, vivo sem dinheiro.

    Quanto a criar um novo campeonato, vejo que muitos aqui tem certos receios financeiros e logisticos, mas nunca vi como impecilho isso.
    Vejamos, se não fosse assim a FOM não teria um lucro extraodinário no ano de 2008, e a CVC não estaria pressionando o Bernie para que os lucros fossem melhores ainda em 2009 por causa do baque financeiro que ela tomou em 2008.

    Independente do que for acontecer quanto a gerencia dessa “nova” categoria, eles serão autosuficientes desde o primeiro ano. Tudo é questão de contratos. Mas…
    A putaria vai continuar até sabe quando.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/06/2009, 3:10 pm
  18. Becken.

    Para descontrair.

    Voce vai trocar o Nome do site e criar um novo ?

    será esse ?

    Fotaaround.worpress.com

    Corre logo antes que alguem registre no seu nome :-)

    Publicado por Claudio CArdoso | 19/06/2009, 3:35 pm
  19. Voce vai trocar o Nome do site e criar um novo ?

    Talvez eu aproveite e mude para uma hospedagem própria e definitiva, mas eu já registrei, ao menos no WordPress, um nome relacionado ao provável nome da uma nova categoria:

    http://blograndprix1.wordpress.com/

    Publicado por Becken Lima | 19/06/2009, 3:49 pm
  20. Essa porcaria agora será interminável, olha o que o Max falou:

    “Eles podem ser rígidos, mas nada será definido até março de 2010. Então, temos nove meses até lá”.

    Becken, pelo menos a sigla GP1 é do Bernie, mas imagino que o nome também seja.

    Publicado por Claudemir Freire | 19/06/2009, 4:04 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: