//
você está lendo...
NOTÍCIAS

Paz em curso na Formula 1?

É o que reporta a Autosport em seu site nesse momento. Segundo o site as equipes de Formula 1, Bernie Ecclestone — detentor dos direitos da marca F1 — e a Federação Internacional de Automobilismo, FIA, chegaram a um acordo depois de uma reunião entre essa madrugada e manhã da Europa que tinha como objetivo solucionar a crise atual.

Como parte da barganha, Max Mosley não estenderá a sua reeleição — fato já dado como certo por ele mesmo no início dessa semana — e as equipes assinarão um novo Pacto de Concórdia com validade até 2012.

Falando para a Autosport, Max afirmou que houve um comum acordo entre a FIA e as equipes na redução de custos e, como resultado, não haverá cisão entre a entidade e a FOTA, entidade representativa das equipes:

Concordamos em reduzir custos. Haverá um campeonato de Formula 1, mas o objetivo é atingir os níveis de orçamentos do início da década de 90.

— Max Mosley

De acordo com a Autosport, a FIA anunciará a lista das equipes para o campeonato de 2010 ainda esta tarde.

No decorrer do dia, mas detalhes certamente emergirão desse acordo que põe paz em um confronto que quase levou ao fim da Formula 1 como a conhecemos. Com os detalhes, poderemos, afinal, ter uma melhor perspectiva de quem ganhou ou perdeu nessa barganha que ditará também os rumos da Formula 1 pelo menos nos próximos quatro anos.

Discussão

11 comentários sobre “Paz em curso na Formula 1?

  1. Que droga. Só me resta dormir mesmo. Nada vai mudar, escrevam.

    Publicado por fernando-ric | 24/06/2009, 11:28 am
  2. Só posso rir muito de tudo isso!!! Ou então imitar aquela motinha do desenho do fusca (mas eu te disse… mas eu te disse… mas eu te disse!!!)

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 24/06/2009, 1:14 pm
  3. Só posso rir muito de tudo isso!!! Ou então imitar aquela motinha do desenho do fusca (mas eu te disse… mas eu te disse… mas eu te disse!!!)

    Pelo que conta a Autosport, a FOTA ‘venceu’ a batalha…

    Publicado por Becken Lima | 24/06/2009, 1:16 pm
  4. Demorou, mas o bom senso venceu a guerra da F1.
    Só uma correção, Becken: eu acho que você quis dizer “campeonato de 2010”, certo?
    Abraço!

    Publicado por Will | 24/06/2009, 1:50 pm
  5. Só uma correção, Becken: eu acho que você quis dizer “campeonato de 2010″, certo?

    CERTO… :)

    Obrigado pela correção Will…

    Publicado por Becken Lima | 24/06/2009, 1:54 pm
  6. Bem, como ainda nao sabemo exatamente o que foi acordado, a analise passa somente pelo que foi “pipocado” na imprensa.

    Acho que a Fota ganhou e muito a briga com a FIA na minha opiniao o placar foi uns 4 x 1.

    Vejamos o que o tio Max conseguiu com isso (pelo que foi comentado até agora).

    Ao que parece a inscricao de equipes novas, mas pergunto, a USf1 muito antes em se falar em reducao e orçamento ja nao estava dizendo que iria se inscrever ?

    Fota.

    Ao que tudo esta indicando, conseguiu acabar com o limite orçamentário, restrição de testes. provavelmente deve acabar o limite de giros do motor, Acabou com o Kers, acabou com a restrição das mantas dos pneus (que até hoje nao consegui entender qual seria a vantagem nisso na questao orçamento).

    E Principalmente conseguiu derrubar os Mosley

    Questao em aberto. Reabastecimento.

    Publicado por Claudio Cardoso | 24/06/2009, 2:46 pm
  7. Questao em aberto. Reabastecimento.

    Não, questão fechada. Sem reabasteciemnto em 2010 e essa foi uma proposta da FOTA aceita pela FIA…

    Publicado por Becken Lima | 24/06/2009, 4:11 pm
  8. Becken,

    Estava me referindo a esse comentário meu no post “Equipes rompem com a FIA e anunciam preparação para um novo campeonato” de 19 de junho:

    “Bom, querem saber, ainda acho que isso tudo é um grande blefe. Nesse balaio de gatos, bem medidos e bem pesados, cada um vale menos que os outros.”

    “Eu não sou contra ou a favor da FOTA ou de Max (porque como já disse mil vezes não tem santo nessa história), o caso aqui não é de torcida para um ou outro, a maioria está tratando uma disputa de poder como se fosse uma partida de futebol (torcida do Max contra torcida da FOTA) e a verdade é que, se houver um racha, nós espectadores é que seremos os maiores prejudicados (independente de quem ganhe a disputa).”

    Publicado por Cassius Clay Regazzoni | 24/06/2009, 4:44 pm
  9. Que bom que esta fechado a questao do reabastecimento entao.

    Finalmente os pilotos vao ter de se esforçar para passar na pista, so espero que a FIA nao volte a punir os pilotos que errarem na tentativa.

    Publicado por claudio cardoso | 24/06/2009, 5:07 pm
  10. Vem cá as mantas de pneus ficam mesmo? Saco…

    Publicado por Filipe Furtado | 24/06/2009, 6:26 pm
  11. Faço de minhas as palavras do Cassius :P

    Becken, se tu tiver algum tempo livre, dá uma passa lá no meu blog e leia meu (desprezível) ponto de vista… grandprixinbrazil.wordpress.com

    Seria uma honra uma visita sua lá =)

    p.s.: o blog é em inglês
    p.s.: desculpa por fazer propaganda aqui…

    Publicado por Guilherme Teixeira | 25/06/2009, 11:54 am

Deixe um comentário

