//
você está lendo...
ARTIGOS

Suspeitas de corrupção dentro da FIA vão crescendo…

IMAGEM: gpweek.com booth(JOHN BOOTH: o homem que já foi chefe de equipe de Lewi Hamilton revela o papel de Nick Wirth na nova Manor Grand Prix)

Para os brasileiros as suspeitas de corrupção da Federação Internacional de Automobilismo, a FIA, talvez não seja grande novidade, mas para padrões Europeus, talvez esteja chegando a um limite. Anos atrás, A FIA, e a própria FOM de Bernie Ecclestone, já se indispuseram com a Comissão Européia— órgão executivo da União Européia responsável por legislar e implementar decisões entre estados. Seria interessante que as recentes manchetes protagonizadas por Ecclestone e Mosley, chamassem a atenção novamente do órgão.

Na última semana, por exemplo, o The Guardian descobriu indícios seguros de que Alan Donnelly — braço direito de Mosley e chefe dos comissários — agiu nas sombras para ajudar a Manor Grand Prix — de propriedade de ex-sócio de Mosley — a obter patrocínio e adentrar a F1 em 2010.

Se alguém ainda tinha dúvida do papel do ex-sócio de Mosley na Simtek, o seu atual parceiro na Manor Grand Prix, John Booth, esclarece muito bem na GP Week dessa semana:

Tudo começou a seis ou sete semanas atrás quando encontramos pela primeira vez Nick Wirth, que é a parte mais importante nessa empreitada. Nós nos conhecemos através de um amigo comum e partimos daí. […] O papel de Nick é completo. Nossa situação é bem diferente de Campos e Dallara, por que Nick é o maio acionista na Manor Grand Prix. Há uma confusão em se pensar que Nick seja apenas o projetista do carro, mas ele é parte integrante dessa nova entidade chamada Manor.

— John Booth, sócio de Nick Wirth na Manor Grand Prix

Portanto, Nick Wirth, ex-sócio de Max Mosley é na verdade o proprietário real da Manor, como Booth, gentilmente, nos esclarece.

Se isso não fosse o bastante, mais um episódio veio à tona hoje. Segundo o Daily Telegraph, a FIA impôs às novas entrantes o uso compulsório dos motores Cosworth para que elas competissem em 2010.

É bem provável que a Cosworth esteja de gaiata na história, que cheira a uma manobra para enfraquecer o papel das grandes fábricas na F1, mas o Pitt Pass já sugeriu que a FOTA talvez obrigue a FIA a reavaliar o processo de escolhas das novas equipes para 2010, obrigando a entidade a começar tudo do zero.

Observando-se toda a sujeira que surge a cada dia nos jornais, seria algo altamente aconselhável.

Anúncios

Discussão

4 comentários sobre “Suspeitas de corrupção dentro da FIA vão crescendo…

  1. Becken—>

    Cada dia que passa, eu tenho mais certeza que isso faz parte do jogo da Fota.

    Acho que eles estao com varios investigadores contratados, ate para descobrir se eles jogam papel pela janela do carro na rua.

    Interessante notar que desde um pouco antes da briga com a Fota, começoua a chover manchetes em cima da dupla Bernie e Max.

    Nao que isso seja ruim é otimo, afinal tudo esta vindo a tona agora, muito provavelmente é o processo de fritura deles, de uma forma ou de outra.

    Ja parou para pensar se a comissao europeia resolve investigar a fundo ??

    È bem capaz ate do Bernie perder o controle da F1. Alias grande besteira heim que ele falou sobre Hitler. O velho nao é mais o mesmo, ele nao poderia ter sido tão franco sobre o que pensa.

    Agora vem a questao importante, QUEM SAO OS DONOS DO DINHEIRO ? se voce falou os JUDEUS voces acertaram. E eles estao PUTOS da vida com o Tio Bernie.

    Publicado por claudio cardoso | 06/07/2009, 5:10 pm
  2. Agora vem a questao importante, QUEM SAO OS DONOS DO DINHEIRO ? se voce falou os JUDEUS voces acertaram. E eles estao PUTOS da vida com o Tio Bernie.

    Interessante que o James Allen em seu blog fala que o Bernie é Judeu, uma informação que já há muito tempo circula pela internet mas eu não tinha fontes mais confiáveis para citar:

    Ecclestone himself is Jewish and on his Saturdays off he can be seen in a very famous London cafe with his largely Jewish friends, drinking coffee and discussing.

    Publicado por Becken Lima | 06/07/2009, 5:15 pm
  3. Vindo do tio Bernie, nao duvido nada, que ele seja apenas por comveniencia rss.

    Afinal se ele realmente o fosse, JAmais iria falar uma coisa dessas ne . OUUUU ele realmente ja esta em processo de perda da razao, o que tambem nao é dificil

    Publicado por claudio cardoso | 06/07/2009, 5:47 pm
  4. ops conveniencia

    Publicado por claudio cardoso | 06/07/2009, 5:47 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: